quarta-feira, 25 de maio de 2011

Juventude trans'viada' pt. 2

Não sou velho, mas sou de uma geração onde a mulekada tinha força, era guerreira, gostava de se engajar em causas sociais (lembram dos caras pintadas em 92, acompanhei de perto), de se indignar com injustiças políticas, mas também sabia curtir um bom som, se divertir, valorizar coisas legais. Mas de um tempo pra cá, desde a década de 2000, acho que a coisa degringolou. Cara, vejo uma juventude totalmente apática, insossa, inerte, superficial e supérflua.


Vejo os adolescentes hoje e não vejo prioridades, são vazios, não leem, não se engajam em causas sociais, não lutam pelos seus direitos, não organizam mais passeatas de protestos por causas nobres. A galera agora só curte viver em bandos trocando pernas em shoppings olhando vitrines, curtindo bandas de gosto duvidoso e com um som de péssima qualidade, adotando um visual horrendo, com cabelinhos lambidos pra frente à base de sebo (ou seborréia, sei lá), ou chapinha progressiva e outras aberrações comportamentais.

Caramba, o que ta acontecendo com essa moçada, um bando de jovens ocos, que vivem em busca de modismos, sem identidade, sem lenço e documento. Um bando de bobocas, uns maricas (lógico que há uma rara exceção, põe rara nisso!) materialistas que idolatram artistas vazios da TV, que sonham ser modelos de passarelas, e até deixam de comer para entrarem nos padrões doentios de magreza (são macérrimos, e não magérrimos como dizem, esta palavra não existe!!!), sonham em participar de um reality show e terem seus 15 minutes fame, anelam ardentemente montarem uma ‘banda’ e serem iguais aos ídolos teen, Restart, NX Zero, Replace, Fresco, desculpe, Fresno, Pitty, cara, é o fim do mundo!!!

Do jeito que está não sei até onde vai parar isto. Diante disto, vou continuar sendo um saudosista de galocha, e exaltando a minha geração. Espero que meu filho quando estiver na aborrescência (ainda vou tê-lo) esteja vacinado e imunizado contra tudo isso no futuro.

Paulo Cheng



24 comentários:

  1. Paulo, vim agradecer a visita e comentário gentil. Você pode não ter talento para escrever poemas, mas com certeza tem outros talentos, como este ótimo texto. Cada um na sua e vc faz muito bem o que se dispoz a fazer. Beijos e apareça sempre

    ResponderExcluir
  2. Macedo da Silva, Natal, RN.

    Paulo, tudo a ver esse teu texto, realmente é essa a realidade que estamos vivendo, uma juventude que não tem força para questionar nada de errado que acontece, seja na política, na saúde, enfim, em todas as áreas de nossa sociedade. Minha geração, que deve ser bem mais antiga que a sua, viveu o ápice disso, foi a turma que brigou ferrenhamente contra a ditadura, e ali o pau cantava, não tinha lugar para covardes. Mas cada tempo tem sua juventude, e aqui pra nós, essa juventude de hoje não me enche os olhos em nada. Muito bom texto, meus parabéns de novo.

    ResponderExcluir
  3. Oi Paulo!
    Brigadão amigo por comentar lá no site do jornal que saiu meu artigo!

    Quanto ao teu excelente post!...
    Basta a gente ver as tribos que tinha na nossa época, talvez tu seja da mesma geração minha? Mais novo, acho. Bem, eu fiz agora 42 anos.
    Nos anos 80, quando eu era adoslescente, existiam os góticos e os darks, que fora o modismo, tinha um propósito, até de ser uma contraproposta ao pós-modernismo. Hoje temos quem? EMO e coloridos. Qual a proposta deles mesmo?
    Disse tudo neste post!!!
    Muito bom mesmo!

    Humoremconto
    http://anaceciliaromeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. ótimo texo meus parabéns..

    seu blog é bem legal..
    sempre passo por aqui..


    tbm escrevo se puder dá uma passada lá para conferoiri algum texto meu..

    abraços.

    ResponderExcluir
  5. Grande texto Paulo concordo plenamente com vc acho até que somos quase da mesma geração,faltou falar da pureza , do romantismo e da quase inocencia da nossa geração.

    ResponderExcluir
  6. Nao sou desta epoca sua ae nao.. vc e muito velho..rs.. brincadeira.. eu nasci em 83.. acompanhei muita coisa.. mesmo que pequeno mas estava ali... gostei deste compativo.. pior de tudo q e verdade.. hoje o maximo q alguem BRIGA e se for no TWITTER..

    Uma vez postei isso:
    http://www.preguicaalheia.com/2011/04/21-coisas-que-acontecem-no-futebol-de.html

    Pergunta pra geração de hoje se eles sabem oq e isso?!

    Abraço amigo!
    Preguiça Alheia

    ResponderExcluir
  7. Chengão, gostei do seu post! Também acho que essa juventude está deixando muito a desejar e ficando muito impessoal e sem identidade.

    Cara eu tenho vc como um grande amigão, gosto muito de vc, mas fiquei chateadp de saber que vc não gosta do Brasil e não queria ter nascido aqui... Puxa véio, use seu blog pra ajudar a melhorar esse país e fazer dele um lugar onde vc tenha orgulho de ter nascido!

    ResponderExcluir
  8. PQP!!
    Todos viraram emos porra1 Os emos estão dominando o mundo! Precisamos fazer como a Rússia: baixar a lei anti emo kkk.

    Eu só deixo o Japão passar...as bandas lá criaram o visual kei, um estilo que foge das modas padrões japonesas. A vantagem é que lá cada um pode se vestir e usar o que quiser, sem regras de moda. E o visual kei surgiu a mais de 7 anos com a banda X-Japan então não pode entrar nesse modismo.

    Agora os EUA e demais é tudo praga emo...

    Hoje em dia a juventude não liga para nada porque talvez não veja razão para protestar..hoje com a internet ficou tudo muito cômodo. Tudo muito consumível e viável.

    Concordo que tem adolescentes modistas masw pior são aqueles adolescentes que querem posar de "cool" querendo abominar qualquer conservadorismo, modismo e outros ismos apenas para posar de "diferente, cool, foda'. Sendo que eles são o pior tipo..gentinha ignorante que quer posar de inteligente mas conseguem ser piores do que os alienados da moda.

    Eu fiz parte da cena gótica, do novo século, porém meu grupo pertencia ao pessoal que entendia da coisa e abominava estereótipos e modismos.

    Vi alguns punks também..mas ser punk hoje em dia é meio impossível. O munco capitalista não permite, queira ou não.

    Pior é a situação dos skins heads cuja subcultura tão forte é marginalizada e borradas por uns manés racistas...

    ResponderExcluir
  9. Paulo o/
    Ai, sabe a vida é complicada exatamente por existir essas pessoas que rodeiam nossa vida. Eu não sentarei com minha amiga para falar sobre isso até porque a Fulana é intima demais dela e não quero causar atrito. Entretanto se encontrá-la pessoalmente e eu perceber algo, não irei me segurar verbalmente e falarei umas boas verdades. Meu amigo está ciente disso rs.
    Mas também não quero dizer esse lance de Ela ou Eu pois como vc disse é infantil e também minha amizade não chega á esses extremos.
    Eu ja pensei muito sobre levar adiante tal amizade..entretanto eu vejo que minha amiga precisa conhecer mais pessoas, viver mais...ela tem tendência a ficar depressiva muito fácil (talvez por ser jovem ainda) e eu sei que ela precisa se divertir...porém essa fulana parece que de certa forma "poda" quando o assunto é ela divertir-se com outras pessoas. O exemplo vé que essa minha amiga encontraria com outros cosplayers no AF para fazer um grupo, mas acabou que subitamente ela disse que não participaria mais.

    Então eu acabei gostando do twitter sim, mesmo sabendo que é algo passageiro..mas pelo menos entendo melhor que o Facebook rs. Aproveitando..vi seu comentário no blog da Cissa..vc tem 39 anos??Caramba! Não parece!!
    Vc conseguiu vivenciar bem o auge da década de 77/80 do punk e gótico...que inveja rs.

    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. É verdade... Peguei o final da década de 80, e foi um período muito rico em diversos aspectos. Não vivi os anos 60 e 70 mas sei que foram mais ricos ainda. E agora nada!
    E o pior é que essa apatia atual parece não ter mais remédio!

    ResponderExcluir
  11. Se eu pudesse escolher voltar no tempo andaria com os nazistas ou os canguaceiros!
    Muito melhor q estar presa nessa juventude ridicula de hj!
    O pior é ser comparada com esses adolescentes sem cerebro só por ser jovem
    O jovem brasileiro esta acomodado no mau gosto, consumismo, inercia, amoralidade, futilidade e corupção
    Quem me dera ter nascido trinta anos atras
    Abç Paulo

    ResponderExcluir
  12. Fala Paulo,
    Vou um pouco mais longe nesse seu texto: independente da época, tudo começa no "berço". A nova geração está largada pelos pais que buscam trabalho, trabalho, trabalho e trabalho.
    As crianças ficam entregues à babás, creches, lugares que sem sempre são confiáveis.
    Isso vai gerando pessoas sem identidade e aceitam as porcarias que estão espalhadas aí pelo mundo.
    Um abraço e ótima quinta feira pra ti.

    ResponderExcluir
  13. Pois é, rapaz... eu sou do tempo do Nenhum de Nós, Engenheiros do Hawai, Inimigos do Rei, Ultraje à Rigor, Legião, bandas de rock que sabiam fazer MÚSICA de verdade!!!

    Essas porcarias de hoje, apenas ACHAM que fazem música.

    Abrs!

    ResponderExcluir
  14. A juventude que vivo,e a qual não faço parte está mesmo desviada. Não existe ideologia, não existe o andar pelo proposito, não existe mais a importância pelo conhecimento e leitura útil. Muita coisa hoje não existe mais, e às vezes fico pensando que Belchior errou a letra, pois o novo nem sempre vem!

    Adoro os seus textos.

    Estou iniciando agora, mas possuo muita intimidade com a leitura e escrita. Porém, só agora decidi expor as minha opiniões. Quero muito que você, um cara de opinião
    contribua com o seu comentário e a sua visita ao meu blog, que é novo.
    Postei um novo texto: o da Bolseta feminina.

    "Numa bolseta, o mundo"

    escarceu-pre-datado.blogspot.com

    Parabéns.

    ResponderExcluir
  15. NASCÍ NA GERAÇÃO DE 80, E CRSCÍ ABSORVENDO TUDO. AQUILO SIM É QUE ERA TEMPO BOM. SER ROQUEIRO OU PUNK ERA SINAL DE REBELDIA E REVOLTA CONTRA A SOCIEDADE. AS ROUPAS NÃO ERAM COLORIDAS E A MÚSICA ERA DE SEXUALIDADE DEFINIDA.

    SOU NORDESTINO, CONHEÇO A HISTÓRIA DE LAMPIÃO E DE SEUS CANGACEIROS, E ME ORGULHO DISSO, POIS O MESMO ANDOU MUITO POR ESSAS BANDAS.

    OS VALORES ACABARAM. PRECISAMOS DE OUTRA DITADURA MILITAR, E URGENTE!
    TAVA SUMIDO,MAS AGORA TOU DE VOLTA Á ATIVA,PASSA LÁ.

    http://ozeladorfiel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Infelizmente numa realidade onde tudo está diante de nós, mundo globalizado, informação com profundidade, o grande "milagre" da internet, e no entanto, a nossa juventude é aquilo que bem muito bem você destacou no seu brilhante texto. Um grande abraço+.

    ResponderExcluir
  17. Que bom que gostou Paulo e foi muito melhor nao ter relado nada com a outra garota pq só assim encontrou alguem que vc ama e que te ama de verdade. :) Adorei o post rsrsrs

    ResponderExcluir
  18. Acho que não pode generalizar. Tem uma molecada que faz coisa boa, assim como tinham os babacas de ontem.
    Por outro lado, até o que era ruim antes (TV, música) hoje é melhor que qualquer um desses da TV.
    Acho que os jovens, em sua maioria, sempre andaram a favor da moda. Se era moda ser contra ditadura, eles eram. Não acho que era engajamento, acho que era mais moda mesmo.
    Abç. Cheng

    Pobre Esponja

    ResponderExcluir
  19. Oi Paulo!
    Mas eu entendo as pessoas te acharei mais jovem e vc se sentir o Peter Pan..não aprenta a idade que tem. O lado positivo é que nãoprecisará fazer plástica rs.
    É eu acho que as cenas urbanas acabaram em fins da década de 80. Depois tudo começou a decair, ficando consumível. Eu posso dizer que pelo menos aproveitei os rolês...na época que saía havia coisas realmernte da cena, graças ao pessoal que se dedicava. Mas esse pessoal tomou outros rumos e acabou que agora vc não encontra praticamente nada decente.

    Olha eu prometo que vou tentar me engajar no Facebook mas agora garantir que vou utilizá-lo eu já não sei.

    bjs
    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Olá, Paulo!!!

    Assino tudo que você disse. Perdemos em qualidade... Em energia, em criatividade, em tudo.

    E até sofro um pouco por gostar e prezar a inteligência e criatividade de outrora - putz! imagine... Caras que criaram Dark Side Of Moon - viva Pink Floyd, diretores como Ingmar Bergman... A criatividade de Spielberg... Puxando mais para atrás - o jazz e a elegância de Nat King Cole, a batida de Al Green, os livros do Sherlock, Dostoiévski... O Elvis, os Beatles... Os Pet Shop Boys... O meu adorado Queen... Muita coisa boa, com inteligência, com conteúdo... Considerados, como alguém certa vez disse para mim - 'cafoninhas' - Prefiro viver nesse meu mundo nostálgico... Feliz... Com meus allstars surrados, meus livros de romance policial, meu Dostoiévski, minha Astronomia, meus poemas do Mario Quintana e meus discos do Queen e cia.

    T.S. Frank
    www.cafequenteesherlock.blogspot.com

    P.S: estou colocando o teu blog nos hipercafeinados do CQ&Sherlock.

    ResponderExcluir
  21. Muito bom o seu comentário! E, alem disso, o mesmo é extremamente útil e oportuno! Todos nós devemos repensar as nossas práticas, como indivíduos que somos para poder contribuir, de forma que a nossa vida e a vida do nosso próximo, tenha mais qualidade. E, para isso devemos ter atitude pró-ativa e fé em Deus!
    Abraços!
    Ps: Estou divulgando o seu Blog!
    Marcelo

    ResponderExcluir
  22. Paulo, engraçado como tava comentando isso outro dia com uma amiga. Como a juventude de hoje é tão alienada apesar de fazer parte dela. Os caras pintadas realmente são um dos movimentos que mais tenho orgulho de ter acontecido no Brasil. Pena que os tempos são outros e a juventude também.

    Bjo ;)

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.