quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

I don't wanna grow up! I wanna be forever young...

Só temos uma certeza na vida quando nascemos, é que iremos envelhecer e morrer. E por mais que o processo de envelhecimento seja o fenômeno natural mais antinatural que existe, ainda não nos acostumamos e rejeitamos a idéia de que, a cada segundo, estamos envelhecendo.

Perturba-me o fato de que o vigor da nossa juventude um dia não passará de reminiscências. Incontestavelmente, a juventude é a melhor fase de nossas vidas, pois gozamos de plena forma física, estamos no auge de nossas potencialidades motoras.

Quando somos jovens, além de extravasarmos vitalidade, temos como aliado o ímpeto e a intrepidez que é inerente aos jovens. Em virtude disto, as maiores revoluções e conquistas nas sociedades foram logradas pela moçada jovem.
 Mas infelizmente, com o passar dos anos, o ímpeto, a intrepidez, a vitalidade e o vigor físico vai arrefecendo e começamos a passar pela transição mais dolorosa de nossas vidas, nos despedimos lentamente nossa juventude e nos aproximamos da velhice.

Por isso a humanidade se desespera. E muitos, numa luta insana e frenética contra a inexorabilidade do tempo, recorrerá à medicina, fazendo intervenções plásticas, tomando uma enxurrada de medicamentos que tentam retardar os sinais do tempo, passam a praticar esporte etc. tudo isto em busca do elixir da eterna juventude e permanecer “forever young…”.

Confesso que esse temor de envelhecer tem permeado meus pensamentos com frequência. Como já passei dos trinta e me encaminho para os 40, começo a me preocupar com o fato de que estou gradativamente me despedindo da minha juventude. Sei que é prematuro já estar me lamentando, ainda sou relativamente bem jovem, mas não consigo me ver de cabelos grisalhos e não poder correr ou pedalar com pleno vigor como o faço hoje. Fora o fato de ser chamado de “tiozinho” ou “vovô”.
 
A Bíblia afirma no livro de Salmos no capitulo 90 e versículo 10: “os dias de nossa vida sobem a setenta anos ou, em havendo vigor, a oitenta; neste caso, o melhor deles é canseira e enfado, porque tudo passa rapidamente, e nós voamos.” Sei que não podemos lutar contra essa inevitabilidade, nem pretendo futuramente recorrer a plásticas, medicamentos e muito menos tingir o cabelo para mascarar essa realidade.
 
O que pretendo é sim manter o meu espírito jovem, pra frente, rebelde e intrépido, mesmo que o meu corpo não corresponda aos estímulos sensoriais.

Hoje, 13 de Janeiro, estou completando mais um ano de idade, estou fazendo 39 anos bem vividos e, a cada ano que passa, louvo a Deus por toda a experiência adquirida, pela fidelidade Dele em me sustentar e por tentar construir uma história de vida relevante, mesmo paradoxalmente ficando triste por estar envelhecendo, mas a vida é maravilhosa e procuro tirar proveito de todas as situações em minha vida.

So, happy birthday to me!

 Paulo Cheng

8 comentários:

  1. Gostei muito do seu blog e seu texto está ótimo!
    Não posso deixar de desejar um Feliz Aniversário!
    =**

    ResponderExcluir
  2. Por isso estou voltando aos exercícios físicos. Se for pra envelhecer, que seja com saúde e em plena atividade.

    ResponderExcluir
  3. Bom, antes de qualquer coisa: feliz aniversário!

    Bom, eu penso desta forma: quando nascemos, nós já assinamos nosso atestado de óbito. Afinal, a vida não passa de uma jornada que nos levará para seis palmos debaixo da terra; é como se a vida fosse nada além da condenação a morte (um corredor da morte, quem sabe). Mas eu não ligo de morrer...sempre tive curiosidade, na verdade, sobre o ato de morrer XD

    ResponderExcluir
  4. Feliz Aniversario!!! A idade significa experiencia... vc so envelhece se vc se deiar cair... então feliz novo ano... visita meu blog? http://changefeeling.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu já estou com meio século de vida. Quero aproveitar o máximo que ainda tenho pela frente.
    Fico desencanado com esse negócio, ao contrário de muita gente.
    Grande abraço e bom dia.

    ResponderExcluir
  6. li seu texto..achei bem reflexivo..mas no fundo..o medo de envelhecer se reveste pelas letras...acho que se pudessemos ser feito o peter pan que de fato nunca cresceu poderiamos estacionar o tempo no auge da juventude..pois essa fazer parece a que todos almejam.

    o importante é viver..pois o tempo é ciclico..e nao para pra recortarmos alguma situaçao que por ventura sentiriamos desejo de resgatar algo grandioso no passado.
    michel cheng

    ResponderExcluir
  7. Hahahahaahahahaha parabéns seu velhão, hahahahaha.
    Sabe eu sou adolescente ainda, nasci em 72, mas ainda sonho, faço planos, e sou feliz (ainda mais porque tenho Jesus como meu salvador e caminho a Deus), por isso amigo, não tenha medo de colecionae janeiros, tenha medo é de ficar chato e rabugento!!

    Parabens amigão! Deus te abençoe!!!

    ResponderExcluir
  8. a paz Paulo, olha envelhecer todos nòs vamos nè??è o ciclo da vida.infelismente eu creio q Deus quando fez o homem certamente nao queria a morte para ele,mas o pecado.....vc jà sabe a historia,bom o mais importante è envevelhecer com o espirito jovem,crendo que um dia o nosso Redentor virà nos buscar e nos livrar dessas mazelas daqui kkkkkk ,esse nunca tardarà e nao esquecerà os seus,pq para o mesmo 1 dia è como 1000anos e 1000 anos è como 1 dia,enfim saibamos envelhecer no Senhor ,crendo nas suas promessas ,
    um abraço mweu amigo ,fica com Deus.
    e..... um super,hiper feliz aniversàrio ,,
    Sandra Godeffroy.

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.