sábado, 23 de abril de 2011

O verdadeiro sentido da Páscoa.



A palavra PÁSCOA significa "passagem", tanto para os judeus quanto para os Cristãos.
No sentido Judaico, a Páscoa (Êxodo 12:18,19; 13:3-10) é a comemoração da saída do povo de Israel da escravidão do Egito. Começa no décimo quarto, à tarde- isto é, no princípio de décimo quinto dia de Abide ou Nisã, com a refeição sacrificial, quando um cordeiro ou um cabrito inteiro era assado e comido pelos membros duma família com ervas amargas e pães ázimos (sem fermento); nessa ocasião o chefe da família contava a história da redenção do Egito. Os sacrifícios significavam expiação e dedicação; as ervas amargas faziam lembrar da amargura da servidão egípcia; os pães ázimos simbolizavam a pureza (Lev.2:11).
  1. A Páscoa tem o sentido de libertação. O maior ato de injustiça é a forma com que um ser humano subjuga o seu semelhante, através da escravidão.
  2.  A Páscoa tem o sentido de ressurreição. Jesus disse que ele mesmo é a ressurreição e a vida (João 11:25).
  3.  A Páscoa tem sentido de renovação. A Páscoa não é uma liturgia fúnebre, mas a Celebração da Vida e da Esperança Cristã. Jesus veio ao mundo para que tivéssemos vida e vida em abundância (João10:10), bem como vida eterna (João 3:16) "Se alguém está em Cristo, uma nova Criatura é, as coisas velhas já passaram e eis que tudo se fez novo" II Cor.5:15.
O  Evangelho de Mateus, no capítulo 28, afirma que oSenhor Jesus, após o terceiro dia de sua cricificação, ressuscitou. A morte e a ressurreição de Jesus teve um propósito muito mais profundo e importante do que imaginamos. O cerne da mensagem de Cristo foi trazer a Boa Nova do Evangelho. A novidade mais alvissareira consistia em renovar o restaurar o relacionamento do homem para com o seu Criador, Deus, também sua mensagem discorria sobre nosso futuro eterno, onde todo aquele que cresse que Ele era o Messias enviado  e o aceitasse como Senhor de sua vida garantiria, após a morte, estar ao lado de Deus por toda a eternidade.

Jesus, ao contrário do que o senso comum crê, não veio fundar mais uma ‘religião’, a exemplo do Judaísmo, Islamismo, Budismo e tantas outras, mas sim promover vida abundante e um relacionamento vivo e direto com Deus. Pensar em Cristo como sendo um fundador do “cristianismo”, creio que é um erro a ser retificado. Jesus, pelo fato de ser Deus, tomou sobre si a responsabilidade de ser o ÚNICO caminho de acesso que o homem tem para se chegar a Deus ( Timóteo 2. 5-6). A palavra religião, do latim: "religio" usado na Vulgata, que significa "prestar culto a uma divindade", “ligar novamente", ou simplesmente "religar"). Sendo assim, Jesus é o próprio ‘religio’, o Mediador entre a humanidade e Deus. Em Jesus a essência da religião se completa, e o conceito comum e generalizado de religião, como sendo algo criado por alguém como sendo mais uma alternativa de fé e um caminho ‘alternativo’ para se chegar a Deus, biblicamente cai por terra.

O Reino dos Céus que Jesus veio introduzir dentro de nós propõe nos transformar de maneira radical. Os valores do Evangelho são pautados no amor, justiça, benignidade, honestidade, graça. Ser cristão não é ser religioso ou um mero seguidor de normas e regulamentos. O Evangelho veio nos trazer liberdade. Ser cristão é amar a Deus sobre todas as coisas; é amar ao seu próximo como a si mesmo; é saber se relacionar com todos sem distinção ou discriminação; é agir sem hipocrisia; é perdoar sempre; é crer que os valores do Evangelho são mais que suficientes para se enfrentar as contingências da vida e não se blindar e esperar que Deus nos livre de todos os problemas; é aproveitar a vida de maneira intensa absorvendo tudo o que há de bom para se usufruir como esporte, música, literatura, viagens e demais coisas que edificam nosso corpo e alma.

A vinda de Jesus ao nosso meio, assim como sua morte e ressurreição, mostrou que o Criador não desistiu de sua criatura. O amor de Deus para conosco foi levado às últimas conseqüências na cruz do Calvário. Um amor que rompe as fronteiras do legalismo religioso e que tem como alvo todos os homens, independente de cor, raça, sexo, etnia, condição social. Um amor incondicional e gratuito, de Pai para filho, sem cobranças ou regulamentos. Isto sim é religião e o verdadeiro sentido da Páscoa.

PS: Ah sim, lógico que me entupi de chocolate, sou chocólatra assumido e continuo tomando meus cálices de vinho tinto todos os dias antes do almoço, mas lógico que isso não tem nenhuma correlação com a Páscoa.

Deus abençoe a todos.

Paulo Cheng

17 comentários:

  1. Marcelo Crispim - Santa Catarina.

    Relmente o ponto em que vc abordou sobre o cristianismo ser mais uma religião eu concordo. Já em relação à páscoa, ela se tornou algo comercial, pretexto para se vender chocolate e exaltar um coelho, ao invés de se refletir sobre o verdadeiro sentido. Muito bom o texto, bem escrito e esclarecedor.

    Um abraço Paulo.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente. A pascoa assim como o natal, há muito tempo esta perdendo seu verdadeiro sentido... Muita gente ainda hoje comemora e ainda não sabe o quando Jesus sofreu para nós estarmos aqui hj!!!

    ResponderExcluir
  3. Bela explicação Chengão! Muito certo o que vc falou meu amigo!
    Acho que é por isso que somos amigos, eu faço uns textos malucos e vc faz uns explicativos, hahahahahahaha. Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Texto muito bem esclarecedor a respeito do sentido da Páscoa. Infelizmente muitas pessoas desconhecem seu real significado.

    http://duo-postal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Desde já agradeço a cada comentário postado e desejo à todos uma excelente Páscoa e feriadão pra todos.

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante o texto e belíssimo o vídeo. Embora eu não seja cristão acho bastante interessante essa intepretação nietzscheana do Cristo.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o texto,e o blog também,parabéns.

    Feliz Páscoa !

    controversiasporana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. voce sabia que essa data esta errada pelos cauculos certos. Provavelmente Jesus teria morrido dois meses depois do mes de pascoa pois o calendario judeu é diferente do nosso...

    abraço querido !

    ResponderExcluir
  9. Olá Paulo,
    Mais um excelente texto e obviamente estou passando aqui para desejar à você e sua família uma ótima Páscoa, com muita paz, alegria e felicidade.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  10. Que belíssimo texto Paulo, e esse seu enfoque de que o Cristianismo não é uma religião é muito interessante e foge do senso comum. Acho que a sociedade não tem noção do que seja a verdadeira Páscoa, virou mais uma ferramenta para se vender peixes, chocolate e vinhos.

    Parabéns meu querido pela matéria.

    Andreza Fiqueiredo - Brasília, DF.

    ResponderExcluir
  11. Olá Paulo. Você expressou muito bem o real sentido. Se todos pensassem assim, ía tudo ser bem melhor ;) Não podemos deixar que esse sentido e perca... Boa Páscoa!

    ResponderExcluir
  12. ..."Um amor incondicional e gratuito, de Pai para filho, sem cobranças ou regulamentos".
    Um ensinamento que poucos compreendem.
    Seria utópico, perguntam alguns. Creio que não. Porém,nada frequente nos dias atuais.
    um abraço, Paulo! Feliz Páscoa!

    ResponderExcluir
  13. Peça a ela para dar uma olhadinha mesmo querido, dia das maes vindo ai tmbm... abração, obrigada pela visita! e fique de olho nas promoções. Seu blog e fantástico!

    ResponderExcluir
  14. Adorei a abordagem do seu site, pretendo visitá-lo mais vezes, me siga p ficar mais facil q to com dificuldade em seguir no meu pc!

    ResponderExcluir
  15. Que profundo, amei essa abordade de Jesus não ter criado uma religião, e sim ele ser a verdadeira religião. Não é muito comum escutarmos isso por ai, e creio ser assim, ele sintetizou o sentido de relacionamento com Deus.

    Feliz Páscoa pra vc e sua familia.

    Emilia Dias Andrade, São Paulo.

    ResponderExcluir
  16. Vim retribuir a visita! Muito boa sua iniciativa de postar sobre o verdadeiro sentido da Páscoa! Hoje em dia são poucos os que sabem e se interessam pelo assunto!

    Um abraço e uma feliz Páscoa!

    ResponderExcluir
  17. Belo texto Paulo!
    Só agora consegui ler com calma, ainda estou em viagem, agora no Uruguay, voltando para casa.
    Feliz Páscoa amigo, apesar de que já estamos na segunda-feira!
    Grande abraço!
    http://anaceciliaromeu.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.