sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Prazeres gratuitos.

Sempre nos perguntamos o que é preciso para sermos felizes, para aproveitarmos a vida de maneira sábia, como remirmos o nosso tempo de forma a sermos mais práticos, enfim, muitos procuram a felicidade em coisas grandiosas, em empreendimentos megalomaníacos, no dinheiro, mas será mesmo que, para extrair prazer na vida necessitamos comprar, amealhar patrimônios, ganhar o mundo, ou podemos sim viver de forma satisfatória nos pequenos eventos da vida?


Não sou um expert em dicas de felicidade nem muito menos este texto tem como propósito ensinar o caminho das pedras para a felicidade, porém, como experiência própria, sei que, nem sempre as grande coisas na vida nos proporciona alegria, felicidade ou prazer, mas sim também nas coisas diminutas, sim, aquelas que nos circundam e que, por vezes, passam despercebidas, são elas sim que, se formos prestar bem a atenção, podem nos render momentos de puro deleite e felicidade.

Felicidade é dormir e acordar tarde, sem aquela obrigação de pular da cama sonolento às 5 da matina pra trabalhar; felicidade é praticar um bom esporte, correr, pedalar, caminhar, se sentir bem com o próprio corpo, sem se preocupar em ser atleta ou coisa parecida; felicidade é assistir àquele filme antigo e bem legal no qual não se via há um bom tempo, e que, por passar tanto tempo sem assisti-lo, já não se lembra de quase o filme todo; felicidade é almoçar pensando em acabar logo e devorar aquela sobremesa favorita que está esperando na geladeira; felicidade é dormir bem enroladinho no edredom caindo aquele toró lá fora; felicidade é escutar aquela banda do coração; felicidade é ir a igreja na certeza de que vai ter um momento de comunhão com o Pai e com os irmãos; felicidade é receber aquele aumento inesperado no salário no fim do mês; felicidade é correr para o quintal em plena chuva e tomar aquele banho, mesmo sabendo que, quando entrar em casa, a mulher vai dar aquele carão; felicidade é passear na beira da praia de mãos dadas com a pessoa amada; felicidade é comprar um belo sanduíche com um suco para aquele mendigo que veio lhe pedir umas pratas e ver a satisfação estampado no rosto dele; felicidade é sair para fotografar a natureza, pessoas, lugares, e eternizar esses momentos; felicidade é isso tudo e muitas outras coisas simplórias, no qual todos os dias estão presentes em nossas vidas de maneira simples, singela e gratuita, então sejamos felizes.

Paulo Cheng

6 comentários:

  1. Paulo, ninguém precisa ser expert em felicidade. Basta apenas estar bem atento aos pequenos momentos de alegria de nossos dias e se formos observar ,são tantos! Pequenos e muitos que fazem toooooooooooooooooooooda a diferença! abração,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Chica, ser feliz é um estado de espirito, não precisa ter coisas, adquirir coisas, se bem que isso também pode gerar momentos de felicidade.

      Abração pra ti.

      Excluir
  2. Olá Cheng,
    Acabei de postar no meu blog e por coincidência meu texto tem muita coisa em comum com o seu! Que bom, será que já entendemos mesmo que minimamente o conceito de felicidade? Espero que sim.

    Ao ler o texto me lembrei daquela música do Hanoi-Hanoi "Felicidade Zen", que diz: a felicidade é zen, ninguém rouba, ninguém compra e nem vende a ninguém!

    Temos que aprender a viver as pequenas coisas, muitas vezes a felicidade está la!

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Massa essa música, conheço, e é por aí amigo Flávio, felicidade são pequenas coisas no qual estão ao nosso redor.

      Abração pra ti.

      Excluir
    2. Na verdade sinto falta de bandas de rock com letras fortes, assim como era o Hanoi-Hanoi. Hoje temos sempre mais do mesmo! Enfim....

      Grande abraço....

      Excluir
  3. Paulo, a gente busca por coisas tão grandes para sermos felizes e não percebemos as pequenas coisas que na verdade são imensas, mas que não damos a devida atenção a elas. Um grande abraço.

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.