quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Dezembro: época de benevolência efêmera


Dezembro é um mês atípico. Onde se comemora o natal, a vinda do Senhor Jesus em carne a esse mundo, apesar de que este evento tem sido associado ao consumismo pela sociedade, também comemoramos o Réveillon, que é a transição de um ano para o outro.

Durante este mês as pessoas são tomadas por um sentimento coletivo de filantropia, de caridade e de amor para com o próximo. Proliferam-se as campanhas de ajuda aos menos afortunados, também ficamos absortos em reflexões, no qual passamos à limpo as nossas ações e traçamos planos para o ano vindouro.

Até ai tudo bem. Pararmos para refletir nossas ações, nos compadecermos do nosso próximo, exercermos um pouco de solidariedade influenciado pelo clima natalino etc., mas há perguntas impertinentes que não querem calar. Por que fazermos isso só no mês de dezembro? Por que não tomamos esta postura durante o ano todo, independente de ser natal ou não?

Infelizmente, durante o ano todo, nos preocupamos em demasia com os nossos afazeres, com o estresse do dia-dia, priorizamos nosso trabalho, faculdade, cursos etc., enfim, estamos muito atarefados e não há espaço algum para o altruísmo, a complacência, a generosidade e o desprendimento para com o próximo, e só conseguimos exercer esses sentimentos durante o período natalino.

Ao invés de traçarmos planos para o ano vindouro priorizando, por exemplo, fazer mais exercícios, voltar a estudar, emagrecer, fazer aquela tão sonhada viagem etc., e centralizarmos um relacionamento mais intimo e profundo com Deus, através de Jesus, nos voltarmos mais para o próximo, tendo em mente que, o nosso próximo é todo aquele que nos rodeia, sendo parente ou não, creio que, com certeza, as demais coisas irão fluir naturalmente e, este sentimento benévolo que só vivenciamos durante o período natalino não durará só um mês, mas permeará durante todo o ano.

Eis ai um bom desafio para o ano de 2011.

Paulo Cheng



3 comentários:

  1. concordo.. nessa época todo mundo se faz de santo.. é o mês da falsidade!

    abraço

    ResponderExcluir
  2. que texto longo hein? rsrs. Muito bem escrito e adoro ler coisas que me façam refletir embora muitas vezes eu não siga essas reflexões. Felizmente ainda existem pessoas como vc. Muito bom o seu post e seu blog cara. Parabéns.

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.