sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Tropa de Elite: Retrato mórbido de nossa sociedade

Depois de quase 2 horas na fila para conseguir comprar o ingresso e entrar umas três sessões depois por estarem lotadas, consegui assistir o Tropa de Elite 2.
Esse segundo filme foi aguardado com grande expectativa devido ao impacto causado pelo primeiro, que antes de ter sido lançado no cinema, vazou pela internet e já se podia comprar cópias piratas pelas ruas antes do lançamento.

O tema abordado dessa segunda saga está atrelado ao primeiro e até aprofundado. Focado na realidade do Rio de Janeiro, onde o trafico de drogas e a corrupção da policia está arraigado naquela sociedade, este segundo filme vem mostrar a gênese desta complexa problemática, a corrupção, lavagem de dinheiro e violência entranhados nos altos escalões da segurança pública e da política.

A conexão entre os traficantes de drogas com os políticos sempre foi algo notório, mas o envolvimento de policiais, os chamados “milicianos”, com o submundo do tráfico, extorsão e lavagem de dinheiro, tráfico de armas e o apadrinhamento desses policiais com os políticos é algo explicitado no filme de maneira como pouquíssimas vezes foi, e esse é o cerne da mensagem do filme que choca e revolta mais do que cenas de favelas impregnadas de bocas de fumo e a guerra incessante de policiais contra bandidos.

Por incrível que pareça, a realidade que vivenciamos é muito mais nefasta do que a ficção relatada na telona.
Quando as próprias instituições públicas que deveriam resguardar nossos direitos estão carcomidas pelo câncer da corrupção e andam de mãos dadas com a corrupção e o submundo, todo o sistema cai em descrédito e a sociedade fica à mercê não só da bandidagem, mas de instituições que, corrompidas, já não cumprem com o seu papel de zelar pela integridade de seus concidadãos que pagam impostos altíssimos para sustentar essa máquina e não são assistidos de maneira confiável e integra.

Ao meu ver, o filme Tropa de Elite não é um filme sensacionalista que tripudia em cima da realidade que é vivenciada pelos cariocas, mas que traz à tona de forma visceral uma situação que existe, e que precisa ser encarado de forma séria e discutida com a sociedade para que haja uma mudança profunda nas instituições de modo que todo o sistema sofra mudança de dentro para fora, e desintoxicada da corrupção, possa intervir de forma eficaz e imparcial na violência urbana como um todo.

 Paulo Cheng

3 comentários:

  1. Oie...vc queria fazer parceria...eu coloquei o seu blog no meu...

    ResponderExcluir
  2. seu link já foi adicionado na nossa pagina exclusiva para parceiros.
    obg pela iniciativa de nos convidar para sermos parceiros.
    obg
    http://circulodf.blogspot.com/p/parcerias.html
    CIRCULO DE FOGO

    ResponderExcluir
  3. Adoro esse filme....

    ♥ღ Mulheres Que Amam Errado ♥ღ
    http://mulheresqueamamerrado.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.