domingo, 30 de outubro de 2011

31 de Outubro: dia da Reforma Protestante



Mas... O que ficou hoje? As igrejas evangélicas imersas em práticas extras bíblicas, algumas quase esotéricas, criando um verdadeiro "Talmude evangélico" (contrariando o Sola Scriptura). Outras, vinculando ofertas financeiras a bênçãos no céu, como se uma oferta maior fosse arrumar uma mansão melhor localizada na Jerusalém Celestial (contrariando o Sola Gratia e o Sola Fide). Ainda tem aquelas que têm lideranças tão personalistas, que quase tiram o senhorio de Cristo (e onde foi parar o Solo Christi?). E, nas horas vagas, entre os louvores vazios e sem conteúdo, as oratórias (pregações não, oratórias) que deixam o Senhor Jesus de lado, e as manifestações de qualquer coisa diferente do Espírito Santo... Eles ainda lembram de Deus e dão glórias. Ou seja, às vezes lembram do Soli Deo Gloria. Dureza.



É por isso que é bom sempre lembrar outro lema da Reforma: Ecclesia reformata semper reformanda: Igreja reformada, sempre reformando. Se Lutero estivesse vivo, quase 500 anos depois, iria ficar no mínimo chocado, e provavelmente pensando: Foi para isso que eu me rebelei?

É, depois de 494 anos após a Reforma Protestante, o protestantismo atual é que precisa de uma reforma, e urge essa reforma no meio cristão, pois são poucas as comunidades e igrejas que difundem o genuíno Evangelho de Jesus Cristo. Quando ligamos a TV hoje em dia, há uma enxurrada de pseudo igrejas evangélicas mercadejando a Palavra de Deus, cobrando valores com a promessa de benção materiais (não seria uma versão moderna das indulgências católicas da Idade Média?), milagres à granel e duvidosos, sincretismo religioso onde até rola sal grosso, sessões de descarrego, desencapetamento e outras bizarrices anti-bíblicas. Sim meus caros irmão e leitores, a igreja evangélica brasileira precisa de um novo Lutero ou vários deles para iniciar uma reforma de grande envergadura, e digo isso por que já transito pelas igrejas evangélicas desde 1995, ano em que me batizei.


Para concluir esse texto, louvo a Deus por pessoas como Lutero que deu sua vida à prêmio por uma causa tão nobre, e nesse dia de hoje, sua memória permanece como um homem compromissado com a verdadeira Palavra de Deus.


Paulo Cheng


8 comentários:

  1. Imagine, O que Lutero diria se visse as coisas que são praticadas pelas ditas igrejas "neopentecostais"?

    ResponderExcluir
  2. Hehehehehehehehehehe Chengão teu texto foi maganifico adorei! Parabens cara a cada dia você está melhor!
    Pra completar esse belo texto eu indico o filme "Lutero" que é maravilhoso!

    Eu não pude deixar de rir pelo comentário do Coiote aqui em cima, hehehehehehe realmente o que certas igrejas ditas "evangélicas" estão fazendo é muuuuuiiito pior do que a igreja Católica faz...
    Pra vc ter uma idéia no feriado vai vir um pastor aqui em Barretos na igreja da Graça e o carro de som passa falando dele toda hora e no final da propaganda o locutor frisa bem assim: - Venham e retirem totalmente grátis um pouco do "azeite da prosperidade", hehehehehehehehehehehe imagina o Lutero ouvindo isso, hehehehehehehehehehehe ele iria falar: - Meu Deus! Criei um monstro! Hehehehehehehehe!

    Valeu Chengão! Me irmãozim marélim!

    ResponderExcluir
  3. Paulo!! Me surpreendi!! Olha pra arrumar está bagunça que anda por aí nas igrejas e eu falo em todas no geral, aja Lutero viu!!
    Eu já fui em muitas e me decepcionei com todas, ao menos aqui onde moro não salva uma.
    Uma vez fui em uma igreja (não vou dizer o nome por respeito) que gritava demais, mais vc nem imagina como gritavam, e eu lá no meio do culto dei uma forte dor de cabeça, o Pasto disse que eu estva com coisa ruim no corpo e começou a fazer uma sessão descarrego em mim. Bem!! Não prestou, eu levantei enfurecida e acabei falando bobagens na frente de todo mundo, minha cuja mãe quase deu um treco.
    Mais eu não estava possuida ou algo assim, é que musica altissíma e gritaria deixa qualquer um com dor de cabeça.
    Agora me diga se deus ouve nossas orações pra que tanta gritaria dentro das igrejas?
    Eu já sigo uma religião e mesmo sendo o que sou que é uma Wiccana não faço mal a ninguém, a unica coisa que prego pra mim e para os outros é que tudo que vai volta, se vc faz o mal, o mal voltará pra vc em dobro, se faz o bem, voltará o bem tbm em dobro pra vc.
    Então viva bem e feliz, por que eu acredito que a unica coisa que Deus quer é que sejamos felizes sem que isso afete ninguém!!
    E eu não sou pagã não viu!!
    Rsrsrsrs... Beijos
    Seus textos como sempre MARAVILHOSOS!! =D dá gosto de ler!!

    ResponderExcluir
  4. Paulo, o texto que publica, trás no seu todo, a sabedoria, a inteligência e o conhecimento que você tem sobre o assunto. É por essa razão que não me sinto seduzido a fazer parte de uma comunidade religiosa, seja ela de qual seguimento for. A religião é algo que está dentro de mim e por onde mantenho meu contato permanente com a fé que sigo. Hoje nas religiões os homens se tornaram personalidades tão importantes que o que deveria ser pregado fica relegado a segundo plano. O homem pode se tornar famoso dentro de sua liderança religiosa. É consequência normal até, mas pelas suas boas práticas, não por sua importância dentro do meio hierárquico. Um grande abraço, Paulo. Parabéns pelo artigo.

    ResponderExcluir
  5. Macedo da Silva, Natal - RN

    Ótimo texto, o que Lutero realizou foi um feito e tanto, pois era uma época onde a igreja Católica estava totalmente corrompida, perseguia aqueles que discordavam de suas práticas nefastas lançando pessoas inocentes na fogueira da Inquisição numa covardia sem precedentes, realmente se distanciaram até hoje do Cristianismo genuíno. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. Muito bem colocado tudo aqui e que precisa de reforma, pelo pouco que conheço do assunto, mesmo assim vejo que precisa. E essa reforma, certamente não seria apenas para as evangélicas...Isso é certo!!! abraços, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  7. Paulo, tudo bem?
    Texto muito bem-escrito, amigo!
    Parabéns!
    Quanto a realidade da igreja evangélica, não posso falar, pois não sou evangélica.
    Falo da igreja católica, pois sou católica, o que posso dizer que, hoje em dia, apesar da doutrina ser a mesma, na prática, a grosso modo, existe a conservadora, representada pelo Vaticano e camadas tradicionais; e a católica progressista, com um trabalho muito bom, por exemplo, com a Pastoral da Criança, Pastoral da Juventude, e que representa tudo que algumas comunidades carentes tem, em face ao descaso de políticos e governantes.

    Abração para ti!

    PS.: Eu já tinha vindo aqui, mas não consegui comentar, minha filha toda hora me exigindo e eu me perdia no raciocínio! rsrs

    ResponderExcluir
  8. Oi meu querido e grande amigo de blogosfera.

    Eu acho que depois do apostolo Paulo, Lutero foi o cara mais importante na construção do cristianismo. A igreja ja defasada naquela época, mostrava o interesse nas riquezas e patrimonios que podia tomar dos mais fracos. Assim com sua reforma ele trouxe o verdadeiro sentido para o cristão....elucidar a verdade e democratizar a palavra.

    um abraço espero sempre sua visita.

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.