terça-feira, 18 de outubro de 2011

Texto do Pr. Ricardo Gondim

Ricardo Gondim

Olá pessoal, sempre gosto de postar matérias ou escritos de outros autores, e o pastor Ricardo Gondim, um cara que admiro muito, inteligente, sensível, que já tem vários livros escritos, sempre está escrevendo no seu site, e gosto de compartilhar algo dele por aqui, então escolhi mais este texto dele, aproveitem.




Escritor, o feiticeiro das palavras


O escritor é desalmado que ciranda com sentimentos alheios. Para escrever de verdade, nunca considera os danos que possa causar. E quando pensa no bem que espalha, imagina-se incapaz.

O escritor é doído.  Não conheço nenhum que nunca apanhou de mentores, professores, gramáticos. Esmagados no cadinho do sofrimento, muitos passaram fome; conhecem as bordoadas da vida. Quem não se vale do próprio sangue para desenhar palavras, produz textos insípidos e inodoros. Texto parido sem dor é pinto de incubadora.

O escritor é desvairado. Suas divagações, personagens e mundos não passam de maluquices; mas que maluquices! De onde vem a imaginação que o faz delirar? No transe, enxerga o imperceptível, navega no mistério, descreve o insólito, adensa o intangível. Quem lhe deu faro fino para narrar, com precisão, as contradições na alma humana? Por que suas estórias parecem histórias?

O escritor é porta-voz do sobrenatural. Impossível não suspeitar que por detrás dos melhores textos não haja pacto escondido, eleição misteriosa. Todo o escritor é possesso.  Forças estranhas, aliás, estranhíssimas, o dominam. Esse deve ser o motivo de tanta perseguição aos livros. Ele canaliza uma força que amedronta os amantes do poder. Os livros queimados, os “Nihil Obstat”, os “Imprimatur“, atestam o medo dos opressores diante da página impressa, copiada, datilografada, mimeografada, digitalizada, faxeada ou imeilizada.

O escritor é solitário. O lugar de trabalho já o torna asceta, anti-social. Diante do teclado, vira parente de faquir, trapista, anacoreta. Enquanto produz, não considera seu deserto uma privação. Ele adora o silêncio, vive a reclamar dos dias ensolarados e alegra-se com nuvens escuras. Viciado em letras, tudo vira desculpa para trancafiar-se. Ninguém deve se melindrar com escritor de resposta monossilábica. Geralmente, o escritor não tolera alongar conversa.

O escritor é hipnotizador. Seu poder de sedução supera os encantadores de serpentes . Também mágico, consegue ludibriar até crítico literário. Podem xingar qualquer escritor de “bruxo que enfeitiça com palavras” e ele vai considerar elogio. Também não se ofende quando tratado de “padeiro que transubstancia sua carne em pão”.
O escritor é profeta. Docente do céu, interprete de oráculo divino, ele se esmera em construir pontes entre dois mundos: este, empoeirado, e o que transcende, eterno.
Mesmo quando escreve na areia, suas palavras nunca passarão – alguém vai talhá-las nas tábuas do coração.

 Soli Deo Gloria

Texto do Pr. Ricardo Gondim

Paulo Cheng

9 comentários:

  1. Muito lindo e tão cheio de verdades esse texto do Pr Ricardo...Legal! abração,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Realmente emocionante. O texto vai traduzindo em palavras tudo que sentimos ao ler um dos imortais...

    ResponderExcluir
  3. Eu publiquei em maio deste ano uma entrevista do Ricardo Gondim sob o título "O Pastor Herege", porque ele tem opiniões bastante coerentes e modernas sobre as coisas do mundo mas que se chocam com a doutrina cristã (tanto que o apelido foi dado pelos próprios colegas de fé).

    Eu gosto dele pela coerência e honestidade, e é uma pena que não haja uma maioria de líderes religiosos deste tipo.

    ResponderExcluir
  4. Paulo, tudo bem?
    Texto muito bom mesmo, afinal de "poeta e louco" todos temos um pouco.
    Mas ser escritor é tudo isso, e acima de tudo, um tremendo desafio.

    Grande abraço, amigo!
    Obrigada pela atenção sempre! :)

    ResponderExcluir
  5. O texto é lindo, Paulo. Vou dizer mais o quê?! Tá tudo dito aí! Ser escritor é isso e ele descreveu como ninguém o faria.

    Até!

    ResponderExcluir
  6. Rapaz que texto belo! Puxa vida, gostei demais Chengão!
    Lí várias vezes! Que legal! Parabens!

    ResponderExcluir
  7. Macedo da Silva, Natal, RN.

    Caro Paulo, conheço bem o Gondim, é um pastor abençoado, tem uma palavra muito centrada e ótimas pregações, alguns de seus posicionamentos causam polêmica, e, por isso, ele é mal visto entre o próprio clero evangélico, mas indubitavelmente ele escreve divinamente, lindo texto você escolheu, parabéns.

    ResponderExcluir
  8. Paulo, parabenizo você por ter a inspiração de reproduzir aqui o lindo texto que acabei de ler. Lindo é uma mera colocação elogiosa, porque é difícil qualificar numa outra palavra diferente dessa, o tamanho da beleza de belas linhas escritas. É a primeira vez que tomo contato com o Pastor Ricardo Gondim. Um detalhe me chamou atenção no brilhante texto que descreve o escritor na sua essência, em nenhum momento tem-se a idéia de que o texto é obra de um Pastor, que mostrando a sua maneira sabia e de notória inteligência não usou de velhos jargões para transparecer a fé que pratica. Depois pelo e-mail, gostaria se possível, você me enviasse o site dele. Um grande abraço, e mais uma vez, parabéns pelo texto brilhante do pastor que aqui decidiu reproduzir.

    ResponderExcluir
  9. Uau! Que texto lindo, Paulo!

    Vou correndo conhecer o site do pr Ricardo Gondim. Me cativou!

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.