domingo, 6 de março de 2011

Ser adulto é complicado!


Quando era pequeno, eu me lembro que discutia e brigava com meus irmãos pelos motivos mais banais, mas logo em seguida já estávamos nos falando e brincando como se nada tivesse acontecido. Não sobrava nenhum ressentimento ou resquício de ódio.


Hoje, depois de algumas décadas e algumas rugas na face, observo o quão complexo são os relacionamentos entre nós adultos. Os adultos, pelo fato de serem maduros e de acumularem experiências ao longo do tempo, deveriam tornar os relacionamentos mais simples, sem tantas reservas ou brigas inúteis.

Nós adultos, quando nos decepcionamos com alguém ou recebemos algum tipo de ofensa, a primeira atitude é revidarmos na mesma proporção, mas, ao contrário das crianças, que logo fazem as pazes sem ressentimentos, retroalimentamos o ódio e o rancor e rompemos as relações de forma abrupta.

Há por exemplo pessoas que receberam uma simples palavra negativa e alimentaram um sentimento negativo no coração e que ao longo do tempo descambou numa doença psicossomática, desaguando num câncer ou algo parecido.

Por que não conseguimos ter um coração simples e singelo como os das crianças? Por que, com o passar dos anos, perdemos a inocência e pureza inerente à elas?

A lógica dos relacionamentos bem sucedidos é bem paradoxal. Os adultos, que na teoria deveriam dar exemplos de relacionamentos maduros e estáveis estão a anos luz das crianças, onde nos mostram que são experts em espontaneidade e desprendimento.

Na Bíblia, tem uma passagem onde Jesus está com os apóstolos ensinando e chama uma criança e põe no colo, todos os adultos que estavam à sua volta não entenderam nada, e o Mestre vocifera: “ Em verdade vos digo que, qualquer que não receber o reino de Deus como uma criança, não entrará nele." Moral da história, Jesus reconhece  que as crianças, por terem um coração puro e isento de maldade, recebem as coisas com amor, alegria e receptividade e têm uma capacidade de perdoar ímpar.

Que tal, pelo menos neste aspecto, voltar a sermos crianças?

Paulo Cheng

11 comentários:

  1. Eu concordo com você. Às vezes, quando nos tornamos adultos, algumas bobagens se tornam tão importantes. Coisas que consideramos sérias, na verdade não são. Você já leu o pequeno principe? deveria ler!

    ResponderExcluir
  2. eu também concordo plenamente.
    os adultos não são mais maduros, experientes? quer ato mais infantil do que declarar guerra, assassinar, guardar rancor?
    ensinamos tanto às crianças, q nao aprendemos nada com elas!

    ResponderExcluir
  3. Leiam 1Co 13,11. A Bíblia escrita a tantos anos já antecipava respostas a nossas dúvidas. Um domingo abençoado a todos. Fé sempre.

    ResponderExcluir
  4. Tem razão, os adultos são muito incompreensíveis. Viva as crianças!!!

    http://duo-postal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. é difícil mensurar a relaçao adultos X adultos pois o que tange muitas vezes é um misto de competiçao e por muitas vezes diluirmos no amigo,o lugar onde queremos encontrar amparo e ser sempre bem recebido como se fosse no automatico,sem levar em consideraçao se de fato o outro está disponível e na mesma sintonia de nos dispor seus ouvidos...o que ocorre nos dias atuais,sao as diversas ocupaçoes,o tempo tao dinamico com excesso de preocupaçoes,enfim,isto se soma a impaciencia que tempos e com pouca coisa ficamos de pavio curto.bom no que se relaciona a amizade infantil esta nao tem muito com o que se preocupar,está sempre brincando e tem tempo disponivel para fortificar as relaçoes entre amigos,afinal,uma das primeiras coisas q nossos pais empreende é de relacionar suas crianças com outras fazendo com que sejam plantados vinculos afetivos.é por essa visao de mundo que acredito que dificilmente iremos acertar o nosso passo em razao da nossa especie ser mais resguardada no que tange ao adulto,ja a criança é totalmente despreendida e por certo sempre esta pronta a perdoar,e sem falar que ainda nao conheceu a maldade humana,é um ser inocente,e quando criança sempre temos o nosso controlador de sentimentos,que sao os nossos pais,que nos conduz ao perdao.
    michel cheng

    ResponderExcluir
  6. Paulo, tudo bem?
    Que texto maravilhoso rapaz! Muito bom mesmo!
    Fiquei pensando uma série de coisas: quando crescemos em tamanho e na suposta "experiência", crescemos também na capacidade de ver tudo sob nossa ótica, e muitas vezes de forma irredutível. A criança tem a capacidade de dividir o brinquedo e a brincadeira, como coisa série, faz e sua relação com os da mesma idade, uma verdadeira participação e troca! Nós adultos, infelizmente, nos vemos em muitos casos como opositores, competidores, sem isso ser uma coisa saudável. É o homem adulto tentando se firmar, inseguro, e perdendo pessoas que ama, em troca do orgulho, muitas vezes. A criança, mais pura, mais inocente, só quer seu amiguinho para brincar, e dividir a brincadeira, é maneira mais correta de viver, afinal, estamos ou não no mesmo barco?
    Grande abraço, descança por aí, curte a família.
    Ah! Gostaria de agradecer a Sandra, mesmo que seja em post de texto teu, pela belíssima oportunidade de trocar e-mails com ela. Muito sábia sua amiga!
    Humoremconto
    http://anaceciliaromeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. oi Paulo a paz ,olha bem que Jesus diz que devemos ser como crianças para entrar no reino dos cèus... um abraço.
    sandra godeffroy

    ResponderExcluir
  8. Isso mesmo Chengão, as crianças são mais puras e não guardam mágoas, a gente é corrompido ao passar dos anos pelo egocentrismo e pelo orgulho.

    Bela postagem amigão!

    Atualizei passa lá, e veja como um filião carnavalesco conversa nesses dias.

    ResponderExcluir
  9. O homem precisa continuar com a alma das crianças, só assim o mundo poderá se tornar um pouquinho melhor. Maravilhoso eu post. Um super e grande abraço pra você meu querido!

    ResponderExcluir
  10. "jamais deixe a criança que há dentro de você morrer!"

    Belo texto!

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.