sexta-feira, 4 de março de 2011

Comentaristas meia boca


Não sou um assíduo telespectador de programas esportivos, principalmente aqueles que tem um monte de comentaristas se digladiando. Às vezes, o nível de alguns programas é tão superficial e esdrúxulo que se assemelha ao programa do Ratinho.
Há comentaristas excelentes, com uma bagagem profunda e que sabe tecer comentários sábios, inteligentes, como Juca Kfouri, e outros. Há também aqueles bem humorados, boa praça e que tem uma veia de comediante, é o caso do impagável Silvio Luiz. Também gosto do Falcão, apesar de que a cultura e o estilo que a Globo impõem aos seus comentaristas são monótonos, lhes privando a liberdade e que parecem às vezes com robôs programados.
Bem, o escopo deste texto não são os comentaristas supra citados, mas aqueles que, não sei por que, estão na TV, são muito bem pagos para falar um monte de asneiras e se acham comentaristas natos.


Comecemos com um caso clássico, o ex-jogador Neto. Como jogador, foi bom, mas não chegou a ser excepcional, claro, como comentarista, como já dizia a minha finada vó: “horrorivel”. Cara, nunca vi de uma só boca sair tanta babozeira. O camarada parece que sofre de transtorno bipolar, ora está calmo, ora está soltando os cachorros com os jogadores e os próprios apresentadores do programa, fora que os comentários são superficiais e desconexos.


Outra figuaça que não nasceu pro metiê é o ex-goleiro do Coringão Ronaldo. Ele foi um goleiro mediano e foi adorado pela torcida do Corinthians, chegou até a atacar de rockstar, quando juntou um bando de tresloucados e montou uma banda de “rock” chamada Ronaldo e os impedidos, sugiro a não audição dos mesmos, pois os efeitos colaterais são: perda gradativa da audição, atrofiamento do cerebelo etc.
Bem, Ronaldo como comentarista nada tem a acrescentar. São comentários insossos, insípidos, inodoros, incolores e afins...


Pra finalizarmos, há a bela e angelical Milena Domingues da rede TV. A ex de Ronaldo fofômeno, com quem tem um filhote chamado Ronald, estreou à pouco, mas já mostrou suas inabilidades. Como jogadora de embaixadinhas era expert,  já como comentarista não posso dizer o mesmo. Ela até que se esforça, mas não tem jeito, é só mais um rostinho bonito na TV sem talento nenhum, nem na área dela.
Por que as emissoras contratam para seus programas esportivos gente sem talento nenhum só porque atuaram na área? O fato de terem sido ex-atletas não os qualificam para serem bons comentaristas.
Pensando bem, acho que também vou mandar meu currículo  para um desses programas, afinal de contas, já bati muita pelada quando era muleke num campinho perto de casa e hoje só faço correr e pedalar, ou seja, estou qualificado.
Paulo Cheng


6 comentários:

  1. Nos anos oitenta, a Rede Globo tinha um comentarista chamado Márcio Guedes. Polido e com bom conhecimento de futebol, certa vêz disse: "Se a bola entrar é gol". Aos poucos Márcio foi sumindo da TV e sua afirmação virou piada. Se ele (Márcio) tivesse dito isso hoje, não teria acontecido nada à ele, pois, quem escuta o Neto comentar, perdoaria facilmente o deslize do rapaz.

    ResponderExcluir
  2. O Neto chega a ser engraçado de tanta merda que fala....ele acaba com os jogadores na cara e na coragem !!!

    ResponderExcluir
  3. Também gosto do Neto. Gosto de ouvir ele falando e metendo pau nos jogadores. Já a Milene Domingues não dá p/ dizer o mesmo.....

    ResponderExcluir
  4. O Neto fala que um time está mandando no jogo e jogando melhor, mas se derrepente o outro time marca um gols, aí ele muda de opnião sem o menor pudor...
    O Arnaldo Cesar Coelho quando comenta arbitragem fala na cara dura que foi penalti quando não foi, que foi falta quando não foi dependendo do time que ele está torcendo... Não lembro de quando ele apitava mas deveria ser péssimo...

    Gostei Chengão mas poderia se aprofundar mais no texto!!!!

    ResponderExcluir
  5. Só discordo em relação a Milena. Acho ela bem consciente, na boa.
    Esses canais abertos são péssimos... só a SPORTV e a ESPN Brasil, mesmo..
    Dá lhe SPFC!

    abç
    Pobre Esponja

    ResponderExcluir
  6. O maior comentarista esportivo em todos os tempos na minha opinião, foi João Saldanha. Conhecia futebol como poucos.
    Hoje em dia, Juca Kfouri que você citou é excelente!
    Paulo Vinicius Coelho e o Mauro Cezar Pereira da ESPN, são nota 10!
    Não vejo os jogos nos canais abertos, mas só de saber alguns nomes, já fico com minha opinião.
    Paulo, obrigado pelas palavras lá no blog.
    Abraço e bom domingo.

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.