quarta-feira, 27 de abril de 2011

Livros, bálsamo para os olhos e a alma.



Durante muito tempo, confesso que eu era meio arredio para ler, mas com o tempo fui tomando gosto pela coisa. E, como uma droga que vai consumindo cada célula do corpo, fiquei totalmente dependente e viciado. E diante desse quadro, pasmem, rejeito qualquer tipo de tratamento ou reabilitação. Hoje sou viciado em leitura.

Discorrer sobre os benefícios da leitura talvez fosse redundância, mas as benesses são inúmeras. Os livros nos abrem caminhos inimagináveis, nos transportam para culturas distantes, também melhora de forma significativa a nossa escrita e vocabulário, nos tornam mais sensíveis aos dramas e sentimentos humanos e nos tornam mais aptos a debater de forma criteriosa sobre criteriosa sobre vários campos do conhecimento, nos tornamos mais cultos e sábios.

Infelizmente, nós brasileiros não temos uma cultura de leitura. Segundo pesquisei na internet, a média de leitura semanal de outros países ultrapassa a nossa de longe, veja este gráfico:

1 - Índia 10,7
2 - Tailândia 9,4
3 - China 8
4 - Filipinas 7,6
5 - Egito 7,5
6 - República Checa 7,4
7 - Rússia 7,1
8 - Suécia 6,9
9 - França 6,9
10 - Hungria 6,8
23 - Estados Unidos 5,7
27 - Brasil 5,2

Creio que nas escolas primárias o hábito de leitura não é devidamente incentivado pelos docentes. E agora, com o advento da Internet, o Google traz, em fração de segundos, trabalhos e pesquisas prontos, desencorajando a mulekada a entrarem em uma biblioteca e mergulharem nas páginas dos livros.

Não creio que o livro, no formato no qual já estamos acostumados hoje, de papel, capa etc. esteja fadado a entrar em extinção, mas devido aos processos que têm transformado a sociedade moderna de obter resultados instantâneos e fugazes aliado à grande estrutura da rede mundial de computadores, onde num clique obtemos tudo prontinho sem esforço algum (não que a internet seja a grande vilã em si, longe disso, amo a internet.), temo sim que o deleite e o prazer de folhear um livro e lê-lo com avidez diminua de forma acentuada, pois a desculpa será sempre a falta de tempo derivado de uma sociedade onde a busca frenética pela sobrevivência exige todo o nosso tempo.

O escopo deste meu texto é suscitar esse tema e incentivar esse maravilhoso hábito de ler. Que possamos nos tornar íntimos dos livros. Que possamos ler de forma intensa e diversificadamente, seja romances, poemas, ficções, biografias, documentários, enfim, como vaticinou o apóstolo Paulo: “aprender de tudo, e reter o que for bom”.

Sem pretensão alguma, mas a titulo de sugestão, deixo abaixo alguns títulos de livros que já li e que fazem parte de minha biblioteca particular (Poxa, biblioteca particular, kkkkkkkk, o que há em casa mesmo é só uma estante tubular cheia de livros, mas um dia chego lá!). A leitura abaixo sugerida é satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!!!

1)    A Bíblia Sagrada = O Livros dos livros, algo que todo mundo às vezes tem em casa e não ler, mas é fundamental.

2)    Análise da Inteligência de Cristo = Uma excelente coleção de 5 livros do psiquiatra e escritor Augusto Cury, onde ele analisa na ótica da psicologia a inteligência do Jesus humano, excelente os livros. AUGUSTO CURY, EDITORA: ACADEMIA DA INTELIGÊNCIA. 

3)    Inteligência Multifocal =  É uma teoria totalmente original de Augusto Cury sobre o funcionamento da mente e a construção dos pensamentos, uma das poucas teorias originais sobre esses processos no mundo todo. É leitura obrigatória! AUGUSTO CURY, EDITORA: CULTRIX.

4)    Lady sings the blues: uma autobiografia de Billie Holiday = Excelente autobiografia da maior e melhor cantora de todos os tempo(na minha opinão). Nesse livro, ela conta toda a sua trajetória desde o inicio da carreira, envolvimento com drogas, preconceito racial e suas parcerias musicais. Ruy Castro, EDITORA: BRASILIENSE.

5)    Na Boca do Cano = Neste belíssimo romance, o autor conta com fidelidade uma época recifense, com suas festas de formatura, bondes elétricos, trottoir, cassinos e histórias hilariantes numa linguagem simples e muito lirismo. Vale à pena! JOÃO OLIMPIO DA PORCIUNCULA, EDITORA: FUNDARPE.

6)     Os Miseráveis = Livro escrito pelo poeta francês Victor Hugo e publicada enquanto estava no exílio, em 1862, narra a emocionante história de Jean Valjean, um homem que, por ter roubado um pão, é condenado a 19 anos de prisão. VICTOR HUGO, EDITORA: MARTIN CLARET.

7)    Direto ao Ponto = Um belíssimo livro onde o pr. Ricardo Gondim discorre sobre Deus, a vida, fé, culturas, história e outros assuntos de forma objetiva, sem legalismos ou farisaísmos numa linguagem clara e emocionante. RICARDO GONDIM, EDITORA: DOXA.

8)    O Caso dos Dez Negrinhos = Mais uma excelente trama da maior escritora de contos policiais da história: Agatha Christie. Neste livro, narra-se a história de dez pessoas que são convidadas por um anfitrião para passar um fim de semana numa ilha a convite de seu anfitrião, no entanto, os convidados vão sendo assassinados misteriosamente e o final é surpreendente. AGATHA CHRISTIE, EDITORA: GLOBO.


Paulo Cheng

19 comentários:

  1. Em uma breve postagem, colocarei mais sugestões de livros. Sempre gosto de fuçar em sebos aqui em Recife, tem muita coisa boa e barata. Mas como tenho compulsão por comprar livros, minha esposa gosta de esconder meus cartões de crédito, pois se eu sair com eles, é prejuizo na certa.

    Abração a todos e vamos ler galera!

    ResponderExcluir
  2. Legal Chengão! Uma boa leitura é essencial!
    Tem um livro muito bom que já li umas 5 vezes que se chama " Não faça tempestade em copos d'agua", muito bom!
    Recomendo!
    Um abração amigo!

    ResponderExcluir
  3. Ah... Eu estou com 3 idéias pra escrever 3 livros, dois tipo romance policial e um um romance de comportamento, mas nunca começo a escrever... Que coisa viu!!!!

    ResponderExcluir
  4. Livros são bálsamos mesmo! Não somente ensinam como são também fonte de lazer e prazer.
    O ideal seria que as pessoas vissem dessa forma, mas o hábito do brasileiro em relação à leitura é preguiçoso... Na maioria das vezes, só sê lê por obrigação, infelizmente.
    Bj, Paulo!

    ResponderExcluir
  5. EU JÁ LÍ OS MISERÁVEIS, E ÉMUITO BOM. E O BRASILEIRO REALMENTE NÃO TEM A CULTURA DE LER.

    http://thebigdogtales.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Realmente vc tá com a razão, cultivar o hábito da leitura é algo muito saudável. Essa estatistica ai na matéria mostra que, países como a India e Tailândia, que até pouco tempo atrás eram considerados paupérrimo, agora dá um exemplo de crescimento. Muito boa a tua matéria, meus parabéns Paulo Cheng.

    ANDREZZA AMARANTE - PELOTAS, RS.

    ResponderExcluir
  7. Cara uma alternativa nesses tempos de velocidade hipersônica são audiobooks; vc pode ouvir enquanto trabalha.

    ResponderExcluir
  8. Marcelo Crispim - Santa Catarina.

    Olá Paulo, mais um texto bem escrito e profundo. Não é me gabando não, mas tenho uma pequena biblioteca em minha casa, foi anos e anos acumulando livros de todos os gêneros, acho que deve ter uns 3 mil livros lá. É gratificante, sempre estou lendo algum, e todo mês compro alguma coisa. É maravilhoso esse incentivo à leitura, é uma porta que se abre para inúmeras oportunidades. Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
  9. Oi Paulo!!!
    Ah eu coloquei os episódios de DN no dvd mesmo e tenho os mangás. Aprecio muito a série =) Vc viu aquele artigo sobre a simbologia em DN?
    Sobre o dispositivo para impedir cópia dos textos no lbog, eu achei por sorte...faz assim, me passa seu mail que vou tentar pesquisar o código aqui e passo pra vc! O código não é 100% eficaz se o cara for programador, mas já ajuda evitar bastante plagiadores (que na maioria das vezes são burros)

    Sobre seu texto, olha eu sou uma verdadeira obcecada por livros..mesmo quase não tendo tempo estou sempre querendo ler e quando entro em uma livraria sempre corro o risco de gastar rs. Tenho muitos livros e mangás em casa...aprendi a ler sozinha com 3 anos.
    Fiquei surpresa em saber que a India lidera o ranking.

    bjssss

    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. INTERESSANTE QUE NENHUM PAIS AMERICANO FICA ENTRE OS DEZ SEGUNDO ESSE GRAFICO .
    VALEU PELA INFORMAÇÄO PAULO .

    ResponderExcluir
  11. Paulo, tudo bem?
    Pois é, estive a pouco num país da América Latina, Argentina, como bem sabes, e tive o przaer de participar da 37a. Feira do Livro de Buenos Aires, vou fazer um post para o fim de semana. Um país com os mesmos problemas que nós e leem muuuuuuito mais, incrível. E uma pena isso, que o Brasil tenha tão pouco interesse em livros e leitura, o que resta é estimular as crianças, o que faço com minha filha.
    Abração!
    Humoremconto
    http://anaceciliaromeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Macedo da Silva, Natal, RN.

    Olá caro Paulo, sou professor e, acidentalmente, vi a divulgação do teu site em uma comunidade da internet, cliquei e gostei. E logo de cara me deparo com um post maravilhoso como este, sobre livros e leitura. Tenho incentivado meus alunos e filhos a lerem bastante e a criarem esse bom hábito. Como vc sabe, o estudo abre portas e caminhos que nos levam a lugares distantes. Não tenho blog ou site, mas sempre tenho fuçado por blogs para garimpar alguma coisa, e confesso que o teu site me impressionou pelo farto conteúdo de boa qualidade e pela diversidade de assuntos abordados. Não sei se vc é jornalista, mas se não é, sugiro que faças um curso nessa área, vc tem talento, escreve bem e tem uma veia crítica como poucos. Tá de parabéns pelo site. Vou estar sempre aqui comentando, ok? Um abração e que Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  13. RECOMENDO "O VELHO E O MAR" DE ERNESTE HEMINGWAY. "O CASTELO" E "A METAMORFOSE" DE FRANZ KAFKA. BOA LEITURA, OU SUA BURRICE DE VOLTA.

    ResponderExcluir
  14. Ótimas dicas!
    Os miseráveis e O casa dos dez negrinhos eu já li e adorei. Os do Augusto Cury eu adoro mas esses não conheço.
    Ler é ótima mesmo. Não passo sem algum livro a mão mesmo se for pra reler.
    Abç Paulo ;D

    http://falandosobreall.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Confesso que leio pouco apesar de gostar...
    ler é sempre mto bom!!

    Obrigada pela visita e volte sempre que puder...
    Vou segui-lo para poder acompanhar suas postagens!!

    http://cadaquacomseupiqua.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Ler é fundamental, é questão de se habituar.
    Estou para lançar meu primeiro livro, e é vexatório o Brasil ler metade que a Índia. Mas a França e a Suécia também me decepcionaram.

    abç Cheng
    Pobre Esponja

    ResponderExcluir
  17. Infelizmente esta é uma realidade Brasileira: a falta de leitura e a pouca busca de cultura...
    Acho que, nosso pais devia investir nesse ponto, pois faz muita falta...

    Aqui em Portugal, a biblioteca de minha cidade é tão rica em livros e até revistas, dá gosto de ter um cartão, e ir lá buscar livros...rs

    Beijinhos

    ---
    www.jehjeh.com

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.