sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Entrevista com o criador do site: Toca do William

-->
William Kusdra
Com o advento da internet e sua popularização, surgiu um fenômeno que a cada dia cresce em número de adeptos e dão um novo sentido à rede mundial, os blogs.

Blogs são páginas na internet onde seus autores escrevem sobre os mais variados assuntos, escrevem sobre si, abordam o cotidiano, formam opinião, enfim, é um espaço democrático onde os leitores interagem e os blogueiros têm a oportunidade de expor livremente seus pensamentos e desenvolverem seus talentos literários.

Diante de tantos blogueiros excelentes que conheci (óbvio que tem muito lixo também), quero abrir espaço aqui para um blogueiro chamado William Kusdra, do excelente blog: Toca do William, espaço onde ele discorre brilhantemente sobre os mais diversos assuntos. Blog que merece ser visitado.

1) OLÁ WILLIAM, FALE-ME UM POUCO SOBRE VOCÊ.

R: Estou próximo de ser avô pela primeira vez. Meu neto chega em Maio desse ano. Estou com quase meio século de vida, muita música armazenada ao longo desses anos, cinéfilo, amo minha família e fanático pelo meu Fluminense. Acredito que nas próximas perguntas poderei contar um pouco mais sobre mim.

2) QUANDO SURGIU O TEU BLOG E O QUE TE LEVOU A CRIÁ-LO?

R: Em 2005 abri o blog no Wordpress. Cancelei logo em seguida por não gostar da plataforma. Iniciei no Blogger em 2008, mas completamente parado. Resolvi em Janeiro de 2010 iniciar ativamente as postagens. O motivo? Nenhum especificamente. Gosto de conversar sobre música, esportes, cinema, humor, enfim, o blog foi uma maneira de expressar minhas opiniões e interagir com as pessoas que passam por lá. 



3) COMO VOCÊ VÊ A PROLIFERAÇÃO DE BLOGS NA INTERNET ULTIMAMENTE?

R: É absolutamente normal que muita gente esteja procurando essa ferramenta para expressar suas opiniões. Porém, vejo que tem muito blog por aí sem critério algum. Sentimentos depressivos parecem ser a “bola da vez”. Para sorte de todos nós, a maioria não está seguindo esse caminho. Há inúmeros blogs de qualidade.

4) VOCÊ NO PASSADO FOI MÚSICO PROFISSIONAL NUMA BANDA DE ROCK, FALE UM POUCO DESTA EXPERIÊNCIA.

R: Sou de uma geração saudosista, onde o rock era feito com qualidade. Cresci ouvindo Stones, Beatles, Elvis, Led Zeppelin, Deep Purple, e isso me inspirou a formar uma banda de rock. Rock no Brasil naquela época era complicado porque a ditadura imperava no país. Em 77 fundamos a banda Salário Mínimo. Em 1981 fui para a banda Anarca. Depois, toquei com alguns amigos (shows, gravações...etc) e entre 92 e 94 com a banda Primeiro Vício. De 95 para cá estou aposentado como músico. Problemas na coluna e de audição, me fizeram parar de vez. Mas posso garantir que ser músico de rock no Brasil não é uma tarefa fácil, porém, é muito gratificante.

5) QUAL É O TEMA DO SEU BLOG E QUAL O PROCESSO QUE VC USA PARA ESCREVER SUAS MATÉRIAS?

R: Não tenho um tema específico. A Toca abriga os mais variados assuntos, mas o “carro-chefe” é a música. Não sigo regras para escrever. O que procuro fazer, é deixar a minha opinião pessoal sobre o assunto que escrevo. As vezes as pessoas podem não gostar do que estão lendo, mas não fico fazendo média com A, B ou C.  

6) VAMOS FALAR DOS TEUS GOSTOS PESSOAIS, QUAIS SÃO SEUS ESCRITORES, LIVROS, BANDAS  E FILMES PREDILETOS?

R: Escritores? Bem, fica difícil porque não sou um leitor assíduo. Gosto muito de biografias, principalmente as auto-biografias. Atualmente estou lendo “Vida”, de Keith Richards. O meu livro de cabeceira é “Minha vida”, de Charles Chaplin.
Bandas eu teria que citar inúmeras, mas deixo 5: The Rolling Stones, The Beatles, Led Zeppelin, Rush e Yes.
Filmes? Todos de Chaplin e de Peter Sellers. Acrescentando: O Poderoso Chefão, Paris-Texas, Deu a louca no mundo, Horizonte Perdido, Indiana Jones, Apocalypse Now, Hair e qualquer um com a Michelle Pfeiffer e a Sandra Bullock.

7) QUAL O SEU CONCEITO DE FÉ, VOCÊ SEGUE ALGUMA CRENÇA?

R: Não sigo nenhuma religião. Acredito em Deus e acho isso suficiente para conversar com ele onde eu quiser e na hora que quiser.

8) EM SUA OPINIÃO, EM QUE A INTERNET, E PRINCIPALMENTE OS BLOGS PODEM CONTRIBUIR POSITIVAMENTE PARA A SOCIEDADE?

R: Mostrando as coisas boas da vida. Não é difícil. Precisamos entender que há uma infinidade de pessoas que estão lendo o que você escreve. Quando entro em algum site ou blog com temas depressivos, dou uma rápida olhada e não retorno mais. Acredito que as pessoas do bem façam isso também. Na internet não há meio termo, ela pode ajudar e prejudicar ao mesmo tempo. O que as pessoas precisam, é se manterem longe dos perigos que a internet proporciona, e isso não é difícil de identificar. 

9) DENTRE MILHARES DE BLOGS NA INTERNET, QUAIS OS BLOGS OU BLOGUEIROS QUE MERECEM UMA CITAÇÃO E QUE VOCÊ INDICARIA?

R: Paulo, sinceramente essa pergunta eu prefiro não responder. De repente acabo sendo injusto com alguém, esquecendo de mencionar aqui.
São muitos blogs que visito com frequência e mantenho contato e o seu é um deles, tanto que você está me dando o prazer de responder suas perguntas nesse bate-papo. Fico muito agradecido pela oportunidade. Tenho certeza que você e seus leitores vão entender essa minha postura.

10) PRA FINALIZAR, QUE MENSAGEM VOCÊ DEIXARIA PARA OS LEITORES DO BLOG “JESUS CHRIST IS THE ROCK”.

R: Não pense duas vezes em ser verdadeiro sempre. Os amigos(as) de verdade jamais deixarão de te ouvir.
Desejo a todos muita paz, alegria e felicidade.



Confiram abaixo o vídeo da antiga banda do William:

12 comentários:

  1. Olha só...
    Espaço reservado a Sir. William,
    que bom, conheçer mais um pouco deste blogueiro que aprendi a admirar ...Parabéns pelo blog William, que ele cresça cada dia mais...
    Até...

    ResponderExcluir
  2. William é um gentlemam.O conheço a pouco,e virtualmente,mas já deu pra perceber que é generoso,educado e de uma sensibilidade absoluta e como poucos.Adorei sua resposta sobre Deus.Também penso o mesmo.E sobre os blogs preferidos...rsrs.Como eu iniciei dizendo,ele é um gentlemam.
    Parabéns pela bela reportagem,Paulo

    ResponderExcluir
  3. Ah, ele é muito bom mesmo. Concordo em tudo que ele falou... só não serei avô ainda, hehe.
    A parte da falta de critérios dos blogs e "o não citar" preferidos já mostra o quão inteligente Mr. Willian é.
    Parabéns pela iniciativa, dois blogueiros da melhor qualidade se intercalando.
    Isso aí.

    abç
    Pobre Esponja

    ResponderExcluir
  4. Nossa, adorei seu blog.
    Também gosto muito do blog do William e já sigo o blog dele também.
    Fiquei também feliz em saber que somos visinhos, rsrs
    Sou de Recife!
    Dá uma passadinha no meu blog, e se quiser retribuir ficarei grata.

    http://maniasdadiva.blogspot.com/

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. aqui estão dois dos caras mais legais que conheci na blogsfera Chengão e Will, dois parceirões que fazem blogs sérios e criativos, onde a gente tem prazer de vir visitar e sai melhor do que chegou!

    ResponderExcluir
  6. Olá Paulo,
    Passando para agradecer imensamente as palavras dedicadas ao meu blog. Foi um prazer ter conversado contigo por aqui e com os seus leitores. De alguma forma podemos colaborar com as pessoas e seu blog é sem dúvida alguma um bom caminho para todos.
    Quero agradecer também os comentários do pessoal a meu respeito.
    Um grande abraço à todos.

    ResponderExcluir
  7. Acabei de ler a entrevista. Muito interessante conhecer um pouco mais de um dos blogueiros mais corretos e competentes que existem. Parabéns ao Paulo Cheng e ao William pela entrevista.

    ResponderExcluir
  8. Oi Paulo, espero que esteja tudo bem.
    Concordo totalmente com o Almir, que tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais de "um dos blogueiros mais corretos e competentes que existem". E isso se verifica no trabalho do William com sua "Toca", nos comentários, enfim, em sua conduta. Parabéns também para ti pela belíssima iniciativa. Acho que é esse mesmo o sentido da "blogosfera", participar, confraternizar, ajudar, intercambiar. Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Olha só! William está ficando muito famoso, hein? rs. Merece até um autógrafo!
    Brincadeiras à parte, fico muito feliz que os blogueiros de qualidade estejam sendo valorizados.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Que massa essa entrevista heim...
    já é a segunda que vejo o Willian na net...
    Muito legal

    Rico, desculpa pelo sumisso... tô super sem disposição =/
    quero muito voltar a comentar tudo e postar lá no blog, mas sei lá, tô meio travada ultimamente...
    acho que é uma fase e em breve passa...
    obrigada por ter passado lá no meu cantinho pra saber como ando XD
    Fica na Paz
    Bjoooo
    Pris

    ResponderExcluir
  11. Olá Paulo! Conheci teu blog através do link referente a essa entrevista, no blog do Willian... Gostei muito das perguntas realizadas: criativas e inteligentes!

    Você foi o entrevistador mas, conseguiu passar muito de tua personalidade nas perguntas.

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.