quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Reforma e Avivamento na vida espiritual

Reforma - 2. Mudança operada tendo em vista um melhoramento/Avivar- Fazer viver, Renovar-se, eu particularmente gosto desses significados principalmente quando aplicados a vida espiritual, pois as santas escrituras nos indicam que é possível e recomendável evoluir na fé ; 2° pedro 3:18a "Antes crescei na graça e no conhecimento do nosso Senhor Jesus Cristo."; Oséias 6:3a "Então conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor."; Lucas 2:52 "e crescia Jesus em sabedoria ,e em estatura, em graça para com Deus e os homens.".
Todas essas passagens trazem consigo uma noção de amadurecimento e aperfeiçoamento , mas será que realmente buscamos isso hoje ? será que é realmente necessário? Devemos observar o grande numero de irmãos que decaem e são ludibriados por doutrinas funestas e enganadoras, regadas a prosperidade, egocentrismo , misticismo e etc sendo esta a razão pela qual devemos reformar constantemente nossa vida espiritual seguindo a instrução bíblica que diz em Efésios 4:14 "Para que não sejamos mais meninos inconstantes ,levados em roda por todo o vento de doutrina ,pelo engano de homens que com astúcia enganam fraudulosamente" , até a grande difusão e espaço obtida nos meios de comunicação por pseudoevangélicos , aproveitadores e até mesmo pessoas despreparadas reforçam a necessidade de uma constante busca pelo crescimento em nossas vidas.
Lembrando de uma passagem do antigo testamento contida em 2 reis°22:1-11 onde é descrita a história do Rei Josias ,que mesmo assumindo o trono numa época de intensa frieza e perversão espiritual do povo de Israel acabou por comandar uma fantástica reforma espiritual em sua vida e na vida de seu povo ; sendo assim separei três pontos importantes para aqueles que desejam viver um avivamento e uma evolução espiritual em sua vida.
  1. 2 reis 22.2 "E fez o que era reto aos olhos do SENHOR; e andou nos caminhos de Davi seu pai....". Andar nos caminhos de Davi é andar numa vida de sinceridade e retidão diante de Deus, pois bem sabemos que Davi pecou gravemente mas logo em seguida confessou e se arrependeu do que fez.Nunca reformaremos nossa vida diante de Deus para melhor, se encobrimos nosso erros ; Provérbios 28.13 " O que encobre suas transgressões jamais prosperará ,mas o que confessa e as deixa ,alcançara misericórdia".
  2. 2 reis.22.5b "... para que o dêem aqueles que fazem a obra que há na casa do SENHOR ,para repararem as fendas da casa." O rei Josias ordenou uma reforma no templo reparando sua brechas , nosso corpo após ser remido e lavado pelo sangue de Jesus Cristo foi santificado e transformado em templo, e assim podemos hoje receber a presença do Santo Espírito de Deus.Logo cabe a nós, essa manutenção, tapando sempre as brechas por onde o pecado pode vir a penetrar.Quais as brechas em nossa vida? , por onde pecado acaba penetrando em nosso templo corporal ; 2° Timóteo 2.19b "... O SENHOR conhece os que são seus ,e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniquidade.
  3. 2reis 22.8a " Então disse o sumo sacerdote Hilquias ao escrivão Safã : Achei o livro da lei na casa do SENHOR." A situação espiritual era tão defasada na época do rei Josias que até o livro da Lei havia sido esquecido. O livro acabou sendo achado acidentalmente durante a reforma do templo e ao finalmente ler seu conteúdo foi revelado o quanto eles estavam errados e distantes de Deus logo começaram sob a orientação da palavra de Deus a consertar o que havia de errado extirpando toda a idolatria e restabelecendo os cultos e festas tradicionais.A palavra de Deus contem revelações para aqueles que desejam ardentemente andar no caminho correto; 2° Timóteo 3.16 " Toda a escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para redargüir , para corrigir e para instruir em justiça.
O fim dessa história já diz tudo! 2reis 23.25 " E antes dele não houve rei semelhante ,que se convertesse ao SENHOR de todo o coração,com toda a sua alma e com todas as sua forças, conforme toda a lei de Moisés ; e depois dele nunca se levantou outro tal.". Dessa forma passamos pois a desejar a reforma e o avivamento em nossas vidas.
Amem e que Deus continue nos abençoando!

Texto de Thiago Jesus

4 comentários:

  1. Thiago, Paulo, equipe.
    Sempre haverá os que tentarão iludibriar nossa fé, nos tirar do verdadeiro caminho do ser cristão. É uma conquista diária. Nos propormos a dar o melhor de nós mesmos em nossa vida, seja como pais, profissionais, amigos, seres humanos, enfim, é uma das essências cristãs. E usarmos nossa vida à procura disso, é um caminho concreto.
    Muito interessante o texto Thiago.
    Convido todos vocês a lerem a homenagem que fiz à minha filha pela passagem de seu aniversário!
    Ótima quinta-feira para todos!
    Humoremconto
    http://anaceciliaromeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. O VERDADEIRO AVIVAMENTO É NO RELACIONAMENTO ÍNTIMO COM DEUS NO COTIDIANO. ESSES AVIVAMENTOS FAJUTOS QUE AS IGREJAS ALARDEIAM QUE SÓ FAZEM BARULHO DENTRO DO CULTO E DEPOIS VOLTAM ÀS SUAS VIDAS PACATAS E SIMPLÓRIAS NÃO É AVIVAMENTO BÍBLICO.

    PARABÉNS PELA MATÉRIA, ÓTIMO BLOG ESSE, BEM DIVERSIFICADO E COM TEMAS BEM ATUAIS.

    GEORGE SWARTZ

    ResponderExcluir
  3. Acho que a igreja precisa repensar seus dogmas, pois não creio que tenha Jesus vivido 33 anos à toa, ou somente para reservar lugares no céu. Não adianta transformar sua vida tão intnsa e abundante em um conjunto de novas regras. Acredito que seja oportuno aprender com o passado, para que também como Jesus o fez, possamos não nos conformar com a vida atual, nas suas diferentes dimensões. Falo como alguém que já foi evangélico e, desculpe a expressão, conseguiu se libertar das amarras. Não podemos esquecer que Jesus bebia vinha, comia pão, e isso era abominação naquela época. Andava com os pecadores e demais marginalizados. Não foi por destino, não acredito nisso, que foi para a cruz. O que é a perfeição se Deus sabe ou deveria saber que não podemos alcançá-la. A perfeição é uma vida plena.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do texto, pois mesmo que haja o erro no meio da caminhada com Cristo é importante não desanimar e procurar avivar a vida cristã.

    Arcênia Corrêa

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.