sábado, 23 de fevereiro de 2013

Entrevista com William Kusdra

William Kusdra

Olá pessoal, hoje tem mais uma entrevista pra lá de musical, desta vez, o convidado vip é o William Kusdra, acho que todo mundo já o conhece, músico, blogueiro, participou de algumas bandas entre as décadas de 70-90, colaborador e apresentador da rádio Web Stay Rock Brasil, e um poço de conhecimento na área musical, e nesta segunda entrevista que ele dá para o meu site (vide a primeira aqui), o papo é totalmente musical, onde ele expõe seus gostos e preferências de forma descontraída. Desde já agradeço ao William Kusdra por mais esse bate papo e a todos vocês que estão acessando e comentando.




1)    Olá William Kusdra, nessa segunda entrevista que faço contigo, vamos desta vez focar exclusivamente em música, uma área no qual você curte demais, então de cara, o que venha a ser música para você, e qual a importância dela para as nossas vidas?

R: Olá Paulo, antes de qualquer coisa quero agradecer o convite que me fez e estou aqui para responder suas perguntas com muito prazer. Obrigado mesmo. Bem, música é uma arte que está no ar e é uma espécie de oxigênio. A importância para nossas vidas é fundamental. Precisamos sempre. Costumo dizer que Música é o Tom da Vida.

2)    Fiz essa pergunta na entrevista anterior, mas para o pessoal relembrar, você tocou em algumas bandas, e fez parte da cena musical de Sampa nos anos 80 e 90, como foi essa experiência e quais bandas participaste?

R: Participei efetivamente em 3 bandas:  Salário Mínimo (77-81), Anarca (81-84) e Primeiro Vício (91-94). A experiência foi gratificante e num momento importante do rock no Brasil. Na segunda metade dos anos 70 ainda estavámos na Ditadura, roqueiro era sinônimo de rebeldia e éramos monitorados por muita gente. O tempo passou e as coisas foram mudando, inclusive o rock. Pra mim foi um perído extremamente agradável, conheci pessoas incríveis e que até hoje fazem parte da minha rede de amigos.

3)    Na história musical contemporânea, houve vários movimentos musicais que, além de influenciarem os músicos e bandas de suas épocas, serviram para traçar as diretrizes para novos movimentos futuros, em sua opinião, qual o movimento mais importante (se é que exista o mais importante) no qual você destacaria como o mais frutífero e imprescindível para a música?

R: Taí uma pergunta complicada mas vejo da seguinte forma:  todos os movimentos que aconteceram na música tiveram sua importância. Não adianta ficar questionando se a qualidade foi boa ou não, pois depende muito do gosto de cada pessoa. Jovem Guarda, Tropicália, Psicodelismo, Rock and Roll, Punk Rock, New Wave, Grunge, enfim, tantos e tantos movimentos ocorridos aqui e lá fora que fica impossível listar todos eles. Mas diante disso tudo, nem foi um movimento mas sim uma espécie de ponto de referência na música, considero o Festival de Woodstock em 1969 um verdadeiro marco. Ali as coisas mudaram um pouco na cultura. É um assunto que demoraria muito tempo para falar sobre ele e não quero ocupar o espaço do seu blog com dezenas e dezenas de linhas. O que vai acontecer daqui pra frente eu não sei. Acho praticamente impossível algo parecido com aquilo em 1969.

4)    Cara, você é músico e toca baixo, e provavelmente outros instrumentos que desconheço, quem foram as suas principais influências como instrumentistas no início de sua carreira musical?

R: Toco baixo e guitarra. Totalmente aposentado, não pretendo jamais tocar em bandas novamente. Minhas influências? John Paul Jones em primeiríssimo lugar. Um músico excepcional quefez parte de uma das maiores bandas que já existiram no planeta – Led Zeppelin – além de vários trabalhos solos e com outros artistas. Atualmente ele está com uma banda muito legal chamada Them Crooked Vultures. Esse foi minha principal influência, mas não posso descartar Geddy Lee, Gene Simmons, Jaco Pastorius e Oswaldo Vecchione.

5)     William, quais foram os artistas ou bandas no qual você já viu tocar ao vivo, e quais os que você desejaria ver tocando hoje?

R: A lista do que vi ao vivo é enorme mas vou citar algumas: Genesis, Black Sabbath, Yes, Whitesnake, Alice Cooper, Peter Frampton, Deep Purple, David Bowie, Rolling Stones, Van Halen, Kiss, AC DC, Blondie, Liverpool Express, Made in Brazil, Patrulha do Espaço, O Terço, Barão Vermelho, Aerosmith, Titãs e tantas outras. Gostaria de ter visto Beatles, Deep Purple com Tommy Bolin, Rush, The Black Crowes, Gov´t Mule, Pendragon, Jimi Hendrix, Rory Gallagher e mais um montão de gente.

6)    Vejo que você é um cara eclético, curte boa música, seja jazz, pop, mpb, enfim, música de qualidade, mas o rock and roll é o seu forte, então como você enxerga a cena rocker mundial atualmente, ou o rock hoje em dia precisaria de uma nova revolução para ser ressuscitado?

       R: Ressuscitado não. Mesmo estando novamente na UTI o rock não morreu. Acho muito         pouco provável que venha a ter uma revolução no rock novamente. A internet tem ajudado muito as bandas em divulgações mas ganhar dinheiro com gravação de cds, isso não existe mais. Os caras ganham fazendo shows e conquistando patrocínios. Claro, evidente que há casos e casos, mas a notoriedade de uma banda se estabelece com sua competência e isso é justamente o que anda faltando para a grande maioria dos músicos da nova geração. O festival de gente ruim que sai por aí gravando demos em estúdios de qualidade duvidosa é enorme. É preciso ter muito cuidado para selecionar o que anda rolando hoje em dia. Tudo isso não é só no rock, estende-se a todos os outros ritmos musicais. Uma coisa você pode ter certeza: o funk carioca, o sertanejo universitário, axé e afins, estão a cada dia que passa emburrecendo as pessoas.

7)    Will, você colabora com a rádio web Stay Rock Brazil, e apresenta um programa todas as segundas-feiras, às 14:00Hs, quando começou essa parceria sua com a rádio e você está satisfeito com a receptividade das pessoas em relação ao teu trabalho?

R: Cara, taí um negócio interessante. Sou colaborador na Stay Rock Brazil há quase dois anos. Precisei dar um tempo durante alguns meses em 2012 mas retornei. É muito gratificante compartilhar música com as pessoas e falar um pouco a respeito disso. Tenho total liberdade durante o programa. Fui convidado pelo Cezar Bastos, baixista da Banda Tublues e parceirão do Renato Menez que é o idealizador e chefe da Stay. São duas pessoas muito legais e tem o rock como paixão, então não foi difícil rolar o Direto da Toca por lá. Não preciso sair de casa para fazer o programa. Gravo e edito aqui mesmo e esse é uma das coisas boas que a internet nos proporciona. E um detalhe extremamente importate: não há qualquer remuneração. É puro prazer mesmo.


8)    Uma pergunta cretina e capciosa, mas quem manda nesta porra de entrevista sou eu, então vou fazê-la, kkkkkkk, na lata, liste ai as 10 melhores bandas ou artistas de todos os tempos em sua opinião e os 10 discos mais emblemáticos of all time.

R: Listas são iguais pesquisas. Não servem pra porra nenhuma. Mas como você disse que quem manda nessa porra é você, não vou contrariá-lo. Nem sempre a minha lista será igual, de repente você me pergunta isso daqui dois anos e poderá ter algo diferente. Tudo depende do momento, porém, uma coisa é certa: Stones, Beatles e Elvis estarão sempre.

Não considere ordem, apenas as 10 bandas ou artistas em todos os tempos:
-Elvis Presley
-The Rolling Stones
-The Beatles
-Led Zeppelin
-Yes
-David Bowie
-Made in Brazil
-Patrulha do Espaço
-UFO
-Jethro Tull
Agora os 10 discos mais emblemáticos (?!?!), foi você quem pediu pois ela pode ter vários contextos. Vamos lá:
-The Dark Side of the Moon – Pink Floyd
-Technical Ecstasy – Black Sabbath
-Presence – Led Zeppelin
-Presents the Pipes of Pan at Joujouka – Brian Jones
-Mirror Ball – Neil Young
-At Budokan (Live) – Bob Dylan
-Who are You – The Who
-Selling England By the Pound – Genesis
-Casa de Rock – Casa das Máquinas
-Pin-Ups – David Bowie

9)    Essa pergunta irei reservá-la aos Rolling Stones, como escrachadamente sabemos que é a sua banda predileta de todos os tempos, então pra ti o que representa para a música em geral essa bandaça que acumula nada menos que 50 anos de bons serviços prestados ao bom e velho rock and roll?

R: A resposta é a mais simples possível:  “It´s only rock and roll”

10) Grande Will, antes de terminar, agradeço por esse lúdico bate papo musical, e reservo este finalzinho para que você mande um alô final e possa dar alguma sugestão de banda, disco, vídeo, livro, enfim, fique à vontade, abração pra ti mano.

R: Paulo, agradeço muito o convite para essa conversa que foi muito agradável. Relutei muito em retornar a blogsfera pois isso aqui é um covil de hipocrisia, sem generalizar. No entanto, algumas coisas precisam ser ditas e não gosto de pessoas que se escondem num falso caratismo de bondade. Gosto de pessoas verdadeiras e você sempre foi um cara que manteve um caráter incrível e mesmo discordando em alguns assuntos, o respeito esteve acima de qualquer outra coisa. Isso não tem preço. Um grande abraço pra você, pra sua esposa e para as pessoas que terão coragem em ler essa entrevista.
Dica de música: Ouça o que lhe agrada mas saiba separar o que é bom gosto e mau gosto. Não é difícil.
Dica de livro: Minha Vida – Charles Spencer Chaplin

10 comentários:

  1. O William Kusdra é um cara prá lá de legal, nos conhecemos pela blogosfera, na época em que ele tinha o antigo blog: A Toca do William, onde ele tecia comentários e textos sobre os mais variados assuntos, inclusive música, e neste segunda entrevista, o foco agora é a sua área predileta: MUSICA. E gostei muito do bate papo, uma oportunidade para conhecermos mais deste cara que é bem querido tanto na blogosfera como no Facebook. Desde já agradeço ao William pela força e colaboração para com o meu blog, e agradeço também a todos os que acessaram e comentaram. God bless all you dudes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Paulo.
      Teve coragem em publicar o bate papo? rsssss.
      Vai perder seguidores depois disso.
      Amigo, obrigado pelo convite e só posso dizer que foi muito agradável.
      Um grande abraço pra você, sua esposa e seus leitores.
      Seu blog é um sucesso!

      Excluir
  2. Que bacana essa entrevista, Paulo!!!! Um músico!

    PRa mim, tá ótimo! Ainda mais pq música é uma de minhas paixões!!!! O cara tem bom gosto...

    bjks

    JoicySorciere => CLIQUE => Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pô Joicy, tu não conhecia o William ainda, é um blogueiro das antigas e teu sua página lá no facebook, vou sugerir pra ele amizade contigo, vc vai curtir seus feeds.

      Abração pra ti.

      Excluir
  3. Que legal Chengão! O Will é gente boa pra caramba, e as respostas dele são seguras como as de alguem que sabe o que fala. Mesmo que o gosto musical dele não seja o mesmo que o meu, eu o respeito demais!

    Chengão, eu fiz o que vc falou, mas seu blog não voltou nos favoritos. Isso é só no meu blog ou nos dos outros amigos também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Will, e vc já o conhece há um bom tempo, e concordo com suas palavras, o cara é gente boa pra caramba, mereceria um monte de entrevistas não só aqui.

      Olha Mansim, então não sei o que fazer, mas vou pesquisar na net o que pode estar ocorrendo, isso é sério demais, kkkkkkk

      Abração pra ti mano.

      Excluir
  4. Olá Paulo,
    Quando li no face que você entrevistou o William, corri logo para o seu site para ler a entrevista, visto que é um camarada que admiro e compartilho de muitas ideias, entre elas: o gosto pela maior banda do planeta "Rolling Stones" e fato que também torço pelo Fluminense! É de fato ele tem bom gosto, hahahahhahah....

    Cara, podia falar muita coisa aqui, mas depois dessa aula de música que vocês dois deram (ele como entrevistado e você como repórter), acho que vou ficar por aqui mas deixando uma frase que resume muita coisa:

    I know it´s only rock and roll but i like it!

    STONES FOREVER!

    Parabéns!

    Abraços,
    Flávio (Telinha)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, sei que vc já o conhece e compartilha algumas coisas em comum, mas nessa aula de música, com certeza quem deu foi ele, só fiz conduzir e sugar toda a sapiência musical que o Will tem pra nos dar, e foi uma das melhores entrevistas ou bate papo que já fiz por aqui.

      Abração pra ti Flávio.

      Excluir
  5. Oi Cheng, meu irmão de fé
    Não sei o que tá acontecendo com meu blogger, ele tá me trollando, se vc souber me manda uma msg no face, pq tá acontecendo com alguns blogs, como o seu, não atualizou assim que vc atualizou o post, eu nem sabia que vc tinha atualizado, ainda tava divulgando o post do Daniel lá no blog kkkkkk. Agora que fui divulgar meu post no Blogueiros é que vi a propaganda do seu blog, como sigo muitos blogs, eu não fico olhando as atualizações dos que sigo, só os que recomendo, e não está atualizando cara, e seu blog não é o primeiro, mas não são todos, não sei o que é.
    Vamos ao post agora, vc é um grande entrevistador, isso não é novidade, não conhecia o Will, mas ele tem personalidade igual a ti. Eu e o Dani vemos muito os vídeos da banda Jethtro Tull, porque o cara toca muito flauta transversal, é muito legal o Dani ver a flauta também em outros ritmos sem ser na música clássica e no chorinho, as outras bandas, sem comentários.
    Bjos. para ti e para Michel. Fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, sinceramente não sei o que está acontecendo, no blog do Mansim acontece a mesma coisa, ele não consegue visualizar minhas atualizações, mas as suas e as deles eu consigo no meu.

      Bem, o William é um blogueiro antigo, músico, e tem uma página no face, e tem um bom gosto musical incrível, que bom que vc e o Daniel se identificaram com ele.

      Abração pra ti.

      Excluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.