sexta-feira, 23 de março de 2012

Turismo com Ana Cecília Romeu

Foto de Ana Cecília Romeu e Pedro Costa
Hello everybody, desta vez trago algo diferente, a partir de hoje, inicio uma sessão chamada “Turismo”, onde vamos viajar por esse brasilzão e até pelo exterior conhecendo alguns lugares, pontos turísticos e curiosidades. Esta sessão consiste em algum blogueiros, que já visita meu site, fazer um texto sobre a cidade onde mora, junto com esse texto, onde discorrerá sobre as curiosidades do lugar, também mostraremos algumas fotos, e assim vamos conhecer os lugares onde alguns blogueiros e parceiros do meu site moram, e ao mesmo tempo conheceremos lugares diferentes sob outro ângulo. E quem tem a honra de inaugurar esta sessão é a minha amiga gaúcha Ana Cecília Romeu, publicitária, escritora e blogueira, ela mora na cidade de Viamão, no Rio Grande do Sul, e desde já agradeço á Cissa pela colaboração. Então, vamos lá. Let’s travel together...



Viamão

Foto de Ana Cecília Romeu e Pedro Costa

Viamão é em torno de duas vezes maior em extensão territorial que Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, estado mais ao sul do Brasil, mas possui em torno de 240.000 habitantes; ao contrário de Porto Alegre que tem 1.400.000

Existem duas origens prováveis para o nome Viamão, fundada em 1741. Uma diz que a partir dos morros da região e do topo da igreja Matriz, se avista o Rio Guaíba e seus cinco afluentes que formam o desenho de uma mão aberta. E a outra versão, faz referência a Viamonte, freguesia a cerca de 30km de Évora, Portugal, de onde vieram muitos colonizadores para estas terras.

Optar por morar em Viamão é optar por uma vida mais perto da natureza e da tranquilidade. Com jeitinho de cidade do interior, apesar de fazer parte da região metropolitana e estar somente a 15km da capital, tudo por aqui parece andar a passos mais calmos.



Foto de Ana Cecília Romeu e Pedro Costa


O primeiro é a Igreja Matriz de Nossa Sra. da Conceição (1741), em estilo barroco colonial com traços em rococó, se localiza na praça central. Creio que as imagens falam por si.


Foto de Ana Cecília Romeu e Pedro Costa
Foto de Ana Cecília Romeu e Pedro Costa
Foto de Ana Cecília Romeu e Pedro Costa

Foto de Ana Cecília Romeu e Pedro Costa

Foto de Ana Cecília Romeu e Pedro Costa
Foto de Ana Cecília Romeu e Pedro Costa
Foto de Ana Cecília Romeu e Pedro Costa

O segundo é o Lago Tarumã, localizado na região central de Viamão. Tem cerca de 1500 metros de circunferência e é cercado por mata nativa e rica fauna, é área de preservação ambiental. Impróprio para banho por possuir fauna agressiva: cobras, cágados e jacarés; é um excelente lugar para passear pelo caminho que o contorna, ou mesmo fazer um piquinique. Reza a lenda que em determinadas noites aparece um jacaré luminoso.

Dentro da proposta de turismo ecológico, ainda temos o Parque Estadual de Itapuã, com mais de 300 espécies vegetais e animais em extinção como o bugio-ruivo e lontra, e o Parque Saint-Hilaire – batizado em homenagem ao viajante francês homônimo, que descreveu o Rio Grande do Sul em sua obra: “Viagem ao Rio Grande do Sul”, de 1820, que disse sobre o clima desta região: “Neste estado não há viventes, há sobreviventes”. (bem sabemos das oscilações dos 0c aos +40c!)


Foto de Ana Cecília Romeu e Pedro Costa

Foto de Ana Cecília Romeu e Pedro Costa

Para encerrar, temos o Autódromo Nacional de Tarumã, que atualmente é sede da Stock Car V8, Copa Montana e Mini Challenge e ainda tem os treinos da Escola Gaúcha de Pilotos e possui um kartódromo. Nas sextas-feiras à noite um evento fixo chamado “Racha Tarumã”, transfere os “pegas” das ruas, para o local adequado com total segurança; e, uma vez por ano, a famosa “12 horas de Tarumã”, corrida que começa à meia noite, transforma o autódromo em ponto de acampamento e reunião de amigos para um churrasquinho na madrugada.



Foto de Ana Cecília Romeu e Pedro Costa

Foto de Ana Cecília Romeu e Pedro Costa

Foto de Ana Cecília Romeu e Pedro Costa

Foto de Ana Cecília Romeu e Pedro Costa

Foto de Ana Cecília Romeu e Pedro Costa

Natureza, história, opção por uma vida mais tranquila e velocidade no lugar certo, é aqui em Viamão!

Texto de Ana Cecília Romeu




39 comentários:

  1. Oi Paulo!
    Realmente, o Brasil é cheio de lugares maravilhosos, achei a Igreja Matriz de Nossa Sra. da Conceição muito bonita, eu gosto bastante de arquiteturas de igrejas e capelas, apesar de ser um leigo total no assunto, é algo que eu gosto de ver...
    Gostei bastante dessa sessão!

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Paulo, meu amigo de fé!

    Agradeço pelo oportunidade de poder mostrar um pouquinho da cidade em que vivo. São iniciativas como esta que devem ser aplaudidas de pé aqui na blogosfera, pois caminham junto com o maior objetivo, creio, que é a integração com as outras pessoas, seus trabalhos, enfim, o que podemos contribuir e enriquecer com essas experiências.

    Obrigada!

    Grande abraço!

    Coloco-me à disposição, sempre.

    ResponderExcluir
  3. Oi Paulo
    É a primeira vez que eu te visito, mas sei que vc é bem popular entre os blogueiros. Achei muito legal vc escrever sobre a Cissa, e a cidade dela, Viamão, ela é uma pessoa muito especial prá mim, e até o presente momento eu achava que ela morava em Porto Algre, vc me esclareceu. Obrigada.
    Bjos. Até mais.

    http://ashistoriasdeumabipolar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, amigos Paulo e Cissa!
    Uma iniciativa dessas não poderia vir de outra pessoa senão de você, Paulo, pela sua criatividade, inteligência e versatilidade.Também não poderia ter feito escolha melhor que nossa amiga Cissa com sua cidade-paraíso.
    Já que a vida nos é muito corrida, portanto, não podemos visitar tantas localidades onde residem os amigos, então você nos traz as cidades até nós.

    Pela narrativa e pelas imagens, percebe-se que Viamão é paradisíaca, coisa almejada por todos num mundo tão agitados de espaço restrito.

    Cissa está de parabéns por viver num lugar tão maravilhoso e você, amigo Paulo, pela brilhante ideia.

    Abraços para ambos.

    ResponderExcluir
  5. Achei deveras interessante a sessão, uma forma de mostrar do que os lugares são feitos, além daquilo que podemos vislumbrar, com suas particularidades, peculiaridades e lendas. Parabéns Paulo e Cissa.

    ResponderExcluir
  6. Agradeço muito a Cissa pela matéria, sei que não é fácil, pois ela tem o tempo muito corrido, e uma matéria dessas requer tempo, principalmente pelas fotos, e o resultado foi espetacular, pois conhecemos um lugar muito legal, onde poderia se tornar um bom roteiro de turismo, caso alguém passe pelo Rio Grande do Sul, e espero em breve viajar para os Pampas, e com certeza, conhecerei não só esse lugar maravilhoso, mas também sua moradora ilustre, minha amiga Cissa. Bem, caso alguem blogueiro queira participar desta sessão, é só me dar um toque, façam uma matéria bem legal sobre a sua cidade, fotografe os pontos turísticos (e uma das fotos tem que estar você presente) e é só mandar pro meu e-mail: paulocheng@paulocheng.com

    Desde já agradeço aos comentários, God bless you!!!

    ResponderExcluir
  7. Legal Cissa e Paulo! Eu já achava que Viamão era uma cidade das serras gaúchas e que era uma daquelas cidades produtoras de vinho, hahahahahahahaha. Eu tenho muita vontade de visitar as serras gaúchas, mas quando for vou dar uma passadinha por Viamão pra tomar um Chimmarão com o povo da Cissa!

    Um abraço aos dois!

    ResponderExcluir
  8. Ana Cecília deu show mostrando Viamão, onde mora e tão pertinho de mim...Adorei! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  9. Que ótima ideia vc teve heim??
    A Ciss foi ótima como guia também.
    Agora publicitaria,escritora, blogueira e guia turística.rsrsrs
    Muito bom.....
    Sucesso a vc.

    ResponderExcluir
  10. Paulo acertou em cheio na nova sessão do Blog, amei conhecer o ugar onde a Cecília mora e com certeza vou aceitar seu convite para participar, deixa só eu ajeitar um pouco meus dias e tiraaar as foootos e mando tudinho para seu e-mail, o lugar onde eu moro e adotei como terra natal é mais calmo que Viamão, mas tem lugares lindos e a Igreja tbm é belissíma, vc vai gostar.
    Parabéns a Ana Cecília pela linda postagem e parabéns a vc por incentivar as pessoas a conhecer mais esse nosso Brasilzão!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Paulo,

    Tudo bem? Um grande bom para você com um carinho enorme para você e para a Cissinha. Tenho um amiga em Viamão e quando estive por lá não conheci essa atmosfera fascinante que a Cissinha apresentou. Parabéns meu querido irmão em Cristo.

    Beijos.

    Lu

    ResponderExcluir
  12. Muito legal essa nova sessão aqui do site! É muito interessante termos a oportunidade de conhecer novos lugares sem sair de casa, principalmente quando o texto é escrito pelas mãos hábeis da nossa amiga Ana.

    Pelo visto a cidade é linda e possui um forte ecoturismo, mas admito que meus olhos brilharam com o autódromo internacional de Tarumã. Que maravilha hein ?

    Abraços Flávio
    --> Blog Telinha Crítica <--

    ResponderExcluir
  13. Que ótima ideia de seção, com os textos da Ana e as fotos incríveis que ela tirou, viajamos para os lugares mais inusitados. Parabéns pela iniciativa Chengão, e parabéns para a Ana também, por descrever com tanta riqueza de detalhes.

    ResponderExcluir
  14. Olá Paulo,

    uma ótima ideia esta sua coluna.

    Cecília, você mora no Paraíso, beleza, natureza e conforto pertinho da capital, é unir o útil ao agradável. Adorei a apresentação que você fez de sua cidade.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi Cissa,
    Da maneira como descreveu parece uma cidade tranquila e ecológica. Gostosa de se morar como, geralmente, é típico de interior.

    Bela cidade! Parabéns!

    Congratulo, também, o Paulo por essa ideia de trazer o turismo para o blog...

    Beijos,

    ResponderExcluir
  16. Paulo,
    se me permite uma primeira leva de agradecimentos:
    aos amigos mais "antiguinhos" -Bento Sales, Dedé Mansim, Chiquinha, Helen (Pecado Capital), Janinha, Luciana Santa Rita, Flavio Ribeiro, Victor Von Serran, Van.

    E aos amigos mais recentes:Eduardo, Lucianinha,Thomas e Ana Lúcia (Cores da Vida).

    Temos sorte, Paulo, pois todos têm espaços virtuais maravilhosos que eu recomendo. Gente boa a inteligente!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  17. Adorei essa iniciativa do blog.

    Parabéns! Cissa, Viamão parece uma bela cidade linda e tranquila para se viver. As imagens são lindíssimas. Vejo que minha cidade é muito parecia com a tua, a natureza predomina aqui, isso é maravilhoso.
    Adorei a postagem Beijos grande a Cissa e ao Paulo.

    ResponderExcluir
  18. Adorei ver que a Cissa abriu sua coluna chamada Turismo! ela é show de bola. Aliás, acho que essa sessão será nota dez!

    Que maravilha poder conhecer um pouquinho de Viamão. As fotos ficaram maravilhosas.

    bjks JoicySorciere => Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir
  19. Que igreja linda!!!
    A cidade parece mesmo bem tranquila, um lugar ideal para passar as férias para relaxar. E ainda com kart!!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  20. Oi Paulo..Oi Cissa..

    Que delicia de postagem...
    Cissa...vc ta linda na foto...
    Cissa..eu sinceramente não conhecia
    o nome e Cidade nem a Cidade de Viamão até te conhecer.
    Linda tua cidada....horizontal pelo que vi...
    Lindas fotos... a igreja então.. um primor...

    Fiquei realmente com vontade de conhece-la.

    Um beijo....te amo...

    ResponderExcluir
  21. Grande iniciativa!
    Parabéns ao Paulo, e à minha querida amiga Cissa.

    Esse nosso Brasil, realmente tem cidades muito lindas, e Viamão, com toda certeza, é uma delas.

    Amei e "viajei" pelas fotos.
    :)

    Um grande abraço aos dois, e tenham uma semana abençoada.

    Cid@

    ResponderExcluir
  22. Poxa, num sábado à noite eu na internet??? Milagre??? Claro que não... acontece que eu não podia deixar minha mana e um querido amigo, como o Paulo, no vácuo, sem meu pitaco... rssss

    Parabéns, Paulo! Parabéns, Ana!

    Em primeiro lugar preciso dizer que adorei a ideia da coluna. Tem tanto lugar legal pra gente conhecer... vale sempre a pena. Ainda mais pelo olhar de alguém que vive no lugar... aí a graça é ainda maior!

    Bom, eu aaaaaaamo Viamão. Estamos aqui há 12 anos e, talvez, de nossa família eu tenha sido a que primeiro a me apegar a esta cidade.

    Ana retratou muito bem o que de melhor tem por aqui... só esqueceu de falar (e mostrar) a vista maravilhosa do verde que tenho da janela do meu quarto e do quanto é maravilhoso o canto dos pássaros e as noites de lua cheia por aqui... claro, lugar comum escrever sobre isso, afinal pássaro e lua tem em todo lugar... mas Viamão tem um diferencial, é o lugar que escolhemos para viver! É o nosso lugar!

    ResponderExcluir
  23. Paulo, meu amigo de fé,
    os agradecimentos na sequência, para a Smareis, a Joicynha, o Matheus (que eu não conhecia, mas já conferi o blog), a Ma Ferreira e a Cida, todos amigos de mais tempo, e a Bel, a amiga de mais tempo mesmo, (algumas décadas)!
    A todos, o meu agradecimento!
    Abração, Paulo,
    retorno.

    ResponderExcluir
  24. paulo, caro amigo,
    belo começo, este, na nova rubrica "turismo", e logo com a nossa querida cecília e a sua encantadora viamão. da leitura feita, e para além dos muitos lugares que prenunciam serenidade em torno da natureza e civilização harmoniosa, saber que dispõe do dobro da área da capital, porto alegre. como é que pode?
    parabéns a ti, pela iniciativa, e à repórter da national geographic society, cecília :). entretanto, sei que prometi levar a minha braga até ti; não está esquecido.

    um abraço!

    ResponderExcluir
  25. Macedo da Silva, Natal, RN.

    Oi Paulo, nossa sessão, boa ideia, é uma oportunidade para conhecermos e viajarmos por lugares diferentes, e um bom início com essa cidade do sul, Viamão, bem tranquila pelo que aparenta, com pontos turísticos bacanas, um autódromo pra quem gosta de aventura, gostei muito, quem sabe em minhas andanças pelo sul do Brasil eu não apareça por lá pra conferir, bem, aqui em Natal é uma bela cidade, e quem sabe eu não te mande um texto e fotos pra você divulgar por aqui.

    Bom fim de semana e parabéns à Cecília pela postagem.

    ResponderExcluir
  26. Macedo da Silva, Natal, RN.

    Oi Paulo, nossa sessão, boa ideia, é uma oportunidade para conhecermos e viajarmos por lugares diferentes, e um bom início com essa cidade do sul, Viamão, bem tranquila pelo que aparenta, com pontos turísticos bacanas, um autódromo pra quem gosta de aventura, gostei muito, quem sabe em minhas andanças pelo sul do Brasil eu não apareça por lá pra conferir, bem, aqui em Natal é uma bela cidade, e quem sabe eu não te mande um texto e fotos pra você divulgar por aqui.

    Bom fim de semana e parabéns à Cecília pela postagem.

    ResponderExcluir
  27. Paulo
    É a primeira vez que venho aqui.
    Bem oportuna a iniciativa de mostrar os lugares do mundo.
    Viamão , a cidade da Cissa deve ser tranquila para morar.As fotos por ela enviadas, a Igreja Matriz,
    Autódromo Tarumã, tudo lindo.É bom saber que lá ainda tem mata nativa e o empenho na preservação de vegetais e animais.
    Cissa obrigada por mostrar a sua cidade
    e Paulo, parabéns.
    Um bom domingo a todos.

    ResponderExcluir
  28. Oi Paulo tudo bom? Dei uma sumida de leve.. mas sempre que posso venho aqui, e adorei essa ideia de postagem.. conhecer o Brasil é muito legal. E ainda com a Cissa? rsrss... adoro a cidade dela, e ela tb, mesmo sem nunca ter ido.. e essas fotos me deixaram com uma vontade louca de ir até lá! rsrsrs

    Abraços
    http://leticiabarcelos.blogspot.com.br/2012/03/miseraveis-palavras.html

    ResponderExcluir
  29. Olá Paulo.

    Parabéns pela iniciativa do blog apresentando turismo.

    Com certeza vamos conhecer cidades interessantes com apresentadores (as) geniais como é o caso da Ana Cecília. Começou bem, pela importância histórica de Viamão para o Brasil com sua natureza exuberante muito bem apresentada por Ana.

    Desejo todo sucesso.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  30. Paulo, my friend!
    Retornando para mais agradecimentos pela presença dos amigos Jorge, Letícia, Elisa e Evaldo, sempre muito atenciosos, também agradeço ao Macedo da Silva pela atenção dispensada!

    Paulo, deixarei a chamada por mais uns dias lá no Humoremconto, pois estou precisando um tempo para escrever. Você atualize quando quiser, ok? Mas sempre dá uma olhadinha por aqui, pois deverá aparecer mais amigos.

    Abração!

    ResponderExcluir
  31. Sem dúvida, Viamão é um lugar bem diferenciado, muita área verde, prédios antigos preservados e espaço de sobra para se realizar atividades físicas e/ou intelectuais.
    Para quem nunca foi até lá, como é o meu caso, fica a vontade de conhecer o lugar.
    Parabéns pela escolha de cidade Ana, e pela inciativa, Paulo.
    Abraços aos dois.

    ResponderExcluir
  32. Paulo,
    já atualizei por lá também, mas mantive uma chamada para quem ainda quiser passar por aqui.
    Agradeço ao comentário do amigo Jacques.

    E novamente te agradeço pela oportunidade!

    ResponderExcluir
  33. Parabéns Paulo por esta iniciativa. Parabéns Cecília pelo texto e imagens que nos transportaram ao local!

    abraços
    cvb

    ResponderExcluir
  34. Paulo,
    venho agradecer o comentário da minha amiga portuguesa, Cecília.

    Abração!

    ResponderExcluir
  35. Salve, Paulo!

    E a Ana, além de publicitária e escritora, é guia turística! rs Muito bom o panorama da cidade de Viamão descrito por ela. Certamente quem buscar informações sobre a cidade encontrará nesta postagem grandes referências.

    Por exemplo: na minha cabecinha de vento eu achava que Tarumã era mesmo em Porto Alegre - e olha que melhorou, pois teve um dia que eu associei "Tarumã" com "Goiânia", vai entender! Liga não, tenho umas ideias assim meio desconjuntadas às vezes hahaha

    As fotos das igrejas, muito bonitas. Lembrou até algumas cá de Salvador quanto ao estilo.

    Um abraço, Paulo!
    E beijinho pra Cissa!

    Parabéns pela parceria! :)

    ResponderExcluir
  36. Me identifiquei, pois tenho um blog (Viajando com Soninha) onde fiz uma postagem sobre Gravataí (onde moro) e outra sobre os 240 anos de Porto Alegre (onde nasci).
    Adorei!
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  37. Jaime, meu amigo e Soninha, querida, muito obrigada pela atenção de vocês!

    Paulo, mais amigos para você conhecer os blogs e retribuir a "seguida" rsrs

    ResponderExcluir
  38. Que bela apresentação! Não conheço, mas fiquei encantada. Nosso Brasil tem tantas riquezas que nos são desconhecidas! Agora, através dessa postagem, penetrei em mais um canto adorável.
    Gostei da iniciativa!
    Beijos a ambos!

    ResponderExcluir
  39. Marilene,
    muito obrigada!
    Você é sempre muito gentil,
    beijos, amiga!

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.