quinta-feira, 14 de abril de 2011

Entrevista com Barbara Nonato


Olá pessoal, é com prazer que trago mais uma interessante entrevista. Desta vez é com a excelente blogueira Barbara Nonato, fundadora do belíssimo blog Minha Essência, espaço onde de forma poética e apaixonante, ela discorre sobre vários temas do nosso cotidiano. Conheçam mais um pouco dela e visitem seu blog, vale a pena.




  

  
1.     OI BARBARA, HÁ QUANTO TEMPO VOCÊ TEM O BLOG MINHA ESSÊNCIA. FALE-NOS UM POUCO DELE.
                      
     O "Minha Essência” existe há mais de dois anos, mas era somente um espaço fechado dentro do Windos Live; não era aberto ao público e eu escrevia esporadicamente. Com a migração pro Wordpress em outubro do ano passado decidi abrir o espaço e passei a escrever com uma freqüência maior. Falar dele não é fácil, assim como falar ‘nele’ também não é... Acho que ali é onde desemboca tudo o que penso, como se esses pensamentos fluíssem como um rio. É um depósito mesmo, de tudo o que sinto, onde expresso meus pensamentos e onde não costumo medir muito o que falo/escrevo, e nunca tive pretensão de que o blog crescesse como cresceu. Foi uma surpresa grande descobrir tanta aceitação de público, me deparar com tantas pessoas e conhecê-las um pouco mais (mesmo que a distância), poder debater sobre vários assuntos, poder rebater algumas críticas cujo intuito é somente diminuir ou menosprezar, e poder expor o que penso. Ali no “Minha Essência” eu posso tudo, eu me sinto livre; e as pessoas podem chegar e deixar o que quiserem, mas com a certeza de que também levarão, esteja esse levar associado ao conteúdo dos artigos ou às respostas dadas aos comentários pejorativos (não me refiro às críticas, e sim ao que é dito de forma vulgar ou sarcástica, com intenção de me ofender – eu falo bonito, mas também sei falar feio se for preciso! e faço bem...). Resumindo, o “Minha Essência” é meu, mas acho que já é de muitas outras pessoas também, e fico feliz com isso.

2.    VEJO QUE NO SEU BLOG VOCÊ ESCREVE LINDOS POEMAS E TEXTOS BEM PROFUNDOS, COMO SURGIU ESSA PAIXÃO PELA ESCRITA?                                                                                                                        
             
     Leio de tudo um pouco, sem definição de preferências ou escolas, como muitos já me perguntaram. Não posso dizer que me inspiro em um ou outro estilo; inspiro-me em vida e ela é a principal responsável por essa minha paixão por escrever. Sempre gostei muito de ler e acho que foi isso que desenvolveu minha escrita. As reflexões, em sua maioria, são baseadas no que sinto de verdade ou em momentos que passo; assim como os textos mais ácidos ou mais críticos são fundamentados em minhas opiniões sobre os assuntos tratados ou as situações relatadas. Talvez todos esses textos mais ‘reflexivos’ não sejam nada mais que um grande escape meu e que acaba por servir a outras pessoas também. E isso é bom!

3.   COMO FUNCIONA TEU PROCESSO DE INSPIRAÇÃO PARA ESCREVER?
   
      Acontece! É estranho, mas simplesmente acontece. As idéias brotam às vezes de uma palavra e isso origina um texto. Não tenho nenhum preparo ou ritual pra escrever. Muitas vezes a inspiração se faz em momentos onde menos espero.

4.    FALE-NOS UM POUCO DO LUGAR ONDE VOCÊ MORA.
 
      Moro no subúrbio do Rio de Janeiro e foi aqui que nasci e, apesar de tudo o que se vê gosto bastante daqui. Mas eu trocaria por Veneza ou Paris numa boa!...

5.    QUAIS SÃO AS SUAS PRINCIPAIS PAIXÕES?

      Gosto de uma boa conversa, mesmo que se trate de assunto banal; de conhecer pessoas e observar comportamentos (isso por questão pessoal mesmo, independente do meu lado profissional). Adoro crianças, mas me incomodo com crianças mal educadas ou sem limites. Gosto muito de um bom filme, uma boa caminhada sozinha, meus momentos no meu cantinho. Eu gosto do simples, nada muito rebuscado ou muito enfeitado; pequenas coisas que dão um tom diferente a tudo aquilo que me rodeia.

6.    ESPIRITUALMENTE FALANDO, COMO SE DEFINE A BARBARA NONATO?

      Acho ainda estou me descobrindo nesse sentido; definições mais específicas talvez saíssem incompletas agora.

7.    VOCÊ APRECIA LITERATURA, ENTÃO QUAIS SÃO SEUS LIVROS DE CABECEIRA?

      Depende muito da época. Leio de tudo. Gosto de romances e livros técnicos de Psicologia ou Medicina. Não gosto de literatura de auto-ajuda.

8.   SEMPRE QUIS FAZER ISTO, ENTÃO VAMOS LÁ, ME RESPONDA COM UMA PALAVRA SÓ: 
    
(     Uma palavra só?! difícil! vou tentar, mas sei que não consigo. – rsrs)

UM LUGAR:  

Aqui.

UMA COR:  

Preto.
COMIDA PREFERIDA:
      Não tenho um prato específico, mas gosto de tudo que leva queijo e gosto de comidas apimentadas. Não gosto de frutos do mar.

UM EXEMPLO DE PESSOA:
 
      Anita Garibaldi, entre muitos outros.

UMA MÚSICA INESQUECÍVEL:
 
     “Dá Pá Virada”, de Aline Muniz.

O MOMENTO MAIS FELIZ DE SUA VIDA:
 
     Ainda está por chegar.

O PIOR DIA DE SUA VIDA:
 
17 de Agosto de 2009, dia em que perdi alguém que amava muito.

FAMILIA:
 
     Tudo.

DINHEIRO:

     Nada (sem hipocrisia – realmente penso assim, não tenho esse tipo de apego ou grandes ambições nesse sentido).

TRABALHO:
 
     Prazer.

9.    QUAIS OS SONHOS OU METAS QUE VOCÊ AINDA NÃO REALIZOU?

     Sonhos?! Quem não tem muitos deles?... Ainda não tive um filho e talvez esse seja um sonho, entretanto é provável que não seja um sonho ‘realizável’.

10DEIXE UMA MENSAGEM BEM ALTO ASTRAL PARA OS LEITORES DESTE SITE E SEUS ADMIRADORES.

      Vou deixar uma adaptação de um trecho de um texto meu que gosto e vejo como positivo:
      Não queiram ser mais do que são, mas não se permitam ser menos. Não queiram contrariar expectativas, mas não inventem estereótipos. Não queiram amargurar uma rotina, mas não venham a sorrir só pra agradar alguém. Não busquem o que é dos outros, mas não entreguem o seu facilmente. Talvez não se possam romper muitas barreiras, mas não aceitem todas as limitações! E jamais sejam aquilo que os outros querem que vocês sejam; todos somos únicos e essa é a graça da coisa. Independente das nossas fraquezas, que todos nós temos, fazemos nosso próprio tempo e crescemos sempre a partir dele.
    Agradeço muito pelo convite Paulo e é sempre um grande prazer participar aqui do teu espaço.

Abaixo um vídeo escolhido a dedo pela Barbara para vocês curtirem.



21 comentários:

  1. Com certeza Barbara Nonato é uma das poucas blogueiras no mundo virtual com conteúdo, que faz do seu blog um cantinho para reflexões e deleite literário. Com o pouco tempo que a conheço, já me tornei um frequentador assíduo de seu blog. E espero com essa iniciativa minha que mais pessoas venham a conhecê-la e apreciem seus escritos.

    ResponderExcluir
  2. Marcelo Crispim - Santa Catarina.

    Muito bem elaborada essa entrevista, perguntas inteligentes e respostas à altura. Não conhecia esse blog, entrei nele e realmente vale a pena. Existe muita gente boa na internet que faz um trabalho bem interessante e que as vezes precisa de um espaço assim pra ser melhor divulgada. Parabéns a vc Paulo e Barbara.

    ResponderExcluir
  3. Só posso te agradecer mais uma vez, paulo. Muito obrigada mesmo!!!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Fala Paulo,
    Já conhecia o blog da Bárbara. É uma blogueira antenada, gentil e faz parte do primeiro time da blogsfera.
    Parabéns pela entrevista, o pessoal assim tem a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre ela.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  5. Eu já falei isso em vários lugares: Pra mim a Barbara é a melhor menina escritora de "crônicas" em blogs que conheço!
    Pela entrevista deu pra perceber bem o que eu já sabia, ela também é muito gente fina!

    ResponderExcluir
  6. A blogosfera e seus escritores que por sinal são , muito criativos e inteligentes podem ser a representaçao de uma vanguarda na literatura brasileira atualmente. Certamente todo esse boom de blogs sera relatado e reconhecido nos livros escolares de literatura no futuro. A internet não só um lugar onde se falaum "internetes" cheio de erros , é hoje um celeiro de gente capaz pra caramba!

    ResponderExcluir
  7. ja conhecia o blog dela..tambem gosto bastante de escrever..
    adorei a entrevista..
    abraços..

    http://papiando-adoidado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Maravilha esse trabalho de entrevistar gente que faz um blog de verdade! Ao mesmo tempo é a oportunidade que temos para conhecer outros grandes blogs. Belissimo trabalho o seu, parabens de verdade.

    ResponderExcluir
  9. Paulo,
    desculpe não puder comentar agora, estou sem internet, num shopping com a bateria acabando, apartir de segunda-feira colocarei tudo em dia.
    Passei para avisar, vou tentar fazer o mesmo com os outros amigos,
    Abração.
    Desculpe Bárbara, adorei tua entrevista, comento assim que puder, você merece!!!

    ResponderExcluir
  10. Acho que sou um dos poucos aqui que a conheço PESSOALMENTE, e ela se tornou uma grande amiga... temos até projetos artísticos juntos!!! Ela escreve e eu desenho, rs. É uma pessoa muito inteligente e super bacana mesmo de se conversar, mas cuidado, se provocar a fera, ela dá porrada! É UMA MOÇA MUITO GENIOSA!!! kkkk

    Mas tem um coração e uma alma muito GRANDIOSA também!

    O Blog dela é ESSENCIAL! (não resisti ao trocadilho)

    ResponderExcluir
  11. Visual novo do blog hein? Gostei. Nossa! Sempre quis conhecer um pouco mais sobre a Bárbara. Vc só esqueceu de perguntar como se faz pra seguir o blog dela. estou tentandoa um tempinho e nada! Mas gostei da entrevista.


    http://ozeladorfiel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Que figura adorável a Bárbara!
    Não é por que é minha chará não! Rsrsrsrs
    Muito legal essa entrevista, interessante mesmo!
    Vou agora dar uma conferida no blog da Bárbara, e tenho certeza q vou amar!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  13. Aproveitando aqui pra agradecer à todos e responder:

    Marcel Camp: você é o ÚNICO nesse meio 'blogosférico' que me conhece PESSOALMENTE! E sabe perfeitamente o quanto sou GENIOSA também!... - rsrsrs

    Seu Silva: o Wordpress não possibilita seguidores, infelizmente. A única maneira de 'seguir' é recebendo as postagens via email, cadastrando na barra lateral do blog (lá no finalzinho).

    ResponderExcluir
  14. Creio que com o passar do tempo, irei fazer mais entrevistas com novos blogueiros, pois esse incentivo visa não somente tornar mais conhecidos os verdadeiros blogueiros dando-lhes notoriedade, mas também incentivando-os a continuarem a escrever e se dedicar mais e mais nesse "novo" ofício de blogger. Endosso o comentário do meu amigo Thiago Jesus, que a blogosfera é um celeiro de novos escritores e comentaristas que não deixam nada a dever a jornalistas profissionais nenhum.

    Desde já adianto a todos os blogueiros e visitantes do meu site que a próxima entrevistada será a maravilhosa Cissa Romeu. E agradeço a cada comentário postado aqui, minha net tá com problemas, mas a assistência técnica vem restabelecer esse sábado, assim quando tiver tudo ok retribuirei cada comentário acima.

    Abração a todos e que DEUS os abençoe!

    ResponderExcluir
  15. Oi Paulo!

    Olha eu creio que essas fotos que você mencionou são oficiais sim. Pela época já havia máquinas fotográficas (á base de pólvora) e o caso repercutiu muiuto na época por conta da mídia. Procure esse filme, você achará bem interessante pois tem teoria conspiratória no meio.

    E gostei muito da entrevista, afinal não conhecia essa blogueira^^

    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Não havia lido nenhuma entrevista e achei muito interessante, nada mais justo que os blogueiros formarem essa rede alternativa, no sentido de não ser espaço para "consagrados da TV". Gosto muito do blog da Barbara, por vezes leio e comento, mesmo não concordando com tudo, há muito o que pensar a partir de suas leituras... Parabéns a você pela iniciativa e a ela pelo blog.

    ResponderExcluir
  17. Há um bom tempo que sigo e tenho o prazer de ler e comentar nos textos da Bárbara, que mais do que blogueira, é uma verdadeira escritora, sempre com posts geniais e redigidode uma maneira bem peculiar. Adorei a entrevista Paulo.

    Tem selos para você lá no meu blog (http://sem--hipocrisia.blogspot.com/), depois dê uma passada lá para pegá-los.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  18. Oi Paulo e Bárbara, estou voltando finalmente.
    Tive problemas sérios na internet.
    Agora estou em férias de uma semana, mas vou seguir os comentários, etc... tudo normal.

    Conheço o blog da Bárbara. Na verdade me surpreendi muito com os textos dela.Visitei algumas vezes, comentei apenas duas. Mas achei fantástica a coesã, ritmo e visualidade que ela consegue em seus escritos.
    Agora lendo a entrevista dela, se percebe que de fato é alguém especial e muito inteligente. Isso é muito bom para a blogosfera.
    Com certeza Bárbara, tu serve de referência para muita gente, talvez até sem se dar conta.
    Um abração Bárbara e Paulo pela oportunidade aos outros blogueiros.

    ResponderExcluir
  19. É isso ai Cissa, aqui só rola a nata da blogosfera. E a próxima é vc!!!!

    ResponderExcluir
  20. Blue,como eu a chamo é especial.Foi com ela o meu primeiro Ping Pong no Blog,e tenho o maior orgulho da minha escolha.Uma mulher como poucas que andam pela blogosfera.Não é do habito dela puxar o saco de ninguém,muito menos fazer media.Quando ela gosta gosta mesmo.Escreve sobre nossos dilemas,femininos, como ninguém.E tenho certeza que ainda vamos ouvir falar muito dela por aí.
    Ótima entrevista.
    Boa semana,Paulo.

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.