sábado, 18 de agosto de 2012

Sonhos reais, futuro incerto...

Foto extraída da internet

A vida passa rápido, é efêmera, fugaz. Nascemos, crescemos, nos tornamos adultos, envelhecemos e definhamos, isso quando uma fatalidade nos acomete, e nos priva de adentrarmos na 3º Idade. Mesmo traçando planos e metas, o acaso sempre se encarrega de frustrar as nossas esperanças, de colocar terra em nossos sonhos.  A inevitabilidade de alguns acontecimentos nos mostram que, não somos senhores plenos de nossas vidas, somos como uma jangada que, enveredando pelo mar, é levado pra lá e pra cá pelas ondas.


Os últimos acontecimentos em minha vida me fez ver claramente que o futuro é realmente imprevisível, intangível. De uma hora pra outra, tudo pode dar uma guinada de 180 graus, e aquilo que está bom, pode se tornar péssimo, e vice versa. No último domingo, até as 12:30 da manhã, estava tudo bem, eu e minha esposa folgando em casa, dia dos pais, decidimos sair para almoçar fora, e a poucos metros de casa, de uma hora pra outra, ela estava sendo levada para o hospital dentro de uma ambulância do Samu, jamais imaginaríamos isso, mas a imprevisibilidade dos acontecimentos futuros nos tornam frágeis navegantes no veleiro da vida, pensamos que somos algo, mas num piscar de olhos, estamos reduzidos ao pó.

Não quero desmotivar ninguém, mas quero frisar que, mesmo sendo otimistas e tentando acertar, estamos a mercê de situações que fogem de nosso controle, as inúmeras variáveis da vida nos assolam de maneira abrupta, deixando de pernas pro ar toda a nossa vida. Há pessoas que creem que há fatalismo, outras creem que tudo que nos acontece está traçado pelo destino, já outras que Deus escreveu tudo ao nosso respeito, enfim, mas mesmo sabendo que Deus é Onisciente, Onipotente e Onipresente, algumas situações somos responsáveis direto ou indireto em nosso destino. Quando saímos de casa, sabemos o roteiro, o itinerário, mas no trajeto, tudo pode acontecer, de bom e de ruim, o inevitável pode nos acometer, contrariando de forma contundente o nosso querer.

Depois de domingo passado, eu poderia estar nesse momento internado ou até partido para o outro lado, mas graças a Deus estou aqui pra contar a história, e sabendo que, daqui por diante, o meu futuro é imprevisível, obscuro, incerto.

Paulo Cheng 

13 comentários:

  1. ô Paulo, eu confesso que fiquei curioso para saber o que foi que aconteceu com a sua esposa.

    De qualquer forma, espero que ela esteja bem.

    Assim é a vida mesmo, queiramos ou não: frágil e imprevisível.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Almir, foi uma queda com a moto, mas correu tudo bem, sem maiores consequências.

      Abração pra ti.

      Excluir
  2. Oi Cheng
    Mais uma vez um belo texto, muito reflexivo, a vida passa muito rápido mesmo, engraçado que hoje saímos com os meninos, e enquanto os víamos brincano ao longe na água do mar eu e o Marcos falamos. Quanto tempo a gente não faz isso? É tanta correria, que a gente não faz coisas simples como ir na praia com eles, é tão gostoso, eles se divertem tanto, depois eles crescem, nem querem mais sair conosco. Parabéns! E graças a Deus que vcs estão bem.
    Bjão para ti e para Michel. Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses pequenos momentos passam despercebidos e não conseguimos aproveitar, uma pena, tudo está passando muito rápido, e lá na frente nos arrependemos de muita coisa.

      Um abraço Lu.

      Excluir
  3. As coisas mudam mesmo a cada instante! Podemos dormir felizes e talvez nãoa cordar nunca mais... É a vida.. Só Deus é quem sabe de tudo e a hora certa de tudo.

    Um abraço marélim, e se cuida velho!!!

    Ah... Leu meu livro???????? Não falou nada, ele está quase no fim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Mansim, a vida é complicada, cheia de reviravoltas, mas é isso mesmo, devemos seguir em frente sabendo que, de uma hora pra outra, tudo pode mudar bruscamente.

      Cara, tô lendo aos poucos mesmo teu livro, mas quando terminar dou o veredito, mas tá muito bem escrito, muita criatividade sua, parabéns Dedé.

      Abraço.

      Excluir
  4. Assim é a vida Paulo, vivemos de tal maneira que o imprevisível, o acaso ou lá o que seja poderá nos surpreender a qualquer instante. Contudo, é vivendo o agora que poderemos está vivendo o nosso futuro, ou não. Mas talvez seja esse o grande encanto da vida, viver o agora sem saber o que pode vir. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, por incrível que pareça, esse é o grande charme da vida, o imprevisível, se já soubéssemos como seria o nosso futuro, com certeza a nossa vida seria chata e sem esperanças.

      ABÇ.

      Excluir
  5. Paulo, sabe, eu não acredito no acaso e na coincidência. A vida me levou a acreditar que tudo o que acontece conosco (exatamente tudo... até as doenças) é de responsabilidade única e, exclusivamente, nossa.

    Provavelmente, se vocês não tivessem saído de moto, o acidente seria evitado.

    Se eu não me expuser a determinada coisa, provavelmente ela não acontece. Do contrário, estou exposta e o tal "imponderável" (que eu entendo que não exista!) dá o ar de sua graça.

    Portanto, caro amigo, tenha fé e siga em frente firme e forte, pensando em todas as variáveis e procurando sempre ser feliz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bel, viver é algo que muitas vezes foge do nosso alcance, concordo contigo de que, se eu e Michel não saíssemos, não teria havido o acidente, mas acho que têm coisas que, mesmo nós não buscando ou nos expondo, acontece, e creio que, com todo mundo situações dessa natureza já aconteram, mas é difícil entender à vida, é muito difícil mesmo.

      Abração pra ti.

      Excluir
  6. É, meu caro colega, o futuro é incerto e a vida muito curta. Estamos sempre correndo o risco de sofrer com essa virada de acontecimentos prováveis, alguns muitos bons e outros ruins. Não dá para viver com a exatidão firme pois tudo literalmente pode acontecer conosco. O importante é termos fé e nos mantermos positivos no pensamento de que Deus olha por nós cuidando de cada passo.

    O pior já passou e agora é vez de seguir em frente com mais vontade e garra como se o próprio destino desse chance para fazer dessa história algo muito melhor do que a gente mesmo espera.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcus, acho que o grande segredo da vida é não tentarmos evitar as coisas, mas estarmos preparados para elas, mesmo que essas coisas sejam "ruins" para nós, pois até em momentos tristes, podemos sim tirar lições de vida e sabedoria.

      Valeu pelo comentário amigo.

      Excluir
  7. Olá Paulo, enfim estou aqui após as férias!

    Cara, você deu um exemplo muito bacana comparando a vida do ser humano com uma canoa sem destino certo em pleno mar, e é bem assim mesmo, pois quando estamos na calmaria, do nada aparecem as tormentas para mudar tudo. Um dos motivos pelos quais o Mestre Jesus já dizia: orai e vigiai.

    No entanto, podemos sim direcionar nossas vidas e assim evitar algumas dessas tormentas (digo as "evitáveis" ) como andar de capacete e demais itens de segurança em uma moto, tomar os devidos cuidados com a saúde, etc. De fato, estarmos preparados para os bons e maus momentos que a vida pode proporcionar...

    O importante é agradecer a Deus que sua esposa agora está bem e seguir a vida com prudência!

    Abraços, Flávio.
    --> Blog Telinha Crítica <--

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.