terça-feira, 27 de janeiro de 2015

O holocausto e a degradação humana

Imagem extraída da internet
27 de janeiro de 1945, um dia que ficou marcado na história moderna como o desfecho de um dos mais tristes e horrendos episódios da humanidade. Nesta data, o exército russo libertava os remanescentes judeus em campos de concentração de Auschwitz, na Polônia, aprisionados pelos nazistas alemães, que pretendiam exterminar todos os prisioneiros lá encarcerados, crianças, jovens, adultos e velhos.


Auschwitz, assim como Birkenau, outro campo de concentração nazista, foram protagonistas das maiores atrocidades humanas já vivenciadas na história. Lá, seres humanos, na maioria judeus, assim como ciganos, testemunhas de Jeová, doentes mentais, etc. foram submetidos aos mais vis tratamentos que um ser humano pode receber, tortura, fome, sede, trabalho extenuante, e assassinatos em massa, nas câmaras de gases, construídos com uma única finalidade: exterminar vidas.


Adolf Hitler, assim como oficiais do exército alemão e soldados, mostraram na prática o que de mais negro um ser humano pode produzir: ódio e desprezo pelo seu semelhante. Não vamos adentrar no mérito do que levou os alemães a tamanha barbárie, as causas são inúmeras e complexas, porém, depois deste nefasto acontecimento, pudemos chegar a conclusão de que o ser humano pode agir de forma antagônica, variando entre extremos, ora ele pode produzir ações benéficas, gentis, amorosas, contudo, também pode agir com crueldade, violência e sem piedade. Por mais que nos perguntemos, jamais encontraremos respostas para entendermos os porquês de tanta maldade por conta de algumas pessoas. Falta de amor? Carência de Deus? Desvio psicológico? Condicionamento social? Muitos são os questionamentos, mas o certo é que, tais acontecimentos, fazem com que, em momentos como esse da  história, tenhamos vergonha de nossa condição humana, em ver tanto absurdo cometido por pessoas que tem a capacidade de amar, respeitar, construir, mas infelizmente, usaram suas capacidades físicas, emocionais e intelectuais para praticarem o mal, e o resultado disto tudo foi um episódio que marcou indelevelmente a nossa história como sendo um dos mais horríveis que se tem notícia.


Que a lembrança, ainda vívida do holocausto judeu nos mostre como exemplo de que, infelizmente temos uma capacidade destrutiva impressionante, mas que podemos e devemos seguir o caminho da paz, do amor, respeito mútuo. Espero que a humanidade jamais repita o que aconteceu há 70 anos atrás, e que este nefasto acontecimento fique enterrado no passado negro de nossa história.




Paulo Cheng  

Um comentário:

  1. Meu caro Paulo, saudações! O holocausto é o mais terrível episódio de violência que o mundo já teve notícia. É tão pesado que qualquer leitura que se faça a respeito ou filme que se assista, é chocante demais. É uma página triste demais na história da humanidade.

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.