sábado, 29 de janeiro de 2011

O mundo clama por democracia: seria o fim das ditaduras?

Milhares de pessoas saíram às ruas do Egito nesta semana, para pedir o fim do regime do presidente Hosni Mubarak. A onda de protestos foi inspirada na chamada Revolução de Jasmim, um movimento popular que na última semana derrubou o presidente da vizinha Tunísia.

Assim como na Tunísia, o Egito tem um governo autoritário, com liberdades limitadas e graves problemas sociais. O país de 80 milhões de habitantes, o mais populoso do mundo árabe, é governado há 30 anos por Mubarak, de 82 anos.
Os protestos contra o governo são inéditos no país e têm sido convocados pela internet, por meio do Facebook e do Twitter. A rede chegou a ser bloqueada nesta sexta-feira (28).
Mubarak, que tradicionalmente tem apoio das Forças Armadas, já vem sendo pressionado por reformas políticas há alguns anos. Ele chegou a convocar eleições, em 2011, para a Presidência. Para analistas, ele pretende passar o governo ao filho, Gamal Mubarak, de 47 anos.
Além do Egito, Jordânia, Argélia, Mauritânia, Omã e o Iêmen registram protestos inspirados na Revolução de Jasmim da Tunísia.
Nobel da Paz e radicais muçulmanos são oposição
A oposição ao regime de Mubarak é dividida em dois grandes grupos. Um dos líderes é o diplomata Mohamed ElBaradei, ex-diretor da AIEA (agência nuclear da ONU) e Prêmio Nobel da Paz.

ElBaradei é pró-Ocidente e tem apoio das classes mais altas e intelectualizadas. Ele já anunciou sua disposição em assumir um eventual governo provisório, caso Mubarak seja derrubado. Esse é o grupo que engrossa as manifestações.
O outro grande movimento, que põe medo no Ocidente, é a Irmandade Muçulmana. O grupo fundamentalista islâmico, ligado ao Hamas palestino, foi posto na clandestinidade por Mubarak, sob pressão do Ocidente.
A Irmandade Muçulmana tem como plano a adoção de leis religiosas no Egito, baseadas na sharia (código islâmico, baseado no Corão). Membros do movimento aderiram aos protestos.
Egito é aliado ocidental em região turbulenta
Mesmo sendo um regime autoritário, o Egito é um dos principais aliados dos Estados Unidos e da Europa no mundo árabe. O principal temor do Ocidente é que a Irmandade Muçulmana possa assumir o governo do país.
Além da Jordânia, o Egito é o único país árabe a reconhecer o Estado de Israel. Qualquer mudança brusca no regime de Mubarak pode tornar mais tensa a política já inflamada da região.

Fonte: R7


5 comentários:

  1. Amigo Cheng, infelizmente ainda existem povos atrazados politicamente e ditadores ridiculos mandando por aí!!!!

    ResponderExcluir
  2. Parece ser algo inédito na história da humanidade tantos países conhecidamente autoritários clamando por democracia. A partir do momento que todos os países forem democráticos, haverá uma grande mudança, o mundo caminhará unido rumo à queda de antigos preceitos.

    ResponderExcluir
  3. A história provou que as nações não vivem bem sem a democracia!!! Torço para que esses países se libertem logo!!!

    http://duo-postal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Toda ditadura é ridícula, porém, alguns países que partiram para a democracia, passam por sérios problemas na atualidade.
    Qualquer unanimidade é idiota, então, acredito que tenha coisas boas em todos os "segmentos" políticos. Poderiamos extrair um pouco daqui, um pouco dali, e ir em frente.
    A democracia é a ditadura da maioria.
    Grande abraço e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  5. Marcelo Crispim - Santa Catarina.

    As sociedades que estão debaixo de ditaduras estão cansadas de serem exploradas e massacradas. Creio que a democracia tão sonhada e almejada chegará nesses países islâmicos, pois a força do povo, por mais que seja subestimada, é realmente decisiva em alguns momentos.

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.