segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Informação x Experiência de vida

Vivemos num mundo contemporâneo onde a informação ou o acumulo dela é algo muito anelado e cobrado e, portanto, discriminado indiscriminadamente. Absorver mais informação e conteúdo é tido como meta primordial entre os jovens de hoje, pois isso é usado como ferramenta profissional e pode até ser critério de desempate na busca de um emprego.



O que suscitou esse meu texto foi a prova do Enem, no qual foi realizada no ultimo fim de semana. Inscrevi-me esse ano só pelo prazer de fazer prova e testar meus parcos conhecimentos. O projeto Enem eu acho louvável. Dá oportunidade de jovens ingressarem na universidade através de sua nota, e também podem se inscreverem no Prouni e assim pleitear uma bolsa em universidade particular que pode ser integral ou parcial. Eu já fui agraciado com uma bolsa do Prouni integral e graças a Deus me formei esse ano aqui em Recife no curso de Gestão em Recursos Humanos. Mas independente de ter sido contemplado, sempre aprovei esse projeto do Governo, pois vários jovens carentes já conseguiram ter acesso a uma faculdade e se formaram, algo impensável há anos atrás.

Vamos então ao cerne do texto. A prova do Enem consiste em 180 questões que versam sobre diversos assuntos mais uma redação. Fiz a prova no sábado, porém não pude ir no domingo ( o meu rendeiro no meu plantão de domingo farrapou e não pude ir fazer, CARAMBA!!! Cissa e Bel, acho que aquele Jornalismo vai ficar pra depois, kkk). A prova é muito extensa, exaustiva e pesada. É muita informação numa profusão de textos e cálculos infindáveis. Tenho 39 anos e uma certa experiência (não muita hein!) em relação aos aborrecestes de hoje, mas mesmo assim eu pedi pinico, saí esgotado e a mente em frangalhos. Se, eu que sou macaco velho e escolado na vida (é hipérbole, nem tanto assim!) senti a pressão e o peso da prova mesmo fazendo por hobby imaginem a maioria dos adolescentes que estudaram o ano todo e estavam ávidos e tensos para fazerem uma boa prova e ingressarem na faculdade?

Além do alto nível de exigência que o exame está cobrando, achei desnecessário um monte de conteúdos exigidos no Enem para poder ingressar na faculdade. E novamente velhas questões vêm à tona: pra que decorar toda a tabela periódica se o estudante almeja cursar Psicologia ou História? E por que uma prova tão profunda e cansativa onde não se leva em consideração que grande parte dos inscritos são adolescente, pouco experientes e sob uma pressão danada para fazer uma boa prova em tão pouco tempo?

Bem, não subestimo os adolescentes hoje em dia, pois é notório que os adolescentes desta  geração têm mais informação acumulada do que um adulto de 40 anos de 3 ou 4 décadas atrás, mas minha grande  indagação é: será que esse monte de informação que são cobrados dos jovens hoje como Quimica, Física, Matemática entre outras é o suficiente para mensurar o ser humano em sua totalidade? Será que a experiência de vida pode ser mensurada em uma simples prova de 180 questões mais uma redação?

Não sei se esse modelo de exame precisa ser mudado ou revisto, mas acho que esse simples acumulo de informação e conteúdo que é exigido não expõe na totalidade todas as qualidades e capacidades que as pessoas têm e que são imprescindíveis não só para o campo profissional, mas para as relações como um todo.

Paulo Cheng

13 comentários:

  1. Pois é Paulo, imagino que tipo de carga uma prova desta tem.
    Não tive oportunidade de terminar meus estudos e ainda estou na missão ser mãe, mais pretendo voltar a estudar e terminar e ser ou professora ou enfermeira, adoro as duas profissões.
    Então direi que mais na frente farei uma prova dessa e terei que estudar em triplo e fico feliz de saber que alguém faz este tipo de prova pelo unico fato de se testar e saber como anda este lado das coisas.
    Bem! Eu não falo bonito assim como você, mais tô aqui aprendendo cada dia mais e aprendi uma palavra nova no seu texto "hipérbole" essa irei usar com certeza pois adoro expressar minhas ideias exageradamente.
    Abraços e boa semana!! =)

    ResponderExcluir
  2. É fogo isso! Fiquei com pena que não conseguiste fazer a 2ª etapa no domingo! Uma pena!!! Mas... abração,linda semana,chica

    ResponderExcluir
  3. Olá, amigo.
    Concordo com você em parte, eu penso que nós, os professores estamos mudando. Eu, por exemplo, já não cobro tanto.
    Prefiro priorizar textos ou ..."redações", entendimento ou... interpretação de texto, ortografia*, acho importante... gramática, concordância verbal e nominal,etc.
    Português" é importante!
    Sou professora do primeiro grau, dou aula pra crianças, então...é mais alfabetização*.
    Publiquei no meu último post, o texto de uma adolescente*, de quinze anos, vestibulanda, que se prepara para ingressar numa Faculdade *Letras...
    Houve quem duvidasse se o texto era dela mesmo.
    Porque hoje vemos jovens que não escrevem(?), quer dizer não sabem expressar suas idéias... *está muito mal o Ensino.Professoras que só sabem passar "cópias", vejo muito isso.
    Cada caso é um caso, então eu acho que "tudo" ajuda...
    Desculpa, eu nem sei se me expressei bem, mas é mais ou menos isso que penso.
    Abraços da Mery*

    ResponderExcluir
  4. Paulo, o jovem de hoje tem muito mais informações que muitos de nós, porém essa informação não é processada em suas mentes de uma maneira que seja um facilitador para seus conhecimentos. Não é à toa que vemos jovens recém formados e que no entanto parecem alienados. A informação, essa mais didática talvez lhes sejam mais fáceis de serem absorvidas, mas a informação como num todo é um complicador para eles. Concordo que a questão do que é aplicado nessas provas precisam serem revistas sim. Não me havia ocorrido, mas a Cissa e a Bel me despertaram para essa observação. Paulo, você tem uma veia jornalística realmente. Fato que é visível na maioria de suas postagens. Olha aqui, não conta para ninguém, não, mas tem jornalista que para escrever artigos como muito bem você faz, é sofrível. Agora, é muita ralação, viu. Quem faz jornalismo tem que acima de tudo, gostar do que faz. Falo isso porque esse é um meio onde convivo, pelo fato de ter muitos amigos na labuta diária dessa magnifica profissão. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Fala Paulo,

    Eu também acho que o Enem é uma boa ferramenta para ajudar, mas eu não concordo muito com o governo quando ele diz que o Enem representa a "democratização" do acesso à Universidade. Isso porque os melhores colégios particulares continuarão a colocar mais gente na faculdade, enquanto os colégios públicos continuarão a não permitir que os jovens das classes mais pobres tenham a mesma oportunidade. Pra mim, o que deveria haver era uma revolução na qualidade do ensino público, e com isso as pessoas de todas as classes poderiam ter as mesmas chances. Mas infelizmente o governo procura atacar o problema com soluções paliativas. Vamos ver se o sistema será mesmo melhor que o tradicional vestibular, que é totalmente injusto.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. Chengão meu amiguim marélim. mais um belo texto esse seu!
    Sabe eu não sei de o ENEM é uma forma correta de avaliação da capacidade de cada aluno, acho que não!
    Eu acho que o mais correto seria o histórico escolar do aluno ao passar dos anos ter um peso grande na avaliação e a prova ter apenas um peso pequeno.
    Valeu amigão!

    ResponderExcluir
  7. Oi Paulo, meu amigo!
    Puxa! Mas e o jornalismo, amigo!
    Que pena...

    Estou com o Dedé, concordo totalmente que o histórico deveria valer um super peso, e a prova, um complemento. Vamos ver se esse sistema é melhor que o vestibular, será?

    Ótimo texto, Paulo!
    Mas uma pena mesmo...

    Abração para ti e ótimos dias!

    PS.: Te espero lá no Humoremconto para dar tua opinião sobre música, que vai virar post em novembro com todos "opinantes" rsrs

    ResponderExcluir
  8. Ae Chengão!
    Tudo bom?

    Mew, eu imagino o estado que vc ficou com o ENEM..uma amiga minha trabalhou lá, tipo para ficar monitorando o pessoal e a coitada estava esgotada.
    Sabe, eu acho que o ENEM tem muitos exageros...quem elabora essas questões e a prova em si parece um pouco além da realidade das escolas brasileiras. Na prova do ENEM que vc acha que se saírá melhor? Os alunos das escolas públicas ou os alunos das escolas particulares conceituadas/ Vejo nos outdoors colégios como Objetivo e outros tantos de grande renome em SP cujos alunos passam em primeiro lugar no ENEM..claro! São escolas que enfiam o conhecimento goela abaixo porque estão sendo pagas para isso.
    E o ENEM finge que permite aos estudantes melhores chances de uma faculdade pública..claro, melhores chances para quem pode pagar, sempre.


    Bom normalmente quando apresento algum personagem procuro dar um resumo sobre o jeito deles exatamente para despertar o interesse naqueles que não os conhecem. Bom, vc falou sobre um anime semelhante á Death Note mas sinceramente no momento não me vem nada á mente. Entretanto tenho aqui alguns animes que acho que pode ser bem interessante. O primeiro é Chrono Crusade. Esse anime possui uma história de fantasia mas com um enredo que vai amadurecendo aos poucos e ofinal é sublime. Angel Beats tem só 13 episódios e tenho certeza que vc irá gostar..no comçeo parece bobinho mas ao decorrer da história tem muitos ensinamentos de valorização da vida. E claro, se vc quer algo realmente complexo, te indico Monster. Tem um artigo em meu blog sobre...esse anime eu considero mais do que perfeito.
    Dwepois penso em mais outros!
    bjs

    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Macedo da Silva, Natal, RN.

    Excelente colocação, eu também sempre questionei os conteúdos que são cobrados para os alunos e sempre achei que ainda não são adequados o suficiente para forjarem neles verdadeiros homens sábios, éticos e preparados para a vida. Se ensina muita coisa, mas creio que deveria focar mais na questão da humanidade, de experiências de vida, deveria existir a cadeira de Direitos Humanos desde o primário, onde incutiria os valores mais nobres como amor e respeito ao próximo, às diferenças etc. e também concordo que deveria voltar as cadeiras de O.S.P.B e Moral e Cívica.

    Gostei do texto, ótimo ponto de vista, um grande abraço Paulo.

    ResponderExcluir
  10. Olá Paulo

    eu tbm estou com o Andre Mansin, concordo quando ele diz que "o correto seria o histórico escolar do aluno ao passar dos anos ter um peso grande na avaliação e a prova ter apenas um peso pequeno". É a mesma coisa q entrar na universidade por Cotas, eu como negra acho isso um absurdo, como que um país democrático, como o Brasil,um país que procura sempre que todos independentes de raça e classe social tenham igualdades na sociedade fazer isso? Tem muitas coisas em nosso país que ao invés de trazer igualdade à todos trás é mais desigualdade e preconceito.


    Eu já fiz o ENEM há uns 5 anos atrás, lembro que fiquei muito impaciente justamente por ter um vasto conteúdo que eu nem me lembrava mais como fazer, com certeza hj está pior. Em relação aos adolescentes, eles adquirem tantas informações que não tem como organizar na mente.

    Abraço

    ResponderExcluir
  11. Poxa, Paulo!!!!! Mas ainda quero te ver meu colega, hein!!!!!!!!!! Tens muito jeito pra coisa e tenho certeza que, nem se fosse por hobby, ias ser muito feliz como jornalista!

    Quanto ao texto...
    Pelo que percebi das provas a de humanas dava pra fazer na boa (mesmo eu tendo feito vestibular em 87... rssss), embora cansativa, os conteúdos eram encaráveis. Agora, a de exatas... bahhhhh... cada problemão, noooossaaaa!!!! Acho até ue dava pra encarar, mas tens razão quando dizes: pra que tudo isso?
    Quanto eu fiz vestibular na PUC-RS para Jornalismo, eram 15 por vaga (razoável) e eu que não era muuuito chegada a horas a fio estudando (gostava de prestar atenção na aula, mas eu casa eram outros quinhentos... rss) ia fazer as provas sem saber direito qual seria a matéria do dia (rubor... rss), mesmo assim consegui gabaritar gramática, lingua estrangeira e literatura só errei uma questão cuja a resposta era justamente um autor gaúcho (Simões Lopes Neto) e fui super bem na redação, nas exatas mantive a média, por sorte, outro ponto do texto em que concordo contigo, as de humanas valiam mais no meu caso.
    Mas se o Enem está tão complicado assim não vai continuar o mesmo esquema de sempre: quem tem boa escola consegue média boa e usufrui das benesses... o contrário... bem... deixa pra lá, isso é outro papo! :-)

    ResponderExcluir
  12. Paulo, meu amigo, tudo bem?
    Foi brincadeira tua, ou tu achas que o Poodle Rosa é meu? rsrs
    Não tenho Poodle Rosa, a narradora fictícia que tem! rsrs

    Grande abraço e beijinhos na Michel!

    ResponderExcluir
  13. não sei bem se é aí que pretendes chegar, mas a sensação com que fico é que hoje há tantas fontes e formas de aceder à informação que, se não bem orientados (significando isto que num ensino que coordene e estruture o conhecimento), os jovens correm o risco de nada de substantivo, no plano do conhecimento, poderem vir construir. a sensação que tenho é a de que esta geração, por isso mesmo, é demasiado copy/paste, verdade?
    um abraço, solidarizando-me com a tua indignação.

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.