sábado, 13 de outubro de 2012

Todo dia é dia de presente



Uma das coisas que mais fico intrigado é feriados, seja dia das crianças, dos pais, das mães, natal, enfim, sempre quando se chega nesses dias, e dependendo do feriado, somos ‘obrigados’ a refletir com mais densidade sobre o tema, se é o dia das crianças, entramos no clima, abraçamos a causa das crianças, nos tornamos um pouco pueris, mas e os outros dias?

Vejo o feriado do dia dos pais, as lojas ficam abarrotadas de filhos ávidos por um presente legal pra dar ao velhão, rola aquele almoço e até um passeio, mas fora dessa data festiva, tem filhos que passam um ano todo sem fazerem nenhum tipo de agrado para o velho, e isso é que fico sem entender. O dia das mães é a mesma coisa, as lojas de eletrodomésticos faturam alto, é fogão, geladeira, máquina de lavar, enfim, mas não seria mais legal dar esse tipo de presente fora dessas datas? Bem, acho que sim, pois acho muito superficial, e até forçado darmos um presente somente neste dia.

Creio que o valor das pessoas não é maior em dias específicos ou feriados comemorativos, se adotássemos uma postura de nos preocuparmos mais com nossos pais, filhos, amigos, todos os dias do ano, creio que, nesses feriados, o que menos importaria seria um presente, só a nossa presença já seria o suficiente, mas como a nossa sociedade condicionou as pessoas a só lembrarem dos outros nessas datas, passamos todo o ano vivendo numa apatia, e só valorizamos os outros quando chega um feriado para lembrar. E me incluo nisto também, pois o marketing da mídia é sutil e sorrateiro e nos leva a sermos impessoais e frios durante todos os dias, mas nessas datas somos todo coração. Precisamos considerar o dia das crianças, dos pais, das mães, dos amigos, como sendo todos os dias, e a atenção, o carinho, o respeito, os agrados também como se fosse algo corriqueiro, assim, quando essas datas chegassem, fossem só folclore e algo meramente figurativo, pois o verdadeiro sentido, que é a consideração e o respeito, seria algo normal, e estaríamos bem tranquilos e sem ‘dívidas’, nessas datas, pois o feriado seria pra nós todos os dias.


Paulo Cheng

13 comentários:

  1. Tens razão .Não precisamos de datar pra mostrar o amor. Mas a coisa anda arraigada e então, aqui em casa, só lembrancinhas e reunião de família, isso sempre! abração,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, infelizmente entramos nessa estratagema do mercado, e só conseguimos agradar nossos entes amados nessas datas, uma pena.

      Um abração pra ti.

      Excluir
  2. Olá!Bom dia!
    Paulo...
    concordo...não precisamos de datas para demonstrar nosso amor...nos dias atuais o ser humano vem sendo assolado pelo consumismo!Ciente dessa “necessidade” do ser humano, o mercado busca forjar esse prestígio, bolando estratégias, "criando dias", dizendo ao consumidor aquilo que ele deseja fazer/ouvir/ ver/comprar, e cobra caro por isso, e piorou depois que o povo "alienado" se viu diante de uma mídia que se apoderou desse rentável e lucrativo mercado...
    Bom final de semana!
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá, paulo Cheng!

    Consideração e respeito pelo próximo, é tudo.
    Mas, infelizmente, a mídia, nos levam ao consumismo nesses dias festivos.
    O que deveria estar presente todos os dias de nossas vidas.
    beijos e abençoado fim de semana.
    Soninha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Soninha, concordo contigo, somos uns fantoches nas mãos da mídia, e é nisso o que dá.

      Abração pra ti.

      Excluir
  4. Olá, bom dia Paulo!
    Bela reflexão!
    Também acho que este dias são puro comércio!
    Gosto daquela música, cujo refrão diz assim: "..é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã...".
    Essa é uma verdade... E é a conclusão que cheguei depois de todo o sofrimento que passei (na verdade comecei a escrever em meu blog justamente por isso!).
    As pessoas que amamos são os verdadeiros tesouros com que Deus nos presenteou. E o que realmente importa em nossas vidas...
    Um grande abraço, que Deus o abençoe.
    Adelisa.

    http://adelisa-oquerealmenteimporta.blogspot.com.br


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Música linda Adelisa, do Renato, e não é um simples presente que representa tudo o que sentimos pelos nossos amados, mesmo sendo o presente mais caro, mas é o companheirismo diário.

      Abraço.

      Excluir
  5. Oi Cheng, meu irmão de fé
    Você tem toda razão, que texto reflexivo e inteligente, como vc é. O pior é que eu como mãe dou continuidade nessa roda do consumismo, porque dou presentes aos meus filhos no dia das crianças e no Natal, apesar de que desde pequenos, ensino a eles que não existe Papai Noel, mas sou culpada também.
    Obrigada pelo carinho no meu blog.
    Bjão para ti e para Michel. Fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Relaxa Lu, não há mal nenhum em se dar um presente nessas datas, mas o bom seria se valorizássemos os outros, se de repente chegássemos com um presente sem data especial, ai a surpresa seria bem legal, mas todos nós somos assim.

      Abração pra ti.

      Excluir
  6. Na verdade Paulo, as datas, nada mais são que, dias simbólicos. Essa comoção é normal, pois a consciência plena que as pessoas deveriam ter a respeito delas, é algo que requer um pouco mais de entendimento e elevação, seja ela espiritual ou comportamental, e convenhamos que, a sociedade ainda não atingiu esse grau de maturidade. Por tanto, essas datas não me intrigam, pois tenho um olhar bem mais abrangente sobre elas. Comemoro, curto bastante, mas com a visão, ainda que longe da perfeição que, o que hoje é importante para mim, será sempre, todos os dias do ano. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá PC, concordo contido, é só simbolismo, mas inconscientemente essas datas nos levam a valorizar mais as pessoas em momentos especiais, e queira ou não, quando se chega num dia dos pais, ou das mães, nos preocupamos em presenteá-los, isso é natural.

      ABRAÇÃO.

      Excluir
  7. Eu concordo com você.
    Rola um apelo comercial intenso nessas datas, uma espécie de inversão de prioridades. Passamos a lembrar das pessoas em apenas uma data específica ao invés de estarmos com elas todos os dias.
    Infelizmente também faço isso, mesmo que às vezes seja sem intenção. Estamos iseridos numa sociedade que age dessa forma e acabamos preso a esse padrão.

    Bom domingo. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Angelus, isso acontece com todos nós, mas nada de errado em dar presentes ou algo especial às pessoas nessas datas, mas o ruim é quando só fazemos isto somente nessas datas, ai é inversão de valores.

      Um grande abraço.

      Excluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.