sexta-feira, 20 de maio de 2011

Entrevista com o designer gráfico e blogueiro Douglas Pimentel

Olá pessoal, é com prazer que trago mais uma entrevista, dessa vez é com um grande amigo e blogueiro Douglas Pimentel. Conheci o Douglas numa comunidade do pr. Ricardo Gondim no Orkut, onde eu estava postando com frequência, ele leu, gostou e me convidou para integrar um antigo blog dele que se chama A sombra da cruz vazia, foi uma oportunidade maravilhosa pra mim, pude então aprofundar meus textos, e o blog era maravilhoso, rolava de tudo por lá, ai partimos para a “carreira solo”, kkk, brincadeira, mas de lá pra cá continuamos mantendo o contato, eu criei este meu site, ele criou o dele, mas a amizade continuou firme e forte. E agora conheçam esse cara, é mais um nerd super legal que vale a pena conhecer.  


1)  OI DOUGLAS, É UM PRAZER IMENSO TER VOCÊ AQUI. ENTÃO PRA COMEÇARMOS, FALE UM POUCO QUEM É DOUGLAS PIMENTEL PARA QUE TODOS O CONHEÇAM MELHOR.


Sou Douglas Pimentel, Cristão, Designer. Nasci em São Paulo e resido na Grande São Paulo. Na cidade de Guarulhos. Sou muito fuçado e praticamente auto-didata em tudo. Sou um dos blogueiros que escreve no GuaruProRock também.
Atualmente, estou fazendo o curso superior em Marketing, e faço parte da Comunidade Vineyard Capital. Uma comunidade onde é Proibido Pessoas Perfeitas. Nos encontramos na Rua Augusta - SP, lugar conhecido pelo estilo de vida intenso, onde grande parte do mercado gira em torno da prostituição.

2)  VOCÊ ANTES FUNDOU O BLOG “A SOMBRA DA CRUZ VAZIA”, NO QUAL TIVE O PRIVILÉGIO DE PARTICIPAR COMO INTEGRANTE, E HOJE VOCÊ TEM SEU PRÓPRIO SITE, FALE-NOS UM POUCO DELES.


O blog e o site têm sentidos diferentes. O blog foi algo muito marcante na minha vida. Foi uma época que decidi externar toda minha angústia em relação ao que estão tornando a Igreja. Depois de tantas más experiências com o modismo e o misticismo evangélico, vendo que ao invés de diminuir, essa situação drástica no Brasil só tem aumentado, resolvi tentar desabafar o que sentia, e ao mesmo tempo mostrar para quem tivesse acesso o que estava acontecendo (e ainda está!). No meio do caminho, depois de algumas pequenas polêmicas, decidi simplesmente para de escrever, pois reconheço que por aqui, tem gente que faz um trabalho nesse sentido bem melhor do que eu.
O site (douglaspimentel.com) é um site profissional. Um lugar onde interessados podem ver meus trabalho, meus projetos, portfólio e entrar em contato comigo, se quiser. Ele é focado exclusivamente para o meu trabalho profissional. O desig
n. 

3)    DOUGLAS, SEI QUE VOCÊ É UM CRISTÃO FIEL E UM SERVO DE DEUS COMO POUCOS, ENTÃO CONTE UM POUCO DESSA TUA EXPERIÊNCIA E DO TEU RELACIONAMENTO COM DEUS.


Eu nasci em um lar cristão. Filho de pais cristãos. Mas o real motivo do meu orgulho quanto a isso é que eu nasci no melhor lugar onde poderia ter nascido (refiro-me á minha família! - risos). Embora tenha vindo de uma igreja bem fechada quanto aos costumes, meu pai, o Sr José Pimentel, um cara muito sóbrio quando o assunto é cristianismo, nunca me privou de nada, pelo contrário, me deu opções e me mostrou qual era a mais aconselhável, sempre na base do relacionamento sincero. Ele me deu meu primeiro cd de rock que tive!
Na adolescência, pelo mesmo motivo da maioria dos rockstars do mundo, montamos uma banda. Era sensação na escola, mesmo sendo uma banda de temática cristã. E essa foi o momento em que tomei a decisão mudar de denominação, pois naquele momento, ja não era tão bem aceito pelos lideres por tocar "a musica do diabo" (risos). Caí na besteira de me filiar a um movimento neopentecostal.
Durante 3 anos, escalei a "escada do sucesso" do Movimento M12, do Rene Terra Nova. Fui músico, lider de célula. Um modelo e exemplo para quem gostava de um cara certinho que não quebra lei nenhuma e nem questiona ninguém! Mas, chega uma hora em que todos sentem a necessidade de pensar. E quando comecei pensar, olhei para os lados e vi que metade da "santidade" dos líderes era um grande fake. Quando olhei, comecei a ver as técnicas malditas de manipulação indutiva, nos bastidores há medo, metas espirituais que só Deus pode julgar e dar a recompensa, se é que as coisas funcionem assim, o que eu realmente não acredito. Estudei sobre discipulado manipulativo, e quando questionei sobre os métodos usados pelos líderes, fui chamado de rebelde. Por esse motivo saí da igreja. Sinceramente, sinto até hoje as sequelas dessa relação doentia.
Após 4 anos sendo um "Cristão desigrejado", encontrei um amigo chamado Léo Oliveira, pastor da Intervenção Rio (intervencaorio.com), que me ajudou muito nesses assuntos e me indicou a Vineyard Capital (capitalaugusta.com), para que eu começasse a pelo menos frequentar. Descobri que ainda há pessoas decentes pregando a palavra de Deus. Sim, eu sabia, mas ta dificil de encontrar, não!?
Enfim, faço parte dessa comunidade há um ano, e para quem mora em São Paulo e arredores, indico!

4)  PRA QUEM NÃO TE CONHECE, VOCÊ É UM EXCEPCIONAL DESIGNER GRÁFICO, FALE-NOS UM POUCO DE TUA PROFISSÃO E DE TEUS PROJETOS.


Cara... Excepcional designer!? Muito Obrigado! (risos). Comecei a trabalhar com design em 2003, mas me profissionalizei somente em 2009.
Meu portfólio conta com muitos clientes e amigos, entre eles a gravadora/editora IVC Comunicação, a HPL Light Company, e o tratamento de imagens do Concurso Miss Brasil 2010, junto com o Fotógrafo Fábio Nunes.
Estou trabalhando como Designer Gráfico para a Revista Guarulhos, e para o candidato à prefeitura de Itanhaém - SP, Marcelo Strama, além dos projetos como freela. Posso ser chamado pelo douglaspimentel.com 

5)  AS REDES SOCIAIS TÊM CAUSADO UMA ENORME REVOLUÇÃO NO QUE TANGE À COMUNICAÇÃO DE MASSA. NA TUA OPINIÃO, QUAIS OS PRÓS E CONTRAS DE TODA ESSA ONDA TECNOLÓGICA?


As redes sociais... A internet... Esses meios são o futuro. Isso é um fato. O humano, desde sua criação tem lutado intimamente para alcançar uma só coisa: o equilíbrio. Nós sabemos que tudo em excesso faz mal, e na internet não é diferente. Ela é uma arma maravilhosa para a comunicação fora dos padrões da mídia elitista e partidária. Blogs como o Genizah e o Púlpito Cristão, acharam espaço, dentro do nosso contexto, para lutar contra o falso cristianismo. Blog de humor, tipo: Dr. Pepper, KibeLoco, Bobolhando e Bobagento acharam espaço para fazer o seu humor, o que resultou em até mesmo contratações melhores. Existem também os Vlogs (Video-Blog). Particularmente, eu não gosto muito do Felipe Neto, mas ele fala muitas coisas interessantes, quando o assunto é política. E no nosso contexto, novamente, temos o Marcos Botelho e o Vlog LUeTERO (youtube.com/LUeTERO). Esse cara manda muito bem!
      Resumindo: Acho que devemos nos aprofundar realmente na Internet e em suas ferramentas, mas nunca podemos esquecer de ter contato pessoalmente com amigos. O olho no olho, o toque é necessário para uma boa vida!

6)  DOUGLAS, ASSIM COMO EU, VOCÊ É UM AMANTE DO BOM E VELHO ROCK AND ROLL, ENTÃO VAMOS FALAR AGORA UM POUCO DE MÚSICA E DE TEUS GOSTOS.


O Rock está no sangue da família por anos! Tios, primos e amigos têm vivido essa realidade comigo desde a infância. Meu primeiro CD foi o "Nada é tão novo, nada é tão velho" do Oficina G3. A primeira música que aprendi a tocar na bateria foi "I love to Loud" do KISS. O primeiro clipe que eu vi na vida: "No more Tears", Ozzy Osbourne.
Eu tenho tendência a não gostar muito de coisas novas. Principalmente no quesito Gospel. Aparentemente, tudo hoje é por grana e não tem verdade! Sendo Secular ou Gospel, não existem jovens simplesmente querendo fazer música. E sim ganhar grana! 

7)    ATUALMENTE VOCÊ RESIDE EM SÃO PAULO, UMA CIDADE MARAVILHOSA ONDE ROLA DE TUDO, COMO É VIVER NA MAIOR CIDADE DA AMÉRICA LATINA?


Ah, cara... Na verdade, resido em Guarulhos. É uma cidade vizinha, mas minha vida quase que por completo está em São Paulo. Comunidade de Fé, Amigos, Faculdade, Clientes, e por aí vai...
Amo aquela cidade. Temos todas as culturas neste lugar. Há um canto para todos, mesmo estando lotada! HAHAHAHA. Mas, para mim, uma das melhores coisas daqui é o seguinte: Não gasto muita grana com deslocamento para shows! A maioria passa por aqui. E isso é sensacional! Sim... A parte ruim é que o preço dos ingressos aqui é um absurdo! Terrível mesmo. Ingressos chegam ser R$50,00 mais caros do que no RJ, por exemplo.
No meio do caos, do trânsito, e de todas essas coisas, essa cidade recebe bem a todos!

8)  VOCÊ É UM CARA ANTENADO, INTELIGENTE E CRÍTICO, COMO VOCÊ VÊ A SITUAÇÃO SOCIO-POLITICO-ECONÔMICA ATUAL DO BRASIL, SERÁ QUE ESTAMOS NO CAMINHO CERTO, OU SEREMOS CHAMADOS ETERNAMENTE DE “O PAÍS DO FUTURO”? 


Pergunta séria... Daria para escrever um livro! Não. Não acredito que estamos no caminho certo. O que estamos vendo sobre o Brasil, não passa de publicidade! Sim, ele esta sendo mais falado, a situação financeira se encontra um pouco melhor, mas uma hora esse tipo de progresso vem. Isso é natural do crescimento humano! Mas enquanto as prioridades dos governos não mudarem, a tendência é não melhorar.  Vou ser sincero em algo que eu acho que começaria a mudar o Brasil, para daqui, quem sabe uns 50 anos, pudéssemos ser um país de primeiro mundo. Acho que o voto deveria ser facultativo, e que os estados tivessem autonomias diferentes no sistema eleitoral, como nos EUA. Com certeza, mais da metade da população do Brasil vota por obrigação, e nem mesmo sabe em quem está votando. Por isso, acredito que se essa medida fosse tomada, somente as pessoas interessadas votariam. Logo, somente os interessados se candidatariam, caso contrário seria mais difícil um Sarney da vida se eleger!
Outro assunto sobre progresso/regresso é o imposto abusivo brasileiro. Sobre isso todos ja sabem, nem é preciso falar nada!
Enfim... O caminho para o progresso é o estudo. Mas com a nova medida e o novo livro aceito pelo MEC, vemos que isso está regredindo também! Agora é normal falar: "Nóis Vai - Os Livro - Todas coisa". Se corrigirmos isso, estaremos sendo preconceituosos linguísticos! Que absurdo! Querem mesmo é que todos continuem burros!  

9)    DOUGLAS, A INTERNET É UMA DE SUAS PAIXÕES E TE VEJO SEMPRE CONECTADO, ON LINE, ENTÃO QUAIS AS DICAS DE SITES, BLOGS E LINKS LEGAIS E INTERESSANTES QUE VOCÊ SUGERIRIA PARA O PESSOAL AQUI CURTIR?


HAHAHAHAHA Amo a internet por poucos motivos. 1:Trabalho, 2:Amigos e 3:Informação. Nunca tive muita paciência para a Internet, pois ela nos desfoca muito, algumas horas. Uso bastante o Twitter, embora esteja um pouco longe agora.
Bom, minhas dicas, fora esse site são:
Para apologética: Genizah e Pulpito Cristão | Para rir: Dr Pepper e Não salvo | Sobre o assunto do imposto: Preço Justo Já - www.precojustoja.com.br | Para que quiser conhecer um pouco a Vineyard Capital - www.capitalaugusta.com | Para assistir ótimos vídeos de Mark Driscoll: http://migre.me/4zttS. Acho que é isso! rs 

10) PRA FINALIZARMOS, O ESPAÇO AGORA É TODO SEU PARA DEIXAR UMA MENSAGEM FINAL PARA TODO MUNDO QUE IRÁ ACESSAR ESTE SITE E CONFERIR TUA ENTREVISTA, FALE SOBRE O QUE VOCÊ QUISER, OK?


Primeiro: Não vá na minha! Não vá na de ninguém! Exemplos não são páginas para Fotocópias! Nada melhor do que estudar a Bíblia procurando discernimento e bom aprendizado sempre. Escute sim bons pastores, leia bons livros, mas até mesmo esse bons líderes tem defeitos, então viva conforme a sua vida.
Segundo: Se delicie com cultura. Com boas músicas, com bons filmes e livros. Que sejamos inteligentes.
Terceiro: Boicotem a Petrobrás (risos). Enquanto os preços continuarem abusivos.
Quarto: Sempre consultem um bom fotógrafo e um bom designer antes de lançar um trabalho!
Quinto: Vá a pelo menos um show de rock. De preferência um Clássico. Se realmente depois disso não gostar, está liberado pra escutar pagode! HAHAHAHAHA

Brincadeiras à parte sejam felizes da forma que Deus nos fez. Nas palavras de Jesus, ame Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo. E Nas palavras do Apóstolo Paulo, Não nos conformemos com esse mundo, principalmente da forma como ele se encontra!
      Abraços a todos!


Douglas Pimentel
Designer
www.douglaspimentel.com






22 comentários:

  1. Galera, o Douglas é um cara que admiro muito e que me deu uma força tremenda para eu ingressar na blogosfera, um cara que mal me conheceu e de cara já me deu a senha do blog dele, corajoso o rapaz, kkk. Por isso, costumo dar oportunidades para outras pessoas postarem matérias aqui, o que é o caso da Sandra Godeffroy, Thiago e Margarida Alves, e outros que fiz o convite e se esquivaram (não sabem o que perderam). Foi uma entrevista bem legal e o cara merece mesmo.

    Abração pra ti Douglas.

    ResponderExcluir
  2. Macedo da Silva, Natal, RN.

    Olá Paulo, mais uma bela entrevista conduzida por você, as perguntas bem elaboradas e as respostas idem. Confesso que não conhecia esse rapaz, o Douglas, mas se você o colocou aqui, então é da nata e é gente boa. Li a entrevista e parabéns Douglas, vc é um cara inteligente, temente a Deus e desencanado, vou conferir teu site, ok? Que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Parabens grande Paulo pela belissima e bela entrevista, enriquecendo mais ainda o seu blog. Um super abraço pra você!

    ResponderExcluir
  4. Mais uma excelente entrevista, Paulo. Eu não conhecia o Douglas e nem o trabalho dele... Essa tua iniciativa favorece sempre o conhecimento e entrosamento entre os blogueiros e isso é enriquecedor pra todo mundo!

    Beijo e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  5. Aprender a tocar na bateria "I Love to Loud" não têm preço!
    kkkkkkkkkk'
    Parabéns meu querido, pelo teu espaço!
    Abraços e tenha um´ótimo final de Semana.

    ResponderExcluir
  6. Ótima entrevista
    Não sei como vc consegue fazer perguntas tão elaboradas
    Não conhecia ainda esse blog mas vou dar uma olhada
    Tá na cara q é feito por um cara inteligente e do bem
    Abç Paulo ;D

    ResponderExcluir
  7. Paulo, você primeiro (rsrsrs)! interessante como você consegue fazer perguntas bem direcionadas a realidade do entrevistado. E novamente obrigada pela oportunidade que me deu com a entrevista, e tua iniciativa com mais gente! Legal mesmo!

    Douglas. Gostei muito de te conhecer por meio desta entrevista. Te achei um cara muito centrado, respostas inteligentes e responsáveis. Interessante o que li! Também sou designer gráfica.
    Grande abraço para os dois!!!

    Humoremconto
    http://anaceciliaromeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Gostei da entrevista e dos conselhos bem humorados dele ao final.Parabéns aos dois e um lindo fds!chica

    ResponderExcluir
  9. Ótima entrevista! BOAS PERGUNTAS E RESPOSTAS! Gostei muito! Parabens aos dois!

    ResponderExcluir
  10. Olá Paulo,
    Mais uma ótima entrevista no seu blog. Você está especializado no assunto e tem feito perguntas interessantes aos entrevistados e deixando-os bem a vontade em suas respostas.
    Indicado por você, com certeza se trata de um bom profissional e uma pessoa que tem muito a acrescentar.
    Um grande abraço aos dois e ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  11. Parece -me que pela entrevista ele é um cristão que não acredita em tudo que se diz e isso é muito bom...fico muito feliz quando vejo o pessoal que vai na igreja falar que curte o bom e velho rock and roll, como se isso ainda não fosse mais um tabu !

    Existe uma maturidade pairando sobre os novos cristãos, eles estão mais mais livres de preconceitos, e elaborando ideias sozinhos, sem ajuda dos ditos lideres que davam direcionamentos muitas vezes errados sobre oque realmente dizia Jesus.


    Gostei da entrevista !
    Parabens ao Paulo e ao Douglas !!!
    vejo vcs na blogosfera por ai !

    ResponderExcluir
  12. Paulo \o/
    Poxa, eu fico muito feliz de saber que os meus posts estão ajudando as pessoas a se ambientarem com o unicverso dos mangás rs. E mais ainda de saber que os meus posts estão despertando o interesse naqueles que nem conheciam tais séries ou personagens. Isso é muito revitalizante o/

    Agora adorei a entrevista. Como o pessoal mencionou acima vc especializou-se muito bem em entrevistar as pessoas, são perguntas bem construídas que exigem uma boa resposta e aborda assuntos relevantes e que tambpem fogem do contexto padrão.

    Particlarmente gostei da visão do seu amigo. Ele parece ser um paulistano gente fina! É o que eu smepre digo, vc pode ter sua religião mas pode também curtir uma cena urbana. As cenas urbanas são laicas e se curte o som, não tem porque parar de ouvir por algo que a religião tenta impor.

    Eu estou começando a entrar nesse mundo do design gráfico agora e fico bem surpresa em ver essas pessoas mais graduadas..me faz querer me esforçar para um dia ser assim também =)

    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde, pessoal!
    Obrigado mais uma vez, Paulo!
    É muito bom compartilhar de idéias com amigos, e saber que o pessoal está andando no caminho certo!
    Ótimo fim de semana a todos!

    ResponderExcluir
  14. Pauloooooooooo, tem selo pra você no meu blog.

    Bjo ;)

    ResponderExcluir
  15. Ótimo desing, conteúdo e tudo no blog... parabéns, gostei muito

    ResponderExcluir
  16. Boa Entrevista!!
    Belo Blog..
    Sucesso
    Retribuindo a Visita
    www.baixarelando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Mais uma entrevista bem conduzida por vc Paulo. Gostei muito de Douglas, um cara com uma cabeça bem aberta e inteligente. Vou visitar o site dele pra conferir o trabalho dele. Meus parabéns pelo nível da entrevista, excelente, muito profissional.

    Rodrigo Crispim - Santa Catarina.

    ResponderExcluir
  18. Amei essa entrevista, sou estudante de jornalismo e adorei as perguntas que vc formulou e tudo.
    Bom, como o próprio Douglas disse. Não vá na de ninguém. Não é pq vemos coisas ruins em uma igreja que vamos largar tudo. A igreja é feita de homens, falhos e pecadores. Se buscarmos irmãos perfeitos, não vamos parar em igreja nenhuma. Mas também não devemos compactuar com o que agride ao nosso Senhor. É, tem que ter muito discernimento concedido pelo Espírito Santo mesmo. É forte, povo de Deus =P

    Na Paz de Cristo,
    Brenda

    ResponderExcluir
  19. Muito legal a entrevista, gostei muito das experiências dele, está de parabéns.

    http://duo-postal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Muito boa a entrevista, acho legal o que vc faz. Essas entrevistas mostra um outro lado dos blogueiros que ninguém conhece.

    Parabéns e sucesso

    Leandro
    www.emquestao.org
    comente

    ResponderExcluir
  21. Agradeço a todos os que comentaram aqui, é muito bom esse retorno de vocês, e, em especial, ao amigo Douglas por ter colaborado nessa maravilhosa entrevista.

    God bless you all!

    ResponderExcluir
  22. tem uma missão pra vc lá na minha postagem ?

    vai conferir ?

    abraço meu querido amigo !

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.