terça-feira, 31 de maio de 2011

Jornalistas 'desplomados'


Com a popularização da internet nos últimos anos, popularizou-se também o fenômeno das redes sociais e os blogs e sites. Hoje, a maioria das pessoas tem uma conta no Orkut, Facebook, Twitter e alguns criaram seus blogs ou sites para escreverem sobre o que lhes convier livremente.

Trazendo um pouco o assunto para o a blogosfera, já há uma enxurrada de blogs e sites nascendo a cada dia e na velocidade da luz. Creio que, hoje em dia, há mais blogs na internet do que toda a população da China e Índia juntas. Obviamente, do mesmo jeito que um garimpeiro faz para achar ouro, também temos que peneirar muito para encontrar bons blogs e sites.

O que acho mais legal é que nessa profusão de blogs e sites que surgem diariamente, também talentos obscuros despontam pro mundo para o deleite dos internautas em geral.  E um dos grandes pontos positivos nos blogs é que podemos desenvolver a nossa aptidão para a escrita, e podemos constatar que mesmo sem terem lançado algum livro ou publicação, ou terem cursado jornalismo, existem blogueiros com um talento excepcional para a escrita: escritores natos.

Nas minhas incursões pela blogosfera, já me deparei com blogs e blogueiros de gosto duvidoso, mas no meio de tanto joio, há o trigo de boa qualidade, e que tem me inspirado a escrever meus textos e manter meu site de pé. Esse é um mundo onde encontramos pessoas maravilhosas e firmamos amizades que valem à pena, mesmo sendo virtual, porém, real. E diante de tanta gente boa que esbarrei por ai, passo a discorrer sobre elas agora:

Gosto da veia cômica e do talento nato para charges do André Mansim; admiro o senso crítico e o vasto conhecimento musical do William Kusdra; bah tchê, me divirto pacas com as maravilhosas e bem escritas crônicas da gaúcha Ana Cecília Romeu; curto a paixão e dedicação da Tsu pelos mangás, cosplays e afins; fico embasbacado com a profundidade poética dos textos da Barbara Nonato; me delicio com os versos e rimas bem escritos da Chica; fico perplexo com a criatividade da Drielle; saio do sério com o bom humor do Macaco Pipi; Respeito e admiro o profissionalismo e a versatilidade do Douglas Pimentel; aplaudo de pé o senso critico ácido e o compromisso com o puro evangelho do Danilo Fernandes; amo o compromisso com a verdade e os bons textos do Koiote; curto pra caramba o maravilhoso trabalho do Victor Von Serran; elogio a inteligência e o excelente trabalho da T.S. Frank; enfim, tem uma pá de gente legal na internet que, como esses que citei, contribuem com seus maravilhosos blogs e sites com suas noticias, humor, informações, poesias, crônicas, poemas, escritos e tudo o mais.

Graças a Deus que, com o advento da internet, centenas de jornalistas “desplomados” surgiram para adocicar nossas vidas com seus talentos literários. UM SALVE PARA TODOS.

Paulo Cheng

15 comentários:

  1. "JORNALISTA DESPLOMADA" - adorei essa designação!!! Já te aviso: vou plagiar! - rsrsrs

    Realmente temos muita gente boa por esse nosso meio, grandes talentos que merecem e precisam ser descobertos. A mídia, a literatura, as artes e o entretenimento de modo geral perdem grandes nomes que ainda se escondem por trás de um monitor (obviamente sem deixarem de se revelar).

    Agradeço a citação ao meu nome e engrandecimento do meu trabalho mais uma vez. Penso que seja exatamente isso que nos impulsiona cada vez mais.

    Beijo, Paulo!

    ResponderExcluir
  2. Tem muita gente maravilhosa que não citei no texto, como o Paulo Cesar, o Duo Postal, o Pobre Esponja, e tantos outros blogueiros bons que fazem parte da blogosfera e contribuem para o nosso entretenimento virtual. Num próximo post, citarei todos eles.

    ResponderExcluir
  3. Paulo, meu amigo,
    é esse tipo de manifestação que faz a gente seguir em frente com a sensação de estar muito bem-acompanhado, não só pelo Divino ou coisas divinas, mas por gente como a gente, que está aí na mesma batalha, mas nos oferece gratuitamente espaço e consideração.
    Muito obrigada, de coração.

    E se um dia quiser visitar com a esposa os Pampas gaúchos, por aqui arranjamos pouso, comida, passeios e o que de melhor pudermos oferecer, a amizade.
    Mas bah guri! Entendeu tchê, diz isso para tua prenda! rsrsrs
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. É verdade Cheng!
    quando sabemos procurar direito, achamos muita coisa interessante na vasta blogosfera! Hoje não precisamos mais ficar presos a passividade de assistir notícias em frente a TV ou no jornal.
    O advento da internet nos deu maior capacidade de mobilização, opinião, diversão e informação e devemos muito disto ao trabalho de "jornalistas" independentes.
    É uma pena que muitas pessoas criam blogs e sites e desistem em pouco tempo porque acham que dá muito trabalho... e dá mesmo! mas é um trabalho compensador.

    Obrigado pela menção ao meu trabalho no blog covil do koiote.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Você sabia que LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), que é o idioma em que os surdos se comunicam, é a segunda língua oficial do Brasil?

    Com objetivo de expandir a língua de sinais um grupo de professores e alunos da escola Lauro Müller em Florianópolis criou o BLOG VEJO VOZES e por conta disso estamos aqui lhe convidando para fazer parte da nossa história.

    Se você entende que nosso país precisa de educação com qualidade e que a inclusão é um direito de todos, venha nos conhecer. O endereço é:

    http://eeblmlibras.blogspot.com/

    Abraços fraternos


    PS. ENCONTREI VC NA COMUNIDADE DO ORKUT DICAS PARA BLOG.

    ResponderExcluir
  6. O Paulão...valeu pela citação, tão pouco tempo de conehcimento e nos tornamos grandes companheiros nessa jornada chamada blog, seu trabalho tambem é importante para motivar os iniciantes como eu.

    Um abraço meu amigo e espero sempre te ver nas minha paginas !

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post Paulo!
    Tem muito blog por aí de mau gosto mas o q me faz voltar sempre a esse espaço são os ótimos blogs como o seu
    Gosto do espaço q criamos expressando nossa opinião e compartilhando experiencias e visões de vida
    Como eu digo, é isso q adoro na blogsfera
    Abç Paulo ;D

    http://falandosobreall.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Fala Paulo,
    Rapaz, antes de qualquer agradecimento quero dizer que esse jornalista desplomado foi uma tirada sensacional. Das melhores que já li por aí.
    Olha, diante de "alguns" jornalistas, não há dúvida alguma que muitos que possuem seus blogs e não possuem formação acadêmica, são bem melhores do que vários que escrevem bobagens em jornais, sites e revistas. Isso é um fato!
    Amigo, você teve uma reflexão bem verdadeira do que há na blogsfera e tem muita gente talentosa mesmo. Não sei se possuo o conhecimento musical que você fala, mas uma coisa eu tenho certeza: procuro dividir o que conheço com todos e o mais importante de tudo, deixar a minha opinião, sendo positiva ou negativa em determinado trabalho.
    A verdade sempre é importante.
    É isso que falta em vários setores jornalísticos no mundo.
    Um grande abraço e muito obrigado por citar meu blog.
    Uma ótima quarta feira pra ti e família.

    ResponderExcluir
  9. Puxa, tu tens cada idéia...Jornalista desplomados,rsrssr ainda bem que não é desplumados...

    Adorei ver meu nome aí junto com esses amigos que admiro e gosto de ler.

    Muito obrigado,Isso nos acarinha e faz bem.

    Como gaúcha te digo: ficou TRI LEGAL!!! Adorei e obrigadão! abraços,chica

    ResponderExcluir
  10. E eu gosto desse povo todo e gosto muito dos textos bem escritos do Chengão! Gente fina!

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito da designação, desplomados, ou seja, sem diploma, muito inteligente de sua parte Cheng, e concordo contigo, tem vários blogueiros que, se fossem contratados por um grande jornal, não fariam feio e colocariam no chinelo muitos desses "diplomados" que não escrevem coisa nenhuma que preste.

    Muito bom o texto, cada vez se superando amigo. Um abraço.

    Rodrigo Crispim - Santa Catarina.

    ResponderExcluir
  12. Olá, Paulo!
    Sim, o Sebastian é o personagem central de um anime chamado Kuroshitsuji. Segue aqui o link da resenha que fiz sobre: http://empadinhafrita.blogspot.com/2011/03/kuroshitsuji.html

    Poxa, você me mencionou no seu blog! Que honra!! Olha sem pressa de mandar as perguntas...acho que pro fim da semana pretendo fazer um túnel do tempo de rolês no meu blog (bolei o texto e falta escolher as fotos). Mas acho que vou publicar quando minha entrevista sair no seu blog rs...mas sem pressa, mande quando quiser ^^

    Sobre seu texto..tem razão eu vejo muitas pessoas que escrevem bem pra caramba, mas a maioria deixa a desejar. Mas esses que escrevem eu visito sempre os blogs e procuro manter contato por comments, isso além de legal é importante.

    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Maravilhosamente bem definida e contextuada nesse post sua visão sobre o mundo da internet e o universo do blog. Você foi de uma extrema e genial competência em suas definições sobre oque escreveu, aliais me permita dizer que nesse grande universo de grandes blogueiros você tem um lugar de destaque especial meu querido. Belíssimo artigo, adorei de verdade. Parabéns

    ResponderExcluir
  14. Boas dica..
    seu fosse vc leria mais o meu blog..

    encontraria boas crônicas, contos e poesias..


    abraços..

    ResponderExcluir
  15. Concordo plenamente contigo. Em todos os sentidos. É preciso peneirar (muito bem) até achar algo bom. Mas se acha! :)

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.