sábado, 18 de maio de 2013

Inspiração: item imprescindível para a criação


Em todas as áreas, seja na ciência, na tecnologia, na música, na literatura, há uma mola propulsora imprescindível que é diretamente responsável por sua criação e continuidade: a inspiração. O sucesso está ligado intrinsecamente à inspiração, onde o grande diferencial de qualidade fica por conta de momentos inspirativos. 



Homens inspirados são capazes de criar coisas espetaculares, geniais. Os grandes projetos arquitetônicos da humanidade foram provenientes de homens que, tomados por uma inspiração incomum, traduziram na prática seus sonhos e devaneios. O que não dizer de Oscar Niemeyer, que sendo centenário, pautou a sua vida inspirado e produzindo à mil. O período da Idade Média foi um dos mais criativos de toda a história da humanidade. A inspiração de vários artistas e cientistas foi responsável por avanços sem precedentes até então, assim como a criação de obras de arte excepcionais, descobertas na astronomia, esculturas e pinturas quase perfeitas, criações literárias magistrais, enfim, um período divino.

Quando a inspiração se esvai, um jardim florido torna-se um deserto árido, sem vida e estéril. A inspiração chega a ser uma ferramenta imprescindível para todo o artista, poeta, escritor, pintor, escultor. Mesmo com todo o talento do mundo, sem a inspiração não seria possível materializar este talento na prática. A inspiração surge nos momentos mais inusitados a atípicos, e nesses insights criativos, podemos criar ou aperfeiçoar coisas que subsistirão para a posteridade, sob a inspiração, podemos fazer ou criar coisas acima da média em nosso cotidiano, influenciados pela inspiração, saímos da mesmice para sermos e fazermos aquilo que, em situações normais, não seríamos capazes de realizar.

O que seria da Bíblia se não fosse a inspiração divina dada a inúmeros homens e mulheres que serviram de canal? O que seria da música clássica se não fosse a inspiração de Mozart, Beethoven ou Bach? O que seria da 7º arte se não fosse a inspiração dos irmãos Lumiere? O que seria da dança sem a inspiração de Fred Astaire, Gene Kelly ou Baryshnikov? O que seria do Jazz sem a inspiração de Billie Holiday, Ela Fitzgerald ou Louis Armstrong? O que seria da literatura brasileira sem a inspiração de Drummond, Graciliano Ramos, Clarice Linspector ou Jorge Amado? O que seria do Rock and Roll sem a inspiração de Buddy Holly, Chuck Berry ou Beatles? O que seria do futebol sem a inspiração de Pelé, Garrincha ou Maradona? O que seria do pop/rock sem a inspiração de álbuns como ‘Pet Sounds’, ‘Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band’ ou ‘The Velvet Underground and Nico’? o que seria do humor sem a inspiração de Jerry Lewis, Chico Anysio ou Os Trapalhões? O que seria da música cristã brasileira sem a inspiração de Álvato Tito, Brother Simion ou a banda Resgate? O que seria do Rock alternativo sem a inspiração de bandas como Sonic Youth, Jesus and Mary Chain ou Pavement? O que seria do teatro brasileiro sem a inspiração de Bibi Ferreira, Paulo Autran ou Fernanda Montenegro? O que seria da blogosfera sem a inspiração de Ana Cecila Romeu, Paulo Cesar (PC), T.S. Frank, Victor Von Serran, Tsu, André Mansim, Chica, Marcos Alencar, Paulo Cheng (lógico, e eu ia ficar de fora dessa?)  entre outros?

Enfim, sem inspiração eu não teria condições de escrever este post para vocês lerem, concordam?

Paulo Cheng

4 comentários:

  1. Neste texto, quis atenuar a importância da inspiração em nossas vidas, seja no trabalho, nos estudos, nos processos criativos, enfim, a inspiração é responsável direta por coisas boas ou geniais que criamos ou desenvolvemos, lembrando que é algo involuntário, surge nos momentos no qual não esperamos.

    Desde já agradeço aos comentários, abração á todos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Paulo!
    Concordo absloutamente com tudo que você disse no post! A inspiração é o nosso empurrão inicial para que tudo possa dar certo. Gostei muito de ler o seu texto :)
    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Duda, e que possamos estar sempre inspirados para continuar escrevendo em nossos blogs.

      Abração pra ti.

      Excluir
  3. Pauloooo... saudade e ficou muito legal o seu novo lay, eu tbm estou mudando o meu... rsrsrsrsrs.
    Não me fale de inspiração, preciso dela pra desenhar e quando desenho sem ela, o desenho fica horrível, parece que nem fui eu.
    Rsrsrsrsrsrs... a inspiração pode fazer grandes coisas e pode tbm servir pra fazer as piores.
    Cara que foto linda a do topo, é vc e sua esposa?
    Lindaaa... parabéns.
    Obrigada pelo carinho, a volta ainda esta meio lenta, pois já apareceu outros pepinos para resolver, mas não vou desistir de Bloggar.
    beijinhoooos

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.