sábado, 18 de setembro de 2010

Maldita Inércia!




Não sou um idoso. Não nasci há 10000 anos atrás, não vivi nem mesmo a ditadura militar no Brasil que ha tão pouco assolou nosso povo. Mas leio. Leio sobre todos os assuntos e chego a conclusão de que a minha geração está a caminho de ser a pior de todas as gerações que por aqui passou. Deus tenha misericórdia de nós e das futuras gerações! Caminhamos para o caos total. Mas também, claro, leio a bíblia, sei que quando esse ponto chegar, “alguém” resolverá tudo. Todos os amarão, chamarão por ele, e ele se assentará no trono do reconstruído templo de Jerusalém e se auto-intitulará Deus.

Ok… Apocalipse à parte, olho ao lado e vejo nossa geração totalmente parada, inerte. Todos programados para isso. Como ja disse certa poetisa contemporânea baiana: “Eu não sabia, eu não tinha percebido. Eu sempre achei que era vivo.” “Nada é orgânico, é tudo programado. E eu achando que tinha me libertado. Mas lá vem ele novamente o que que eu vou fazer? Reinstalar o sistema.” (Pitty – Admirável Chip Novo) (Já estou até vendo os religiososzinhos me atacando porque citei “Pitty” num post! Oh!!)
Somos um bando. Somos animais selvagens prestes a atacar, mas quando essa vontade ocorre, os “domadores” – o governo, a mídia – nos dão uns biscoitinhos e calam nossa boca. Logo voltamos ao silêncio.

Que biscoitinhos?
As esmolas distribuídas aos pobres patrocinadas pela própria desigualdade desta “suposta democracia” onde votar é obrigatório. Depois pintam uma imagem de Santo Presidente.
As mulheres esquecem suas famílias, filhos e entram num mundo de fantasia das novelas globais. Empresa privada monopolizadora metida em sujeiras políticas por debaixo dos panos. Foi a empresa que mais contribuiu com a ditadura no Brasil (Pesquisem “Beyond Citizen Kane”). Vale lembrar que a Globo interferiu claramente nas eleições de 90, sim, a de Fernando Collor de Melo, quando no último debate presidencial daquela campanha, as organizações de Roberto Marinho editou as imagens de modo a favorecer-lhe frente ao adversário Lula .
 
Os homens, fatigados de tanto trabalho, se contentam em chegar em sua casa, assistir ao jogo de seu time e ter um carro com um som potente rolando um “Funk Carioca”.
Nossos pensadores se foram. Homens como Renato Russo e Cazuza, no Brasil. Bandas como Rage Against the Machine e musicas de protesto como “Vossa Excelência – Titãs” estão cada vez mais distantes dos ouvidos dos jovens virís. Sendo substituídos pelo “Rebolation”, “Créu” ou por músicas enlatadas americanas de um “cara qualquer com um nome de animal, seguida de uma consoante do alfabeto, adicionada à uma gíria gringa, cantando uma música ‘feature’ alguém e tentando se comparar ao Michael Jackson, faz uma dancinha meia-boca e torna-se 1º lugar nas rádios.”

As igrejas evangélicas, passam a ser comparadas á igreja na Idade Média, onde seguia-se a verdade absoluta de alguém (no caso da época o Papa, no atual, apóstolos modernos. Desobedecendo-os, ou simplesmente descordando, o fiel torna-se um pecador feiticeiro pelo pecado da desobediência). A igreja Católica deixa de ser a referência e passa a copiar a Evangélica.

Não existem mais “Martinho Lutero” para colar nas portas dos templos a verdadeira palavra da Graça.

Não existem mais filósofos como “René Descartes”, muito menos filósofos como “Søren Kierkegaard”, para rebater o que Descartes dizia.

Não existem mais “Martin Luther King Jr.” para pregar a verdadeira igualdade.

Texto de Douglas Pimentel

2 comentários:

  1. show esse post Rico...
    como sempre arrebentando...
    só um comentário à preocupação com a citação da Pity:

    "quem não tem teto de vidro que atire a primeira pedra" "Pity" =P

    Que Deus te abençoe
    Pris

    ResponderExcluir
  2. Paulo,
    Seu banner já está no blog.
    Por minha parte a parceria já está feita.
    Inté...

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.