quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Entrevista com a blogueira Luciana Souza

Luciana Souza

Olá amigos, retornando à sessão Entrevista, e agora em grande estilo, lhes trago uma maravilhosa entrevista (ou seria um bate papo virtual?) com a amiga e blogueira paulistana Luciana Souza, dona do blog Histórias de uma Bipolar, entrevista essa que estava devendo a ela há um tempão, mas aqui está. E uma oportunidade ímpar de conhecermos uma pessoa querida, inteligente, sensível e uma pessoa muito querida na blogosfera. Leiam com carinho essa entrevista e acessem seu blog. Abração pra todos.



1)   Olá Luciana Souza, estava te devendo essa entrevista há um tempão, mas aqui estamos, então, nos dê as suas boas vindas.

R: Oi Cheng, eu agradeço a oportunidade de dar a entrevista em seu site, pois já passaram blogueiros consagrados como a Cissa, o PC, a Joicy, e outros, e até o Brother Simion, que é um cantor gospel, e você, além de ser uma pessoa muito carismática e amigo, é um ótimo entrevistador!

2)   Lu, você mora na Baixada Santista, em São Paulo, então conte-nos como é o lugar em que vive.

R: Eu sou suspeita para falar de Itanhaém, pois nasci e me criei, passei maior parte da minha vida aqui. É um lugar pra quem quer qualidade de vida. Não tem semáforos, nem poluição. A população está em torno de 90 mil habitantes, mas eu conheço a maioria das pessoas. Tem o mar maravilhoso, nem tanto como o do Nordeste, mas ainda é o mar kkkkk. Outro dia eu fiz a compra no mercado e esqueci a carteira em casa. Eu levei a compra, e depois passei o cartão. Isso é morar em Itanhaém, a sua palavra basta, porque as pessoas te conhecem, sabem quem você é, eu não troco isso por nada!

3)   O blog Histórias de uma Bipolar é o seu espaço virtual onde você escreve suas crônicas e interage com outros blogueiros, como surgiu esse blog e qual os planos para o seu futuro?

R: Ele surgiu porque eu já comentava em vários blogs, como o da Joicy, do André, da Luciana, do PC, do Bruno, daí conheci o blog da Cissa Ana Cecília Romeu, ela me incentivou a fazer meu próprio blog, mas ela não sabia que eu era portadora da bipolaridade, ela até falou que eu poderia escrever textos de outros autores, desde que eu fornecesse a fonte. Mas como eu fui ajudada através de um blog cujo nome é Histórias de um Bipolar, de um português, que está parado, veio a idéia de escrever sobre a minha superação da doença. Tenho muitos planos para o futuro, mas é surpresa...

4)   Lu, você tem um filho músico, o Daniel, que desde cedo já é um notável flautista, qual a importância da música não só na vida do Daniel, mas na sua família?

R: A música está no sangue kkkkkkk, de ambos os lados, eu sempre toquei  violão em igreja, e o Marcos tocou piano, trompete e outros instrumentos também. Como o Daniel era uma criança hiperativa, nós o colocamos para fazer aula, e a flauta foi um instrumento natural, porque meu irmão comprou para ele, mas ele desenvolveu além do esperado. Esse ano ele entrou na melhor escola de Música do Estado de São Paulo e uma das melhores do Brasil, o Fernandinho já está fazendo aula de violino, mas não é nada imposto, eles gostam de música, nós respiramos música em casa.

5)   Falando de fé, você é cristã, então como você vê o cristianismo que é pregado hoje em dia e qual a importância de termos um relacionamento com Jesus Cristo?

R: Eu me converti aos onze anos de idade, e sempre digo que não sou membro de religião, tenho 39, e estou tentando ser uma discípula de Jesus. É complicado falar do cristianismo hoje, mas infelizmente, até nos cânticos o que se vê é prosperidade, ao contrário do que se vê no Novo Testamento, a porta é estreita, e muitos líderes alargaram ao máximo para verem seus templos cheios, porque como dizem: templo é dinheiro kkkkkkk. Nós nos reunimos em casa, eu minha família e mais algumas famílias que não se rendem ao que está estabelecido, e como disse tentamos ser discípulos, não somos melhores do que ninguém, fazemos parte do problema também. O relacionamento com Jesus Cristo, filho de Deus é tudo!

6)   Lu, você é uma pessoa sem frescuras, e no seu blog, você assumidamente expõe que convive com transtorno bipolar, então nos fale um pouco do que venha a ser isso e que conselho você deixaria para outras pessoas que convivem com o mesmo transtorno e não tem alguma orientação ou ajuda.

R: Conviver com o transtorno não é fácil meu amigo, agora conviver com quem tem o transtorno é pior ainda, o Marcos é um “santo”, por isso ele está comigo ainda kkkkkkk. Estou bem agora, mas ainda sou bipolar, a diferença é que ela (bipolaridade) não me domina mais, eu a identifico e me controlo. Então dou dois conselhos para quem é bipolar, ou tem depressão, síndrome do pânico, é tudo doença da mente: 1) Assuma que é doente, não tem jeito, assumir e procurar ajuda é o melhor caminho; 2) Os remédios não fazem milagres, só Deus faz milagres, mas enquanto Deus não fizer, a gente tem que fazer a nossa parte, eu só saí do abismo quando entendi isso, eu tinha que fazer a minha parte, por meus filhos, meu marido e por mim mesma.

7)   Falando um pouco de cultura geral, o que você gosta de assistir, ler, ouvir, lugares que gosta de passear, enfim, vamos te conhecer mais um pouco.

R: Primeiro o que eu não gosto. Eu detesto novela, e principalmente as pessoas falando dela, como na última que o Brasil parou, isso é um absurdo! Gosto de filme, algumas séries, gosto de ler romance kkkkkk, já disse isso no meu blog, tenho que confessar, meu autor favorito é Nicholas Sparks, ouço música gospel, clássica, chorinho, popular. Gosto de andar na praia pela manhã antes de trabalhar e nos finais de semana passear com meus filhos ou no shopping, ou pelos pontos turísticos da minha cidade, dar uma de turista kkkk.

8)   Você é uma pessoa que trabalha, tem uma família, compromissos, e ainda um blog, como você consegue administrar tudo isso de forma saudável, sem comprometer suas prioridades?

R: Não consigo! Kkkkkkkk. É difícil, eu quero me dedicar ao blog, minha mente fervilha de idéias. Quero comentar nos blogs porque gosto, eu já comentava antes de ser blogueira, mas não posso deixar meu marido e meus filhos pequenos de lado, e não sou a rainha da organização, então sempre estou tentando me organizar, mas no final dá tudo certo, se não deu certo é porque não chegou no final kkkkkkk.

9)   Falando um pouco de política agora, como você vê a situação atual do Brasil, as coisas estão acontecendo de forma satisfatória, mesmo  que lentas, ou ainda estamos há anos luz de um amadurecimento político-social? 

R: Penso que olhando para a classe pobre,  a que era muito pobre mesmo, melhorou muito! No começo eu era contra esses tais bolsa isso, bolsa aquilo, mas eu convivo com gente muito pobre e vejo, que a vida delas melhorou, isso é um ponto positivo, porém numa visão macro, penso que o Brasil não tem oposição, isso é ruim, e enquanto houver corrupção, isso é difícil acabar, a cultura da corrupção. Vejo tanta coisa feia na minha cidade que é pequena, imagine em termos de Brasília! Nestes termos o Brasil ainda está anos luz do primeiro mundo!

10) Agora vamos fazer um toma-lá-da-cá bem rápido, com temas e respostas curtas, beleza?

R: Falou mano


·         Família: minha base, minha estrutura

·         Escrever: um prazer

·         Livro de cabeceira: o que eu estiver lendo, no momento estou lendo Água para Elefantes

·         Filhos: uma felicidade indescritível

·         Um sonho frustrado e um realizado: frustrado: não ter feito faculdade – realizado: estar bem casada com uma pessoa maravilhosa e ter filhos maravilhosos.

·         Amigos presenciais e virtuais: tenho o mesmo sentimento por ambos, sou muito intensa, tenho mais virtuais do que presenciais, que adoro de coração, mas não crio expectativas, já me decepcionei muito

·         Uma situação mais inusitada ou cômica que você já passou: Nossa! Logo que eu entrei no Forum uma colega me pediu para ser testemunha  na audiência do Divórcio dela, de última hora, ela trabalhava numa loja de Cosméticos, eu subi para audiência, sem noção. Quando cheguei na audiência o Juiz me perguntou há quanto tempo ela e o marido eram casados. Eu olhei para o Juiz, olhei para a advogada e olhei para o casal, eu conhecia o rapaz também, mas nem sabia que eles eram casados. Foi o que eu respondi para o Juiz: Excelência, eu só tomei conhecimento que eles eram casados agora! Kkkkkkkkkkkkk. O Juiz ficou muito bravo comigo, com a advogada. Eu desci as escadas morrendo de medo de perder meu emprego. O pior é que o rapaz que fazia as audiências era muito tirador de sarro, e ficou me apavorando que eu iria levar um processo por falso testemunho. Depois disso eu peguei trauma de audiência, nunca mais eu sou testemunha!

·         Casamento: um compromisso para toda vida!

·         5 coisas que você levaria para uma ilha deserta: a Bíblia, uma garrafa de água, um isqueiro, uma barraca, papel higiênico

·         Capitalismo, socialismo ou nenhum ismo?: capitalismo

·         Vida e morte: não tenho tanto medo da morte, mas prefiro a vida

·         Luciana de Souza: transparente


11)   A vida é algo passageira, fugaz, então, quais seriam as prioridades que você adotaria para a sua vida de agora em diante?

R: Minha vida com Deus, principalmente minha leitura da Palavra de Deus, minha família, e voltar a estudar, pronto falei a surpresa kkkkkkkk.

12)  Luciana, foi um prazer imensurável conversar contigo nesse bate papo virtual, mas antes de finalizarmos, mande as suas considerações finais e obrigado pela participação na sessão Entrevista em meu site.

R: O prazer foi meu Cheng, de coração, nossa, é a primeira vez que sou entrevistada, me sinto até importante kkkkk. Espero que os leitores gostem, e principalmente, sempre viso ajudar pessoas com o transtorno como eu tenho.  Um beijo a todos. Fiquem com Deus!



Paulo Cheng

41 comentários:

  1. Olá amigos, boa noite!
    Quando vi que a entrevistada era a Luciana, vim correndo pra cá...rsrs
    Muito legal a entrevista!
    Saiba que vc Luciana, é uma pessoa especial e abençoada!
    E vc, Paulo, um ótimo entrevistador!
    Um grande beijo, que Deus os abençoe.
    Com carinho...Adelisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adelisa, a Lu é sim uma pessoa especial e abençoada, obrigado pela mensagem, abração pra ti.

      Excluir
  2. A Luciana Souza é uma pessoa que conheci a pouco tempo, não sei bem, mas creio que há menos de um ano, e já faz parte de meu roll de amigos íntimos meu, amo seu blog, seu jeito descompromissado e verdadeiro de escrever, é uma pessoa verdadeira, inteligente, sensível, enfim, admiro-a demais, e nessa entrevista pude conhecer um pouco mais dessa pessoa tão querida na blogosfera. Foi um prazer imenso ter feito esta entrevista com ela, e sugiro a todos um acesso sem compromisso em seu blog, e lá vocês irão conhecer o porquê dela ser tão especial e querida. Lu um beijão pra ti, valeu por ter aceitado participar da entrevista, e que Deus continue abençoando a vc e sua família. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Adoro ler a Luciana e adorei ver suas respostas e ri do que ela levaria pra ilha. Pensou até no papel,rsrs Muito legal tudo! abração aos dois, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, a Lu é uma pessoa muito prevenida, kkkkkk Abração pra ti também.

      Excluir
  4. Oi Cheng
    Obrigada pelo carinho meu irmão de fé. Concordo com a Adelisa, vc é um ótimo entrevistador, vc não faz as perguntas sempre as mesmas prá todos seus entrevistados, vc personaliza, eu já acompanhei várias entrevistas e vi que vc faz com carinho. Fiquei muito orgulhosa de fazer parte do rol de entrevistados seus.
    Bjão. para ti e para Michel. Fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu amigona de fé, nem precisa agradecer, vc merece muito mais, bem, algumas perguntas eu as repito, mas reformulo-as, mas outras, tem que ser personalizadas, pois cada pessoa tem suas particularidades, e perguntas genéricas são frias e imparciais, mas fico contente por vc ter gostado. ABRAÇÃO PRA TI.

      Excluir
  5. Gente, mas que entrevista gostosa de ler.Adorei saber mais sobre essa mulher incrível, mãe de família e blogueiras/cronista Luciana! Admiro muito ela como pessoa , com certeza é merecedora de todo nosso carinho. Adorei as perguntas, muito relevantes. - confesso que ri da história da audiência - ahaha

    Beijão, Sabrina. (www.spiderwebs.com.br) ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sabrina, também ri bastante com a história da audiência, muito legal mesmo as respostas.

      Grande abraço.

      Excluir
  6. Excelente a entrevista com a Lu!
    Parabéns!
    Pessoas como ela são enriquecedoras, nos ensinam, nos cativam!
    A Lu é uma amiga virtual muito querida e foi muito bom ler as suas respostas!
    As perguntas foram bem formuladas e a Lu arrasou!
    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isa, realmente a Lu arrasou, já reli várias vezes a entrevista.

      Abraço.

      Excluir
  7. Templo é dinheiro, ahahaha, adorei, vou adotar o lema.
    Lu, gostei bastante da entrevista, principalmente quando falou a respeito de sua cidade, é bom saber que ainda há lugares assim, onde se possa viver em paz. Apenas estranhei o fato de ter mais amigos virtuais do que presenciais em um lugar onde as pessoas parecem ser tão próximas umas das outras.
    Sobre a sua "religião", pelo que entendi, não faz parte de nenhuma denominação, vocês fazem como Paulo e o próprio Jesus fazia, se reunir para rezar nas casas, se for isto, achei realmente muito interessante.
    E quando mencionou seu sonho frustrado, eu ia dizer que não era tarde para retomar os estudos, porém, você já havia se decidido e parabenizo-a por isto.
    Muito boa a entrevista. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas coisas a respeito da Lu já sabia, mas outras, como o lugar quase interiorano em que ela vive, não sabia, e legal que ainda restem lugares assim hoje em dia.

      Abraço Christian.

      Excluir
  8. Paulo, a Lu é surpreendentemente amiga! Mesmo só a conhecendo na blogosfera já tenho um carinho enorme por ela que se desprende a me ajudar com o transtorno de histeria que me cerca. Aprendi a conviver com ele através dela, eu não me aceitava e ela me aconselhou em off várias vezes pelo faceboook.
    Apesar de meu blog ser voltado para poesias e contos sensuais sou cristã e é louvável podermos falar sem restrições do amor de Deus com outras pessoas em outros espaços.

    Parabéns, Lu pelo desempenho no blog e na entrevista e parabéns ao Paulo Cheng pela acolhida dos amigos da Lu.
    Bjoks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jaqueline, que bom que vocês estão trocando experiência em off, e que esse relacionamento não fica só restringido no blog.

      Valeu pelo comentário, abraço.

      Excluir
  9. Olá Pauloooo... que delicia de entrevista com a Luciana... esse mico dela do forum, meu Deus do ceu, que loucura.
    Muita loucura.
    Rapaz o tempo ta corrido ainda pra vc, vai com calma e desacelera, temos que ter tempo pra tudo, imagino a loucura aí, é que nem eu com meus gatos, cachorro, filhos, marido, casa, roupa comida e outras coisas há mais que vão aparecendo.
    Mas agora eu quero voltar a Blogosfera e ficar de vez, ando muito ausente daqui e eu amo isso aqui, esse clima que tem por aqui.
    Bom ver que vc não abandonou meu Blog, mesmo eu estando tão sumida... bom agora é ver se fico por aqui.
    Bjs

    http://www.artesdosanjos.com.br/2012/10/blogagem-coletiva-lendas-urbanas.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vc já conhece a Luciana, uma pessoa tão querida e da paz. Olha, tenho acompanhado sua luta não é de agora, e sei que tempo é algo muito corrido em sua vida, mas sempre vou estar te acompanhando por lá no seu blog.

      Abração pra ti.

      Excluir
  10. Entrevista ótima, muito espontânea. Foi demais conhecer melhor a Luciana.

    ResponderExcluir
  11. E ae Chengão!
    Tudo blz? Só na correria por aí?
    Simplesmente adorei a entrevista com a Lu! Já cheguei a trocar alguns comments com ela (e espero que troquemos muitos outros!) e ela sempre me pareceu uma pessoa super divertida, perseverante e simpática.
    Essa entrevista comprovou tudo isso!
    arabéns!

    Muito obrigada pelos parabéns atrasado ^^. KKKK muitos dizemisso, que eu fico diferente quando uso cosplay. Bom no caso do cosplay de Johan eu concordo que me transformei. Mas acho que mesmo vestida de homem eu fico até que bonito rs.
    Eu acho que se temos um blog, temos que falar nele aquilo que gostamos, entendemos e queremos. Não adianta fazer como muita gente que cria aqueles blogs semelhantes, sempre com o mesmo tema, as mesmas coisas, só com o intuito de atrair visitas e comentários vagos. O meu blog, mesmo sendo seletivo, eu conto com amizades super legais e frequentadores fiéis. Acho que isso é o que vale.
    E vc? Está muito na correria ai? Pleo menos você, assim como eu, não abandona o blog mesmo estando no corre corre diário.
    bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tsu, que bom que a Lu é nossa amiga em comum, temos muito a aprender com ela. Concordo contigo, blog é algo pessoal, e sempre tem alguém com gosto em comum para trocarmos experiência.

      Abração pra ti.

      Excluir
  12. Que legal! O Chengão e a Lú numa mesma postagem! Duas pessoas que gosto muito e tenho certeza que minha amizade por vcs atravessa o virtual e vem para o real!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Dedé, como gostaria de encontrar não só a Lu pessoalmente, mas vc também, que é um cara super do bem, quem sabe um dia...

      Grande abraço.

      Excluir
  13. Ah... Desculpe Lú. Esqueci de falar que suas respostas foram muito boas e com muita originalidade e verdade! Parabens!

    ResponderExcluir
  14. Lu... parabéns pela entrevista..
    Não se sinta importante..você é importante..
    Porque sempre está nos fazendo companhia... nos deixando recadinhos lindos.. nos abastecendo com excelentes informações..
    Se está sendo entrevistada hoje aqui é porque merece.
    Um mega beijo no coração viu?

    Paulo parabéns pelo Blog.
    Não conhecia ainda mais adorei..
    Uma ótima noite viu?

    Sheila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sheila, obrigado pelo acesso e por compartilhar teu carinho com a Luciana, com certeza ela merece mesmo.

      Um abraço.

      Excluir
  15. Paulo, meu xará, essa é uma entrevista que me dá enorme prazer de ver. Não que as outras não tenham dado, mas é que essa é especial. Essa doce figura humana, a Luciana, começou a despertar minha atenção, ainda como leitora apenas, lá da minha humilde pagina (blog). Hoje é uma blogueira. Mais que isso, usa esse meio para ser exemplo de vida, em todos os sentidos. Luciana, você é uma figura tão contagiante que, outro dia, eu que, não visito mais os blogs amigos com a frequência de antes, e por razões de falta de tempo mesmo, enfim; fiz questão de dar uma pausa na agitada agenda de trabalho, para ir até o seu blog e atender a um doce e amável pedido seu sobre uma determinada publicação sua, onde dizia que meu comentário seria importante pra você. Tenho pensado muito em parar com o blog, justamente pela falta de tempo para me dedicar a ele, inclusive aos blogs amigos. Mas quando vejo blogueiros como você, eu de certa forma, acabo esquecendo isso. Parabéns Paulo. Maravilhosa entrevista. Como sempre, você faz bem. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande PC, teu comentário é sempre um prazer, e pessoas como a Lu nos fazem sim seguir em frente com os nossos trabalhos em nossos blogs, e pra mim também ela tem sido um exemplo de vida. Agradeço a vc pelo comentário.

      Excluir
  16. A Luciana sempre uma figura maravilhosa que vive uma vida transparente e com alegrias simples.
    A descrição de Itanhaém mostra a paixão que ela tem pelo local, pela família, por Deus e pelos amigos. Luciana é uma pessoa sincera e mostra ser muito centrada na vida, apesar de pender o humor pra lá e pra cá.
    Lu, ta ficando importante meninaaaa! E adorei saber que esquentará os bancos da faculdade!Sucesso sempre Lu. Parabéns Paulo, pela entrevista e por ter a ilustre presença da Lu no seu espaço.
    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marly, também gostei da descrição de Itanhaém, parece sim aquelas cidades de interior onde todo mundo se conhece e que se pode dormir de portas abertas.

      Abração.

      Excluir
  17. Adorei ver a Luciana por aqui,com seu jeito sempre bem humorado e tiradas inteligentes!Parabens aos dois pela entrevista!

    ResponderExcluir
  18. Poxa que legal Luciana! Parabéns pela entrevista, você foi muito bem, e até deu vontade de morar em Itanhaém. Aqui onde moro preciso passar um pouco mais de 1 hora para chegar a praia rss.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alê, moro a uns 20 minutos da praia aqui em Olinda, mas não pensaria muito em trocar por um lugar tranquilo como o da Lu.

      Um abraço.

      Excluir
  19. Obrigada mais uma vez Cheng, meu irmão de fé, e a todos os amigos que comentaram, tem sido muito legal, ver os comentários! Bjos a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, quem tem que agradecer sou eu, que vc continue assim, uma pessoa cheia de alegria e de bem com a vida.

      God bless you!!!

      Excluir
  20. Amo ler a Luciana.
    Nos conhecemos aqui no virtual, mas ela e a família vieram até nossa casa e passamos horas maravilhosas.
    A Luciana é uma pessoa simplesmente maravilhosa, verdadeira e transparente, somos irmãs agora, Jesus nos uniu para sempre...amei a entrevista...beijinhos no coração da entrevistada e do entrevistador do nosso coração, Teresa e José.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba Maria, deve ter sido uma experiência maravilhosa conhecer a Lu pessoalmente, quem sabe um dia não terei o mesmo prazer?

      Valeu pelo comentário.

      Excluir
  21. Foi uma alegria para mim ver a Luciana aqui. A imagem que faço dela é assim mesmo, autêntica, risonha, superando seus desafios. E não pude deixar de rir ao imaginá-la na audiência que mencionou. Adorei! Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marilene, desde o começo minha impressão da Lu foi a mesma sua, e a cada dia isso se consolida.

      Abç.

      Excluir

  22. Excelente entrevista. As perguntas foram muito bem colocadas e a Luciana foi bem objetiva e espontânea em suas respostas.
    Essa da testemunha de divórcio foi demais; aliás, a cara da Luciana. Adoro o espírito risonho dela e a admiro muito.

    Bjs.

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.