domingo, 4 de março de 2012

Intolerância espiritual

É inegável que, com o advento da internet o mundo tenha sofrido uma revolução, revolução essa que os impactos sofridos poderiam ser semelhantes aos da época de Gutemberg com a escrita ou com Graham Bell e o seu telefone.

Com o passar do tempo a Internet literalmente virou uma teia (web) de diversidades e caminhos complexos. Hoje ela consegue aglutinar em espaços os mais variados públicos, com seus respectivos pontos de vista, assim como pensamentos e ideologias. Os sites, páginas, chats, blogs, redes sociais etc. têm amealhado pessoas com os mais variados conceitos. Divergências sobre determinados assuntos é algo plausível, normal, afinal de contas as pessoas pensam diferente e cada cabeça é um mundo distinto.

Discordância sobre pontos de vista é normal e chega a ser sadio, mas o que não pode haver é intolerância para com os pensamentos alheios. E digo isso porque tenho notado que é algo recorrente nas redes sociais, e em especial no Facebook (a febre do momento, por enquanto). Por esses dias algo me chamou a atenção, pude notar que pessoas que professam o cristianismo protestante (sou um deles) têm postado na página do Face mensagens bíblicas, versículos evangélicos, músicas gospel, enfim, e isso, por incrível que pareça tem incomodado outras pessoas, que alegam que esse tipo de menção teria como escopo “forçar” aos outros a se “converterem” ao cristianismo ou disseminarem uma lavagem cerebral.

Diante disto me pergunto: o Facebook foi criado somente para que um grupo seleto de pessoas postarem seus vídeos, fotos, piadas sem graça e um monte de asneiras? Ou seria um espaço onde se pudesse compartilhar todos os pensamentos, inclusive os concernentes à espiritualidade de forma democrática? Lógico que a grande maioria dos usuários do Face não  são cristãos e nem pretendem ser jamais, mas seria justo zombar, escarnecer e ridicularizar com aqueles que postam suas mensagens bíblicas somente por discordarem? Não seria mais viável e coerente ignorar essas mensagens ao invés de proferir insultos a esmo? E se fosse o contrário, os cristãos começassem a reprovar de forma veemente tanto besteirol e babaquice que é postado diariamente no Facebook, quem estaria com a razão?

Bem, creio que o que deve nortear uma boa convivência entre os internautas em redes sociais e afins é o bom senso e a tolerância. Eu posto de tudo (ou quase tudo) no Face, desde músicas, pensamentos, dicas de filme, vídeos, também mensagens e versículos bíblicos, e nem por isso eu estaria “induzindo” a quem quer que seja a se tornar crente, nem muito menos estaria disseminando uma “lavagem cerebral” nos facebookianos incautos. Simplesmente gosto de expressar minha fé de forma saudável e democrática. Ao mesmo tempo discordo daqueles que tentam forçar a barra querendo evangelizar à fórceps os outros, acredito que a Palavra de Deus fala por si só, e o crer é algo pessoal e íntimo, ninguém deve ser obrigado a concordar ou discordar do Evangelho ou de Cristo. Cada um crer em algo ou alguém segundo suas convicções íntimas, ou até aqueles que não creem em nada, como é o caso dos ateus, agnósticos e afins, a tolerância entre essas convicções deve ser madura, caso contrário, perde-se o respeito e descamba para perseguições e violências. Uma coisa é certa, no final de tudo, veremos quem estava com a razão, os cristãos, os budistas, os espiritas, ou até os ateus.

Abração pra todos.

Paulo Cheng


8 comentários:

  1. Cheng, interessante sua postagem. Dia desses comentei na postagem de uma blogueira sobre essas questões que vc relatou. As reclamações em relação à esse tipo de postagem.

    Quem me conhece sabe que não tenho religião, porém, não me incomoda de jeito algum quando as pessoas postam seus pensamentos religiosos ali no FB. O que me irrita profundamente é quando alguém me manda mensagens de "pregações" mesmo sabendo que não estou interessada. Deixe-me explicar. Quando falo isso, digo que são pessoas que me conhecem e sabem que não desejo ser "evangelizada"(muitas vezes parentes e conhecidos próximos) que insistem em dizer que minha vida é errada(com outras palavras, claro! Pq de certa forma não dou liberdade para que falem diretamente.)... Aí sim... digamos que ultrapassou o limite de postar no status dela, para levar ao meu status pessoal.

    Sobre as postagens que vc relatou, de mensagens, vídeos e outras coisas mais, penso que o FB é um lugar aberto onde cada um posta o que melhor lhe apraz, certo!? Então, não é direito meu dizer o que é melhor ou pior para ser publicado nos status de cada um. É como eu sempre falo, para que vou ficar reclamando? Se não me interessa ver determinado assunto na timeline do face, eu tenho a liberdade de cancelar a assinatura(coisa que a pessoa nem precisa saber, se vc não quiser "magoar" o amigo e/ou conhecido.). É simples!!

    Abração pra vcs aí.

    ResponderExcluir
  2. Macedo da Silva, Natal, RN.

    A liberdade de imprensa ainda é ferida em determinados círculos, claro que as pessoas têm o direito de não aceitar determinados assuntos em sua página de rede social, mas como a amiga acima bem citou, é só vc usar as ferramentas disponíveis para ocultar ou cancelar determinado assunto ou pessoa, é uma alternativa bem legal e não magoa a pessoa. O interessante nas redes sociais é justamente esse aglomerado de opiniões, crenças, conceitos, óticas, pois enriquecemos com todo esse fluxo de informações. A intolerância é algo que deve ser banida em qualquer meio, só gera violência e não produz um debate maduro. Gostei do teu texto, nos incita a refletir.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que como em todos os lugares, na internet deve haver RESPEITO e saber aceitar as verdades dos outros, respeitando-as, ainda que não pensem igualmente.

    abraços,chica

    ResponderExcluir
  4. Paulo,

    Excelente o post! Penso da mesma forma porque se indagam que é fanatismo, porque não é fanatismo o excesso de fotos, festas e imagens? Embora não poste sobre a minha crença, mas se vejo, curto de montão, pois sinto uma benção no dia.

    Vejo o que está acontecendo no Oriente quando cristãos estão sendo mortos pela crença. No Brasil, temos liberdade e, assim, penso que devemos agir, na boa medida pela fé.

    Beijos e boa semana abençoada!

    Lu

    ResponderExcluir
  5. Esse post foi feito com a sugestão do Victor Von Serran, quando postei um comentário semelhante no Facebook e ele me dissa: "Cheng, faz uma matéria sobre isso pro teu blog", então tá aqui o resultado, e quero deixar claro que, esse tipo de intolerância não é só privilégio de assuntos religiosos, mas abrange outras áreas. Creio que espaços como redes sociais devem ser uma oportunidade de ampliarmos os nossos horizontes, mesmo discordando de determinados pontos, se nos aprofundássemos neles, poderíamos ter um conceito mais abalizado, sem achismos ou superficialismos.

    ResponderExcluir
  6. Olá Paulo tudo bem?
    Sabe, já tinha percebido esse tipo de atitude intolerante no Face.. Felizmente como a grande maioria dos meus amigos são cristãos (protestantes e católicos) não tenho muito problema com isso.
    Não posso dizer o mesmo quando posto algo sobre a minha posição política. Normalmente permito o contraponto mas apago qualquer comentário ofensivo ou violento.
    Como já disseram, se alguém se sente incomodado pode bloquear ou cancelar a assinatura sem maiores problemas em vez de transformar a rede em um campo de batalha.
    Parabéns pela excelente matéria, Um abração do koiote! :)

    ResponderExcluir
  7. Eu penso que cada um deve postar aquilo com o qual se afina... se for piadinha sem graça, se for fotinho de florzinha com dizeres "lugar comum", se for fotos e textos sobre "pets" em perigo, ou se forem mensagem bíblicas, que postem com sinceridade e, não, por moda.

    Eu, particularmente, sou cristã Católica, e gosto de ler a Bíblia e orar. Não me incomoda em nada postagens desse tipo... já as florzinhas e paisagens com mensagens moralistas e bobas... grrrrrrrrrrrrrrrrrr

    ResponderExcluir
  8. Cada um é cada um Paulo, os machistas brincam com nós mulheres, as feministas com os homens, os ateus com os que tem fé, os evangelicos com que é da ubanda, Kardecista e outros e assim por diante, intolerancia vamos ter em todos lugares, deve se haver respeito, isso é o suficiente, agora de uma coisa eu me tornei inimiga mesmo, que é a igreja Universal do Reino de Deus, me desculpe falar Paulo, mas tá pra existir religião mais preconceituosa, infame, inganadora e ladrona do que essa, fizeram a Igrja pra se ganhar dinheiro em cima do povo humilde, respieto todas as religiões, o que eu não admito é que se use ela pra ganhar dinheiro algum, Cristo vivia de casa em casa, como visita, não cobrava dizimo e nenhum dinheiro e vem um pastor, padre seja lá quem for me dizer que devo dar todo ou metade ou 10% do meu dinheiro a Igreja, este dinheiro dado deveria ser usado com os pobres e não pra construir mais templos e tal, mas a ganancia é um defeito humano e Cristo era a LUZ em pessoa.
    Acho que politica e religião não combinam, mas os pastores no Brasil pelo visto agora querem misturar as coisas... olha este papo é pra discutir e não conversar, sempre haverá que não te entende ou compreende!!
    bjs

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.