domingo, 29 de maio de 2011

MMA: esporte radical ou prazer sádico?

Não sou um esportista exemplar, mas quando era muleque sempre batia minhas peladas no campinho perto de casa. Já aborrescente, no auge da geração de prata, me apaixonei pelo vôlei, paixão que perdura até agora, também cheguei a treinar karatê e taekwondo. Hoje em dia, não curto mais minhas peladas e um voleizinho, meus esportes são o ciclismo e as corridas de manhã.

Tem esportes hoje em dia para todos os gostos e clientes. Desde os mais simples e singelos até os mais radicais e violentos. O MMA (Mixed Martial Arts) é considerado um esporte de luta livre e cresceu bastante com o passar dos anos, e está bem estruturado e amealhando adeptos de todas as idades e classes sociais. Para alguns é um esporte que promove violência e brutalidade, já para outros é considerado como uma vertente de lutas profissionais, assim com o boxe, karatê ou taekwondo.

Lembro que nos anos 90 eu cheguei a assistir na TV a cabo lá de casa, o início do UFC (Ultimate Fighting Championship). A idéia era um torneio de luta livre onde reunisse os vários tipos de lutas onde o propósito era ver qual o estilo de luta mais eficaz e completo. Algumas lutas desse primeiro evento, lembro-me bem pareciam até cômicas, como um capoeirista enfrentando um boxeador. O ganhador deste primeiro torneio que ficou famoso na história foi o brasileiro Royce Grace, do lendário clã dos Grace.

Mesmo tendo crescido e se popularizado, com toda a sua estrutura e técnica adotada, sempre quando vejo uma luta na TV de MMA, por mais popular e profissional que tenha se tornado, não consigo apreciar como se estivesse vendo uma simples partida de vôlei ou uma maratona. Toda aquela brutalidade em cima do tatame, por mais profissional que seja, me lembra uma briga de rua. E quando vejo na TV aquelas cenas revoltantes de bandos de jovens agredindo uma pessoa covardemente, me sinto ainda mais desconfortável assistindo a um esporte desses.

Atualmente, sabemos que a violência está tão banalizada em nossas ruas e crescendo absurdamente. Só que não entendo, mesmo com toda a população nutrindo uma ojeriza visceral contra ela e clamando por justiça, paradoxalmente consegue dar ibope ao MMA e colaborar com os altos picos de audiência desse evento. Por mais que os lutadores de MMA e seus adeptos afirmem que é um combate cheio de técnicas e com certos limites impostos evitando o vale tudo (dedo nos olhos, puxões de cabelos, chute nos ovos, por exemplo), não deixa de ter certa violência e brutalidade envolvidas, e que, dependendo da luta, algum lutador poderá terminar a luta carregado numa maca banhado em sangue indo direto para o necrotério.

Bem, não sei a opinião de vocês a esse respeito e gostaria de saber, mas com toda a ojeriza que nutro em relação à violência que superabunda a nossa sociedade, ainda não consigo ver o MMA como um mero esporte, e sim como um espetáculo sádico bem patrocinado e muito rentável, por sinal.

Paulo Cheng

20 comentários:

  1. Concordo contigo!

    Há tanta violência, tanta pra que ainda assistir na tv mais essa??/ Não entendo!

    abraços,lindo domingo,bem tranquilo!chica

    ResponderExcluir
  2. Chengão, eu gosto de MMA e acho legal a campanha dos lutadores que diz : Quem luta não briga!
    Vc lembra que no final dos anos 80 e até meados dos 90 esse povo que lutava vale tudo vivia arrumando briga nos finais de semana? Então, isso acabou e agora eles lutam com pessoas preparadas iguais a eles dentro do ringue. Acho legal, sou fã do Lioto Machida. Hahahahahaha, mas fazer o que né? Gosto é gosto!

    ResponderExcluir
  3. Paulo, não sou de praticar esportes, mas pra mim esporte é esporte. Pode parecer preconceito meu,mas não gosto de lutas, não. Pra mim, esse tipo de luta é só pancadaria; não consigo ver como algo disciplinador e que reverta em algo além de violência.

    Bom domingo!

    ResponderExcluir
  4. Olha, não gosto e nem de longe sou fã de qualquer resporte onde de certa forma a violência esteja inserida nele, Inlusive o Boxe. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Quem gosta dessas lutas é meu irmão...
    Ele ja ate fez jiu jitso e lutou vale tudo

    Seguindo passa lá no blog

    http://thyallencep18.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Macedo da Silva, Natal, RN.

    Concordo contigo Paulo Cheng, não vejo graça nenhuma dois caras dentro de um ringe se socando e lutando como se estivessem numa briga de rua, por mais técnico que seja isso. Acho que a partir do momento em que sentimos prazer em ver duas pessoas brigando, mesmo sendo um esporte, perdemos a sensibilidade até de nos indignar com fatos como vc mencionou, como passam na TV de jovens batendo covardemente em outros.

    Abraço para você.

    ResponderExcluir
  7. Vejo algumas lutas de karatê, taekwondo, boxe, e apesar de serem lutas, não chocam tanto como um MMA, por isso que ainda não consigo ver com tranquilidade embates. Respeito aqueles que curtem, mas não rola comigo esse prazer de me deliciar com isso.

    ResponderExcluir
  8. Olá Paulo!
    Eu recomendo q vc reveja o Cães de Aluguel para poder recordar pois é um filme sem igual!
    Opa fico esperando ansiosa pelas perguntas! Mas nossa, fazer as perguntas sobre mim é tão dificil assim? 0.o

    Quanto a esse tipo deluta...não é algo que me agrada mas como vc disse é um espetáculo muito rentável.


    bjs e bom domingão! E uma segunda-feira calma!

    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Confesso que já assisti muito a essas lutas. Mas hoje nem tanto. É realmente brutal, e por mais que digam que há regras, sempre pode ocorrer uma lesão muito grave que coloque a vida do lutador em risco (como em qualquer esporte, aliás). Quanto a violência excessiva, acho que muitas pessoas podem não gostar mesmo. É dificil incluir essa luta na categoria de esporte devido a essa imagem negativa.

    ResponderExcluir
  10. Acho que as pessoas têm seu lado sádico, e esses tipos de luta saciam esse lado perfeitamente. Você falou com propriedade, como um país que abomina a violência urbana de forma tão veemente, pode sentar em frente a uma TV e assistir a um espetáculo desses como se estivessem vendo um desenho animado?

    Belo texto Paulo. Parabéns.

    Rodrigo Crispim - Santa Catarina.

    ResponderExcluir
  11. Eu acho legal o MMA pois , por que populariza a idéia da arte marcial ser usada como meio de inclusão esportiva , são varios os casos de lutadores que sairam dos suburbios e da marginalidade para se tornarem profissionais.

    ResponderExcluir
  12. Eu acho que violência gera violência, mesmo que seja na TV, mas acho que ainda prefiro assistir lutas do que futebol HDUIAHDAS

    ResponderExcluir
  13. Fala Paulo,
    Isso não é esporte nem aqui nem em outro planeta.
    Aberrações como essas aí, existem há séculos.
    Gladiadores...etc e etc.
    Lamentável. Uma coisa idiota, sem sentido e tem gente idiota aplaudindo isso.
    Um abraço e ótima segunda pra ti.

    ResponderExcluir
  14. Não acho certo o MMA ser marginalizado
    Os atletas q praticam esse esporte são pessoas muito mais calmas e controladas pq expressão sua agrecividade, q é natural em td ser humano, num espaço próprio e controlado para isso
    Inclusive existem academias de MMA q só permitem q crianças pratiquem o esporte se tiverem boas notas e até ensinam xadrez como forma de exercitar o cerebro e não só o corpo
    Gosto muito e assisto as lutas sempre q posso ;D
    Abç Paulo

    ResponderExcluir
  15. Paulo Cheng,
    amei a postagem e concordo parcialmente com o texto. Aproveitando, mudei de blog (era Rubra Rosa) o endereço mudou, mas o conteúdo continua o mesmo: http://artemanhasdadan.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. O PIOR ÉQUE FORA DOS RINGUES,ESSE POVO É SUPER CALMO. O ARANHA É UM EXEMPLO DELES.O CARA BATE PRA KCT E É SUPER TRANQUILÃO NA VIDA REAL.

    EU GOSTO DE MMA. É UMA DIVERSÃO SÁDICA MESMO.

    TEM POSTAGEM NOVA LÁ. DEPOIS DÁ UMA OLHADA.

    http://ozeladorfiel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Oi Paulo, tudo bem?
    Hooooorrível isso daí!
    Só olhando as fotos me embrulhou o estômago, muito primitivo.
    Abração amigo,

    ah! Entendeu que era ficção? Não encontrei os amigos blogueiros paulistas: Victor Von Serran, Tsu e Nicelle Almeida, foi ficção rsrsrs

    Humoremconto
    http://anaceciliaromeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Eu odeio. Acho tão desnecessário... também não encaro como esporte não.
    Acho péssimo!

    ResponderExcluir
  19. Sou um fã de MMA .
    Respeito a opinião de todos que comentaram aqui inclusive o criador do tópico porém, gosto é gosto.
    Acredito que a violência não está tao explícita assim como se dizem nesses grandes eventos, pois se fossemos pensar bem ao nível físico que esses atletas possuem, aquilo não passa de um mero teatro, obviamente quem discorda nunca viu um animal de grande porte ''brigando'' de verdade. E sim, são todos animais... assim como o resto dos seres humanos. Se considerarmos que nesse esporte há tanta violência temos que considerar que também há nos outros, assim como futebol e basquete, além da malícia que existe nos ''atos violentos'' praticados pelos jogadores. Acredito assim que se fossemos extinguir todos os esportes em que há violência, só sobraria o Golf (kkkkkkk obviamente, isso foi uma piada) .
    Abraços a todos.

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.