domingo, 11 de setembro de 2016

O Céu e o Inferno habita em nós



Imagem extraída da internet
Hoje, 11 de setembro de 2016, faz exatamente 15 anos que o mundo presenciou um dos mais tenebrosos capítulos da história da humanidade, de forma atônita, o mundo todo assistiu ao vivo um dos maiores atos terroristas de que se têm notícia, no qual alguns terroristas muçulmanos arremeteram dois aviões contra as torres do World Trade Center, fora mais dois aviões que se despedaçaram nos arredores do Pentágono e da Casa Branca, eventos que marcaram a humanidade de forma indelével.


O ser humano, em toda a sua trajetória de existência, tem maculado as páginas da história com as mais variadas formas de brutalidade e ações vis pelos motivos mais torpes e banais. A violência no qual permeia tais ações, provém de motivações infundadas, seja discordâncias ideológicas, religiosas, políticas, financeiras, ou mesmo pela gana expansionista de subjugar povos com o intuito de ampliar reinos e amealhar riquezas, o homem sempre encontra subsídios e justificações para agir com brutalidade, maldade e frieza.



As ideologias políticas ainda continuam causando desastres em sociedades, o comunismo ceifando milhares de vidas em nações, a religião tolhendo a liberdade das sociedades, e o racismo e preconceito gerando perseguições e mortes ao redor do mundo. A ignorância humana tem produzido frutos amargos por séculos e séculos à fio, o homem, paradoxalmente é sublime e vil, bondoso e perverso, criativo e avassalador, e na maioria das vezes, a humanidade é mais propensa ao mal do que para o bem.


Por mais que conheçamos a humanidade, ainda podemos nos surpreender com as ações que dela provêm, os homens são capazes de cometerem as maiores atrocidades com o seu semelhante, e o pior, pelos motivos mais banais e por vezes por puro prazer sádico. É inconcebível e incompreensível que um ser humano que cria uma vacina para erradicar uma doença nociva, é o mesmo ser humano que comete um genocídio, quais são os fatores psicológicos e emocionais que levam os homens a cometerem ações antagonicamente difusas, como ajudar ao carente e trucidar mulheres e crianças em uma atentado terrorista?


Hoje, revendo os vídeos daquela manhã sombria de 11 de setembro de 2001, reitero minhas convicções de que, tudo podemos esperar da humanidade, seja de bom ou ruim, e isso torna o ser humano um ser, magistral e amedrontador, e a nossa capacidade de produzir o bem e o mal em proporções gigantescas nos fazem uma raça de seres paradoxalmente imprevisível, pois o céu e o inferno habita e coexiste dentro de nós de forma pacífica, sempre esperando o momento propício para se manifestar, produzindo sorrisos e lágrimas.




 

Paulo Cheng


Um comentário:

  1. Essa data ficou em nós marcada pelo terror e a cada ano nos questionamos sobre isso! Infelizmente a capacidade do mal convive com a do bem! abraços,chica

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.