quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Terra Brasilis: corrupção, sadomasoquismo e pizza 4 queijos.

Imagem extraída da internet
Finalmente o episódio do mensalão começa a ser julgado pela CPI, e como num filme já visto bilhões de vezes na Sessão da Tarde, já se sabe o final, e o tom de zombaria e escárnio toma conta das sessões de julgamento. Ninguém assume que comeu um pedaço do bolo, com a cara mais cínica, uma aureola de santidade, os canalhas mais uma vez zombam da nação sabendo que, na terra brasilis, ladrão do colarinho branco tem 100 anos de perdão, o crime compensa, e recompensa.


Fico me perguntando até onde a insensibilidade do povo brasileiro vai, até onde a omissão e o comodismo da sociedade perduram. Numa encenação barata, onde num jogo de cartas marcadas, esses larápios, com a conivência dos outros políticos encenam um dramalhão mexicano onde quem roubou milhões do erário continua livre, leve e solto, enquanto as cadeias, depósitos humanos de gente pobre, estão abarrotadas de ladrões de galinha. Como uma nação pode ser tão cínica ou demente ao ponto de deixar que essa casta maldita de políticos zombem e escarneçam com a nossa moral e o nosso dinheiro? Será que ainda temos um pouco de brio ou amor próprio? Se temos, por que não usarmos a nossa indignação e começarmos uma verdadeira revolução sem precedentes contra a corrupção?

Verdadeiramente o Brasil é um paraíso, não pelas belezas naturais e paradisíacas praias, mas por ser um solo fértil e prolífero de corrupção, que, como um câncer em metástase, corroí todo o sistema, o governo e demais setores da sociedade. No Brasil, os corruptos metem a mão valendo na grana do contribuinte, e, se pegos, são submetidos a uma espécie espetáculo circense chamado CPI, dão um show de sarcasmo e ironia, e saem ilesos, e depois que a poeira baixa, estão todos de novo na política, eleitos pelos mesmos sujeitos que foram assaltados, ou seja, nós. O que uma sociedade dessas merecia?

A sociedade brasileira assemelha-se, como se diz na gíria, a mulheres safadas, que, quanto mais apanham, mais gostam (sem querer depreciar o gênero feminino, mas só citando um dito popular). O filósofo francês Joseph-Marie Maistre (1753-1821) disse sabiamente que “cada povo tem o governo que merece”, bem, nós temos o que merecemos, sim, minha maior indignação não é como esses vermes que estão ai usurpando as nossas contribuição, alias, eles estão fazendo o seu papel, afinal de contas, ladrão gosta de roubar, mas fomos nós que colocamos essas raposas para tomar conta do galinheiro, então não temos que nos queixar, demos um passaporte para esses gatunos engordarem suas contas bancárias, temos uma parcela de culpa nesse episódio, ainda mais que, anestesiados, não conseguimos reagir a tudo isso, assim como eles estão aculturados a roubar e a fazer transações escusas, nós também, como mulheres safadas, gostamos de apanhar, e nesse sentimento sadomasoquista, até nos divertimos com aquelas piadas e gozações ditas por eles nas sessões da CPI.

Mas não tem nada não, na próxima eleição damos o troco, ao invés de elegermos eles de novo, só por pirraça votaremos nos Tiriricas da vida, nos Romários e Clodovis da vida, sim, essa é a nossa vingança, pois no fundo, no fundo, até gostamos disso.

Paulo Cheng


12 comentários:

  1. Muito bom e vamos ver no que vai dr isso tudo. Mas, confesso, não tenho esperanças de grandes punições por lá...abraços,lindo dia!chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, se isso aqui fosse um país sério, haveria punições severas, mas lembremos que estamos no Brasil, não vai dar em nada.

      Abç.

      Excluir
  2. Hehehehehhehehhe isso aí Chengão! Nós somos mulher de malandro. Quanto mais apanhamos, mais gostamos! Hahahahahahahhahahahahahha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei legal usar essa analogia, e no fundo somos todos, mas no dia em que cansarmos de apanhar na cara, talvez alguma coisa mude.

      Abração Dedé.

      Excluir
  3. Paulo, meu amigo de fé!
    Muito bom teu texto!
    Enquanto nós, o povo, deixarmos isso acontecer, seguirá. Mas penso que a maior ferramenta que o povo pode ter é o voto; mas ao mesmo tempo, em quem votar? Considerando que cada vez parece existir mais joio que trigo? Difícil isso.
    Abração para ti e a Michel!

    ResponderExcluir
  4. paulo, meu bom amigo,
    portugal não tem dado o devido destaque a este caso, ainda assim, pincelou em tons suaves o escândalo que envolve dezenas de políticos e ex-políticos brasileiros num passado recente, alguns com responsabilidades cimeiras no governo de então. não se trata apenas de um atentado à cidadania, aos direitos do povo, à atenção da justiça; é, sobretudo, mais uma acha que ajuda a incendiar a pouca fé que as pessoas têm nos políticos que elegeram com convicção e esperança numa representação à altura das suas responsabilidades. e essa é, talvez, a maior doença de uma democracia...

    um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Paulo, a corrupção, que na verdade não é coisa só dos políticos, mas que concentra neles uma boa parte desse comportamento imoral, existe em qualquer lugar do mundo. Infelizmente é um comportamento imoral da humanidade. A questão é que nos outros lugares, em sendo pegos nessas atitudes ilícitas, os canalhas são punidos ao rigor da lei, enquanto no Brasil, para levar um salafrário desses pra cadeia, é uma via crucis. Um grande abraço. O problema nosso não está nos canalhas. Eles estão em todo mundo, o problema está no comportamento do país no trato com esse tipo de gente. Essa é a minha opinião.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o texto! Elucidativo e próprio para a época pré-eleições. Só não gostei da comparação com a "mulher que gosta de apanhar"... desculpa, mas foi infeliz! Ninguém gosta de apanhar e, muito menos, ficar com o agressos... os motivos são sempre "mais embaixo"!

    ResponderExcluir
  7. Paulo,
    agora que me atentei a respeito do teu exemplo de 'mulheres safadas', EXTREMAMENTE INFELIZ esta tua comparação. SIM, ESTÁS DEPRECIANDO O GÊNERO FEMININO!
    Aqui, minha total indignação registrada de forma pública.

    ResponderExcluir
  8. Paulo,

    Boa tarde! Tudo bem? Li o seu texto e percebo um desabafo que todo brasileiro sente pela política. Todavia, penso que só a justiça pode ter um juízo de valor mais preciso porque há vários fatores e que, em muitas ocasiões, são históricos e culturais.

    Assim, prefiro fazer a minha parte, analisar propostas, votar e ser uma mulher que honra os seus compromissos.

    Gostaria de discordar do texto em relação a mulher safada que gosta de apanhar, pois essa afirmação só desaprova o gênero e não contribui para o avanço da cidadania, respeito não só como ser humano, mas como profissional, mãe e mulher.

    Isso é semelhante a falar que a mulher é rodada porque já teve namorados e pergunto e daí. O seu comentário é favorável aos denominados "mascu" que andam pela internet e só denigrem o gênero. Há muitos por aí e é difícil se avançar quando reproduzimos as mesmas falas errôneas e discriminadoras sobre a mulher.

    Estou vendo que outras mulheres também perceberam o uso indevido do termo, mas que mesmo que não tenha sido intencional, promove a alegria dos "mascu".

    Luciana

    ResponderExcluir
  9. Olá, Paulo... quanto tempo que não apareco por aqui, né!? Confesso que só há poucos dias tenho colocado minhas andanças blogosféricas em dia...

    Bom, vc fez um desabafo comum de qualquer cidadão que está cansado de ver as roubalheiras de nosso país, mas terei que discordar de alguns pontos, pois o Brasil não está do jeito que está pq "assemelha-se a mulheres safadas, que quanto mais apanham, mais gostam"(WTF???)... afinal nenhuma mulher gosta de apanhar. Basta pesquisarmos um cadim para sabermos que essa tortura psicológica e física que muitas mulheres sofrem podem fazer com que muitas continuem no sofrimento por anos e anos. Nem todas tem a mesma força, de sair das garras de um homem machista e opressor... da mesma forma que nenhum brasileiro gosta de ser passado pra trás... Cheng, o Brasil está do jeito que está(e continuará por muito tempo), pq muitos brasileiros continuam suas lutas apenas dentro de suas casas, sentados em suas cadeiras confortáveis, lutando pelas redes sociais, apenas.

    Vou puxar sardinha para meu lado e dizer por exemplo o quanto estamos precisando de mudanças radicais na educação, mas qdo acontece uma greve(como a que o colega Jaime acabou de sair, na Bahia), a sociedade como um todo não abraça a causa(a mesma sociedade que vomita nas redes sociais que a educação é a base de tudo). Precisamos de educação.... educação mesmo, de qualidade. Mas, aí já viu né!? Nada muda... não há valorização... não há condições de trabalho... os profissionais(não só da educação... mas todos os que enfrentam uma greve) são desmoralizados em mídia nacional... e assim continuamos caminhando(para um lugar obscuro). Percebe eu que estamos num ciclo vicioso?? Então, é muito importante percebermos que o buraco é bem mais embaixo. Bemmmm mais embaixo...

    JoicySorciere => CLIQUE => Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir
  10. Bem, o cerne do texto está na indignação em relação á população de aturar, passivamente, toda essa sordidez e imoralidade que é a corrupção, somos os responsáveis indiretos por esses canalhas roubarem e desviarem dinheiro público, e a colocação que fiz em relação ao antigo dito popular "mulheres safadas, ou mulheres de malandro", foi justamente para mostrar a atitude passiva e sadomasoquista da sociedade, e minha intenção não foi o de "depreciar o gênero feminino", mas os leitores interpretam da forma que lhes convier, mas a intenção do autor, ou seja, a minha, foi uma comparação bem apropriada, e por isso, fico em paz com esse texto, pois sei das minhas reais intenções quando usei cada palavra ou frase. No mais, perdi totalmente minhas esperanças de que a sociedade retome se brio próprio e saia pra luta por um país mais digno e probo.

    Abração pra todos.

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.