sábado, 19 de março de 2011

Não só de pão viverá o homem...


Nesta última quinta-feira, fui convidado para ser o palestrante em um culto na igreja Presbiteriana aqui em Olinda, bem perto de casa. A mensagem foi baseada no texto bíblico que fica no Evangelho de Mateus 6: 25-34, onde Jesus fala claramente que não devemos, em hipótese alguma, orar pedindo comida, bebida e vestes.

Comecei trazendo na introdução, um rápido apanhado geral sobre a situação do Pós-Guerra, onde os EUA e a URSS ditaram uma ordem bipolar mundial, no qual a Guerra Fria se travou no campo ideológico: Capitalismo VS. Socialismo.

De 1945 até 1990, foi provado que nenhum desses sistemas supriu plenamente as sociedades onde estavam inseridos. Se de um lado o capitalismo, que priorizava o acumulo de posses, a propriedade privada e o consumismo, só fez crescer o abismo entre ricos e pobres, do outro lado, o socialismo, que idealizava um sonho utópico de sociedade igualitária, onde a população desfrutaria de forma democrática e justa dos bens da nação, se transformou em um regime totalitário, no qual os próprio governo se encarregou de concentrar para si os bens e o poder. O sonho de uma sociedade igualitária ficou somente nos escritos de Karl Max e Fridrich Engels.
O tempo mostrou  que a força do dinheiro, do capital e do consumismo se sobrepõe a qualquer filosofia e modo de vida por mais nobre que venha a ser. Foi a vitória do “American way of life.”

Infelizmente, o consumismo e o apego ao material entraram sorrateiramente dentro de nossas igrejas. Preocupamos-nos tanto com pão, comida e vestes que nosso relacionamento  com Deus basicamente se resume em pedir, uma relação de barganha com o Divino.

Mas se Jesus nesta passagem de Mateus, terminantemente nos proibiu de pedir essas coisas, pois “...vosso Pai Celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu Reino e a sua Justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.” VS 32-33, então por que as nossas orações basicamente se resumem a pedir estas coisas?

A resposta é simples: ainda não assimilamos os valores intrínsecos da Palavra de Deus e vivemos no imperativo do capitalismo e do consumismo.
Nós cristãos, precisamos redimensionar todo o nosso conceito de fé e relacionamento com Deus. O Evangelho de Cristo é muito mais do que comida, bebida e vestes, ele consiste em paz, amor e alegria do Espírito.

 Paulo Cheng

10 comentários:

  1. Não dei calote e mostrei lá na comunidade...

    www.papel40kg.blogspot.com
    (antigo TEORIA DO PLAYMOBIL)

    ResponderExcluir
  2. Me fez rever alguns atos. Bonito post, belo blog.
    Ótimo assunto.

    Continue assim!


    http://socconnect.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. De acordo. Os países só encontrarão a paz definitiva quando agirem conforme a fé.

    http://duo-postal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Chengão, vc tá certo, eu acho que essas doutrinas que pregam Jesus como um banco onde só se retira bens, dinheiro, posses etc, é uma grande mentira!
    Eu sei que a gente as vezes nas nosaas orações pedimos que Deus abençoe nossos dias que nós possamos ver o lucro no nosso trabalho e blá, blá. blá, mas o certo mesmo é igual vc falou aí no seu texto! Legal amigão!

    E aí viu as imagens que te mandei? São só uma referencia...

    ResponderExcluir
  5. eguei o o banner do teu blog
    etou te seguido tbm
    http://kp-itfun.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Verdade... o dinheiro cega as pessoas seja onde for...

    ResponderExcluir
  7. Fala Paulo,
    "Jesus fala claramente que não devemos, em hipótese alguma, orar pedindo comida, bebida e vestes."
    Pois é justamente o que muita gente faz.
    Outra coisa que me incomoda bastante, aliás, incomoda não, vejo como hipocrisia...no futebol há jogadores que fazem gols e comemoram apontando para o céu e nas entrevistas dizem que Deus os ajudou. Muito bem, porque será que Deus não ajuda os goleiros a defenderem as bolas que esses caras chutaram?
    Será que todos os goleiros mereceram tomar os gols e os atacantes mereceram fazer os gols?
    É muito estranho. Deus deve ser chamado num momento próprio, único e não pra ficar fazendo pedidos de ajuda.
    Coisa complicada isso que as pessoas teimam em fazer...hipocrisia.
    Amigo, bom domingo pra você.

    ResponderExcluir
  8. Oi Paulo, tudo bem?
    Me confesso com pouquíssimo tempo para postar comentários, mas aí você me vem com um post maravilhoso desses! Não posso deixar de dar, que seja, uma pequena contribuição, se assim posso falar. Talvez pela minha mania de caracterizar as coisas, pessoas, e até entidades... rsrsrs o que sinto é que muitas pessoas, no que me incluo às vezes, afinal sou ser humano, com todas as fraquezas, defeitos, mesmo tentando a superação; é que nós seres humanos, muitas vezes procuramos um Deus que nos forneça! Um verdadeiro "Deus Supermercado", onde podemos acessar por meio da oração, e apenas pedir, ou "comprar".
    Grande abraço!

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.