domingo, 5 de maio de 2013

Ser adulto não é coisa de criança



Quando era pequeno, eu lembro de que discutia e brigava com meus irmãos pelos motivos mais banais, mas logo em seguida já estávamos nos falando e brincando como se nada tivesse acontecido. Não sobrava nenhum ressentimento ou resquício de ódio.


Hoje, depois de algumas décadas e algumas rugas na face, observo o quão complexo são os relacionamentos entre nós adultos. Os adultos, pelo fato de serem maduros e de acumularem experiências ao longo do tempo, deveriam tornar os relacionamentos mais simples, sem tantas reservas ou brigas inúteis.

Nós adultos, quando nos decepcionamos com alguém ou recebemos algum tipo de ofensa, a primeira atitude é revidarmos na mesma proporção, mas, ao contrário das crianças, que logo fazem as pazes sem ressentimentos, retroalimentamos o ódio e o rancor e rompemos as relações de forma abrupta.

Há por exemplo pessoas que receberam uma simples palavra negativa e alimentaram um sentimento negativo no coração e que ao longo do tempo descambou numa doença psicossomática, desaguando num câncer ou algo parecido.

Por que não conseguimos ter um coração simples e singelo como os das crianças? Por que, com o passar dos anos, perdemos a inocência e pureza inerente à elas?

A lógica dos relacionamentos bem sucedidos é bem paradoxal. Os adultos, que na teoria deveriam dar exemplos de relacionamentos maduros e estáveis estão a anos luz das crianças, onde nos mostram que são experts em espontaneidade e desprendimento.

Na Bíblia, tem uma passagem onde Jesus está com os apóstolos ensinando e chama uma criança e põe no colo, todos os adultos que estavam à sua volta não entenderam nada, e o Mestre vocifera: “ Em verdade vos digo que, qualquer que não receber o reino de Deus como uma criança, não entrará nele." Moral da história, Jesus reconhece  que as crianças, por terem um coração puro e isento de maldade, recebem as coisas com amor, alegria e receptividade e têm uma capacidade de perdoar ímpar.

Que tal, pelo menos neste aspecto, voltar a sermos crianças?


Paulo Cheng

9 comentários:

  1. Gostaria que a fase adulta fosse mais simples, onde as rusgas e os mal-entendidos fossem solucionados de forma simples, como fazem as crianças, que brigam e discutem, mas logo em seguida esquecem das desavenças e estão novamente brincando como se nada tivesse ocorrido, mas não é assim, adquirimos 'maturidade', 'experiência', mas também nos tornamos inflexíveis, duros de coração, não sabemos perdoar e toda a bagagem que adquirimos com o ganho dos anos, só trazem azedumes ao coração, saudades do meu tempo de criança...

    ResponderExcluir
  2. Oi Cheng
    Nossa! Isso porque vc tá sem inspiração?!kkkkkkkkk. Imagine se vc estivesse inspirado! Que belo texto meu amigo. Os adultos complicam tudo mesmo, quando a vida é muito simples!
    Bjos para ti e para Michel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, que bom que vc gostou, eu até pensei em desenvolver a ideia e fazer um texto maior, mas acho que passei toda a ideia aqui. Valeu pelo comentário.

      Abração.

      Excluir
  3. Que belo texto Chengão, meu irmãozim marélim!
    Realmente a alma da criança é muito mais pura quew a nossa.

    Parabens amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Mansim, então vamos dar uma de criança, kkkk

      Abração pra ti.

      Excluir
  4. Paulo, seu texto é uma bela reflexão. Meu amigo; agradeço a Deus por não nutrir em mim qualquer espécie de sentimento de revolta, magoa ou ódio. Até posso sentir raiva de alguém que possa ter me causado alguma dor, mas isso é naquele momento ou por algum período e logo depois passa. Mas na maioria das vezes com as pessoas não é assim. Ai está a bela reflexão que o amigo nos deixa, e viva as criancinhas! Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PC, é muito difícil não termos raiva ou ódio de uma pessoa, mas a grande armadilha é alimentarmos esse sentimento, que pode acabar conosco.

      Abração.

      Excluir
  5. Paulo, meu amigo de fé!
    Tudo bem com vocês?
    Pois é... as crianças tem muito a nos ensinar, e essa efemeridade que é a própria infância, também. Pena que dura pouco, uma fase de mais pureza de espírito, sem maiores grilos; mas que com o tempo vai ficando cinza, conforme crescemos e temos que ser nós os pais das tais crianças.
    Adorei!

    Abração em ti e na Michel!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cissa querida, é a melhor fase de nossas vidas, onde vivemos na plenitude nossa inocência e pureza, pena que acaba logo.

      Abração pra ti.

      Excluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.