quarta-feira, 15 de junho de 2011

Em busca da infância perdida

Vila Sésamo, inesquecível
Como nasci em 72, vivi toda a minha infância na década de 70 (claro!). Eram tempos difíceis para o país, os famigerados anos de chumbo da ditadura, mas para mim que era criança, isso não importava, os tempos eram tranquilos e pueris.

Lembro-me de muitas coisas boas. O colégio onde cursava o primário, os amigos e professores que marcaram a minha infância. Recordo-me das brincadeiras de rua como esconde-esconde e pega ladrão, às vezes brincava até tarde da noite sem medo de ser sequestrado ou estuprado por algum pedófilo. Também consigo lembrar com prazer os programas de TV que assistia todos os dias, como por exemplo, Vila Sésamo, Shazan e Sherife, Sitio do Pica-pau Amarelo, Os Trapalhões entre outros, não havia baixaria, violência ou apelação barata.

Minha infância foi recheada de coisas legais e memoráveis. Os amiguinhos da escola e da vizinhança, as brincadeiras sadias e simples, os momentos maravilhosos com meus pais, irmãos e primos. Foi um tempo onde as crianças podiam ainda gozar de uma infância tranqüila, divertida e inocente. Mesmo sem as evoluções tecnológicas de hoje, era um tempo no qual as crianças sabiam ser crianças.

Seriado Shazan e Sherife
Essas reminiscências afloraram agora devido à minha percepção de como é a infância da meninada atualmente. Obvio que os tempos são outros, bem diferentes. As crianças hoje são mais espertas e precoces devido ao fluxo de informações que lhes são passadas. Ao invés de brincarem de bola de gude, futebol de botão, empinar pipa, fazer guerra de carrapateira, a mulekada hoje prefere passar horas à fio jogando Playstation ou navegando pela internet em redes sociais. As brincadeiras de rua não são mais possíveis devido à violência que nos cerca. A criançada já é preparada desde pequena para o mercado de trabalho quando forem adultas, por isso frequentam aulas de reforço, de línguas, cursos de informática etc. sacrificando até os momentos de lazer em prol disso.

Sito do Pica-pau Amarelo, clássico!
É óbvio que, não obstante as facilidades e toda a modernidade de hoje, a infância já não é mais a mesma. Toda a inocência vivenciada há décadas atrás não passa de boas lembranças. As crianças dessa geração nem imaginam que nós adultos vivemos uma infância mágica, inocente e singela, algo que os computadores, os videogames e toda a era digital do século 21 jamais reproduzirá.

Já não se faz mais infâncias como antigamente...

Paulo Cheng

19 comentários:

  1. Macedo da Silva, Natal, RN.

    Caro Paulo, nasci um pouco antes de você, mas concordo totalmente contigo. O nosso tempo de criança era maravilhoso, não havia brinquedos caros e computadorizados como hoje, mas eram sensacionais e didáticos. Acho a infância hoje muito plastificada, as crianças não tem liberdade, e, como você falou, já crescem sendo ensinadas para guerrear no campo profissional quando crescerem.

    Excelente texto amigo, lembrei-me de minha inesquecível infância. Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  2. Que legal.Paulo! Sabes que apesar de ver essa gurizada tendo acesso a tantas coisas e modernidades, tenho pena dele. SE divertem muiiito menos que nós, não tem liberdade de estar na rua, andar tranquilos de bici, tantas coisas, pela insegurança.

    Nos colégios tudo está mudado também.. Um abração,chica

    ResponderExcluir
  3. Ah... Meu querido Paulo esse post a mim também me causa marcante e boas recordações. Uma das coisas que trago nesses meus 39 vividos até aqui é sem dúvida a minha infância. Hoje de fato os tempos são outros, fazer oque. Paulo imaginar que agente era feliz e não sabia meu amigo. Delícia de texto meu amigo. Parabéns

    ResponderExcluir
  4. A minha infância foi até os 17 anos.. que saudade.. Brincar na rua.. foi tão bom!

    ResponderExcluir
  5. É isso ai .
    Eu nasci nos anos 60 , a TV la de casa ainda era preto e branco e vi muito Vila Sésamo com o sapo Caco o Garibaldo e toda a inocencia do programa e ainda tinha idolos como Daniel Boone ,Bat Masterson e tantos outros .e hoje de vez em quando tento mostrar pras minhas filhas atravez do you tube trechos dos seriados da minha infancia e elas acham um absurdo eu gostar dessa coisa agua com açucar , não entra na cabeça delas como pode alguem assistir TV em preto e branco.
    Quem se lembra dos Waltons...boa noite John Boy , boa noite Mary Hellen,boa noite papai ,boa noite mamãe ,boa noite Paulo Cheng .

    ResponderExcluir
  6. Eu nao irei torcer p Santos.. nem queria acordar cedo hoje hahahah (moro em Santos)
    Mas voltando para perguntar: Lembra-se de uma lanterninha em formato de vaga-lume, que foi lançada nos anos 80? Era p criança ñ ter medo de dormir... Um brinquedo maravilhoso...

    ResponderExcluir
  7. Perfeito Chengão! E olha que o meu próximo post vai ser uma estória que passei com o palhaço Tic-Tac do Bambalalão, vc se lembra dele?
    Hahahahahaha, como nós éramos mais felizes mesmo né?

    ResponderExcluir
  8. Isso aí Rico! Eu também vivi tudo isso, apesar de ser 3 anos mais novo que você!rsrs...Vc se esqueceu do grande palhaço BOZO, na época fiz meu pai levar-me aos estúdios do sbt, só pra assistir ao vivo o palhaço camarada.rsrs...
    Mas, hoje em dia, tenho um exemplo dentro de casa, meu garotão de 10 anos, que aprende na escola, uma competição pra ver quem tem a maior tecnologia dentro de casa, quem tem ps3, ja está atrasado, pra ser o "bonzão" tem que ter o Xbox, etc.
    Por isso, ensina o teu filho no caminho em que deve andar, e jamais se desviará dele! Temos que dar uma estrutura espiritual e realista, e mostrar os obstáculos que o mundo impõe, que até para as crianças está competitivo e infelizmente fútil!
    É isso aí Paulo, muito legal seu post e me fez reviver os tempos do melhor palhaço do mundo o Bozo,rsrs.. Lembra do Ultraman> Ultraseven? rsrs...
    Abraço e DEUS te abençõe muito!JESUS IS THE ROCKY!!!

    ResponderExcluir
  9. Belas lembranças, nos remetendo a um momento nostálgico e porque não dizer mágico, onde realmente não havia tanta apelação pra se conseguir audiência. Os programas eram superlegais e bate uma enorme saudade quando há oportunidade de vê-los novamente. Minha infância foi mais nos anos 80. Deu pra curtir muitas coisas. Viva os anos 80.

    http://duo-postal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Paulo, tudo bem?
    Pois é, fazendo uma reflexão ainda mais pra lá atrás, na geração da infância da minha mãe, por exemplo (meio dos anos 30, ao meio dos anos 40), eles não tinham TV; que tivemos na nossa época, também sou da mesma tua geração; eles não tinham jogos como quebra-cabeça específico para crianças, nós tinhamos; eles não tinham som, só rádio em casa; brincavam só na rua, dentro de casa, só em dia de chuva, e por aí vai. Provavelmente eles, pessoal da geração da minha mãe e pai, fizeram esta mesma reflexão tua, achando que a infância não era mais a mesma, porque viamos TV, ouviamos fita cassete, tinhamos gravador e liamos revistinhas, (os Gibis deles eram para poucos, muito mais caros que os nossos). E no entanto, nos criamos e bem. Essa geração que está aí, também sofrerá modificações em relação a nossa, por conta dessa infância diferente.
    No meu caso, moro em condomínio fechado com praçinhas, onde as crianças circulam com bicicleta, brincam de esconde-esconde..., mas com seguranças vigiando. É o ônus!
    É a vida! Mas posso te garantir que a TV, foi o marco divisório e que a nossa geração é que começou a mudar tudo, até porque a transmissão ficou colorida, aí o mundo mudou mesmo!
    Grande abraço!

    Humoremconto
    http://anaceciliaromeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Quanta diferença, né?!
    Eu fico meio abobada observando as crianças atualmente e comparando co a minha época. Brincadeiras diferentes, conteúdos diferentes...

    Dá saudade do nosso tempo, mas, de algum jeito, a modernidade precisou chegar.

    Até, Paulo!

    ResponderExcluir
  12. Oi Chengão o/
    Então eu não tive a oportunidade de ver o filme original e acabei vendo esse remake semana

    passada na tv. Eu não sou muito fã do Gere mas nesse filme ele atuou com uma naturalidade

    fenomenal.
    Olha, cachorro é tudo de bom! Eu já tive um Husky Siberiano lindo, mas ele faleceu a alguns anos e agora não penso em ter mais nenhum, mesmo ainda gostando muito de cães. Meu padrasto tem 2a-latas que são um amor ^^. Eu conheço a raça Boxer, não é das minhas preferidas mas sei que é um excelente cão, bem companheiro. Mas todos dizem que o mais amoroso de todos é o vira-lata.
    Mas é bom você pegar um cão só quando tiver tempo para ele, pois quando os donos são muito atarefados, o animal passa muito tempo sozinho.

    Olha, minha infância foi na década de 90 mas ela é muito mais próxima do seu tipo de infância do que dessa molecada da nova geração. Sério, eu era uma criança que aproveitou a alegria da infância, era inocente e precoce só no quesito leitura. Brinquei muito e assistia aos clássicos da tv cultura. Devido á globalização, essas crianças não podem mais ter infãncia.

    bjs
    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Rico,

    minha infância não foi nem há tanto tempo, sou dos anos 90, quer dizer final dos 80 hehe, mas vejo o quanto 20 anos fazem diferença... não reconheço a infância de hoje...
    foi um tempo bom... deixa saudade, mas acho que daqui a 20 anos, as crianças de hoje tb lembrarão com saudade de suas épocas... não sei, os tempos mudam, e por mais que haja coisas ruins, sempre tem um lado bom...

    Abraço

    ResponderExcluir
  14. pois é Paulo, o tempo não volta e é por isso q aproveito o q a vida tem de bom à me oferecer (quando tem), há 20 anos atras eu tinha 5 aninhos e ainda lembro como eu brincava sem me preocupar com a realidade violenta q hoje se multiplicou e só tende a aumentar...

    opiniao>>>www.jaylsonbatysta.blogspot.com

    poesias>>>www.simplesmentejaja.blogspot.com

    Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  15. Concordo contigo!
    Minha infancia já foi mais moderna mas mesmo assim melhor do q a das crianças de hj
    Acho q as crianças hj já são jogadas em uma realidade q não favorece muito a inocencia q é o fator mais bonito da infancia
    Abç e ótimo post ;D

    ResponderExcluir
  16. Show o post, minha infancia foi livre na praia, com meus gatos e cahorros, corria naquela praia e comia pitanga do pé e ficava descabelada e pé no chão, me esfregava daquela areia fina e ficava daquele jeito o dia todo as vzs e quando dava 6 horas da tarde corria pra casa pra ver Sailor moon, Cavaleiros do Zodiaco e Shurato!! ... rsrsrsrsrs... hoje em dia, tenho horror a areia e fico sempre de cabelo preso e não como mais pitanga... o que será que aconteceu? Rsrsrsrsrs... ahhh fiquei adulta!! A unica coisa que não mudou foi minha paixão por animes e pelos animais... bjs
    http://artesdosanjos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Eu sou de 74,e vivi esse tempo mágico..brinquei de casinha até os doze,treze anos...era completamente diferente e essa diferença reflete até na maneira como as crianças se comportam hoje...vejo a maioria muito mimada,muito sabichona,muito liberal.E é preocupante,pois o clichê é verdadeiro :as crianças de hoje são o futuro de amanhã...

    ResponderExcluir
  18. REALMENTE CHENG... ESSA INFÂNCIA AS CRIANÇAS DE HOJE NUNCA CONHECERÃO.MAS AINDA HÁ ESCAPATÓRIA: É SÓ RETRCEDERMOS A TELEVISÃO EM UNS 30 ANOS,E VOLTAR A FAZER PROGRAMAS DO TIPO.
    ESSES DIAS EU ESTAVA VENDO A PROGRAMAÇÃO DO SBT, E O PATATI E PATATÁ FAZEM A GENTE VOLTAR NO TEMPO. TAMBÉM GOSTO DOS DESENHOS DA TV CULTURA,QUE ALÉM DE BONS,ENSINAM MUITAS COISAS LEGAIS PARA AS CRIANÇAS.

    MAS OS PAIS DE HOJE JÁ QUEREM QUE AS CRIANÇAS PENSEM COMO ADULTOS, E OS ENCHEM DE ATIVIDADES PARA SE VEREM LONGE DELES. ESSE É MAIS UM MAL DO SÉCULO: FAZER FILHOS APENAS PARA TER STATUS E RECEBEREM CONVITES PARA FESTAS INFANTIS. A VIDA ATUAL É UMA MERDA, ATÉ PARA AS CRIANÇAS.

    TEM POSTAGEM NOVA LÁ NO BLOG TB.

    http://ozeladorfiel.blogspot.com/2011/06/procissao-de-santo-antonio-e-descaso-da.html

    ResponderExcluir
  19. Fala Paulo,
    Bem, como sou mais velho, eu assisti Rin-tin tin, Vigilante rodoviário, Terra de Gigantes, Tunel do Tempo, A ilha dos birutas...enfim, tantos seriados maravilhosos e outros inúmeros desenhos (Leão da Montanha, Lippi e Hardi, Maguila o Gorila...etc etc).
    Curioso como tudo hoje em dia está banalizado.
    Um abraço e bom final de semana.

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.