segunda-feira, 14 de março de 2011

Tragédia e destruição: o destino inexorável dos japoneses.


O povo japonês é um povo forte, guerreiro. Mas infelizmente, a sua trajetória tem sido marcada por inúmeras hecatombes, que tem abalado seus alicerces.

Na semana passada, mais um episodio trágico abateu o Japão, mais um terremoto devastador, e na sua esteira, um Tsunami, sobreveio sobre o país de forma arrebatadora. Uma dupla tragédia. O Japão é uma ilha, fica localizada numa área propensa a abalos sísmicos constantes. Este não é o primeiro terremoto de grande magnitude a sacudir o país, é mais um de vários.

A destruição, a dor, e perda, novamente abraçam os japoneses com uma força descomunal. As imagens que varreram o mundo são aterradoras, prédios sendo sacudidos e ruindo, o Tsunami varrendo as áreas urbanas e engolindo tudo o que encontrava pela frente, vidas aos milhares sendo ceifadas, outras milhares perdendo tudo o que construíram ao longo de suas vidas, pessoas desabrigadas e lamentando nas ruas a desgraça lhe se abateu sobre elas, muito triste.

Uma terceira conseqüência deste terremoto igualmente nocivo foi o abalo que a usina nuclear sofreu, provocando um vazamento de vapor radioativo e comprometendo os reatores que estão prestes a causar um vazamento de maior proporção.


Por mais que procuremos respostas, continuamos atônitos com as imprevisibilidades da vida. E perguntas como: por que Deus permitiu que tal tragédia se abatesse sobre o Japão? Por que as autoridades japonesas, com tanta tecnologia, não previu este terremoto? Continuaremos sem respostas.



Como frisei no inicio do texto, o povo japonês é um povo forte e guerreiro. A história mostra o quão batalhadores eles são. Ressurgiram fortes depois de um ataque nuclear americano na Segunda Guerra, em 1944, se refez de outros terremotos de grandes magnitudes como o de 1996, e com certeza se erguerá  de mais esta tragédia. Obviamente levará tempo, pois a magnitude desta tragédia é gigantesca, mas o espírito de sobrevivência, coragem e resiliência, intrínseco nos japoneses, é bem maior do que qualquer hecatombe.

Que Deus abençoe o povo japonês.

Paulo Cheng  




9 comentários:

  1. Muito triste Chengão. Sabe, parece coincidencia mas em todos os paises que acontecem esses desastres ultimamente a principal religião deles não conhecem a Jesus Cristo, (Japão, Indonéia, Haiti), mas acho que Deus não seria rancoroso assim não, deve ser coincidencia, mas uma coincidencia que devemos oensar sobre ela.

    ResponderExcluir
  2. Fala Paulo,
    Que povo lutador e guerreiro é o japonês....
    Impressionante a força que possuem de sobreviver ao caos e dar a volta por cima. Não será diferente dessa vez, pode ter certeza.
    GRande abraço e ótimo dia pra vocês.

    ResponderExcluir
  3. o japao é uma especie de ave fenix..ressurgi das cinzas..eu acredito no potencial de recuperaçao dos japoneses,mas esta situaçao de perda será de tamanha reflexao para rever os valores,pois bens materiais sao o resultado do nosso esforço..que se chama patrimonio..e quanto a questao de vidas é o bem mais precioso que nao se pode acumular,ja que so se tem essa.
    eu fiquei muito triste de ver tamanha catastrofe sobre pessoas tao importantes para Deus,certas situaçoes acontecem pra que quando a semente morrer..floresça..frutos que se possa escrever na historia verdadeiras experiencias de quem ficou pra contar.
    é triste a realidade,mas o que fazer senao orar e retomar e dar a volta por cima!
    michel

    ResponderExcluir
  4. Paulo Cheng, antes de mais nada, deixa eu elogiar, o post e a maneira brilhante com que você coloca o Japão na sua narativa de acima de tudo, exaltação a ese povo. Pois bem, penso que mais uma vez, esse povo vai mostrar para o mundo, a sua grande capacidade de se recontruir.
    Paulo Cheng

    ResponderExcluir
  5. Oi Paulo.
    Horrível isso, e um grande desafio ainda tentar escrever Humor quando a gente vê uma coisa dessas. Mas os japoneses são um povo extremamente organizado, acredito que se fosse em outro país, talvez tivesse sido pior.
    Grande abraço!
    Humoremconto
    http://anaceciliaromeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Chengão, tudo beleza?
    Rapaz, eu só faço propaganda do blog no orkut, e não faço mais tanto, mas acho que as pessoas já estão meio acostumadas e comentam lá no blog.
    Outro dia eu postei uma crônica e minha internet deu pau um final de semana inteiro, quando eu fui ver 3 dias depois e tinha 28 comentários.
    Mas eu não sei o que é na verdade, acho que já é porque o blog já tem um ano e como falei as pessoas se acostumaram com ele.

    Deixa eu te perguntar uma coisa.
    Eu estou com vontade de escrever um livro usando a mesma tematica que uso no blog, falar com humor sobre coisas do cotidiano, só que num livro os textos podem ser um pouco maiores e mais trabalhados, o que vc acha dessa idéia?
    Será que as pessoas gostariam?

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo texto, muito bem escrito
    admiro muito os japoneses, são deerminados e organizados

    ainda consigo ver algo bom em tudo isso:agradeço a deus que já que teve que acontecer, aconteceu com um povo tão equilibrado e organizado, que não deixam a rotina ser abalada nem por tragédias como essa
    vi em uma reportagem, o repórter impressionado que as ruas estão impecavelmente limpas mesmo no centro da "desgraceiira" toda

    imagino se fosse aqui no brasil.O povo ia aproveitar pra mijar uns nos outros para expressar seu desespero kkk

    ResponderExcluir
  8. um verdadeiro terror o que aconteceu no japão.
    E agora, não tem os EUA pra estender a mão, vai ser muito dificil eles se reerguerem dessa.

    www.papel40kg.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.