terça-feira, 12 de abril de 2011

O Evangelho de Jesus e a religião dos homens


Nesta fatídica cena, podemos através de olhar mais profundo descobrir muito sobre Jesus e sua mensagem e ao mesmo tempo ver como estamos equivocados em relação ao evangelho que vivemos hoje. Será que desassociamos o evangelho do seu criador? Ou mesmo, deterioramos a sua essência? Para responder estas perguntas devemos analisar esta cena dividindo seus personagens e como se comportam, em três: Os religiosos (escribas e fariseus), a suposta adultera (Maria Madalena) e Jesus. Destacando como os religiosos e Jesus, lidavam com o mesmo problema, o drama do homem e suas mazelas.


                       Jesus

                      Religião

 Vers.2 Pela manhã ensinava o povo que o procurava no templo, pois sempre considerou que o problema do homem devia ser combatido na sua essência e que todos podiam ser regenerados pelo conhecimento da vontade de Deus.
(1 Tim 2:3,4)Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador. Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.

 Vers.3 Perseguiram e apanharam uma mulher adultera, visando a punição e a exposição como método de expurgação do pecado sem valorizar a vida e a possibilidade de regeneração.
(Romanos 8:3) Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne;
 Visou o bem-estar da mulher e de seus algozes mal intencionados, pois não lhes confrontou no campo da interpretação da lei, mas levou-os a uma autoanálise, desenvolvendo assim o arrependimento e combatendo o falso moralismo.
(Mateus 9:13) - Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento. 
Não visavam o bem-estar do povo e o cumprimento da lei, eram motivados por objetivos mesquinhos como a vaidade, politica etc., e neste caso em especial queriam confrontar Jesus, pois este atraia as multidões com seu ensino.
(João 8:15) Vós julgais segundo a carne; eu a ninguém julgo.

Jesus propôs aos religiosos, algo que eles temiam a democratização do conhecimento associado a uma vida integra diante de Deus. Como visto em todo seu ministério Jesus sempre ensinou o povo que o seguia seja em um barquinho, no templo até mesmo na montanha o Mestre não só curava as mazelas do corpo, nem matava a fome de pão apenas afinal de contas “nem só de pão vivera o homem  mas de toda palavra que sai da boca de Deus” , logo a igreja é o corpo do Senhor nesta terra para ensinar o caminho da verdade e ser irrepreensível dando continuidade a obra de seu redentor “Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade”(1 tim.3:15).
Para termos autoridade temos de viver a verdade, Jesus espantou os religiosos que o perguntaram de onde vinha a autoridade com que pregava visto que ele não tinha credencial nem testemunho de ninguém da religião, mas Jesus era o verbo encarnado, ou seja, ele viva e cumpria as escrituras em cada passo. A religião impõe regras , mas a verdadeira igreja de Jesus vive , ensina e transmite vida em abundancia, paz, alegria que fluem do seu interior naturalmente quaisquer sejam as adversidades e tribulações contagiando aqueles que se aproximam.
 A religião traz medo, incerteza e culpa estampada na face daqueles que por ela são apanhados como a pobre Madalena, sem se dar conta de quais os motivos levaram não só ela, mas muitos ao fundo do poço, mas Jesus e sua igreja tiram as Madalenas da sarjeta e mostram o que as levou até ali para que não caiam novamente “E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais”. Jesus tem o poder de matar a cobra e mostrar a cobra não o pau da condenação, pois ele não só diz vá e não peque mais Ele liberta o homem do pecado e dá termo de garantia eterna assinado com seu sangue, enquanto “Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado” (João 8:34) no entanto “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” (João 8:36).

“Só o evangelho de Jesus, perdoa ,liberta e conduz o homem para o céu, não aceite imitações olhem a vida daqueles que pregam, pois arvore boa não produz maus frutos”.


      
Texto de Thiago Jesus

18 comentários:

  1. realemnte isso é verdade!
    quando alguem me pergunta qual minha religião sempre respondo q é Deus!
    bem interessante seu post!
    parabens

    ResponderExcluir
  2. Marcelo Crispim - Santa Catarina.

    Thiago, seu texto é esclarecedor, realmente a Bíblia discorre sobre um relacionamento entre Deus e o homem, onde o intermediário é Jesus, só!

    Já o homem, no decorrer dos tempos, adicionou um monte de fardos pesados a esse relacionamento, isso é a chamada religião, onde as imposições, usos e costumes, legalismos e tantos outros atos nocivos fazem de muitos religiosos e não adoradores.

    Parabéns pelo texto amigo.

    ResponderExcluir
  3. Te seguindo...Me segue?
    http://ondeirsemjesus.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Só Jesus salva e liberta. Achei bem legal o novo layout de seu blog, que agora é site. Parabéns.

    http://duo-postal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Assunto polêmico este não?
    Muito bom este tema do seu post e idéias de forma bem claras.
    http://www.claudiaalvesinteriores.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Um tema delicado e incompreendido. Também concordo que evangelho é distinto de religião, vejo a religião como um peso em cima dos homens. Há tantas religiões por ai e, no entanto, o mundo está tão caótico e maligno e afundando a cada dia, agora me diga, o que as religiões estão fazendo ou minimizando a situação?

    Creio que Jesus é algo distante de religião, é o próprio Deus.

    Antônio Albuquerque Dias - São Paulo, capital.

    ResponderExcluir
  7. Olá Paulo!
    Agradeço sua presença ao meu blog. sejas sempre bem vindo.
    Seu post aborda a religião de uma forma gostosa de ser lida e de fácil compreensão.
    Sábio foi Jesus, quem somos pra julgarmos nossos próximos? É o que mais vejo acontecer.
    Que tu tenhas uma linda noite.
    Beijokas, Beta de Santana

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de colocar para vcs que estão comentando que esse excelente post foi escrito pelo colaborador Thiago, um cara super gente fina, inteligente, colega de trabalho, cristão e excelente escritor e tem me ajudado com postagens no meu site.

    ResponderExcluir
  9. Belíssima reflexão, o bom do teu site Paulo é que, ele transita por vários temas e sempre com uma abordagem bem profunda e imparcial. Vc está de parabéns.

    Carol Almeida, João Pessoa.

    ResponderExcluir
  10. É... infelizmente as igrejas na sua maioria se esqueceram do Jesus verdadeiro, aquele que veio para unir as diferenças e não para criar castas de pessoas que se julgam superiores até dentro do cristianismo...

    ResponderExcluir
  11. Oi Paulo. Bom eu na verdade não sei qual lado ficar. Se eu quiser ser humanista, ficaria do lado do governo. Mas como não sou, estou mais preocupada com as séries que ficarão inacabadas. Achei muita sacanagem o desastre ter acontecido bem quando o criador de Evangelion retomaria o trabalho. Mas...vamos ver como as coisas vão ficar!

    Ah se não fosse pedir muito vc poderia ser meu seguidor? eu já estou tye seguindo!
    bjs

    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Infelizmente a essência Crística ñ é passada da mesma forma
    =/
    a busca pelo nosso auto-conhecimento e chegar a essência d Deus ñ tem tanta importância nessa sociedade d hj em dia
    Uma pena...

    Q sua semana esteja sendo abençoada...
    Bjussssssssssssss

    ResponderExcluir
  13. Oi Thiago, ou Paulo, tudo bem?
    Aprendi e aceito que "Igreja", somos todos nós; e "religião", vem do latim "religare", ligar-se novamente a Deus criador em sua essência.
    Thiago, concordo com suas idéia, no entanto, me causa algum tipo de estranheza no seu quadro comparativo: Jesus/ Religiões, talvez tivesse mais adequado, ao meu ponto de vista, claro, por favor... Jesus e Homens.
    Até porque, se religião é a forma com que se pode professar a fé em Jesus, deveria ser feita interpretação dos escritos de diversas religiões, pois acredito que exista as mais versossímeis, se é que se trata disso.
    Bem,num pequeno comentário fica difícil explicar e não sei se me fiz entender.
    Mas existe a exegese para esse tipo de interpretação.
    Mas Thiago, excelente texto mesmo, apenas ficou em mim esta pendência, mas de uma pessoa leiga que sou, mas adoradora de Deus.
    Grande abraço para vocês!

    http://anaceciliaromeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Texto bem interessante à respeito de Nosso Senhor Jesus Cristo. Isso prova que a religião alterou muita coisa que Ele disse.

    ResponderExcluir
  15. Marcelo Crispim - Santa Catarina.

    Agora faço um comentário em cima do que a Cissa Romeu falou, entendo o que ela quis dizer, e também já conhecia a epistemologia da paravra "religião", mas o que entendo por "religar" é justamente o papel que Jesus se propôs a fazer, em João 14.6 ele disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida, e ninguém vem ao Pai se não for por mim." Dai acho que conclui-se que Jesus é a "verdadeira religião", o único caminho que o homem tem para se chegar a Deus, e não há outro. Entendo o que o texto do Thiago quis enfatizar, que as religiões são opostas a Jesus pelo fato de Jesus ser a verdadeira religião.

    ResponderExcluir
  16. Legal, Paulo! Endereço novo! Progresso sempre. Gostei de ver.
    Boa diferenciação essa que você descreve. Infeizmente, ou felizmente talvez, conceitos religiosos sempre oferecerão divergências. Acredito até que isso venha a crescer com o passar do tempo.
    Desde já te agradecendo a atenção e consideração, Paulo!

    ResponderExcluir
  17. Bem gente , agradeço pelos comentarios e criticas que são sempre bem vindas. Bem Cissa o amigo Marcelo esclareceu bem a sua duvida , Jesus é o "religare" o caminho , os homens com o passar dos entulharam esse caminho com seus dogmas tornando-o quase intransponivel, e então eu fiz essa separação pois a essencia foi esquecida e só ficou a religião humana o "religare" humano com metodos humanos ,lógicas humanas e etc... Amem!
    Obrigado a Cissa e a todos que acessam esse site e leem os textox aqui publicados.
    Ass: Thiago Jesus

    ResponderExcluir
  18. Thiago e Marcelo Crispim,
    agradeço os esclarecimentos.
    Grande abraço a vocês!!!

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.