domingo, 2 de janeiro de 2011

O início da era Dilma



Finalmente, chega ao fim a era Lula. Um presidente que saiu das camadas proletárias e, com muito esforço e perseverança, conseguiu o inimaginável: que um torneiro mecânico, sem curso superior e de linguagem rude, ascender à presidência da república.
 

Dilma Rousseff, que assumiu oficialmente a presidência ontem, tem um gigantesco desafio: subistituir um presidente que, dentro de 8 anos, fez o que nenhum outro presidente conseguiu fazer, pagar a divida externa, tirar de linha de miséria mais de 30 milhões de brasileiros, elevar o status econômico, político e social do Brasil a um pedestal sem precedentes na história e sair da presidência com uma aprovação inédita de 87%. Já virou mito. Obama said: “He’s the man!”.
 

Vale ressaltar que Dilma não é Lula. São histórias de vida e experiências distintas, mas que se fundiram a partir de 2002, com o governo Lula. A herança que a Dilma recebe  de Lula não poderia ser melhor, o Brasil crescendo e assumindo uma posição de destaque no cenário internacional.
 

Apesar de nossa nação ter crescido bastante, ainda está longe de atingir todos os objetivos. A saúde, a educação, a violência, o desemprego e outras áreas de nossa sociedade ainda precisam de investimentos e cuidados maciços. O Brasil é um país que a décadas está estagnado em sua economia. Inúmeros presidentes elitizados que assumiram a nação só governaram para as elites, enquanto as camadas menos favorecidas continuaram afundando na miséria e descaso.
 

Resta-nos orar e torcer pela Dilma e sua equipe, mesmo aqueles que votaram contra ela. E torçamos para ela trilhe a senda de seu antecessor. O Brasil está no caminho certo, mas para continuar crescendo, não podemos viver de reminiscências do governo Lula, mas dependerá de trabalho, competência e comprometimento da presidência e sua equipe, caso contrario, poderá por tudo o que foi conquistado no governo passado a perder.

Paulo Cheng



5 comentários:

  1. concordo com a síntese do texto..pois de fato,mesmo com alguns erros no governo de Lula,ele conseguiu contornar muitas situações adversas...e sair com a cabeça erguida pela porta da frente..mostrando que deixou o Brasil com uma imagem positiva internacionalmente..espero..que Dilma..a nova presidente do Brasil..saiba conduzir e manter tudo aquilo que já foi alcançado...pois de fato..ainda carrego minhas dúvidas..pois Lula conheceu de perto a pobreza..isso nao podemos negar..quanto a experiencia de Dilma..veio de uma classe abastada...e sei que ela tambem sofreu com a ditadura militar..mas isso nao é o suficiente pra provar que ela de fato irá governar para os pobre..como ela sitou em seu dircurso de posse....bom nao quero duvidar..vamos ver se ela conseguirá surpreender em sua fase administrativa..caso nao deixará uma péssima imagem..tambem no que tange a mulher..pois como o Brasil tenta quebrar esse paradigma sobre a masculinizaçao no poder..vale..tentar dizer que esta será uma ruptura pra dispertar outras mulheres mais ousadas que se identificam com a política e que gostariam de fazer algo pelo País como patriotismo..que desde entao estava engavetado pelas forças correntes do machismo no Brasil...por ora..posso considerar esse fato tao marcante na historia brasileira de termos uma mulher no mais alto cargo na política brasileira..como mais uma emancipaçao em prol de valorizarmos nossa identidade..pois como mulher,pensamos,sentimos,sonhamos,e temos muito mais capacidade de exercitar nossa inteligencia..mesmo sendo tao sufocada e reprimida pelo espaço machista.

    michel cheng

    ResponderExcluir
  2. Sorte e, principalmente, competência a ela.
    E apesar de não gostar muito do Lula, tenho que concordar que ele fez um ótimo mandato - vide os números de aprovação das camadas inferiores.

    abç
    Pobre Esponja

    ResponderExcluir
  3. Olá Rico,
    Vamos esperar que nossa presidenta seja competente tanto quando o Lula... =S
    Se essa frase fosse dita a 8 anos atrás, seria motivos de piada.
    O Lula foi muito criticado em sua candidatura, mas surpreendeu em seu governo.
    Vamos esperar que as polemicas de envolvem a Dilma, tenha o mesmo resultado.

    Quanto a pergunta que vc fez lá no blog, eu criei o "Livros da Pris" em dezembro.
    é que eu tava enchendo meu cantinho de coisas ralacionadas a livros, e esse não é o meu objetivo principal com o blog. Por isso criei o novo.
    tô tentando dá uma divulgada nele.
    pretendo fazer um post, explicando esse e outras mudanças... hehe
    O livro que vc mencionou estou doida pra ler.
    mas ainda não tive a oportunidade de comprar. os livros evangélicos de qualidade, tão muito caros... principalmente aqui em Petropolis, mas assim que tiver a oportunidade vou ler.
    Fica na Paz
    Bjoo
    Pris

    ResponderExcluir
  4. Post brilhante. Esta na hora de jogar as armas ao chão e tentar crescer de verdade, sem preconceitos e sem a mente no passado ou no que a Dilma é ou não.

    ResponderExcluir
  5. Eu, particularmente, vejo que começa a Era Dilma, mas não sei se isso encerra a Era Lula... Entretanto é acreditar em uma perspectiva mais clara e esperar que isso venha a se confirmar mesmo. Que seja um governo novo, revolucionário e traga progresso!

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.