sexta-feira, 28 de outubro de 2011

A força que emerge da escassez

A vida é maravilhosa. Dádiva de Deus. Nascemos nus, banguelos e sem saber falar ou andar, porém, com o passar do tempo, adquirimos através da experiência sabedoria, inteligência, bens, amigos etc. e quando morremos (segundo a Bíblia) não levamos absolutamente nada desta vida e o nosso espírito vai diretamente para a presença de Deus prestar contas de tudo o que fizemos ou deixamos de fazer em vida. Não importa o quanto tenhamos acumulado em bens aqui, só levaremos as nossas crenças, vontades, índoles, ações e omissões.



Há pessoas que nascem em berço de ouro, de famílias abastadas, cheias de privilégios, com todas as oportunidades à mão. São pessoas que dificilmente passam dificuldades financeiras ou materiais, desconhecem o que é enfrentar uma fila de hospital público, estudar numa escola pública de periferia ou nunca passaram mais que 6 horas sem comer. Não tenho nada contra as pessoas que nascem nessas condições, não é pecado ou ilícito, mas só estou traçando um paralelo entre essas pessoas que nasceram em lares fartos e as pessoas que nasceram numa situação diametralmente oposta.

Há outras pessoas que não tiveram o mesmo privilégio das primeiras acima, creio ser a grande maioria, pessoas que chegam ao mundo com maiores dificuldades, que são carecidas de tudo, precisam se humilhar nos hospitais públicos por um atendimento indigno e medíocre que o Governo oferece, são pessoas que estudam em escolas públicas com professores mal pagos, em mal estado de conservação, e que a duras penas, conseguem se formar com uma qualidade de ensino totalmente ineficaz.  Pessoas essas sofridas que moram em palafitas, favelas e passam toda uma vida pagando aluguel. Essas  conhecem de perto o que é passar fome, privação de comida e bebida, e quando tem, conseguem dar valor ao pouco que tem, pois sabem que um dia não tinham nada para lhes saciar a fome.

A pobreza e o sofrimento são ingredientes que forjam certas pessoas e as tornam corajosas, destemidas, fortes e intrépidas. O grande diferencial entre pessoas que nascem com tudo e as que carecem de tudo é justamente a privação que, na maioria das vezes, tornam o segundo grupo mais humano, sensível e grato. Geralmente quem tem tudo (não é genérico) não se importa com a dor do outro nem com as necessidades do próximo, no entanto, quem nasce privado de tudo, aprende que, quando supera tudo isto e atravessa esse deserto, sabe dar o devido valor às coisas, ao alimento que sacia sua fome diariamente, às suas vestes e a cada conquista, por menor e mais insignificante que seja. Não que pessoas ricas e abastadas sejam de todo mal agradecidas, mas em sua grande maioria, por não passarem dificuldades e privações, por terem tudo à mão e com facilidades, não sabem o que é lutar e passar pelas contingências da vida, desconhecem o verdadeiro lado modelador do sofrimento. Com certeza, quando conversamos com pessoas que passaram grandes dificuldades na vida, nos enriquecemos com suas histórias de superação e sofrimento. São pessoas que têm grandes lições de vida, que buscam forças de onde não tem, que superam o insuperável, que conseguem multiplicar o indivisível, que extraem da dor e da escassez forças para prosseguirem na esperança de dias melhores, mesmo que esses dias não cheguem.
A vida apresenta os dois lados de uma moeda, ou pode ser uma doce passagem repleta de fartura, sorrisos e abastança, ou pode se caracterizar por perdas, dores e sofrimentos constantes. Pessoas que são forjadas nas dificuldades da vida, na escassez do deserto e nas duras provas que a vida lhes reserva, tornam-se mais maduras e humanas a fórceps, e calejadas pelo sofrimento, conseguem verter com mais facilidades lágrimas diante da dor e do desespero de outrém.

Dedico esse meu texto à minha amiga e blogueira Jane, do blog Artes dos Anjos.

Paulo Cheng


9 comentários:

  1. Oi Paulo, tudo bem?
    A dificuldade, a privação das coisas, nos faz caminhar em sentido contrário e tentar a superação, é uma questão de sobrevivência, pois, por isso, as histórias de superação que tanto conhecemos.
    Mas privação, escassez não é somente no que tange ao material, e as superações podem ser, inclusive no ramo intelectual.
    Grande abraço, amigo e beijinhos na Michel!
    Ótimo fim de semana para vocês!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia amigo
    Apresentaste um tema que me é muito caro e que muitas vezes me faz lutar por essas pessoas sendo também eu uma parte dessa massa.

    Muitas pessoas, a maioria, nasceram pobres e morrerão na sua pobreza.
    Os ricos e a política por eles imposta leva-nos cada dia mais para esse abismo.


    Os homens politizaram a partilha do pão, da água, da terra....

    Se os ricos pudessem comprariam a Lua para viver....

    ResponderExcluir
  3. Macedo da Silva, Natal, RN.


    Sempre tenho o maior respeito por pessoas simples e pobres, são antes de tudo sofredoras, num país onde a corrupção e o preconceito é notório, essas pessoas arrumam forças sobrenaturais para sobreviverem com pouquíssimos recursos, ou quase nada. E suas histórias de vida são recheadas de superações. Gostei muito do teu texto. Um abraço pra você.

    ResponderExcluir
  4. Nossa! Fiquei emocionada! Obrigada o texto é lindo e mexeu comigo! As pessoas ricas (não digo todas) às vezes não sabem o que é isso. Mais existe pessoas como eu que lutou e venceu e cada dia é uma luta, uma vitoria, às vezes perco a batalha, mais a guerra para que meus filhos tenham tudo de melhor na vida continua, obrigada pelo carinho e pessoas como você deveria existir aos montes, assim teríamos um mundo melhor!
    Um beijo no seu coração!
    Estou até agora sem palavras!
    :)

    ResponderExcluir
  5. Beleza de texto hein Chengão! Muito inteligente e verdadeiro!

    Você tá ficando cada vez melhor! Parabens meu amigo! Marélim.

    ResponderExcluir
  6. sei que a escassez nos torna grande heroi da nossa historia...mas muitas vezes batalhamos por dias melhores e mas parece que continuamos a remar em círculos,sem direçao aonde se pensa e aonde se quer chegar.
    mas venhamos e convenhamos e nao sejamos hipocritas,mas a facilidade de ter tudo farto é algo que gostariamos em nosso intimo,isso porque a vida ja é tao curta e gostariamos de sugar o maximo dela e sem precisar correr tanto em torno de coisas intangiveis e que muitas vezes nos transpoem ao sofrimento demasiado.

    mac

    ResponderExcluir
  7. Paulo, que texto!
    Me enquadrei no teu relato,como disse alguém no comentário "pessoas como você deveriam existir aos montes"...
    Temos que "sobreviver, essa é a questão, aos trancos...*

    Gostei especialmente do último parágrafo.
    Já derramei muitas lágrimas ao ver na favela onde trabalho os meus alunos me contarem que para dormir a mãe lhes dá um pouco de cachaça.
    "TIA, DORMI DE BARRIGA VAZIA, NÃO TINHA NADA PRA GENTE COMER EM CASA".

    Um forte abraço da Mery*

    ResponderExcluir
  8. Oi Chengão!
    Belissima reflexão essa a sua!
    Faou a verdade...sabe, esses dias vendo um anime a personagem citou a frase de um autor (não lembro qual) que dizia: Uma fera ferida só enxerga sua própria dor.
    É engraçado que sempre parecemos nos importar só com nossos problemas e não fazemos idéia que outras pessoas passem por situações mais dificeis do que as nossas...

    Olha se vc gosta de contos de terror e que foquem no psicológico vai gostar de Poe. Admito que algumas partes nos textos dele podem ser um pouco cansativas porque eles viaja demais nas próprias divagações mas talvez isso aliado á destreza de saber fazer o conflito psicológico deixem sua obra tão fenomenal.
    Os Beatles tem música com referência á ele? Bom, no ramo musical conheço algumas bandas góticas que pegam referências e parece que o estilo metal utiliza muito também.
    bjs!!

    ResponderExcluir
  9. Refletir sobre nossas vidas e as dos outros nos torna mais conscientes que não somos um só,e que não devemos olhar somente para nossos umbigos.
    Eu considero duas coisas num ser humano:a humildade e a gratidão,sem essas duas coisas somos nada.E vc tem de sobra.Lembrar da nossa querida Jane foi demais!Ela é um exemplo pra gente.
    Lindo texto Paulo!
    Boa semana,bjka

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.