terça-feira, 7 de junho de 2011

Como seria o mundo sem a inspiração?

Em todas as áreas, seja na ciência, na tecnologia, na música, na literatura, há uma mola propulsora imprescindível que é diretamente responsável por sua criação e continuidade: a inspiração.

Homens inspirados são capazes de criar coisas espetaculares, geniais. Os grandes projetos arquitetônicos da humanidade foram provenientes de homens que, tomados por uma inspiração incomum, colocaram na prática seus sonhos e devaneios. O que não dizer de Oscar Niemeyer, que sendo centenário, continua inspirado e produzindo à mil. O período da Idade Média foi um dos mais criativos de toda a história da humanidade. A inspiração de vários artistas e cientistas foi responsável por avanços sem precedentes até então, assim como a criação de obras de arte excepcionais, descobertas na astronomia, esculturas e pinturas quase perfeitas, criações literárias magistrais, enfim, um período divino.


Quando a inspiração se esvai, um jardim florido torna-se um deserto árido, sem vida e estéril. A inspiração chega a ser uma ferramenta imprescindível para todo o artista, poeta, escritor, pintor, escultor. Mesmo com todo o talento do mundo, sem a inspiração não seria possível materializar este talento na prática.

O que seria da Bíblia se não fosse a inspiração divina dada a inúmeros homens e mulheres que serviram de canal? O que seria da música clássica se não fosse a inspiração de Mozart, Beethoven ou Bach? O que seria da 7º arte se não fosse a inspiração dos irmãos Lumiere? O que seria da dança sem a inspiração de Fred Astaire, Gene Kelly ou Baryshnikov? O que seria do Jazz sem a inspiração de Billie Holiday, Ela Fitzgerald ou Louis Armstrong? O que seria da literatura brasileira sem a inspiração de Drummond, Graciliano Ramos, Clarice Linspector ou Jorge Amado? O que seria do Rock and Roll sem a inspiração de Buddy Holly, Chuck Berry ou Elvis? O que seria do futebol sem a inspiração de Pelé, Garrincha ou Maradona? O que seria do pop/rock sem a inspiração de álbuns como ‘Pet Sounds’, ‘Sgt. Peppers lonely hearts club band’ ou ‘The Velvet Underground and Nico’? o que seria do humor sem a inspiração de Jerry Lewis, Chico Anysio ou Os Trapalhões? O que seria da música gospel brasileira sem a inspiração de Álvato Tito, Brother Simion ou a banda Resgate? O que seria do Rock alternativo sem a inspiração de bandas como Sonic Youth, Jesus and Mary Chain ou Pavement? O que seria do teatro brasileiro sem a inspiração de Bibi Ferreira, Paulo Autran ou Fernanda Montenegro? O que seria da blogosfera sem a inspiração de Ana Cecila Romeu, Willian Kusdra, Paulo Cesar, T.S. Frank, Victor Von Serran, Tsu, André Mansim, Chica, Drielle, Barbara Nonato, Marcos Alencar, Priscila Gonçalves, Paulo Cheng (lógico, e eu ia ficar de fora dessa?)  entre outros?

Enfim, sem inspiração eu não teria condições de escrever este post para vocês lerem, concorda?

Paulo Cheng

19 comentários:

  1. Macedo da Silva, Natal, RN.

    E sem inspiração eu não escreveria esse comentário, kkk. Muito bom teu raciocínio, excelente texto, amplo, geral e bem filosófico. Parabéns Paulo, a cada dia se superando.

    ResponderExcluir
  2. Sem ela estaríamos por ai de galho em galho a procura da banana perfeita.

    Só para apimentar: a inspiração para a bíblia (novo evangelho) não seria política? Pronto, disse.

    Inspiração é a segunda palavra mais bela do léxico português.

    Vlw

    ResponderExcluir
  3. Fala Paulo,
    É isso mesmo. Na falta de inspiração o que fazer? Aguardar. Ela aparece naturalmente para pessoas como você.
    Não existem a necessidade de se forçar nada. Na música, muitos ficam "criando" notas desnecessárias e de qualidade duvidosa simplesmente pela $$$. É importante ganhar $$$, mas com talento e inspiração.
    Grande abraço e ótima quarta feira pra ti e família.

    ResponderExcluir
  4. O que seria da história do mundo sem inspiração? O que seria do acervo cultural? Inspiração é responsável por grandes obras, grandes nomes e grandes momentos da humanidade... Um dom para muitos!
    A minha, vez em quando, inventa alguns recessos, mas não chega a me trair: ela vai e acaba voltando (ainda bem!).
    Até, Paulo!

    ResponderExcluir
  5. Inspiradíssimo hehe
    que lindo texto Rico...
    muito bom mesmo!
    vc é um cara em que não falta inspiração né? sempre com textos legais aqui no blog!

    Bjoo

    ResponderExcluir
  6. Você foi feliz nesse post Paulo, não pelo fato de me citar entre os inspiradores, poxa quanta honra, mais por falar daquilo que é a verdadeira fonte de criação de tudo que pelo homem foi feito, a inspiração. Você foi na raiz. Não há como não dizer que você foi tomado de grande inspiração. Parabens de verdade!

    ResponderExcluir
  7. Paulo, meu amigo!
    Antes, obrigada pela referência, está virando meu amigo de fé, heim???
    Mas, há uns 2 meses atrás, fiz um texto sobre inspiração intitulado: "tratado sobre a paixão literária", coloquei em um jornal aqui do RS, e... nossa! Recebi duras críticas de um crítico literário. No meu texto eu digo que literatura também é inspiração, mas depois trabalho, revisão de texto, etc... O cara, meu amigo, disse coisas do tipo "inspiraçãozinha" não leva ninguém a ser escritor... entre outras coisas. Quando penso em inspiração, no caso em literatura, penso naqueles textos que quando a gente escreve, parece que tinha alguém falando no ouvido nosso, e sabe no que acredito. Em algo divino que ali acontece. Pois estamos ou não com Deus onipresente? Eu acredito piamente que sim!
    Grande abraço!!!

    Humoremconto
    http://anaceciliaromeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Boa idéia Chengão, acho que poderia ser um blog 7 mãos onde cada um ficaria responsável por uma postagem em um determinado dia da semana, um dia para cada blogueiro.
    Veja se vc concorda com uma lista aqui:
    Eu
    você
    Emiliana
    Barbara
    Cissa
    Will
    Chica

    Dê seu palpite aí!

    ResponderExcluir
  9. Inspiração é vital,com direito a trocadilho...É oxigenar,trazer ar puro para as idéias,não só na arte,mas para a vida mesmo.Tudo requer uma dose de inspiração.Sempre!
    Bjss :)

    ResponderExcluir
  10. NOSSA!
    JÁ TÔ SERVINDO DE INSPIRAÇÃO POR AÍ?
    OBRIGADA PELA CITAÇÃO PAULO
    E NÃO TENHA DÚVIDAS DE Q VC TMB SERVE DE INSPIRAÇÃO PRA MIM BEM COMO MUITOS OUTROS AMIGOS AÍ DA BLOGSFERA
    ABÇ ;D

    ResponderExcluir
  11. Poxa, Changão (posso te chamar ssim também?) valeu mesmo! Fiquei honrada com a citação o/

    Ah sobre as perguntas...vou ver se consigo te responder dentro do prazo é que tô meio atolada! Mas acho que, no mais tardar, na sexta eu te mando!

    bjs!!!
    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Puxa, fiquei feliz em me ver aí nessa lista e achoa que sem inspiração não vamos nem ao banheiro,srrs...
    Precisamos dela pra tuuuuuuudo !!!
    E tem dias que ela quer ficar dormindo, não vem trabalhar,srss...

    Obrigado, um abração tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  13. Apesar de achar meio ensaísta, gpstei do seu texto. Como vc escreve sobre Igreja, talvez possa dar resposta ao desafio explícito que eu lancei nesse texto:
    http://somosprogramas.blogspot.com/2011/06/os-grandes-cristaos-da-historia.html
    Nesse outro há um desafio implícito, se vc quiser se arriscar:
    http://somosprogramas.blogspot.com/2011/06/diario-de-bordo-sobre-expressao-fdp.html

    ResponderExcluir
  14. Sem inspiração, muita gente "ex-piraria"... sacou?

    ResponderExcluir
  15. Oi Paulo!
    Eu consegui te mandar o mail da entrevista ontem! \o/
    Eu sei que você não está pressionando sou eu que pressiono á mim mesma para ocnseguir realizar qualquer tipo de trabalho externo dentro do prazo previsto...quem dera eu conseguisse fazer isso com os capitulos do meu livro e fanfics....
    Mas dá uma olhada no seu mail...se você conseguir postar, me avisa para que eu atualzie o meu blog também ^^

    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. REALMENTE PAULO, SEM INSPIRAÇÃO A HUMANIDADE NÃO ANDA MUITO MESMO.IMAGINE SE NÃO TIVESSEM DESCOBERTO A VACINA CONTRA A MENINGITE, OU SE NÃO TIVESSEM INVENTADO O TELEFONE??
    NÃO TERIAMOS AVANÇADO TANTO.

    TEM POSTAGEM NOVA NO MEU BLOG. PASSA LÁ.
    http://ozeladorfiel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Puxa! Fazia tempo que não blogava algo interessante.

    Vou estar sempre por aqui.


    Eutimia...

    ResponderExcluir
  18. Poxa, cara, valeu pela citação. Me sinto honrado em ser citado como uma pessoa inspirada por você. Sabe, o reconhecimento tem uma importância fundametal no abastecimento da criatividade. Pode parece que as duas coisas não estão relacionadas, mas estão e de uma forma nem tão perceptivel assim. Quanto mais sabemos que alguém percebe e dá valor ao nosso trabalho mais temos possibilidades de inspiração. É quase que matemática pois uma quase levou diretamente a outra. Se você não se sentir feliz e ter confiança na sua capacidade, a inspiração pode até vir mas dificilmente conseguirá aproveitar. No entanto, o reconhecimento serve como combustivel para o coração e para a mente que, motivados, se abrem para outros mundos de idéias.

    No caso de todos os outros exemplos citados, fica a imagem de que além de inspiração tiveram outros fatores como contexto histórico, talento e a capacidade de nunca desistir dos sonhos e idéias.

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.