sábado, 17 de dezembro de 2011

Blogs: don't stop!

Inegavelmente, a internet transformou radicalmente os nossos hábitos e costumes de leitura e escrita. Até poucos anos atrás dependíamos de livros, jornais, revistas impressas para nos informarmos e estudarmos, hoje estamos em plena era digital e as mídias impressas nos parecem coisas de outro mundo, são os novos tempos...

Com o advento da web, proliferou-se novas formas de comunicação, redes sociais, e-mail, chats, sites e blogs. Com o surgimento desses canais de informação e entretenimento veio também em sua esteira pessoas anônimas detentoras de um talento incomum escrevendo, recitando, criando poesias, poemas, crônicas, texto diversos, enfim, os blogs particularmente se tornaram febre e a comunicação online catapultou milhões de escritores competentes contribuindo assim com a massificação da informação, cultura, entretenimento e diversão via blog.



Em textos passados já havia abordado o tema blog. Criar um blog é fácil, é só ter um e-mail, com ele abrir uma conta na plataforma Blogger ou Wordpress, escolher o tema principal dos assuntos, dá uma geral no visual, layout etc. e divulgar bastante. Mas lembrando que, para manter vivo um blog ou site é primordial dedicação, tempo, inspiração, interação e saco, muito saco. Devido a esses “penosos” pré-requisitos, excelentes blogueiros, por motivos diversos estão, pouco a pouco, abandonando ou dando um tempo em seus blogs e alguns migrando para redes sociais como o Facebook por ser uma rede social mais intensa e dinâmica. Para alguns blogueiros o formato blog já deu o que tinha que dar.

Tenho o meu blog já algum tempo, acho que uns 2 anos e tenho minhas dificuldades para mantê-lo ativo, não é fácil, visto que tenho trabalho, estudo, serviços de casa (sou um maridão moderno, lavo, passo, cozinho mal, mas cozinho, kkk) e agora o Lion, nosso caozinho que compramos. Já pensei muito em dar um tempo ou até abandonar o blog até folgar mais meu tempo, mas não consegui, pois amo escrever e, mesmo não tendo tempo suficiente para interagir com meus amigos blogueiros, só em poder continuar a escrever e postar já me realizo bastante. Amo as outras redes sociais, o Facebook é a única que estou participando ativamente, realmente é mais dinâmica do que o blog, mas porém é muito fugaz, instantâneo, as informações são curtas e voláteis, o volume de informação é muito grande e intenso, e esse formato às vezes me incomoda, pois não gosto muito dessa rapidez na troca de informação. Já o blog é ideal pra mim, pois posso fazer um texto longo, com um começo, meio e fim bem conciso, e deixá-lo disponível por dois ou três dias, até ter inspiração para escrever ou criar outra coisa.

Sinto falta do blog do William Kusdra, do Zelador Fiel, do Pobre Esponja, da Emiliana Vaz (que deu um tempo esses dias), da Priscila Gonçalves e tantos outros blogs legais que ficaram pelo caminho, entendo e respeito a decisão de cada um por ter desativado, mas que está fazendo uma falta danada está. Em relação ao meu, não pretendo encerrá-lo tão cedo, ou nunca, pois como amo escrever, mesmo que não haja ninguém para ler e comentar, mas pelo menos terei um espaço para escrever e armazenar e ficar para a posteridade, e talvez quem sabe um dia possa até usar esses textos e compilá-los num livro ou algo parecido. Desde já quero agradecer a todos os blogueiros no qual tive e tenho ainda contato e interação, pode até soar um canto dos cisnes, mas peço a todos os blogueiros que continuem com seus blogs, e não vamos deixar nem o Facebook ou qualquer outra rede social “trucidar” o formato blog, a não ser que substitua à altura, o que o Face não conseguiu. Abração pra todos. GOD BLESS YOU ALL GUYS.

Paulo Cheng

18 comentários:

  1. Eu só vou parar morta,rssr!!! Por enquanto penso assim! Enquanto tiver alegria e vontade de escrever e cuidas dos meus (pouquinhos) blogs, o farei!!! Adoro!!!


    Um abração,tudo de bom, no fds,chica

    ResponderExcluir
  2. Brilhante seu texto, Paulo. Eu já tomei uma decisão.Enquanto minhas mãos me obedecerem e a cabeça comandar, minha palataforma é o blog e pronto! Esta semana até escrevi um texto também em defesa dos blogs e em homenagem à minha filha adolescente que vive zanzando nas redes e está meio perdida (cansada da superficialidade delas). Caso queira ler: http://uaimundo.blogspot.com/2011/12/em-defesa-dos-blogs.html

    Um abraço e feliz natal.

    ResponderExcluir
  3. Olá Paulo
    Gostei do seu parecer sobre os blogs. E acho mesmo que não deva parar de escrever, mesmo com a falta de tempo, não postando com frequência, os seus textos são ótimos. O meu tem exatamente nove meses, mas estou amando expôr e compartilhar sobre tudo que gosto desta vida. E também as amizades que fazemos é outro ponto positivo. Vou te contar sobre a surpresa e alegria que o blog me proporcionou. Esses dias recebi a visita da nossa amiga Chica, sinceramente foi o meu presente de Natal. São por estes motivos que devemos cultivar nossos blogs.

    Que o seu Natal seja abençoado e o Ano Novo com muitas alegrias e realizações.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. paulo, querido amigo,
    a descrição que fazes dos blogues por contraponto com o das redes sociais corresponde por inteiro ao que sinto e penso. tenho um blogue, como sabes, que giro com a disponibilidade possível; tenho-me vindo a reorganizar para o poder manter em atividade, daí que apenas escreva no meu e visite os dos meus amigos ao fim de semana. mas, para mim, ele tem-se revelado um veículo de comunicação importante, na medida daquilo que procuro na internet: uma ligação com pessoas em função de afinidades comuns e, neste caso, a escrita será o denominador que a todos liga.
    tenho vindo a receber convites-pressões tendo em vista a minha adesão ao facebook; recusei-as, sempre, sem hesitação; tenho a certeza de que o facebook representaria o fim do viagens de luz e sombra.
    um forte abraço!

    ResponderExcluir
  5. Paulo, tudo bem amigo?
    De minha parte o que posso te dizer é que o blog, sim toma muito tempo para quem, assim como eu, cria seus próprios textos e faz pesquisa de imagem/som para postagem, além dos comentários e visitas em outros blogs.
    Uma atitude que tomei a partir do meio deste ano, para mantê-lo ativo foi passar as postagens que permaneciam 2 dias, permanecerem 3 dias, e algumas crônicas, 4 dias. Isso também respeitando também o tempo do leitor mais assíduo que eu tenho, não só o meu tempo.
    Outra decisão bem recente, foi a de reduzir minhas visitas ao Facebook, e hoje, a que tomei, foi a de visitar o Face apenas 1 vez no dia.
    Vou sim manter o blog, por tudo que ele significa em minha vida, com o acréscimo de termos o "mundo em nossa mão", com tantos e tantos amigos e conhecidos em comunhão com nosso trabalho e eu com o deles.
    Se a coisa piorar para meu lado em termos de tempo, tenho duas saídas, transformar o meu blog em postagens semanais, ou fechar o Face. Mas qualquer uma das duas, seria antecipada ainda.
    Parabéns pelo texto. É sim um desafio, sendo trabalhadora, mãe, e ainda estudando, mesmo que informalmente, literatura e escrevendo para os jornais daqui. Mas parar, nem pensar!

    Grande abraço para ti e um beijinho na Michel! Ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  6. Macedo da Silva, Natal, RN.

    Esse texto realmente nos faz pensar nas tantas encruzilhadas que a internet se transformou, não tenho blog, também não sou muito fã de redes sociais, visto que há muita banalidade e perda de tempo, mas confesso que tem o lado bom, a comunicação com amigos e parentes distantes, por isso tenho o msn, o e-mail. Mas em relação aos blogs, são apaixonado por eles, visito muitos, e este aqui é um deles, e sem modéstia nenhuma, esse seu é um dos melhores que há na web, ótimos textos, bem diversificados os assuntos, gosto de estar aqui comentando, e fico triste por outros blogueiro desistirem desta ferramenta, mas amei teu texto, claro, sincero e verdadeiro.

    Bom fim de semana pra você.

    ResponderExcluir
  7. Isso aí my brother yellow, não pode parar nunca mesmo. A gente faz um acordo eu leio o seu e da Cissa ela lê os nossos dois e você lê o meu e o dela, hahahahahahha aí nunca vamos parar mesmo! Hahaahahahahahha.

    Um abração véio! Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  8. Paulo...
    rsrs
    vim ler de novo teu texto, e encontrei o comentário do Dedé... rara]
    Cara, são quase 4h da madrugada e eu rindo por aqui rsrs
    Viu?
    Temos um acordo! rsrs Eu leio tu e o Dedé, e vocês dois me leem, assim já garantimos 2 leitores/comentaristas!
    rsrs
    Esse Dedé!

    Beijos para ti e a Michel :)

    ResponderExcluir
  9. Paulo,o teu texto está ótimo porque afirma, pergunta e também responde... rsssss
    É por aí o que penso.
    Os blogs ainda têm muita força. Alguns desistem, trocam a plataforma de comunicação (blog p/ face, por exemplo), mas todos continuamos interagindo de alguma forma.
    E o Face, assim como orkut e outros, estão muito longe de serem espaço para exposição de ótimos trabalhos, como tenho visto nos blogs.

    Acho que tá mudando um pouco a cara e os blogs muito personalistas estão mesmo fadados a desaparecerem. Mas sempre haverá público e sempre haverá boas histórias a serem contadas!

    Continuem produzindo, moçada!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Como personalistas, entenda-se: tipo diários escritos.
    A menos que tenha algo interessante por trás, como a superação de alguma doença grave, uma gestação, uma viagem interessante... esse tipo de coisa...

    ResponderExcluir
  11. Olá Paulo!
    É realmente muito triste quando blogs param as atividades...
    Eu só parei - parei não seria a palavra mais adequada, acho que afastei seria melhor - meu blogs por dois motivos: 1 - escola e 2 quando viajo ao nordeste, para ver minha família e não tenho acesso ao PC.
    Eu também nunca vou querer abandonar a blogosfera, é aqui que eu me sinto livre e fiz tantos amigos aqui, me expresso melhor, enfim... É quase um sonho para mim :)

    Em relação ao seu comentário: Que bom que você gosta das postagens n_n
    É, eu vou aprender a fazer certas coisas, mas por exemplo, a geléia e o abacaxi em calda é necessário ter certos tipos de equipamento que não são lá muito baratos...
    Mas o curso é mais voltado mesmo para a manipulação dos alimentos.
    Abração

    ResponderExcluir
  12. Aee...me deixa entrar nessa panela sua , da Cissa e do Déde tambem...o negocio é o seguinte Cheng,coloquei as redes sociais para nos servirem, nos o blogueiros nunca desistiremos.

    alias obrigado pelo otimo comentario em minha pagina !

    Um abraço e fica com Deus !

    ResponderExcluir
  13. Na real fechar o blog não faz muito sentido (mesmo que eu já tenha feito isso hehe), pq mesmo dando-se um tempo, daqui um tempo um ano o cara entra e lê e vê o que ele pensava na época etc.

    Mas com certeza, daqui a pouco virá algo que substituirá o blog, assim como foi o face em relação o orkut, o msn pro icq /mirc, etc.

    Abss!

    ----
    “The Tramp Mind”
    Site Oficial: JimCarbonera.com
    Rascunhos: PalavraVadia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Olá Paulo, estava sumidão esses dias, mas é a correria do trabalho, e vejo que vc postou muita coisa legal por aqui. Já nessa matéria, concordo com você em tudo, as redes sociais são muito superficiais, lógico que elas têm a sua importância, mas à medida em que vc se torna assíduo nelas, constata que não há muita coisa para se ver, e pra quem gosta de algo mais profundo, com certeza os blogs é o lugar certo, e espero que os blogueiros legais como vc não pensem em parar tão cedo.

    Rodrigo Crispim - Santa Catarina.

    ResponderExcluir
  15. Ohhhh!! Que maridão hein!! Eu como sua esposa, tbm tive a sorte danada de achar alguém assim, um viva a ela que achou vc, apezar de não conhece-la, tenho certeza que quem teve a sorte foi vc!! rsrsrsrs... ahhh Lion, lindo nome, tive um cachorro com este nome, e ele era como filho, dormia comigo, comia na mesa, ahhh era um xodó, até que ele se apaixonou de verdade por uma cadela, mais paixão mesmoooo que nem de gente e a dona da cadela me pediu ele, como era uma menina pobre, acabei deixando ela levar ele, mais toda vez que ela vinha para o meu bairro que era sempre verão, ela trazia ele pra matar a saudade e eu o via tão bem cuidado e com sua namorada, até filhotinhos tiveram... saudades boas dos maus cães e gatos!!
    E realmene é uma pena que este mundo da blogosfera esteja assim, tbm tive pessoas queridas que largaram seus Blogs por um motivo ou outro, mais de vez em quando elas me visitam, eu amooo estar aqui, blogando e mostrando o que sei de melhor, passar para as pessoas que toda dificuldade da vida tem uma saida.
    E assim como vc, tenho meus dias de terror, 3 filhos, 9 gatos, 1 caozinho (Sherombingo o nome do meu) e marido e casa e afazeres e tudo isso, me deixam um pouco pesada, mais uso este espaço pra me divertir, desabafar e interagir com as pessoas, facebook é a rede social que mais uso, alias este ultimos tempos é a unica, meu orkut virou casa de aranha, faz tempo que não apareço por lá e é isso e eu ainda quero trabalhar ano que vem... pois é... rsrsrsrs... Abração Paulo e continue cuidando bem de sua esposa ela é seu maior bem!! =D
    PS: Show de bola a musica!!

    ResponderExcluir
  16. Pois é Paulo,todos nós nos desgastamos,precisamos de um tempo e de uma reciclagem.Depende de pessoa pra pessoa e como ela reage.Alguns não ligam pra essas crises,mas acontece que sou uma pessoa de sensibilidade profunda e as cosias me abalam ou me alegram de forma arrasadora.E fechar o blog,dar um tempo,é bom,recarregar as energias,aliviar a mente com tanta pressão informativa.Porque não podemos negar,a internet,e quem tem convivido nela esses últimos tempos,nos pressiona a nos posicionar em muitos assuntos que muitas vezes não nos interessa.
    Então é bom dar uma parada e ver como fica.
    No mais,que continuam blogando cada um do seu jeito e sendo feliz como acham que devem ser.
    Boa semana e um Feliz Natal Paulo e seus leitores.
    Bjca

    ResponderExcluir
  17. Paulo, como sempre você nos convida a pensar nas suas muitas publicações e essa não é diferente. Não dá para afirmar se os blogos continuarão ou passarão. É impossível afirmar isso nos tempos de hoje. No entanto, é possível que algum dia passe por uma reformulação, seja ela de regra, conceito ou o que o valia. Decerto é que para manter um blog não é fácil mesmo. Também confesso que a ideia de parar por algumas vezes, ainda que vagamente passa pela minha cabeça, porém vou resistindo, até quando não sei. De uma coisa eu sei, é deliciosamente prazeroso escrever num blog e ao mesmo tempo poder conviver com tantos outros, como o seu, que sempre dentro de meu espaço de tempo de vida pessoal corrida no dia a dia, busco fazer. Paulo, mesmo faltando alguns dias, quero te desejar um feliz Natal e um próspero ano novo. Tudo de bom para você, sempre. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  18. Fala meu brother Paulo,

    Esse ano, no aniversário de um ano do meu blog, eu comentei detalhes de uma matéria que saiu num site norte-americano, dizendo que a plataforma de blogs do blogger estava correndo perigo, por causa dessas novas redes sociais. Discordo veementemente disso, e assino embaixo seu post: o Facebook, que hoje é a mais conceituada rede social, não conseguiu substituir à altura toda a qualidade e informação que um blog pode oferecer.

    Eu até entendo que certos companheiros estejam se desencantando com a blogosfera, pois realmente existem muitos blogueiros mal-intencionados na rede, mas eu acho que ainda vale muito a pena escrever para bons leitores e comentar em bons blogs, porque eles estão por aí, espalhados, basta achá-los.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.