segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Dilma fecha a torneira, mas ainda há vazamentos...



Durante os 8 anos do governo Lula o Brasil obteve um crescimento econômico sem precedentes em sua história. A economia tomou fôlego, a população da chamada classe D e C ganhou poder de compra e fortaleceu o comércio.

Milhares de famílias saíram da linha de pobreza. Os cofres do governo, durante esse tempo engordaram. Mas, ao mesmo tempo em que a economia se fortaleceu, por outro lado os gastos e desvios com o erário também aumentaram absurdamente.

Diante de tal situação, o governo federal anuncia um arrocho nas contas públicas e pretendem economizar algo em torno de 50 bilhões de reais. Muitas áreas sofrerão cortes no investimento, inclusive os concursos públicos (péssima noticia para os concurseiros de plantão). Somente áreas como o PAC e os programas sociais como o Bolsa Família estarão isentos dos cortes.

Não sou economista, mas concordo com tal atitude, visto que muito dinheiro público escorre ralo a baixo. Porém, há inúmeras discrepâncias nas atitudes do governo. No fim do ano passado, em dezembro, os deputados federais e senadores decidiram aumentar seus pomposos salários em nada menos que 60%, já ganhavam 16 mil reais e passarão a ganhar 26 mil. O efeito foi cascata e os deputados estaduais também aderiram à moda, ganhavam 12, 364 mil e ganharão R$ 20, 025 mil.

Se por um lado o governo tenta moralizar os gastos públicos, ainda há muita farra e gastos desnecessários com os políticos e obras faraônicas (por exemplo, os apartamentos funcionais dos deputados, um luxo só). Enquanto isso, para a grande população que sustenta toda esta farra nababesca com pesados impostos, resta se contentar com um mísero salário de apenas 545 reais.

O Brasil com certeza continuará crescendo no governo de Dilma, mas infelizmente, o abismo que separa ricos e pobres se aprofundará. Mesmo que o maior número de famílias ascenda à classe média, o Brasil continuará sendo um país onde as desigualdades sociais são gritantes.

Texto de Paulo Cheng

JESUS CHRIST IS THE ROCK

5 comentários:

  1. Discutir política é sempre complicado... =/

    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Oi Paulo, tudo bem?
    Passo aqui com frequencia, nem sempre comento, mas acompanho, gosto muito do teu blog e tua visão sobre vários assuntos.
    Quanto ao post, tentar moralizar os gastos públicos! Ótimo! Mas espero que aconteça na base da transparência. E sabemos sim, que a farra nos cofres públicos existe e ainda muito. O Brasil é um país muito rico, é certo que foi gerenciado nos últimos anos de forma mais acertada que nos anteriores. Mas, nós como cidadÔes devemos ficar muito atentos e ter muito senso crítico, como sempre!
    Passa lá no meu, teus comentários são importantes.
    Ótima semana para ti e família!
    Humoremconto
    http://anaceciliaromeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Temos que ter em vista que ainda temos muitas situações complicadas no nosso país, que ele cresçeu muito nesses últimos anos, sim. Porém ainda é um país de terceiro mundo, onde existe muitas coisas erradas e fora da lei.
    Espero que a Dilma dê progresso há isso.

    ResponderExcluir
  4. olha...esse assunto de politica...infelizmente parece uma musica bizarra em nossos ouvidos..pois no final de tudo somos nós que dançamos e nos alienamos com o sistema..pois no final de tudo nada muda,somente as caras novas..mas a corrupçao por debaixo do tapete é a mesma...e tambem para a nossa infelicidade somos nós que sustentamos o topo dessa piramide..pois sendo a base desse sistema economico pagamos altissimas cargas tributarias e sem nenhuma consideraçao com a classe assalariada..sobe o salario minimo com apenas 30 reais e pra variar as demais coisas tambem aumentam..e gera uma falsa impressao que o salario subiu..mas se as coisas que fazemos uso diariamente..como alimentaçao,remedios,etc..tambem sobe..entao..tudo continua do mesmo jeito..e depois de tudo isso..dona dilma ainda quer arrochar mais na populaçao pobre e coitada que tenta ascender atraves de concursos publicos nao sei porque mas ainda acho que o Bra-sil ainda vai ficar muito distante daquele texto filosofal de que dilma declarou em sua posse de que quer que todos crescam financeiramente e saiam da linha de pobreza..isso é quase impossivel estacionando as contrataçoes publicas e dividindo o Bra-sil em dois eixos:os pobres da bolsa familia e assalariados e os ricos empresarios,quero ver ate onde vai essa desigualdade social,pois essa barreira q dilma impetrou pode de medio a longo prazo frustrar o crescimento do Brasil,ja q em todos os setores ha necessidade de profissionais qualificados pra atender os grandes eventos que teremos em 2014 e 2016,eu esperava q nao houvesse freio agora pois isso pode causar um holocausto na economia,sem falar q tem muita gente se aposentando e é preciso repor com novos profissionais pra q a economia brasileira nunca deixe seu status de que organizou a casa e agora empresta dinheiro aos paises em geral...quero ver onde vai dar essa decisao....é pra botar pra gerar...!
    michel cheng

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.