sexta-feira, 16 de março de 2012

Saúde é o que interessa, o resto não tem pressa!

Eu voltando do trabalho, pit stop para uma foto.
A vida nas cidades brasileiras se tornou um verdadeiro caos. As estatísticas informam que, as aglomerações nos espaços urbanos são infinitamente maiores que nos espaços rurais. A infraestrutura, as oportunidades, escolas, faculdades, enfim, tudo está nos grandes centros urbanos, e é onde todos desejam estar.

Mas toda essa estrutura tem seu lado nocivo, hoje a qualidade de vida dentro dos grandes centros está se tornando cada dia pior. As capitais já não comportam mais tanta gente, e com isso, os serviços prestados se tornam escassos e de mal qualidade, devido ao imenso contingente de pessoas. Um desses serviços que não mais funciona à contento é os transportes urbanos. Em todas as cidades do Brasil, tanto os transportes urbanos quanto o trânsito são um verdadeiro caos. Segundo estatísticas, para cada criança que nasce, há cinco carros novos que entram no transito brasileiro, e as avenidas e vias, que já não tem uma estrutura decente, ficam abarrotadas de carros, ônibus, caminhões, enfim, engarrafamentos, estress, um inferno.

Eu fazendo caras e bocas, pagando de atleta, kkk.

 É verdade que o trânsito brasileiro foi mal projetado há décadas atrás, e esses mesmo engenheiros não previram, ou não quiseram prever que, num futuro próximo a população brasileira, assim como a frota de veículos iriam proliferar como bactérias em um corpo em decomposição. Quem depende de ônibus hoje em dia sabe que são enlatados humanos sem conforto nenhum, já quem tem seu carro, para fugir dos entalados humanos e dos metrôs empilhados de gente, tem que conviver com engarrafamentos quilométricos, fora os escassos e caríssimos estacionamentos, sem segurança nenhuma.


O brasileiro não tem o hábito de pedalar. A bike é um transporte que, além de ser barato, de fácil manutenção, é saudável e prática, não fica retida em engarrafamentos, e, dependendo da situação, se chega até mais rápido ao destino do que um carro ou ônibus. Mas além de todas as benesses supra citadas, a estrutura para os ciclistas é uma merda, em todos os estados brasileiros não há ciclovias e ciclo faixas suficiente para atender as demandas. Os governos não investem desse tipo de transporte, pois como disse anteriormente, ainda não temos essa cultura. Na Europa e países asiáticos, a bicicleta tem espaço na vida das pessoas com mais ênfase. Lá fora, há um investimento em vias, e uma conscientização ambiental, além do beneficio saúde. Voltando ao Brasil, ainda estamos anos luz atrás de países europeus no que tange ao ciclismo e ciclistas. Aqui não há espaços para pedalarmos, não há infraestrutura, fora que os motoristas não respeitam os ciclistas no trânsito, de a galera vacilar, os motoristas passam por cima. Eu como pedalo há alguns anos, sei o quão difícil é disputar espaço nas vias com carros, ônibus, caminhões, motos, já passei por maus bocados no trânsito, e os motoristas tão se lixando pra gente.

Uma vista da praia de Olinda e Recife ao fundo.
Mesmo com esses contratempos, amo o ciclismo e recomendo pra todos. Frequentemente vou pedalando até o meu trabalho. Gasto apenas 20 minutos pra chegar lá, e mesmo tendo acontecido aquele acidente comigo em janeiro onde fraturei meu braço esquerdo, vou continuar com essa paixão. Desde a semana passada retornei com minhas pedaladas. E hoje, retornando do trabalho, dei uma parada na orla de Olinda pra me refrescar do calor e surgiu a ideia de criar um texto a respeito. Vamos pedalar, se você tem carro, ou vai de busão pro trampo, experimente ir uma vez por semana de bike, vai ser uma experiência maravilhosa, isso sem contar com a questão saúde. Mas cuidado, equipe sua bike, coloque lanternas na frente, atrás, buzina, espelho retrovisor, use capacete, luvas, uma roupa leve (ponha a roupa do trabalho numa mochila e lá você toma um banho, claro e se troca) para pedalar. Bem, tai uma dica do bem, abração pra todos vocês e fiquem com Deus.

Paulo Cheng   



12 comentários:

  1. Macedo da Silva, Natal, RN.

    Oba, peguei saindo do forno, Paulo, ótimo texto, e concordo totalmente contigo, nosso trânsito é péssimo, as condições tanto dos motoristas quanto dos passageiros vai de mal à pior, e também os governantes não investem em transportes alternativos que visem causar menos impacto ao meio ambiente, e a bicicleta é perfeita. Ótima dica pra nós que somos sedentários.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Aqui em P.Alegre o trânsito é horroroso e não se respeita os pedestres, muito menos os cicçlistas.

    Pena,né??

    Que bom que podes pedalar aí e te cuida!!! abração,chica

    ResponderExcluir
  3. Galera, pedalar é algo maravilhoso, renova nossas forças, é saudável à beça e não custa muito, experimentem começar a fazer este tipo de exercício, vocês só têm a ganhar.

    ResponderExcluir
  4. Aqui no Rio de Janeiro não há espaço*, não há infraestrutura e se você vacilar alguém passa por cima, literalmente.
    Quando quero pedalar, tenho que ir para a orla e fica difícil; lembro da minha infância e sinto saudades da minha companheira: a minha bicicleta*
    Sei que é um ótimo exercício e te invejo, no bom sentido, "tens aonde pedalar"
    Ótimo falar disso, adorei; estava com saudades de vir aqui, estive um pouquinho estressada, preguicinha das férias; tudo volta, então; beijos procêS

    ResponderExcluir
  5. Ola Paulo,
    A cidade onde moro é interior do Estado do Rio de Janeiro, e mesmo não estando na capital, é fácil perceber como até mesmo as cidades de porte médio já enfrentam a maioria dos problemas que citou. Mas especificamente aqui tem algo que me deixa revoltado: várias das principais vias da cidade possuem belíssimas ciclovias, pintadas, sinalizadas, com rampas de acesso e tal, mas mesmo assim muita gente anda de bicicleta no meio da rua, carros utilizam os espaços das bicicletas sem a menor cerimônia, etc. Falta ainda muita educação, pois já teve ciclista literalmente arremessado da ponte direto no canal por motoristas de ônibus irresponsáveis e outros motoristas afoitos.

    Mas que beleza de seleção hein?
    Pink Floyd e Queen, putz... Ganhei a sexta feira!

    Abraços Flávio,
    --> Blog Telinha Critica <--

    ResponderExcluir
  6. Paulo, meu amigo de fé!
    Muito bom esse post!
    Mantendo a forma, heim? Muito legal! Fotos bonitas, e que local bonito também, assim não fica difícil pedalar rsrs
    Mas o problema, em face de tudo que se sabe e que você mesmo falou nos aspectos positivos do ciclismo, sabemos que a realidade das grandes cidades, em geral, não comporta tal meio de transporte, ou que seja, esporte..., enfim, aí fica difícil,não é mesmo?

    Abração para vocês dois!
    Ótimo fim de semana :)

    ResponderExcluir
  7. Paulo, a bicicleta é usada atualmente por um grande número de pessoas como meio de locomoção. Hoje é um estresse, um aborrecimento e uma tortura você sair com seu automóvel. Para se ter uma ideia, num trecho, onde a 10 anos atrás levava 30 minutos, hoje levo uma hora e meia, se estiver chovendo e com algum acidente, até mais. Eu penso que o país deve investir bastante em ciclovias e estimular o uso da bicicleta cada vez mais. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  8. Chemgão meu amigo! Parabens velho!
    Você tem espírito jovem e isso é muito bom! Realmente pedalar é muito saudavel.
    Bela postagem!

    Ei, essa cidade que você mora é maravilhosa né!

    Um abração!

    ResponderExcluir
  9. Bota maravilhosa nisso Dedé, caso queiram visitar o nordeste e passar por Olinda, já tem lugar aqui em casa pra vcs.

    ResponderExcluir
  10. paulo, meu amigo,
    há, sobretudo nos países da europa central, a fortíssima tradição do uso de bicicletas no dia-a-dia. esteja sol ou a chover, faça frio (e por vezes faz mesmo :)) ou esteja calor, é a pedalar que grande parte dos belgas, dos holandeses, dos alemães, dos croatas... se desloca quotidianamente. é incrível passar numa estação de caminho-de-ferro, a meio da tarde: são centenas as bicicletas que aguardam, pacientemente, em alinho desalinhado, pelo regresso dos seus utilizadores, para pedalarem de regresso a casa. mas, o que mais impressiona, é a cultura velocipédica dos cidadãos, de todos, não apenas dos que pedalam: há ciclovias, os peões e os automobilistas conhecem as regras, os direitos e deveres dos ciclistas e, sobretudo, respeitam-nas. assim se poupa no combustível, realinha-se o corpo e dá-se algum descanso ao planeta. nós, os europeus mediterrânicos, estamos ainda muito atrás, no que a este aspeto particular diz respeito...

    um forte abraço!

    ResponderExcluir
  11. Fala meu brother Paulo,

    Assim como você, eu sou um entisiasta do ciclismo, desde criança que eu vivo sobre duas rodas. E também sofro na pele a falta de respeito e a ignorância de muitos motoristas, que gostam de provocar, "tirar fino" do ciclista, buzinar, reclamar, etc.

    Infelizmente esta é mais uma questão cultural nossa mal resolvida. Com a contribuição das nossas autoridades, a gente podia reverter esse quadro. O Brasil é tão bonito, cheio de belas paisagens, não seria nada demais se as pessoas trocassem as malditas latas velhas e lotadas dos transportes públicos pelo prazer das pedaladas. Eu vejo países como a suíça, a dinamarca e outros adotarem a bicicleta e fico morrendo de inveja.

    Grande abraço meu chapa.

    ResponderExcluir
  12. Querido Paulo,

    Boa noite! Fico feliz em ver a sua plena recuperação! Concordo com o seu texto, pois o Brasil não tem mais estrutura para carros, mas não existe política pública para transporte público ou sustentável. O pior é o desleixo para os que praticam o ciclismo. Em Maceió se colocam no mercado 2000 carros ao mês e não se mexe um milimetro na rede. Enfim, caus no transito.

    Lindas fotos! Força em Deus!

    Lu

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.