domingo, 9 de outubro de 2011

Redação

Galera, hoje, domingão, dia 09 de Outubro, fiz uma prova de concurso público aqui em Recife, como tinha frisado em uma matéria anterior, voltei ao circuito dos concursos públicos, é pauleira moçada, até agora estou com meus neurônios em ebulição, como não consegui dormir agora quando cheguei, vim pro PC para relaxar um pouco, e tive a idéia de transcrever a redação que fiz, até que achei razoável, o tema era legal, bem atual, a Copa de 2014, então fluiu legal as ideias.

O tema era: “A Copa de 2014: novas oportunidades para o povo brasileiro. Tinha uma charge bem legal na página principal, mas não consegui copiar e colar aqui, mas a charge, que trazia dois bonecos, um homem dizendo pra uma mulher, era assim: “já estou conformado. O Brasil não faturou esta copa, mas a de 2014 eu tenho certeza, ele superfatura!“. E em cima dessa charge e do tema, tínhamos que nos virar e bolar o título e fazer a redação, que teria que conter 25 linhas (muito curta achei), então aqui vai o que saiu da minha caixola, gostaria que vocês, com toda a sinceridade (POR FAVOR, FALEM A VERDADE!!!) comentassem o que achou e os erros que encontraram, assim posso melhorar nas próximas provas que farei e que exigirem redação.

Titulo: No país do penta, a corrupção já é hexa!

“A Copa do mundo é um evento de dimensões mundiais. Realizada a cada 4 anos, é acompanhada pela mídia por bilhões de pessoas e praticamente paralisa o planeta por quase um mês. Além do aspecto esportivo, um país que recebe esse mega evento sofre profundas mudanças no que tange à economia, infra-estrutura, transportes, segurança pública, turismo etc. fora a exposição na mídia mundial que o país sede gozará.

A última Copa que o Brasil sediou foi em 1950. Com a Copa de 2014, a nossa nação, ou pelo menos os estados que sediarão os jogos sofrerão mudanças profundas em todas as áreas, inúmeras oportunidades de empregos serão geradas, oportunidades para um povo que, durante décadas, foi esmagado por crises econômicas, inflações estratosféricas, planos econômicos frustrados e muito desemprego, chegou a hora de produzir.

Não obstante, acompanhamos o andamento das obras e constatamos que a bola ainda está no centro do campo, ou seja, na estaca zero. No país mundialmente conhecido como o país do futebol, mas onde a corrupção embola o meio de campo, provavelmente os preparativos finais se dará nos acréscimos finais do segundo tempo, e olhe lá. No país de Pelé, Garrincha, Romário, Ronaldo, os mensalões, mensalinhos, desvios de verbas, superfaturamentos, estão sempre na 1º divisão e nunca são rebaixados. Quem realmente lucrará com a Copa de 2014, o povo brasileiro? Os turistas? A classe política? Os jogadores com os seus mega salários? Bem, sinceramente não sei, mas posso dizer uma coisa: podemos não levantar o caneco do hexa, mas com certeza será uma Copa pra lá de superfaturada, os mensaleiros que o digam!”



Ai está a minha redação que fiz hoje, só tive 1 hora pra escrever, e naquela pressão em colocar no caderno de respostas, depois vi que com calma poderia ter saído melhor, mas em concurso não tem boquinha não, é pressão total e corrida contra o relógio. Um fim de domingo maravilhoso pra todos e vamos comentar galera.

Paulo Cheng

9 comentários:

  1. Eita Chengão, ainda me lembro de quando vc me disse que tinha dificuldade em ser irônico nos seus textos e que não sabia escrever bem... Viu como as coisas mudam? Uma baita redação, pra mim é nota maxima!

    Assustei com as 25 páginas, hahahaha, acho que eram 25 linhas né?
    Hahahahahaha um abração fica com Deus!

    ResponderExcluir
  2. Conforme disse o André aqui em cima:perfeita a sintonia entre realidade e ironia ao associar política e esporte.

    Muitas vezes são esses eventos que servem de máscara para a toda a sacanagem que corre frouxa por baixo dos panos do congresso. Usam disso para desviar a atenção do povo.

    Adorei! Adoro esse tipo de escrita, claro.

    Na torcida pela tua aprovação, Paulo!

    ResponderExcluir
  3. Paulo, tudo bem?
    Bah cara, só quem pode julgar é o pessoa que julga, não sei os critérios deles, já vi bancas de examinadores serem bem subjetivos. O que posso te dizer? (até pq já quebrei muito a cara em redação no vestibular e sei):)
    Primeiro parágrafo é a linha geral do que tu vai apresentar, o tema em si.
    Depois mais dois ou três parágrafos para comprovar a tese em tópicos. Fala do assunto e argumenta, defendendo o que tu pensa, isso em cada parágrafo, mas é sempre melhor usar a terceira pessoa do singular e não a primeira. Torna o trabalho mais impessoal, como se fosse um artigo de jornal.
    NO último parágrafo então é o fechamento, conclusão geral.
    Toda redação deve seguir apenas um único tema.

    O português não tenho condições de avaliar, quanto ao geral, acho que tu atingiu o objetivo, não sei os critérios deles...

    Ótima sorte!
    Abração e ótima semana também! :)

    ResponderExcluir
  4. Paulo, como bem disse a Cissa, um julgamento aqui na parte, digamos mais técnica da redação não cabe, pois não sabemos os critérios, no entanto, o conteúdo do texto, a forma como você se expressou nas linhas, a descrição de sua abordagem, acompanhado de uma ótima introdução, me faz ver que o texto trás uma narrativa bem sincronizada com o tema. Por tanto, por esse anglo, entendo ter sido uma ótima redação. Como leitor, muito me agradou. Um grande abraço e espero que tenha sucesso. Depois nos diga. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Macedo da Silva, Natal, RN.

    Paulo, uma boa redação dissertativo-argumentativo envolve vários pontos, é analisado coesão, coerência, ortografia, idéias, pontuação, acentuação, enfim, é todo um conjunto, mas vejo que você conseguiu contatenar as idéias bem de acordo com o tema, o seu título foi perfeito, já daria um 10 pra ele, houve alguns erros de concordância nominal e verbal, mas nada que comprometa no todo a redação, eu daria 8,5, o que já é uma ótima nota, parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Eu quase desmaiei quando vi 25 páginas. Pensei: CREDO!!!

    Mas gostei do desenvolvimento do teu pensamento na redação.Por mim, foste bem e TOMARA!!! abraços,chica

    ResponderExcluir
  7. Na minha concepção, acho desnecessária uma Copa do mundo no Brasil, o país tem outras prioridades. Em contrapartida, a Copa trará muitas coisas boas para nosso país, como a melhoria no transporte público, melhoria na mobilidade urbana, o aquecimento da economia, etc.

    jornalismoemfoco.blogspot.com

    autordesobrenome.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. ACHEI LEGAL TUA REDAÇÃO, ARGUMENTOS INTERESSANTES, UM TEXTO BEM IRÔNICO E EM CERTOS MOMENTOS BEM ENGRAÇADO, MAS NÃO PODEMOS ESPERAR QUE UM BLOGUEIRO EXPERIENTE E ANTENADO COMO VC ESCREVA MAL NÉ? PARABÉNS PELAS IDÉIAS, COMEÇANDO PELO TÍTULO, ÓTIMO.COMO VC DISSE P DIZER 100% A VERDADE, AGORA VÃO AS CRITICAS UM POUCO NEGATIVA, VC COLOCOU OPINIÕES PESSOAIS EM ALGUMAS PARTES DA REDAÇÃO E ISSO NÃO PODE, E OUTRA COISA QUE ACHEI UM POUCO IRREGULAR FOI A CONSTRUÇÃO DO SEU TEXTO NA QUESTÃO DA SEPARAÇÃO DA INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO, NÃO SEI BEM COMO VC SEPAROU NA PROVA, MAS DO JEITO QUE ESTÁ AÍ ESTOU MEIO SEM SABER ONDE ESTÁ SEU DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO, OU UMA GRANDE CONCLUSÃO PARA UM PEQUENO DESENVOLVIMENTO, NÃO ENTENDI MUITO BEM. MAS AS SUAS IDÉIAS SÃO PERFEITAS, SEUS ARGUMENTOS SÃO ADMIRÁVEIS, SE FOSSE PARA UM TEXTO QUE NÃO FOSSE DISSERTATIVO VC NÃO MERECIA APENAS 10, MERECIA UNS 100, MAS DISSERTAÇÃO TEM SUAS PECULIARIDADES, MAS PARABÉNS CARA, SEU BLOG É MUITO BOM, SEUS TEXTOS CHAMAM ATENÇÃO, QUANDO EU COMEÇO A LÊ-LOS FICO CONCENTRADO ATÉ O FIM.

    ResponderExcluir
  9. DEI UMA OUTRA LIDA,E VI ALGUMAS OUTRAS COISAS, NÃO SE PODE USAR (ETC), NA INTRODUÇÃO VOCÊ DEVERIA TER FEITO UM RESUMO DE TUDO QUE VC IRIA FALAR, MAS VOCÊ APENAS CITOU O LADO BOM, E ESQUECEU DE COLOCAR NA INTRODUÇÃO A QUESTÃO DA CORRUPÇÃO QUE VC DEU TANTA ÊNFASE NA CONTINUAÇÃO DO TEXTO, A INTRODUÇÃO É UM PEQUENO RESUMO DE TUDO QUE VOCÊ VAI ESCREVER NO TEXTO, E FALTOU ISSO, OUTRA COISA, EVITAR FAZER PERGUNTAS E NÃO RESPONDÊ-LAS, NO FINAL VC FAZ MUITAS PERGUNTAS MAS NÃO SABE A RESPOSTA, ISSO TAMBÉM TEM QUE SER EVITADO, ISSO É APENAS MEU PONTO DE VISTA PELO O QUE EU ENTENDO DE UM TEXTO DISSERTATIVO.

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.