domingo, 14 de novembro de 2010

Pet Sounds: o melhor disco de todos os tempos!!!


Pet Sounds é o décimo primeiro álbum de estúdio da banda de rock americana The Beach Boys, lançado 16 de maio de 1966 pela Capitol Records.
Tem sido amplamente classificado como o mais influente disco já lançados na história da música e foi classificado número 1 em várias listas de maiores álbuns de todos os tempos em revistas de música, incluindo a New Musical Express, The Times e revista Mojo. Em 2003, foi classificado 2 na lista 500 Greatest Albums of All Time, da revista Rolling Stone.

Pet Sounds foi criado vários meses após Brian Wilson ter parado de excursionar com a banda a fim de concentrar sua atenção na escrita e gravação. Nesse trabalho, ele teceu camadas elaboradas de harmonias vocais, juntamente com efeitos de som e instrumentos não-convencionais, como sinos de bicicleta, órgãos, cravos, flautas, teremim, e apitos para cães, junto com instrumentos mais usuais como teclados e guitarras. Este álbum está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.

Pode-se considerar que este seja o primeiro álbum do art rock, ou seja, rock em forma de arte no sentido adjetivo da palavra. Os principais alicerces para este album são encontrados nos albuns anteriores de 1965, The Beach Boys Today! e Summer Days (and Summer Nights!).
A verdadeira influência para Pet Sounds foi a versão americana do LP Rubber Soul, do The Beatles, lançado em dezembro de 1965. Wilson lembrou mais tarde as suas primeiras impressões do álbum inovador:
         "Eu realmente não estava completamente pronto para a unidade. Parecia que todas (as músicas) eram juntas. Rubber Soul era uma coleção de canções que de alguma forma eram juntas como nenhum álbum já feito antes, e fiquei muito impressionado. Eu disse, ‘É isso. Eu realmente sou desafiado a fazer um grande álbum."
Sem dúvida, um dos 10 melhores discos de toda a história. A paranóia de Brian Wilson em superar os Beatles. A luta de John e Paul contra Brian... covardia? Não... Brian ganhou! 

Afinal, Paul McCarthney assumiu: Pet Sounds é o melhor disco já feito. A abertura é perfeita: 'Wouldn't It Be Nice', romântica mas sem farofa... não tão romântica quanto a 'God Only Know' obra histórica de vocal, onde o backing vocal é valorizado criando novo ambiente para a música. Sem contar a letra... linda. 'I Know There's an Answer' mostra como parece fácil para Brian Wilson criar melodias retumbantes. Outro clássico, 'Sloop John B' tem a voz de Carl Wilson implorando 'I want to go home', sem contar a harmonia dos vocais, impossível de explicar.

Abaixo deixo alguns vídeos para vocês conferirem a obra prima por excelência que foi este disco, que escuto dia sim, dia não. ENJOY IT!!!


Paulo Cheng












Um comentário:

  1. Imperdível. Impecável.
    Muito bacana o uso que você faz desse espaço.
    Abração do amigo "Calcanhar" aqui.

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.