sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Vivendo e não aprendendo...

O Enem é uma ferramenta criada no governo Lula para os alunos secundaristas que querem ter o tão sonhado acesso à universidade. Além de algumas faculdades aceitarem a nota do Enem como nota da 1º fase do vestibular, outras aceitam como a principal nota de acesso. Também dá o direito de acesso aos alunos se inscreverem no Prouni, outro programa do governo federal que contempla os felizardos com bolsas integral ou não nas faculdades particulares (eu sou um deles, consegui bolsa integral e ano que vem me formo).

Tamanha importância que o Enem atingiu gera uma expectativa tremenda em milhões de estudantes de todo o Brasil, onde eles passam o ano todo se preparando para no final do ano se submeterem a esse exame.


No entanto, o Enem tem pregado algumas peças nos estudantes por dois anos consecutivos. No ano passado uma prova foi roubada dentro da gráfica onde era impressa e este ano houve erros de impressão nas provas o que gerou outros transtornos.




Se o governo tem um ano para elaborar o processo de provas, por que ainda comete erros tão grosseiros como estes, visto que tem toda a infra-estrutura ao seu dispor e da mais moderna gráfica da America latina?


A verdade é que, não obstante a magnitude que o Enem adquiriu, está caindo em descrédito por parte dos alunos e tendo sua imagem maculada por repetitivos erros que tem prejudicado a vida dos estudantes.

O governo precisa urgentemente agir com competência  e profissionalismo para resgatar a credibilidade do Enem, visto que o futuro profissional de milhões de estudantes depende dele.



Paulo Cheng

Um comentário:

  1. Oi Rico!

    Conheço mt gente que fez o ENEM e foi prejudicado, por outro lado outros foram beneficiados com essa confusão...
    mas de qualquer forma, tá faltando mesmo competencia e proficionalismo nessa organização.
    Boa Sexta
    Bjo
    Pris

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.