sexta-feira, 29 de abril de 2011

O conto de fadas utópico da realeza inglesa.

29 de abril de 2011, o mundo, embasbacado e ansioso, paralisa para prestigiar mais uma festividade da família real inglesa, o casamento do filho príncipe Charles e Diana, William com a plebéia Kate Middleton.



O evento, que terá cobertura de quase todas as emissoras de TV do mundo, será assistido por quase 2 bilhões de terráqueos. Os convidados foram escolhidos a dedo, a nata da high society londrina. O luxo e a pompa serão palavras de ordem, dos preparativos às iguarias, tudo do bom e do melhor, afinal de contas, é a realeza inglesa que irá ao altar, por isso não pode fazer feio entre os convidados, que por sua vez, comerão até sair pelo ladrão e sairão falando mal das possíveis gafes que haverá.

Durante esses dias tenho andado meio meditabundo e questionando, o que este casamento vai trazer de benefícios para a Inglaterra e para o mundo? Quem realmente vai ser beneficiado de fato com toda essa festança nababesca? Como sabemos, o Reino Unido por muito tempo foi dirigido pelo regime monárquico, mas desde 1889 adotou o regime parlamentarista, onde o primeiro ministro é que dá as cartas a figura da rainha exerce um papel tipicamente figurativo, só fachada e direito á inúmeras regalias as custas dos seus “súditos”.

A família real inglesa na prática não tem serventia nenhuma, a não ser ostentar um status glamuroso e levar uma vida luxuosa e nababesca. Os vários escândalos protagonizados pelo príncipe Charles, a vida de playboys superficial e vazia dos seus filhos William e Harry mostram que a existência destes privilégios e títulos que esta família ainda ostenta só beneficia a eles mesmos e ninguém mais.

Outra história pra boi dormir que está sendo largamente difundida é que o playboy William está levando ao altar a “plebéia” Kate. Ora bolas, de plebéia ela não tem nada, afinal de contas, ela estudou na mesma faculdade, que por sinal muito conceituada na Escócia, onde ele estudou, ou seja, não é qualquer plebeu que estuda num lugar desses.

Este casamento, que milhões de humanos aguardam como se fosse o próprio Apocalipse, de tão importante, não passará de mais um evento glamuroso patrocinado pela nobreza inglesa para a nata das socialytes ávidas por baladas e boca livre.

Pra quem vive no mundo real, não terá tempo para curtir esse conto de fadas hollywoodiano, vazio e tolo, pois ainda está lamentando a sorte de desabrigados da última tragédia japonesa, também está apreensiva com os embates em países árabes onde a população está enfrentando esses canalhas ditadores em busca da tão sonhada democracia. Enfim, o mundo real é bem diferente desse vivido por essa gente de sangue azul (ainda bem que o meu é vermelho!), não tem nada de glamour assim.


Neste momento me lembro do meu mano John Lennon, caso ele estivesse ainda vivo (estaria com 70 anos, vovô Lennon) e fosse convidado para essa farra, infelizmente ele não poderia repetir a mesma frase bombástica que proferiu para a rainha mãe em 1963: “...the people in the in the cheaper seats clap your hands, and the rest of you, if you'll just rattle your jewelry", uma vez que só vai dar grã fino nessa balada, nenhum “plebeu” das castas menos favorecidas estará presente.

Abaixo, deixo minha singela homenagem à familia real britânica, e, em especial ao casal de pombinhos nubentes. Fiquem agora com a tal frase dita por Lennon e uma balada feita exclusivamente para a rainha, interpretada pelos Sex Pistols.

Paulo Cheng




27 comentários:

  1. Será que o preço da carne e do carvão vai abaixar pra gente fazer um churrasquinho e comemorar esse casamento?

    Belo texto Chengão! Seu malvadão...

    ResponderExcluir
  2. ate... ohh querida Kate... já tivemos essa conversa mil vezes!

    Vc não pode desistir do seu casamento por mm! Não sei como acessou minha máquina de teleporte e veio parar no meu quarto. E como assim está deixando o príncipe casar com uma cyborgue disfarçada de vc?

    A bateria dessas coisas só dura algumas horas. Vc precisa voltar pra lá correndo! digo, em átomos, mas correndo!

    Sim, eu sei que vc sente falta do sexo transloucado. Eu chamo aquela posição de Millenium Falcon... Mas foi só uma aventura, minha inglesinha. O mundo é assim, vc vai me esquecer. Olha eu vou te ajudar. Tá vendo isso? isso é o meu contracheque. Não, não ganho isso por minuto. É pro mês inteiro mesmo. Claro que não é possível sobreviver 30 dias com isso. Faço freelancers o tempo todo. Sou um desenhista, o que eu posso fazer? sim ando considerando a prostituição... devo baixar um tutorial dia desses...

    Mas encare a realidade minha inglesinha: não posso cobrir seus mimos. Sim, entendo, novamente a questão sexual e o quanto vc sente falta de gemer daquele jeito. Fiquei até meio surdo de um ouvido.... Mas vc não pode ensinar alguns truques pro príncipe? ahhh... não é a mesma coisa né? ele não sabe te dar tapas no bumbum e te chamar de safada? como assim ele pediu que vc fizesse nele??! não é melhor não explicar.

    Tá bom, tá bom... não chora, só dessa vez ok? vc volta pra máquina de teletransporte?

    Ok, então lá vai: SLAPT! Safaaaada!!!

    Pronto... pode voltar. Acionando mecanismos... ei Kate, volta! entrou uma mosca! Kate, não!!

    Ahn... não foi minha culpa...

    Urbano.

    ResponderExcluir
  3. Fantástico esse texto...E muito verdadeiro. O mundo parou para ver essa festa monárquica e os principais problemas sociais continuam sem solução.
    Japão, Brasil, EUA.... Pessoas sem moradia, sem comida sem condições de vida, enquanto a mídia apoia a festança glamurosa em Londres....
    Fico me perguntando ate quando as pessoas vão aceitar esse tipo de coisa?

    Adorei o blog
    Andrezza Prado
    http://dedindeproza.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Macedo da Silva, Natal, RN.

    Como prometido, estou aqui prestigiando teu site. Cara, que texto ácido, mas não menos verdadeiro. Na atual conjuntura mundial, não vejo o porquê da existência de dessa casta que não serve de nada. Claro que, o Reino Unido ainda preserva essa coisa de monarquia que, de certa forma, ainda gera um certo status para o seu país, mas que na prática é só uma família que vive pomposamente às custas do povo inglês e que não têm valia nenhuma.

    Muito bom texto Paulo, meus parabéns e boa sexta pra você.

    ResponderExcluir
  5. Urbano, não entendi esse teu comentário, mas vou deixar...

    Mas essa família real são um bando de fanfarrões, patrocinados pelos contribuintes e só curtindo a vida na maciota, sem trabalhar e o dinheiro entrando fácil.

    Desde já agradeço todos os comentários, beleza? Abração a todos.

    ResponderExcluir
  6. Marcelo Crispim - Santa Catarina.

    Cara, tu pegou pesado nesse texto, mas tens toda a razão. Não vejo motivos para em pleno século 21 a Inglaterra ainda manter essa família ai, mesmo sem ter poder político, mas exercendo algum tipo de influência, pois ainda vivem dos impostos que a população inglesa paga. Mas como para eles isso ainda é motívo de orgulho, ter uma família real ainda sendo prestigiada, então eles que são brancos que se entendam e paguem a conta...

    Muito boa matéria meu querido Paulo. Um abraço para você.

    ResponderExcluir
  7. Oi Paulo!!!
    Desculpe a demora, estou mandando pra vc o mail contendo o código que vc me pediu dá uma olhada!

    Aproveitando seu post eu concordo com tudo o que diz. Atualmente a realeza britânica é só uma figura para mostrar a tal "tradição real". Essa tal Kate Midleton como vc bem colocou não é plebéia coisa nenhuma...ela é uma golpista esperta isso sim, que conseguiu agarrar um pamonha rico. Plebéia era a Diana que não passava de uma simples professora.

    Agora...ela poderia ter escolhido um vestido de noiva melhor. Caramba, ela se casou com a realeza e o que significa aquele vestido chinfrim sem nenhum ornamento simples que mais parece vestido de uma brasileira comum?
    Não importa se foi um estilista conceituado mas convenhamos..o vestido estava POBRE.

    Agora essa Kate aí fica querendo posar de poderosa e coisa e tal, não jurando fidelidade á coroa...se bobear a rainha vai dar á ela o mesmo destino que deu á Diana..um assassinato á mais ou á menos não mudara em nada para a rainha Elisabeth...

    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Tsu, concordo contigo, esse foi o golpe do baú mais bem elaborado dos últimos tempos, e, em relação ao vestido, o da minha esposa foi muito mais bonito, e olhe que não tenho nem um pau pra dar num gato, kkkkkkkkkkk.

    Realmente Tsu, "plebeia" era a finada Diana, deixou saudades.

    ResponderExcluir
  9. Oi Paulo.
    Justamente por todas as coisas ruins que vc citou no teu post que estão acontecendo no mundo,e agora mesmo a série de tornados nos EUA matando mais de 300 pessoas,que o mundo precisa de um pouco de sonho,de glamour.O que seria de nós mortais sem um pouco de fantasia.O casamento Real não vai mudar nossa vida em nada,mas com toda certeza nos fez repensar na instituição casamento que está tão desgastada na nossa sociedade.Embora o aumento de casamentos deva crescer depois desse evento.
    Nos faz pensar,também, no que é,verdadeiramente,uma união entre duas pessoas.Uma aceitação de quem somos,sem a obrigação de mudar,mas sim de evoluir e crescer ao lado daqueles que escolhemos para amar,honrar e respeitar.
    "E que seja eterno enquanto o amor durar."
    Bom fds,bjka

    ResponderExcluir
  10. Como isso é brega: o Feudalismo acabou há tempos: huahua.
    Como bem postou, Cheng: essa realeza é funcional.
    Grande Lennon, provocador mor.

    abç
    Pobre Esponja

    ResponderExcluir
  11. Fala Paulo,
    acrescentar qualquer coisa a seu texto seria bobagem, porque está explicitamente correto em tudo.
    Enquanto as pessoas ficam assistindo a cerimonia, soldados da Monarquia e seus aliados, estão atacando países e matando muita gente.
    Quanta hipocrisia e ainda tem gente que assiste uma porcaria dessas....
    Abraço e boa sexta feira pra você!

    ps: a música dos Sex Pistols continua atual como nuna!!!! Ótima escolha!!!!

    ResponderExcluir
  12. Brother, faz tempo que to te devendo (na comunidade Jornalistas Blogueiros) um comentário e queria pedir desculpas pela minha idiotice (e preconceito) de não dar uma olhada pelo menos. Relacionado ao assunto, não preciso dizer nada sobre esse evento para poucos, você já reproduziu o que penso. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  13. Paulo, tudo bem?
    Concordo contigo, mas tenho uma estranha mania de ver coisas boas onde elas talvez nem existam. Fiz outra versão para isso tudo, está lá no meu blog.

    Te passo a entrevista e todo material dia 2, durante o dia, tá bom?
    Grande abraço!

    http://anaceciliaromeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Qualquer festinha e brasileiro adora ver e sonhar com uma vida que nunca terá...

    ResponderExcluir
  15. Vc foi fundo nesse texto, é concordo contigo, essa família é inútil, não serve pra nada, só pra viver no luxo.

    Roseane Batista de Lima. Rio.

    ResponderExcluir
  16. Eu acho no mínimo estranho as pessoas ao redor do globo, darem importância a um acontecimento que na realidade só é relevante para o povo britânico.

    ResponderExcluir
  17. Não vejo utilidade nenhuma do casamento dele ser exibido aqui no Brasil,já que não me imporno com eles =p...

    Essa musica do Sex Pistols é muito boa,Punk Rock é muito bom msm!!

    Fico imaginando se o John Lennon ainda estevesse vivo,ia ser uma boa!

    ResponderExcluir
  18. acho a realeza cafonérrima , muito patética , mas tem sua graça kkkk
    http://andyantunes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. É fogo
    as pessoas ficaram loucas com esse casamento e agora q ele passou quero ver com q vao ocupar a vida
    pior foram as replicas dos anéis de noivado q estavam vendendo no camelo e esgotaram feito agua no deserto
    tolo povo, é o mais proximo da realeza q vao chegar :*
    Abç Paulo

    ResponderExcluir
  20. Sinceramente, falei disso lá no nosso blog. Muito me surprendeu o tamanho da cobertura dada pela mídia mundial a esse evento. Me causou surpresa e espanto até, confesso. É claro que teria uma cobertura da mídia, mais com essa proporção me causou surpresa. Um super e grande abraço pra você. Tenha um otimo final de semana.

    ResponderExcluir
  21. É ótimo começar um dia ouvindo Beatles.
    Mas como chamou atenção esse casamento hein...
    se tiverem um filho vão querer transmitir o parto ao vivo!

    Você escreve bem.
    Eu como não escrevo gravo tudo em audio no meu blog.
    Olha lá !

    http://mateuscaniceiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Oi Paulo!

    Ah sim então a Misa foi escolhida só porque é conhecida kkkkkkk. Espero que com o outro email que te mandei aquele lance do código dê certo!
    E esqueci de comentar! Adorei q vc colocou a música do Sex Pistols..tudo á ver!

    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Nossa...Parabéns. O texto é uma crítica maravilhosa. É fascinante como um acontecimento tão fútil tem uma repercussão tão grande na sociedade.

    ResponderExcluir
  24. Paulo, sou 100% adepto do que falou, as vezes penso que sou revoltado, pois não consigo entender e me conformar como as pessoas podem dar tante importância a algo tão sem importância, que nada trará de bom a não ser para eles mesmos. Para ser muito sincero essa foi a única matéria que li a respeito desse casamento, a única mesmo, quando via algo na internet ou na televisão falando sobre isso eu tirava. Para não me irritar com um bando de gente puxando saco de pessoas que mal sabem citar os nomes, preferi não ver nem ler, mas como já esperava não me arrependi de ler seu texto. No Brasil, então, nem se fala, enquanto assistia Aos Reis, Príncipes e Rainhas, os bobos aplaudiam para completar a corte.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  25. A família real inglesa vive as custas do Estado inglês; que vive de explorar vários povos do mundo - principalmente na Africa e na Asia.

    Daí me vem uma dúvida: por que a familía real inglesa "pode", e a da Líbia "não pode"????!

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.