domingo, 10 de abril de 2011

White Metal, é rock and roll na veia!


O Rock and Roll é um gênero que nasceu nos anos 50, mas que tem suas raízes no blues e, ao meu ver, nos Skifle inglês. Os primórdios desse gênero foram os pais dele, o Chuck Berry, Elvis, Bill Halley, Buddy Holly entre outros. No Rock, também outros subgêneros foram sendo criados ao longo das décadas, como foi o caso do Heavy Metal.

O Heavy Metal sempre foi ligado ao satanismo e ao ocultismo, visto que seus propagadores, ou bandas sempre faziam menção em suas letras de mensagens ocultas ou satânicas assim como o visual, e ainda criou-se um mito de que o pai desse gênero seria o capeta, o que é uma infantilidade cômica, a única coisa que o gramunhão é pai, segundo a Bíblia é a mentira (Jo 8.44).

 Este maravilhoso gênero controverso, mas apaixonante foi absorvido no meio Gospel, ou evangélico. No principio, com duras criticas como sendo um ritmo profano e demoníaco. No entanto, não há base bíblica nenhuma para tal contestação, a verdade é que, seja o ritmo que for, Salsa, Bolero, Brega, Pagode, pode ser satânico ou não, pode ser profano ou não, o que vai determinar é o conteúdo de suas letras e a intenção dela, se é para exaltar Deus, o diabo ou o que quer que seja.
No meio gospel, muitas bandas se destacaram no White Metal, como é o caso do Whitecross, Bride, Petra, Stryper, Narnia, Tourniquet, Mortification entre outras. Já no cenário brazuca se destacem o Fruto Sagrado, Oficina G3, Metal Nobre, Resgate (minha favorita), Eterna, Militantes entre outros.

O rock gospel já ganhou muito espaço em muitas igrejas, mas há ainda aquelas que, engessadas no legalismo e no farisaísmo, ainda veem com maus olhos este gênero e a estigmatizam à redundância. Mas o que importa é que, independente do julgamento destes poucas comunidades cauterizadas, é que o rock gospel tem cumprido com o seu papel, louvar ao criador e adocicar os ouvidos dos eternos amantes deste ritmo que, mesmo sessentão, continua jovem, ousado, irônico e com todo o gás. GOD GAVE ROCK AND ROLL FOR US!

 Paulo Cheng











18 comentários:

  1. Rock é o melhor genero musical que existe, e não tem nada de demoníaco nele, como vc citou no texto, depende do conteúdo inserido. Já conhecia algumas bandas acima, a minha preferida gringa é a Petra, das antigas, e nacional, acho o Metal Nobre.

    Bom texto.

    Marcelo Crispim - Santa Catarina.

    ResponderExcluir
  2. Chengão, gostei da nova capa do blog, ficou muito boa mesmo!
    Quanto ao Metal gospel eu gosto mais ou menos, prefiro os hardcote gospel e os punk gospel, tipo os Militantes, e a melhor banda gospel que eu conheço se chama Flatfoot 56, uma porrada!!!!!!

    A Emiliana fez uma entrevista comigo, passa lá pra ver como ficou e dar seus pitacos.

    http://historiasdeemilia.blogspot.com/2011/04/ping-pong-com-andre-mansim.html

    ResponderExcluir
  3. Galera, só citei algumas bandas que conheço, lógico que existem uma infinidade de outras, mas aqui estão as mais importantes e precursoras do negócio.

    Como dizia o Kiss, "God gave Rock and Roll to you."

    ResponderExcluir
  4. Fábio Gusmão, Petrópolis, Rio.

    Paulo, você me trouxe á lembrança bandas que eu escutava nos anos 90, e que são precursoras deste movimento de Rock Gospel. Minha preferida é Whitecross, muito boa banda. Lógico que gosto de todas elas, mas tudo começou pelo Whitecross.

    Um grande abraço e vc tem um excelente site com ótimas matérias.

    ResponderExcluir
  5. Ola Paulo!
    Parab´ns seublog é bem formulado.
    Em se tratando de rock, AMO! Já vi algumas bandas de rock gospel e achei uma iniciatia diferente de tudo o que já se foi visto, digo em se tratando de religião, não desaprovo, achei interessante.
    Que tu tenhas uma linda semana.
    Beijokas, Beta de Santana

    ResponderExcluir
  6. Fala Paulo,
    Belíssima matéria. Escrita com propriedade mesmo!
    Disse tudo e mais um pouco.
    Das bandas "gospel" que você citou, gosto muito do Oficina G3. Competente mesmo.
    Existem até malucos que ficam ouvindo discos ao contrário na intenção de encontrar mensagens diabólicas....rsrsrs
    Cara, isso chega a ser hilário!!!! Assim como dizem que as bandas fazem apologia ao "coisa ruim"!!! rsrsrs
    Sinceramente? Disso dou risada mesmo.
    A música não busca fronteiras. Claro, é preciso saber distinguir o que é bom e o que é ruim.
    Um ótimo final de domingo pra você e família.

    O Rock é bom em qualquer vertente!!!

    Long Live Rock and Roll

    Abraço

    ResponderExcluir
  7. A música, dádiva da criação, dom para os homens, alimento para a alma. Não se pode ligar com ideologias religiosas. E quem faz isso, são fanáticos que nada entendem da música em si.
    Bom texto.

    http://tamararoots.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Adorooo rock...
    desde bem pequenininha e aprendi a gostar a partir d Elvis...
    Minhas aulas de inglês na infância eram embaladas ao som de Elvis Aaron Presley...

    Dentro desse contexto gospel minhas bandas preferidas são Oficina G3 (marcando toda a minha adolescência) e Rosa de Saron (músicas marcantes em acontecimentos da minha vida)...

    Legal conhecer essas outras bandas que vc colocou no post...

    Ótima semana...
    bjusss

    ResponderExcluir
  9. isse...

    Jesus nos fala em sua palavra, que é do coração do homem que provem todo tipo de maldades , não dos estilos musicais ,e de Deus vem todo dom perfeito e toda dadiva ou seja a capacidade do homem de manusear os instrumentos com virtuosidade e fazer um bom rock vem do Senhor não do diabo. Então que se dê a Deus o que é Deus ,e ao homem o que é do homem.

    ResponderExcluir
  10. Paulo,
    sobre hard rock, essas coisas, não posso comentar, pois por gosto, detesto mesmo, nada haver com o que prefiro. Sobre gospel em si, gosto muito do que o Elvis fazia, sua linha gospel foi muito interessante, até porque as letras, o pouco que conheço, me pareciam de certa forma ecumênicas, e com o talento dele, claro.
    No demais, teu post para mim é bem informativo, já que não conheço muito sobre o assunto.
    Cometei também no post anterior, belíssima visão a sua!
    Ótima semana amigo, para ti e família!!!
    http://anaceciliaromeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Bem, em relação à fase gospel de Elvis, já escutei algumas coisas e são maravilhosas, bem legais as músicas, já que o gospel é algo natural e a maioria dos cantores norte americanos iniciam-se nesse gênero dentro de igrejas protestantes.

    ResponderExcluir
  12. vc disse la na comu debaixo do meu nome, que nao ia comentar pq somente tinha caloteiro..eu sempre comentei e ja sigo o seu faz tempo..

    ayllazita

    ResponderExcluir
  13. A música gospel de uma maneira geral, hoje é de uma qualidade fantástica. Qualidade em todos os sentidos. Das bandas, muitas boas bandas existem. Não é atoa que a música gospel atualmente toca em qualquer rádio, sendo a emissora evangélica ou não. Belissima. publicação!

    ResponderExcluir
  14. Fala Paulo,
    Cara, manda seu e-mail para mim.
    Preciso falar um negócio contigo.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  15. Recomendo uma banda de um conhecido que chama-se Delohim. Apesar de não curtir muito o estilo, som dos caras é muito bom.

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.