segunda-feira, 2 de junho de 2014

Lutando contra a inexorabilidade do tempo!?

Só temos uma certeza na vida quando nascemos, que iremos envelhecer e morrer, ou morrer antes de envelhecer. E por mais que o processo de envelhecimento seja o fenômeno natural mais antinatural que existe (louco isso né?), ainda não nos acostumamos e rejeitamos a ideia de que, a cada segundo, estamos envelhecendo. Perturba-nos o fato de que o vigor da nossa juventude um dia não passará de reminiscências. Incontestavelmente, a juventude é a melhor fase de nossas vidas, pois gozamos de plena forma física, estamos no auge de nossas potencialidades motoras e intelectuais e o processo de envelhecimento conspira contra tudo isso.


Quando somos jovens, além de extravasarmos vitalidade, temos como aliado o ímpeto e a intrepidez que é inerente aos jovens. Em virtude disto, as maiores revoluções e conquistas nas sociedades foram logradas pela moçada jovem. Mas infelizmente, com o passar dos anos, o ímpeto, a intrepidez, a vitalidade e o vigor físico vão arrefecendo e começamos a passar pela transição mais dolorosa de nossas vidas, nos despedimos lentamente de nossa juventude e nos aproximamos da velhice.

Por isso a humanidade se desespera. E muitos,  numa luta insana e frenética contra a inexorabilidade do tempo, recorre à medicina, fazendo intervenções plásticas, tomando carradas de medicamentos para tentarem retardar os sinais do tempo, passam a praticar esportes etc. tudo isto no afã de descobrirem o elixir da eterna juventude para permanecer em forever young.

Confesso que esse temor de envelhecer tem permeado meus pensamentos com frequência. Como já cheguei em janeiro passado aos 42, começo a me preocupar com o fato de que estou gradativamente me despedindo da minha juventude. Sei que é prematuro já estar me lamentando, pois ainda sou relativamente bem jovem, mas não consigo me ver de cabelos grisalhos e não poder correr ou pedalar com pleno vigor como o faço hoje, mesmo sabendo que muitas pessoas chegam á 3º idade com um vigor físico invejável e muito ativos, praticando esportes como adolescentes em plena efervescência.
  
A Bíblia afirma no livro de Salmos no capitulo 90 e versículo 10: “os dias de nossa vida sobem a setenta anos ou, em havendo vigor, a oitenta; neste caso, o melhor deles é canseira e enfado, porque tudo passa rapidamente, e nós voamos.” Sei que não podemos lutar contra essa inevitabilidade, nem pretendo futuramente recorrer a plásticas, medicamentos e muito menos tingir o cabelo para mascarar essa realidade. O que pretendo é sim manter o meu espírito jovem, pra frente, rebelde e intrépido, mesmo que o meu corpo não responda mais aos estímulos sensoriais e motoros de forma satisfatória. Sei que o texto que escrevo pode parecer bobo, até pode soar preconceituoso em relação à velhice, mas convenhamos, mesmo com toda a maturidade e sapiência que adquirimos quando idosos ninguém gostaria de passar dos trinta anos, mas essa é uma realidade do qual todo o ser humano não pode fugir, e, inconscientemente, nutrimos uma certa inveja pelo personagem Peter Pan, no qual a velhice não o consegue atingir.

Não aceito a morte, rechaço a ideia de que tenho que envelhecer. Mesmo que eu não tenha escolha, me junto à Joey Ramone e canto altissonante com os Ramones esse punk rock visceral : “When I’m lyin’ in my bed at night, I don’t wanna grow up, Nothing ever seems to turn out right, I don’t wanna grow up, How do you move in a world of fog that’s…”

 Paulo Cheng


6 comentários:

  1. Se tu estás pensando assim ,o que sobre pra mim com meus 65?

    Importa é estar bem por dentro, manter a alegria e vontade, sonhar! Sem isso, nos entregamos e daí pro beleléu é um só passo! abração,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, a velhice é algo que perturba a todos os humanos, mesmo que envelheçamos, o fato é que não aceitamos tal destino, porém, envelhecer bem, com o espírito jovem e sadio e tirando o máximo de proveito desta nova fase de vida é o que nos resta, com o texto acima, não quero incitar algum tipo de preconceito contra as pessoas mais maduras ou algo do tipo, porém, quis afirmar que esse processo é inerente à todos nós, e que cada um de nós, se tivéssemos escolha de não envelhecer, o faríamos, entende?

      Abração pra ti.

      Excluir
  2. Paulo, meu amigo de fé! Tudo bem?
    Pois é velho... :) Desculpe pelo "velho" haha
    Mas é fato que o ser humano se preocupe com a velhice, parece intrínseco isso. No entanto, se formos observar, há décadas uma pessoa com 42 anos não fazia, certamente, nem a metade do que você faz hoje, incluindo os malabarismos de fotógrafo que vi lá no faceb. :)
    Mas temos que considerar que mais um dia é menos um dia. Então, é preservar a saúde do corpo, e também da mente; e não se preocupar tanto com isso.

    Abração para ti e a Michel!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cissa, o segredo é esse mesmo aí, tentar envelhecer com saúde e qualidade, pois, boa parte do que está reservado para nós amanhã dependerá do que fizermos hoje. E em relação aos 'malabarismos' fotografando, estou no começo, há um caminho árduo pela frente,mas é uma paixão que me arrebatou.

      Grande abração pra ti também.

      Excluir
  3. paulo,
    dá-se a coincidência de, hoje, sexta-feira, no regresso ao blogue - infelizmente só mesmo uma vez por semana consigo recentrar-me na escrita e nas palavras que trocámos - te ter escrito, em resposta ao teu comentário, sobre o tempo e a sua inexorabilidade, tendo, então, afirmado que o difícil é saber que contra o tempo travamos combate de desfecho pré-anunciado, mas que, ainda assim, devemos ter a certeza de que há muitas batalhas intermédias em que podemos derrotá-lo. a vida agradece-nos...

    um abração, caro amigo!

    ResponderExcluir

  4. E ae Chengão!
    Tudo bom contigo?

    Nossa o tempo...também ás vezes me pego pensando sobre ele...e vem aquele medo de envelhecer. Por isso tento aproveitar o máximo que me for possível o agora e o futuro próximo...fazendo as coisas que gosto até quando eu achar que devo fazer.

    Cara, faz tempo que não nos falamos...como estão as coisas por ai?
    Aqui está na correria como sempre, vgárias coisas para se fazer, projetos e etc...e pouco tempo e dinheiro para tudo @-@
    Valeu por curtir o cosplay do Johan! É um dos que mais amei fazer.
    Então, Monster é bem superior á Death Note sim! É uma obra fantástica. Fiz um artigo no blog: http://empadinhafrita.blogspot.com.br/2011/08/monster.html.
    Agora os links dos episódios estão aqui: http://www.anbient.net/tv/monster
    Se caso os links não funcionarem, me avise.
    Eu acredito que vc vai gostar..é um suspense psicológico e realista, repleto de conspirações e com foco em personagens bem humanos. Vale á pena.
    bjs

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.