sábado, 8 de outubro de 2011

A trajetória do verdadeiro professor Pardal do século 21

Hoje, o computador pessoal é um equipamento indispensável e faz parte da rotina de milhares de pessoas mundo a fora. Mas houve uma época em que ter um computador em casa era impensável, talvez os mais aficionados pelas histórias em quadrinhos ou seriados de ficção científica pudessem querer um computador em casa.

Porém, em geral, o mundo não via muito sentido nisso. Afinal, quem iria querer possuir um computador em casa? Eis que entra em cena um visionário com a ideia de criar computadores pessoais. Com o legítimo espírito empreendedor, em parceria com um colega de faculdade, surgiu a pareceria que iria mudar a história da indústria da tecnologia da informação.

Steve Jobs é descrito como visionário, criativo, carismático, genial e perfeccionista, características apontadas por especialistas em tecnologia, marketing e design como determinantes na consolidação da marca mais valiosa do mundo. Muitos afirmam que ele era apenas um cara bom de marketing. Eu estou entre aqueles que pensam que Jobs foi o melhor que já existiu. Mas é defeito saber vender o “próprio peixe”? Não tenho dúvidas de que a biografia de Steve Jobs será dissecada durante décadas por estudantes de design, publicidade, informática, administração.

Os produtos Apple não se resumem à publicidade. Neles foi empregada a genialidade criativa e o perfeccionismo exacerbado de quem não se contentava com menos do que a perfeição. Afinal, não bastava fazer apresentações antológicas nas apresentações de lançamento de novos produtos se depois eles não correspondessem à expectativa criada pelo público.

Ousado, Jobs trabalhava com o conceito de que “as pessoas não sabem o que querem até você mostrar a elas”. Com esse pensamento, ditou a forma como o mundo se relaciona com a tecnologia. Planejar a experiência do consumir desde o momento em ele retira o produto da embalagem até efetivamente 'se divertir' com o brinquedo novo, é ter a sensibilidade e a capacidade de fidelizar o seu público. E isso o Steve Jobs sabia fazer como ninguém.

Tocadores de MP3 já existiam, mas foi pensando na praticidade que surgiu o iPod. Smarphones com tela sensível ao toque não eram novidade, mas com a simplicidade do iPhone o mercado de dispositivos móveis passou a rever conceitos. Com os tablets, a história se repetiu. As pranchetas eletrônicas já existiam, mas as pessoas não viam sentido nelas. Até que Steve Jobs reformulou um dispositivo que estava desacreditado, investindo num produto falido. Quem cometeria um desatino desses? Somente alguém que jamais desistiu de um sonho, digamos, ousado: mudar o mundo.


O sucesso do iPad teria sido sorte? Não acredito. Trata-se do resultado de alguém que não tem medo de inovar e concretiza ideias, mescla arte com a tecnologia. Talvez aí esteja a explicação de tanta admiração por um empresário. Jobs foi um empresário que tem fãs, macmaníacos que estão se unindo em romarias a lojas da Apple para prestar homenagens. Quantos outros produtos na história foram capazes de apaixonar consumidores fieis, mesmo que seja a marca mais cara da categoria?


Matéria extraída do site: WWW.g1.globo.com

10 comentários:

  1. Steve Jobs foi um homem visionário, enxergava a anos luz o que ninguém conseguia imaginar, foi ousado, apostou tudo nos seus sonhos e devaneios, resultado: o mundo se rendeu às suas criações e a comunicação nunca mais foi a mesma. Todas as homenagens que ele está recebendo são mais que merecidas, aqui faço a minha, apesar de o texto não ser meu, pois estou correndo muito e sem tempo, mas aqui presto minha grata homenagem a esse grande homem que passou por essa existêcia e deixou um legado para as gerações vindouras.

    ResponderExcluir
  2. Steves Jobs é e será uma marca registrada por gerações de todos os tempos.
    contribuiu para melhorar nossa vida atraves da informação digitalizada.
    micheng

    ResponderExcluir
  3. Linda lembrança e homenagem a esse grande prof. Pardal que tanto fez por aqui! abração,chica

    ResponderExcluir
  4. Oi Paulo
    Sou I-Fã de Steve Jobs!
    Um exemplo de pessoa, parabéns pela postagem!
    Um abraço e tenha um ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  5. Olá Paulo!
    Steve Jobs foi uma grande pessoa, apesar de não gostar muito dos produtos dele, tenho que reconhecer que ele foi uma grande pessoa, igual a ele não terá...
    abração

    ResponderExcluir
  6. Fala Paulo,

    Steve Jobs teve lá a sua importância, mas eu tenho um pouco de cautela com essa idolatria toda que a gente está vendo pelo Brasil e pelo mundo. Ele foi um sujeito inventivo que produziu aparelhos comerciais, computadores e tal, muito bem, mas só isso. Ifones, Ipads, Isso, Aquilo, são apenas aparelhos eletrônicos, que aliás não fazem falta nenhuma na minha vida, embora tenham influenciado a vida da classe média mundial. Mas enfim, eu respeito quem o idolatre, mas eu prefiro prestar tantas homenagens a outro tipo de pessoas.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  7. Jobs é um icone, mudou tudo como vemos a informatica dos dias de hoje, e sim concordo com vc o cara é o pardal dos nossos tempos.

    falta tantos genios né ? cade os talentos da humanidade ?

    passa lá postei algo novo e sua opinião pesa !

    ResponderExcluir
  8. Oi Paulo!
    Consegui sobreviver a minha primeira balada... Sem passar mal nem nada. Não pretendo ficar indo em baladas, se eu quiser dançar, danço em casa, me divirto mais quebrando as coisas sem querer ;D
    abração

    ResponderExcluir
  9. Oi Paulo, tudo bem amigo?
    Nos últimos dias, ouvi falar da importância de duas maçãs na história dos descobrimentos, a de Newton e a de Jobs. Concordo totalmente!
    A capacidade empreendedora dele, somada a uma intuição aguçada, mudou a vida das pessoas no mundo moderno. Mesmo quem não se rende a isso, tem que assumir que digamos, no mínimo, diminuímos o tamanho de um computador, para, de uma dimensão de "sala" para uma dimensão que cabe em cima de uma mesa! :)
    Abraços! Tudo de bom! Ótima semana!

    ResponderExcluir
  10. Realmente Steve Jobs foi um visionário da comunicação digital que revolucionou o mercado de computadores. Este deu sua grande contribuição à tecnologia, até seus últimos anos de vida, enfrentando um câncer que o debilitara desde 2004.

    jornalismoemfoco.blogspot.com

    autordesobrenome.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.