sábado, 30 de outubro de 2010

Juventude trans'viada' pt. 1



Eu não sou velho, mas também faz um tempinho que saí da puberdade e não tenho mais espinhas enfeitando minha cara.
Lembro que minha adolescência foi vivida toda na década de 80.

Quem presenciou essa década sabe que foi uma época conturbada, complexa, de inúmeras mudanças, mas no que tange à cultura, foi um periodo impar, com uma diversidade que oscilava em extremos, mesmo assim, mágica e inesquecível.

Lembro-me que na TV passava programas memoráveis como Armação Ilimitada, Anjos da Lei, Barrados no Baile etc. Em relação a musica não podíamos reclamar, havia boa musica para todos os gostos. Você ligava o rádio e se ouvia Pet Shop Boys, The Smiths, Duran Duran, Alphaville, The Cure, Gang 90, Titãs, Ira!, Barão Vermelho, Engenheiros do Hawaii entre outros, ou seja, a mulekada na época tinha bom gosto e estava bem servida.

Na época eu tinha uns 15 anos e gostava de tudo o que acontecia, mas na musica, eu flertava com o cenário musical underground e escutava bandas como Jesus and Mary Chain, Sonic Youth etc, mas isso é assunto para outro texto.




Mas voltando aos dias de hoje, fico perplexo com os gostos e estilos musicais da moçada hoje em dia. Lógico que os tempos são outros, mas não entendo como o most da maioria dessas bandas Emos e afins como Restart, Replace, Cine, NX Zero, Fresno e um milhão de bandas semelhantes adotam um look estranho, com um modelito que chega a ser aberrante de tão colorido, com os cabelos lambidos para frente à base de muita chapinha progressiva e todos enfeitados (parecendo uns burros de ciganos como dizia a minha vó) e cantando mal pra caramba e metidos a rock stars ( O QUE DE ROQUEIROS NÃO TEM NADA!!!) conseguem fazer a cabeça de boa parte da juventude de hoje.

Até hoje tenho  tenho duvidas se essas bandas não são um bando de garotas travestidas de meninos só tirando onda. Na verdade essas bandas não passam de Boy Bands que tocam mal e cantam pior ainda e com um repertório de um extremo mal gosto que chegam a ser patéticos.

Se com todo os avanços tecnológicos que adquirimos hoje, a juventude está involuindo e atrofiando o cerebelo, o que será da próxima geração que está por vir?
Bicho, não quero nem pensar...

Paulo Cheng


6 comentários:

  1. nao tenho nada contra... mas tb nao gosto.. msm q nao parea musica.. tem quem gostei e respeitar as diferenças e um dever...

    ResponderExcluir
  2. É Rico a coisa tá estranha mesmo... apesar de gostar dos meninos do Restart... (calma... não sou emo nem nada dessas coisas, só acho eles bunitinhos... =S é verdade, adoro o colorido deles, parecem com minhas bonecas de quando eu era criança... acho super fofo...) mas na verdade quando olho pra trás, vejo que a humanidade passou por outra época de estravagância no colorido como temos visto. Mas o real problema não está na aparencia (na minha opinião) mas na qualidade de música e o papel que essa desempenha. como vc mesmo citou alguns desses cantores e bandas, falo dos brasileiros - titãs, Barã vermelho e tal... a coisa que mais sinto falta é da música com um objetivo tipo, crítica social, não apenas lamentos exageradamente emo =S. isso sim é preocupante, os jovens deixarem de ter uma preocupação social, para só ver o lado impirico da coisa.
    gostei muito desse post.
    ahh.. tô sumida pq realmente, tá braba a correria na facul... tô quase entrando em parafuso... mas qualquer hr dessas eu volto rs
    Fica na Paz
    Bjo
    Pris

    ResponderExcluir
  3. ahh nem me fala de monografia... já tô fazendo pesquisas pra minha... terei que apresentar ano que vem, mas meu projeto já foi aprovado...
    ahhh cadê as férias??? tô louca que chegue logo...
    Tenha um bom FDS
    Fica na paz!

    ResponderExcluir
  4. Excelente texto!
    Nunca liguei muito para o visual dos músicos, afinal eles sempre se vestiram estranho mesmo! O maior problema na minha opinião é a musica em si!
    Nos anos 80 as bandas tinham pegada de garagem, coisa que a mulecada de hoje parece desconhecer, e isso é a essência do velho e bom rock and roll!!!

    Rock não é só fazer barulho, como eles pensam, se faz necessário letras fortes (como as do Barão, Legião, Plebe Rude, etc.) e muita atitude... Mas enfim os tempos são outros!!!

    http://www.shitnessbook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Nos anos 80 tinhamos também essa extravagância (Twisted Sisters e demais posers) mas a qualidade da musica era indiscutível!

    ResponderExcluir
  6. QEM GUENTA ESSA NOVA GERAÇÃO DE MÚSICAS!!!

    http://oscarangueijos.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.