quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Os 3 melhores discos dessa banda/artista (pt. 7)

Hello everybody, retomando a série dos melhores álbuns dos meus artistas prediletos, trago com o maior prazer uma de minhas bandas preferidas do rock nacional : o Ira! A banda foi formada em 1981 e encerrou suas atividades em 2007. Basicamente foi a mesma formação desde o início com Nasi nos vocais, o excelentíssimo guitarrista Edgar Escandurra, Ricardo Gaspa no baixo e André Jung na bateria. Fortemente influenciados pela banda inglesa The Who, o Ira! surgiu no início do boom do rock nacional nos anos 80 e sem sombra de dúvida foi uma das 5 melhores dessa época.



Dos 14 álbuns gravados pela banda, os 3 discos que escolherei são do início da carreira e todos dos anos 80, a melhor fase dela na minha opinão. Até a gravação de “Clandestino” de 1990, o Ira! teve a sua melhor fase, depois disso acho que a receita começou a desandar, as composições foram decaindo de qualidade, fora que a voz do Nasi foi perdendo o timbre original e se tornando algo estranho de se escutar, no entanto, o Ira! continua sendo uma das melhores bandas de rock nacional de todos os tempos.

Vamos ao que interessa. O primeiro disco que escolho é com certeza o melhor de todos eles, o álbum de estréia “Mudanda de Comportamento” gravado em 1985 (parece que eles gravaram um disco antes, mas é meio obscuro), disco esse que traz todo o fulgor juvenil aliado a excelentes músicas; o segundo disco é um gravado em 1986 “Vivendo e não aprendendo”, onde está recheado de hits, com maravilhosas composições e emplacaram até uma música de abertura numa novela global, a música foi “Flores em você”, lembram? E pra concluir o serviço escolho um excelente disco gravado em 1988 “Psicoacustica”, disco que pra mim encerra a fase áurea da banda, traz bons rocks e ainda a velha formula do início de carreira. Espero que vocês gostem do texto e pra quem não conhecia a banda, agora não tem mais desculpas, é só curtir e comprar os seus disco. Abração a todos, GOD BLESS YOU ALL!!!

Paulo Cheng 







12 comentários:

  1. O Ira! foi sem dúvida uma das melhores bandas do cenário musical brasileiro, gosto dos seus discos, e principalmente o primeiro que é sensacional. Mas infelizmente a banda não acabou bem, houve muitas brigas e desentendimentos, mas o seu som continua ai. Ótima escolha Paulo.

    Rodrigo Crispim - Santa Catarina.

    ResponderExcluir
  2. Realemnte é uma exelente Banda, eu gosto mais do Rock nacional do que internacional, mais como vc já sabe sou eclética musicalmente e meus pequenos ouvidos não tem preconceito, eu só não ouço sertanejo universitario e esses Funks de hoje em dia, mais os antigos que falavam de amor e tinha uma boa letra ainda gosto.
    Amei os videos, nunca tinha visto nenhum desses!!
    Abração!! =D

    ResponderExcluir
  3. Chengão meu irmãozim marélim, de Ira! eu entendo, hahahahahahaha, tenho todos os albuns deles, tenhos todos os cds, dvds, fitas k7, discos de vinil, tenho os discos das carreiras solo de todos os integrantes e de bandas antes deles se consolidarem como Ira! e por isso eu posso te contestar meu amiguim...
    Os três primeiros discos do Ira! Realmente foram muito bons sendo o "vivendo e não aprendendo" um disco que sempre figura entre os três em qualquér lista dos melhores discos de rock nacional de qalquér pessoa que entende um pouco, aí realmente os três próximos discos de nome Clandestino, Meninos da Rua Paulo e Musica calma para pessoas nervosas foram discos mais fracos com apenas duas ou três musicas legais em cada um, eu tenho todos e sou um herói porque o Musica calma para pessoas nervosas vendeu só 1200 cópias, hahahahahaha, eu tenho!
    Mas daí em diante o Ira! começou a fazer belos trabalhos, sendo o "Ira! 7", o "entre seus rins", e "Você não sabe quem eu sou", eleitos nos seus respectivos anos trabalhos entre os top 10 segundo a crítica especializada, aí vieram o MTV ao vivo que vendeu 300 mil cópias e o MTV acústico que vendeu 900 mil cópias e agora no final da banda eles lançaram um trabalho chamado Invisível DJ que pra mim e pra quem eu mostrei é um dos senão o melhor trabalho do Ira! Então Chengão meu amigo eu contesto sua postagem, hahahahahahahahahahhahahaha, mas eu te amo mesmo assim! Hahahahahahahahahaha e olha, o melhor trabalho que algum integrante do Ira! já fez em toda a carreira se chama: UMA NOITE COM NASI E OS IRMÃOS DO BLUES, que é o segundo disco solo do Nasi e está disponível pra baixar no site dele, baixe e não se arrependa é o melhor disco que eu tenho, hahahahahahahahahaha. Um abração meu irmãozim marélim.

    ResponderExcluir
  4. Fala Paulo,
    Ótima escolha, tanto da banda quanto dos discos. Acertou na mosca.
    Tem história e da boa. Edgard talvez seja um dos 5 melhores guitarristas brasileiros. O cara é um monstro, e já era quando bem jovem, servindo o exército.
    Pra ilustrar um pouquinho, dois bateras que passaram pelo embrião do Ira, a banda Suburbio: Charles Gavin (Titãs) e Regis Tadeu (que tocou comigo no Anarca e colunista do Yahoo).
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Oiii.. nem me lembro a última vez que estive aqui! Desculpa pelo sumiço rsrs..
    Eu tenho que admitir que não escuto muito ira, mesmo meu pai sendo grande fã. Eu gosto, curto rock, principalmente clássicos como esse.. e depois deste poste vou ter que baixar as músicas rsrs!

    Beijos
    ‎http://leticiabarcelos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Bahhhhhhh... o Ira faz parte da minha adolescência... rsssss Infelizmente conhecia menos deles do que pensava. Não tenho parâmetro para dizer se concordo contigo, ou não, em todo o caso, sempre é tempo de aprender mais alguma coisa.

    ResponderExcluir
  7. Chengão esse aqui está todos os links dos discos do Ira! Escute o último você vai adorar, preste atenção na musica "Mariana foi pro mar" muuuuuito boa, e Invisivel DJ VAI COLAR NO SEU OUVIDO!

    http://www.casaderock.com.br/2009/05/ira.html


    Esse outro link tem Nasi e os irmãos do Blues, o primeiro disco pra mim é o melhor que eu já escuteim todoas as musicas são boas e o Nasi está muuuuito melhor cantando blues do que rock!

    http://www.casaderock.com.br/2009/05/nasi-e-os-irmaos-do-blues.html

    ResponderExcluir
  8. Cara, valeu Dedé pelos links, vou conferir sim, afinal de contas, vc é um expert em Ira!

    Will, vc chegou a tocar com o primeiro batera do Ira! Isso é história pura, um privilégio mesmo.

    ResponderExcluir
  9. Paulo, tudo bem?
    Gosto do Ira, admiro o trabalho deles, embora não conheça muito, o pouco que conheço, gosto. Me lembrei mesmo do Dedé Mansim. Devido ao post do Humoremconto das músicas, estou ouvindo algumas sugestões do pessoal, e a do Dedé era o Ira.
    Muito bom teu post, amigo!

    Quanto ao Poodle Rosa... rsrsrs Que mico,heim??? rsrs

    Beijos para ti e a Michel! :)

    ResponderExcluir
  10. paulo,
    aterro aqui sem conhecer o asfalto do aeroporto. mas as tuas coordenadas (com concessão de brevê e tudo :)) permitiram-me apoiar o trem de aterragem no solo e em absoluta segurança. não conhecia os ira até hoje (o exército revolucionário irlandês não conta, verdade? :)), mas segui os teus links e já fui conferir.
    sempre a aprender e a conhecer :)
    abraço e agradecimento!

    ResponderExcluir
  11. Paulo, excelente! O Ira foi uma banda que marcou bastante sua passagem pela música. Com uma linguagem própria e original, descarregou nos nossos ouvidos uma seleção enorme de boas músicas. Foi uma das marcantes bandas dos maravilhosos anos 80. Que saudade, viu! Um grande abraço, Paulo.

    ResponderExcluir
  12. Fala Paulo,

    Sem dúvida nenhuma uma das maiores bandas de rock nacional que já existiu. Quando eu ouvi pela primeira vez o "Vivendo e não aprendendo" eu simplesmente pirei na época, e até hoje está entre meus álbuns preferidos de rock nacional. Uma maravilha.

    Excelente lembrança. Grande abraço.

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.